O Violão de Josué Costa

Natural de Teresina (PI) Josué Costa (26 anos) é uma das grandes revelações do violão piauiense. Com apenas 18 anos de idade obteve o primeiro lugar no concurso de interpretação violonística do I FENAVIPI (Festival Nacional de Violão do Piauí), realizado em 2004, cuja banca examinadora foi constituída por Turíbio Santos, João Pedro Borges, Guinga e Alencar 7 Cordas.

Josué atualmente está engajado na divulgação do seu primeiro disco – CD Laundo -, que acaba de sair do forno, totalizando 10 faixas autorais. A divulgação envolve seis capitais brasileiras (Teresina, São Luis, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília).

Que o talento de Josué Costa prospere em sua arte. Post completo aqui.

Laura Macedo

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Outro Josué

    Esse jovem e talentosíssimo Josué, me lembrou de outro ás do violão e compositor (mediano apenas), o Josué de Barros, que aparece no clipe abaixo cantando com uma das suas crias. Teve um papel importante na música brasileira dos áureos anos 30, inclusive na sua divulgação em Buenos Aires.

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=GTApAiYzyL0%5D

    1. Estamos em sintonia

      Luiz Eduardo,

      Estamos em sintonia. Desde ontem que trabalho na montagem deste post em homenagem ao amigo e grande violonista Josué Costa. Coincidentemente, também, lembrei muito o Josué de Barros.

      O Josué de Barros foi muito importante na vida da Carmen Miranda, aliás foi um dos três baianos decisivos na vida da Pequena Notável. Caso você ainda não tenha lido vou deixar o link que fiz sobre os três baianos aqui.

      Grata pelo registro da sua opinião.

      Abraços.

      1. Como o Brasil é pródigo em

        Como o Brasil é pródigo em violonistas, chega a ser exagerado, espero que apareçam mais violonistas

        bons compositores como esse ai, talentoso técnico e criativo já que bons executores são maioria.

      2. Valente

        Obrigado, Laura. Perdi por algum motivo seu artigo sobre os baianos. Aliás, informa o Ruy Castro em sua biografia da Carmen que, para superar a barreira que o impedia de se aproximar dela — o seu mentor Josué –, Assis espertamente foi tomar aulas de violão com ele. E sua consagração se deu num show no Broadway, onde ela enfiou a marchinha “Good Bye” no programa, contrariando o Chico Alves, que também cantava no show. Segundo o Ruy, foi aí que o Assis Valente se consagrou como compositor junto ao público.

  2. Josué do violão

    O Josué é um talento, e vai evoluir bem mais, pois imagino o quanto se dedica ao ofício; talento é assim: quanto mais se tem, maior é a busca por novas descobertas. 

    O garoto aniversariou ontem, mas antes já nos presenteou com o CD (e ganhou este post – que está completo lá em seu blog e vale a pena ser lido/ouvido).

    Merece aplauso, também, a iniciativa do Fenavipi, por tudo o que agregou de bom gosto e qualidade.

    Beijos.  

    1. O garoto prodígio do violão do Piauí

      Gregório,

      Acho que até hoje o nosso “garoto prodígio” do violão ainda comemora o aniversário, pois até agora não deu sinal de vida. Ele merece! Você sempre acertando na mosca. A tendência do artista talentoso é evoluir, sempre. Quem viver, verá.

      Beijos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador