Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

A Mulher-Peixão, de Luiz Boquinha

Conheço a MULHER-PEIXÃO desde meus dez anos e até sabia toda a letra de cor e salteado. Tinha como favas contadas que a composição de Luiz de França, apelidado de Luiz Boquinha ou Boquinha, havia sido gravada pela dupla Tonico e Tinoco, porém afirma o pesquisador Samuel Machado Filho:

“Embora fosse constantemente interpretada pela dupla Tonico e Tinoco em espetáculos públicos, esta composição não está na discografia da dupla, que possivelmente não a gravou. Em 1998, Antônio Nóbrega finalmente registrou a música, para o álbum “Pernambuco falando para o mundo”, selo Brincante, cujo título aproveita um antigo slogan da Rádio Jornal do Commércio, do Recife,”

Há ainda afirmações de outras gravações: “Luís de França aliava a arte do improviso a um impagável senso de humor. Antônio Nóbrega, recentemente, gravou a divertida Mulher peixão, música de França que havia sido gravada, no início dos anos 60, por Osvaldo de Oliveira e pelo comediante Lilico.” http://artesdagente.blogspot.com.br/2008_02_01_archive.html

À míngua de gravações da década de 1960, trago aqui a excelente interpretação de Antonio Nóbrega e ainda um interessante vídeo doméstico, onde vemos e ouvimos uma simpática senhora interpretando Mulher-Peixão e regendo um coralzinho familiar muito engraçado. Vale a pena assistir.

https://www.youtube.com/watch?v=au9_JahYZ00]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=6Nio6Wx7kxI

 

Ele gosta dela

E não maltrata ela,

Não desfaz dela,

Trata-a muito bem.

 

Foi à capela.

E casou com ela,

Não repara nela

Os defeitos que tem.

 

O que mata ela

É uma perna torta,

E a outra morta

De uma congestão.

 

Tem um braço seco

Que furou no prego,

Tem um olho cego

E só tem uma mão.

 

Já foi operada

De apendicite,

E de sinusite

Foi até feliz.

 

No pé do cabelo

Nasceu uma espinha

E a coitadinha

Perdeu o nariz.

 

Só tem uma orelha

Mas não é defeito,

Já perdeu um peito

Numa operação.

 

Quebrou a espinha

E ficou marreca,

Ela é careca

E só tem um pulmão.

 

Ela tem na cara

Uma queimadura,

Sofre de loucura

E do coração.

 

O vento passou,

Entortou-lhe a boca,

É fanhosa e mouca

Mas é um peixão.

 

 

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Congada sergipana

    Há pouco, vendo mais este excelente achado do amigo Luciano Hortencio, lembrei-me de umas quadrinhas que minha cantava pra mim quando criança, dentro do espírito da coisa. Procurei pra ver se a tinha aqui guardada por inteiro, já que de mente não lembro por completo, e aí acabei encontrando esta que me foi passada por ela; bem local, mas bem interessante. Meio desajeitado, mas consegui por nela algumas cifras no modelo inglês, claro; ainda não fui aluno na escola de música em que Luiz Americano aprendeu, a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição. (Risos)
    Ei-la!

    HISTÓRIA FABULOSA

    A A/B A A/D A/E
    Se eu contar uma história

    D E
    Você pensa que é uma graça

    E E/Fm# E E/B
    De uma raiz de mandioca

    E E/Fm# E
    Fiz uma prença de massa.

    A A/B A A/D A/E
    Quem comeu dessa farinha

    D E
    Morreu tudo de desgraça

    E E/Fm# E E/B
    Só escapou uma velha

    E E/Fm# E
    Dos cabelos de fumaça

    A A/B A A/D A/E
    Os cabelos dessa velha

    D E
    Pra quem soube aproveitar

    E E/Fm# E E/B
    Deu duas cordas e dois cabrestos

    E E/Fm# E
    E duas cordas de laçar

    A A/B A A/D A/E
    Essa véia inventou

    D E
    de Mijar numa ladeira

    E E/Fm# E E/B
    Encheu o rio Jacaracica

    E E/Fm# E
    E o riacho da Ribeira

    Quadrinhas de congada usada em folguedos desde a região do Cotinguiba até a Itabaiana interior.

  2. na veia

                 Brega é a Música Bem Popular Bem Brasileira

                 TV CULTURA | MÓBILE | 04/12/2012

    Marisa Orth

    “Eu não entendia direito, porque diziam que na sala era a música para salvar os pobres, sendo que os pobres não ouviam esse tipo de música. Isso foi um enigma na minha vida; de entendimento do Brasil”.

    [video:https://youtu.be/b7_eQL7CDvc width:600]

    Em entrevista ao programa Móbile, a cantora e atriz Marisa Orth declarou que a música brega também fez parte de sua formação musical. Ela participou da Vexame, uma banda que rompeu barreira do brega na Música Popular Brasileira.

    [video:https://youtu.be/TQsFlIbBK3U width:600]

    Vexame surgiu para existir apenas por uma noite, era uma espécie de brincadeira, com performances e piadas durante o show.  A ideia era levar para o Aeroanta, uma antiga casa noturna que fez muito sucesso na década de 1990 apresentando importantes bandas do circuito alternativo que surgiram nos anos 80.

    [video:https://youtu.be/QCTtMCBL0Ic width:600]

    A burguesia cedeu: “Era para ser uma noite e foi um sucesso, que aquele Aeroanta caiu, como se todo mundo soubesse de cor todas as músicas. O show teve uma resposta, uma soltura. O Brasil é feito disso, tanto que hoje tem gente que ganha muito dinheiro com a música brega. Foi ali que o Brasil começou a aparecer”.

    [video:https://youtu.be/wp9tFHiRRSg width:600]

    Marisa Orth conta que viveu os dois lados da música brasileira. “Eu brincava que tinha a MPB e MBPBB, que é a música bem popular, bem brasileira. Nós vivemos mais ou menos no mesmo período que Amado Batista, Odair José, Fernando Mendes — era a famosa música que a gente ouviu durante a infância na ditadura. Ouvíamos Chico Buarque na sala e Odair na área de serviço. E eu não entendia direito, porque diziam que na sala era a música para salvar os pobres, sendo que os pobres não ouviam esse tipo de música. Isso foi um enigma na minha vida de entendimento do Brasil”.

    [video:https://youtu.be/rXGmy_3hKxI width:600]

    Depois do primeiro show, que era para ser único, a banda Vexame lançou um disco e durou por 9 anos. “A gente se aproximou muito do Odair, Fernando Mendes. O Odair dizia: ‘muito obrigado por vocês entrarem no Aeroanta e levarem a minha música, porque se eu entrar eu levo tomate na cabeça’. E foi virando chique, foi virando cult e foi integrando.  Eu acho que a MPB foi se antropofagizando”.

    * * *

    Olhai irmãos!, o Brega “é fonte de cura, de libertação e de restauração, porque ele faz novas todas as coisas!” => http://homilia.cancaonova.com/homilia/o-amor-de-deus-e-fonte-de-cura-libertacao-e-restauracao/

    1. Na véia!!!

      O pobizim do cearense tava muito distiorado e foi procurar um médico pra se receitar. Após devidamente atendido pelo doutor, esse lhe aviou uma receita, porém não de medicamentos, havendo ali tão somente a recomendação. COMER AVEIA DUAS VEZES POR DIA.

      O conterrâneo véi de guerra foi simbora pra casa e passou a cumprir a ordem médica. Passadas duas semanas, voltou e o médico ficou horrorizado com o estado de debilidade física do dito cujo.

      – Meu caro, o senhor cumpriu o que receitei? Comeu aveia duas vezes por dia?

      – Vixe Maria, doutor. num entendi direito e pensei que fosse “comer a véia duas vezes por dia”

      FUI!

      1. Ecodopplercardiograma Transtorácico

         

        O Minerim cumpriu, nos últimos dois meses, uma bateria de exames programada com a inclusão do fatídico Teste Ergométrico.

        Quem faz esta penitência deve levar acompanhante, para ser liberado por especialistas, como os que usaram e abusaram do pobre coitado do Minerim Ralente na esteira.

        Tentaram sacaneá-lo, mas ele não se deixou abater, trotando sem dar bola pra paisagem artificial postada à sua frente ou pra maldita esteira, porque ele só pensava mesmo era em besteira.

        Papel de Parede - Caminho na Floresta

        Aompanhado pela amiguinha chegada, mas abafado, pra provar pra ele mesmo que é como você, após os procedimentos médicos, ele partiu de lá direto pro Village Motel pra pedir clemência divina pelos pecadinhos recorrentes (ele já confessou: “nunca comunguei!”).

        [video:https://youtu.be/hLPgNT-Yj_4 width:600]

        Mais uma vez petrifiquei meu pensamento: Lulu sou como você!

        Flui!

  3. Trauma Raquimedular

     

                       Haddads tantos

                       São Alkmins

                       Que me confundo

                       Em Cantareira

                       Há tantas Serras

                       Que me desespero

                      

                       Ao que me pego

                       Comendo o cê

                       Escrevo o que não quero

                       300 pessoas curtindo isso

                      

                       E você Lulu?

                       Pra Sampa

                       Não fui!

    1. Pernambuco falando para o mundo

      Rádio Jornal AM – Recife, Pernambuco – Brasil

      De Alias Mobile Ltda.

      Descrição

      Rádio Jornal. De Pernambuco para o mundo. Na década de 1940 a Rádio Jornal chega ao Recife. Na época os equipamentos mais modernos de transmissão foram comprados para que a rádio pudesse transmitir de Pernambuco para os quatro cantos do planeta. Daí nasce, em 1948, o slogan Pernambuco Falando para o Mundo. Hoje a Rádio Jornal, sempre próxima ao seu ouvinte, traz notícias atualizadas a cada minuto, informações sobre economia, política e prestação de serviço. Além de trazer tudo sobre futebol, campeonatos e bastidores, com a melhor equipe de repórteres e comentaristas de esportes de Pernambuco. É a emissora de maior audiência no Estado e pioneira em transmitir pela internet, onde as notícias de Pernambuco podem ser ouvidas em qualquer parte do mundo, o que faz do slogan da década de 1940 mais atual que nunca. 

      E

       

  4. O Pescador de Ilusões

    Fotografado de Bobby Joshi

     

    Querido Lulu Boquinha, caso não obtenha êxito com a sua isca e o anzol, o Minerim vai te ensinar a usar rede, de onde nada escapa, incluindo sereias, piranhas e as jiripocas do Tony Francis.

      1. Voltei!

        Meu Parça

        Desde 14:14 até 15:01 estava trocando mensagens com o mano, que estava em uma loja de Washington comprando uma câmera GoPro basiquinha pro seu Parça.

        “Falamos” sobre memory card, pole, etc, e ele enviou inúmeras fotos da câmera e dos acessórios.

        Comecei a fazer troça de sempre e ele devolvia a traquinagem no mesmo nível.

        Enviou fotos dos preços de cada acessório e da nota fiscal com o total da compra.

        Mandei um abraço pro vendedor e pedi pra relevar as taxas (lá, isso dói…).

        Ele informou que um memory card que custava 72 dólares está com o preço reduzido a 23 dolares.

        Eu mensagiei:

        Tá de boa, mas não precisa de pau de selfie, porque o Minerim já tem o maior e melhor do mundo (sites trazem direto da China com precinho mais em conta).

        O mano devolveu:

        Você ta matando o vendedor de rir …. ele já havia me perguntado como você iria usar a câmera: natação, motocross, etc, e eu respondi: putaria …. o cara se cagou de rir.

        Levantou a bola, eu mato no peito:

        Fala com ele que vou filmar o Minerim atuando num bordel de responsa, pra ele aprender a respeitar todos os brasileirinhos desgovernados.

        O mano retrucou:

        A imagem dessa câmera e fudida …. eles tem um painel na loja Best Buy ….

        Eu acenei de cá:

        Então a câmera e bestial, sô!, …. antes de ir embora, diga pra ele que rir é o melhor remédio.

        O mano fechou o pano:

        Fui!

    1. Fotos

      Se o Luciano é o campeão ds músicas, vc é o campeão ds fotos belíssimas. Se bem que tem umas que assustam tb. kkkk

      Beijos – como vc gosta

       

  5. Mulher & Peixão

    Amigo Luciano,

    meu saber musical não é lá essas coisas; por aqui só aprendo.  Não tendo localizado senão nulidades que em nada elevariam o debate musical, te deixo a pergunta:   Mulher ou Peixão?

    Tenha uma boa semana!

    1. Sugestão do Minerim

       

      Um tucunaré antes e outro depois.

      O tucunaré é um peixe de água doce muito saboroso (talvez, mais que a traíra) e a sua pesca, com o uso de varas, é uma beleza, porque ele é brigador (é um predador que pode destruir outras espécies onde ele vive), podendo atingir até um metro de comprimento.

          1. Proteste

            MUITA CALMA NESTA HORA!

            Tenha muito, muito cuidado com a propaganda enganosa do Minerim Contador de Mentiras Ilimitadas.

            Bjs

  6. Nóbrega, a melhor distribuição em centímetros humanos que já

    conheci; pequeno gigante pesquisa, canta, dança, representa, desenha …

    M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O !

      1. Obrigada, Luciano

        O primeiro espetáculo do Antonio Nóbrega a gente nunca esquece.

        1997- no Brincante- Na Pancada do Ganzá- com alunos do ensino médio, gerando um belíssimo projeto sobre M. de Andrade etc. etc. Estou ouvindo agora o CD.

        Essa rabeca dele, as cirandas de Lia etc. etc.

        Espetacular !

  7. Tô indo…

    O que está acontecendo? 

    Ontem, domingo ultrarromântico, casamento pelas mãos da Odonir e bailinho organizado pela Maria, com a insuperável “When a man loves a woman”…  Foi uma soirée suave e divertida.  Adélia Prado com sua verve para o prosaico da vida nos brindou, pelas mãos da Odonir, que por si também trouxe uma das passagens mais líricas que já li por aqui: “… toques de cotovelos cibernéticos …”.

    Hoje, Mulher-Peixão, Pescador de Ilusões e esse um Solteiro, de autoria dos bambas, que dispensam apresentações. 

    O amor está no ar? Estamos nos refugiando nele?  Sentindo sua falta ou valorizando o que tem valor de verdade?

    Há muita leveza e doçura em tudo… E nem é primavera ainda!

    Curativo. 

    Quando entrar Setembro e a boa nova andar nos campos…

    Fui!

      1. Diretamente dos Estúdios da Rádio Nacional do Rio de Janeiro,

        Programa César de Alencar, num oferecimento dos comprimidos de Magnésia Phillips e de Melhoral.

      2. O que é ?

        Amigo Luciano, hoje, 27/04, é um dia especialíssimo:  uma imagem que eu postei foi usada para enfeitar (é, enfeitar; a moça é bonita!) vídeo postado pelo bamba.

        Estou muito boba.  Ou coquete… Rs.. 

        Aliás, eu não esqueci não; você ainda não me disse,  o que é ispilicute ?

        1. Ispilicute

          Ispilicute é Anna Dutra!

          Vou acabar com o mistério porque há duas explicações alternativas no googlo e as achei muito fraquinhas. Como há muita diferença no modo do cearense se expressar (dia desses uma amiga se aborreceu porque a chamei de “Fulaninha de Açucar”. Aqui, chamar uma pessoa de açucar é absolutamente carinhoso… Deixa pra lá.), explico que ispilicute era um termo muito usado nos anos 50/60 e significava uma pessoa, sobretudo as senhoritas, ser inteligente, elegante, charmosa, espirituosa, etc etc etc… Acho que estão em extinção pois o termo caiu em desuso… 🙁

          1. Agradecida

            Ah, amigo Luciano!  Estamos trabalhando arduamente nisso, mas está difícil … Rsrs. 

            Talvez por isso tenha caido em desuso.  :-))   Uns e outros vão discordar; mas não se pode agradar a todo mundo né?!

            Fico muito feliz com um elogio assim vindo de você!

             

          2. ~Luciano

            Aqui em minas existe (existia) a “espiliculenta”, que parece ter  sentido parecido com a sua ispiculite. Era a pessoa muito “perguntadeira”, esperta, curiosa, uma “espicula” tb – que quer saber de tudo e não se acanha em perguntar. Um futuro  jornalista…… quem sabe. Infelizmente o termo entrou em desuso, como tantos outros. Escangaiada eu tb gostava : quebrada, envelhecida, acabada, usada tanto para coisas, como para pessoas.

            Abraços

    1. Sei não…

       

      Não deu? Será? Duvido…

      Vou ispicular pra saber a verdade.

      Lamento Lenita, por nunca ter sido homenageado pelo Hortencio aquí no blog.

      Lover Come Back - Doris dias Wallpaper

        

      Eu sou o internacionalmente famoso Shot Eiru e guardo uma eterna frustação em relação ao Lulu.

      Ninguém reconhece um grande talento despossuído de fonogramas amoitados pelo Nirez.

      Será que o Oásis tem preconceito contra amantes à moda antiga?

      Fui!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador