Noel Rosa e a musa inspiradora de “Três apitos”

A história de uma das mais famosas composições de Noel Rosa é contada por um dos seus biógrafos, o jornalista e escritor João Máximo.

Post completo aqui.

Laura Macedo

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esta moça era sobrinha de

    Esta moça era sobrinha de minha avó, apesar de ser mais velha. Enquanto minha avó nasceu em 1921, Fina nasceu por volta de 1914. Minha bisavó obrigava Fina a tomar bênção a minha avó ainda no berço. Coisas dos tempos em que Dondon jogava no Andaraí….

    1. Comentário surpreendente

      Diogo,

      Grata por compartilhar esta informação rara sobre a Fina –  musa inspiradora de Noel na canção “Três apitos”.

      Abraços.

  2. O Rio de Janeiro nessa época

    O Rio de Janeiro nessa época tinha grande concentração de fabricas de tecidos, constituidas pelos comerciantes da praça com acumulação de capitais vindas do comercio importador, inclusivo do trafico negreiro.

    Principais fabricas:

    Cia.Aliança Textil com 1637 operarios

    Cia.Confiança Industrial com 1350 operarios

    Cia.Progresso Industrial do Brasil (Fabrica Bangu) com 1600 operarios

    Companhia America Fabril com 1500 operarios

    Cia.Nacional de Tecidos Nova America (não tenho dados de operarios)

    Companhia Carioca   com 1163 operarios

     

    (Dados de Origens e Evolução da Industria textil no Brasil 1850/1950 de Stanley J.Stein)

    Essas grandes empresas formavam bairros inteiros com suas fabricas e vilas operarias, a Bangu teve grande força politica sob controle da familia Guilherme da Silveira, Ministro da Fazenda , alias Bangu virou um bairro.

    Competiam com outras grandes como a Petropolitana (Petropolis), Votorantim, Jafet, Brasital e Matarazzo (SP), Cia.Emporrio Industrial do Brasil (Bahia) e as fabricas da Manchester brasileira, Juiz de Fora.

    1. Vivendo e aprendendo

      Motta Araujo,

      Como gostava de dizer minha saudosa mãe – “vivendo e aprendendo”. Através do seu comentário aprendi sobre as fábricas instaladas na cidade maravilhosa na época que o nosso querido Poeta da Vila viveu sua curta existência.

      Valeu! Abraços.

  3. A biografia de Noel Rosa –

    A biografia de Noel Rosa – feita por João Máximo e outro jornalista que agora não me lembro o nome, é um dos casos mais tristes do absurdo que impera na realização das biografias no Brasil. Ela está proibida de circular há mais de 20 anos. Os poucos exemplares valem fortunas. E a razão que os herdeiros ( sobrinhos de Noel ) a proibem é que ela relata os casos de suicídio na família de Noel. E assim, um dos mais importantes compositores brasileiros ( é inconcebível você imaginar o compositor chico buarque sem a influência que ele recebeu do poeta da vila ) tem sua vida e música cada vez menos difundidas para as atuais gerações. Pena.

    1. Assino embaixo

      Jo Lima,

      Assino embaixo do seu comentário. Até pouco tempo eu não possuia a biografia do Noel Rosa produzida por João Máximo e Carlos Didier em virtude do alto valor cobrado nos mais variados sebos da internet. A sorte foi um grande amigo ter avisado que, em um dos sebos, alguém tinha baixado, consideravelmente, o preço anterior. Aí aproveitei a sorte.

      Grata por registrar seu comentário.

      Abraços.

  4. Uma conversa puxa outras

    Um post simples e amoroso desperta comentários enriquecedores como os aqui contidos. Uma beleza. Por essas e por outras, vale a pena dedicar-se à pesquisa da fantástica MPB.

    Beijos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador