O Casamento de Carlos Drummond com a Companhia das Letras

A editora Companhia das Letras anunciou nesta terça-feira a aquisição dos direitos de publicação da obra completa de Carlos Drummond de Andrade. Hoje editados pela Record, os livros do maior poeta brasileiro passam em 2012 ao catálogo da empresa paulista.

Nenhuma das partes revelou os números envolvidos na transferência, que aconteceu por iniciativa dos herdeiros. Responsável pela negociação, a agente literária Lucia Riff diz apenas que se trata de uma mudança sem brigas, cuja principal motivação é a busca por “um novo perfil editorial”.

– É uma transição tranquila, cheia de agradecimento pela Record.

Procurada, a Record preferiu não se manifestar. Neto do poeta, Pedro Drummond diz que a editora “entendeu a escolha”, e que a mudança será importante por permitir, entre outras coisas, um novo trabalho de estabelecimento de texto dos livros de seu avô:

– O saudoso Alfredo Machado (fundador da Record) dizia que a relação entre um autor e seu editor é um casamento. Estamos fazendo simplesmente um novo casamento.

Pelo acordo firmado com os herdeiros de Drummond, a Companhia compromete-se a publicar em quatro anos os 44 volumes que compõem a obra completa do escritor (23 de poesia, 20 de prosa e um livro infantil), em versão impressa e em e-book. Entre eles, estão títulos esgotados há anos, como os volumes de crônicas e ensaios “Passeios na ilha” e “Confissões de Minas”.

Responsável pelo projeto, o editor Matinas Suzuki diz que a editora pretende “seguir a receita” que adotou para as obras de outros clássicos nacionais, como Jorge Amado, com projeto gráfico padronizado e novo aparato crítico.

– Vamos encomendar textos novos sobre Drummond, mas também aproveitar a imensa fortuna crítica já existente, ainda pouco incorporada aos livros atuais – afirma.

Também é planejada a criação de novos títulos, a partir, por exemplo, de recortes temáticos nos poemas, contos e crônicas do escritor.

 

Laura Macedo

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador