Johnny Alf – 85 anos do Rapaz de Bem

Por Laura Macedo

Gestos tímidos, poucas palavras, humilde, generoso… Esse é o perfil do cantor, compositor e pianista carioca Alfredo José da Silva, ou Johnny Alf, nascido em 19 de maio de 1929, e que tem uma longa e bela história de relevantes serviços prestados à música, destacando-se como figura fundamental na criação da Bossa Nova.

Geralmente não é muito comum uma pessoa ter um epíteto e rejeitá-lo. No caso de Johnny Alf o epíteto “o verdadeiro pai da bossa-nova” nunca foi admitido por ele.

Muitos advogam que um simples exame de DNA certamente revelaria que Johnny Alf é o pai da criança, ou seja, da Bossa Nova. Como nos diz Ruy Castro, “ele ajudou a preparar a cama. Esticou o edredron, afogou os travesseiros e, por uma cruel ironia, não estava presente quando os outros se deitaram”.

Mas o próprio Johnny Alf nunca reivindicou a paternidade, como também nunca se queixou de mágoas ou ressentimentos. Na verdade ele não gosta de rótulos. Ao ser perguntado sobre se a música que fazia era bossa nova, jazz, samba ou samba-jazz, respondeu: “Música não tem nome, meu bem. Música é som”.

Saiba mais sobre a trajetória deste grande artista aqui.

Laura Macedo

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos comemorar

    com muita musica ! A boa musica dessa geração e, principalmente, do piano e voz de Johnny Alf. Também sempre achei que ele ficou na “fila de tras” na foto dos rapazes da Bossa. Mas é um grande e eles todos sabem disso. Felicidades !

    1. Johnny Alf: A gênese da Bossa

      Maria Luisa, gosto muito do título acima. Ele é de autoria do pesquisador/escritor Tárik de Souza. É uma síntese do Johnny Alf na Bossa Nova.

      Como você sugeriu uma comemoração com muita música vou já “marretar” os vídeos do nosso amigo Luciano Hortencio pra dá uma animada nessa festa rsrsrsrrs.

      [video:http://www.youtube.com/watch?v=X2OP2viW7PE%5D

      [video:http://www.youtube.com/watch?v=xbBsWcXIN90%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador