O único disco do Trio Carioca

O Trio Carioca, criado em 1936, foi constituído por Radamés Gnattali, ao piano, Luciano Perrone, na bateria e Luís Americano no clarinete/saxofone.

A ideia inicial foi de Mr. Evans, diretor da gravadora RCA Victor, que perguntou ao Radamés o que ele achava de montar um Trio nos moldes ao de Benny Goodman, ou seja, piano, bateria, clarineta e/ou sax. 

Os arranjos eram elaborados pelo próprio Radamés e o Trio atuava em diversos programas da Rádio Nacional, além de suprir eventuais faltas na programação, numa época em que os programas não tinham roteiro.

Em 1937, o Trio registrou em disco os choros “Recordando” e “Cabuloso”, ambos de Radamés Gnattali. Essas gravações, com arranjos bastante sofisticados para a época, apresentavam a clarineta como primeiro instrumento solista e, em seguida, solos de bateria e piano.

A intensa atividade dos componentes do Trio Carioca e principalmente, do seu líder e idealizador, que na época desempenhava a função de arranjador, compositor e regente da Rádio Nacional, impediram a continuidade do trabalho deste excelente Trio. Felizmente eles deixaram gravados para a posteridade as duas pérolas:

Recordando” (Radamés Gnattali) # Trio Carioca. Disco Victor (34154-A), 1937.

Cabuloso” (Radamés Ganattali) # Trio Carioca. Disco Victor (34154-B), 1937.

Fontes:

– Dicionário Cravo Albin da MPB.

– Sites YouTube (Vídeos).

Laura Macedo

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador