Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Coisas que o tempo levou – As astúcias de mamãe

por Luciano Hortencio

Mamãe sempre foi muito voluntariosa. Um de seus lemas era: Cada um que viva como quer e pode…

Pois bem: Mamãe já velhinha teimava em dormir com a porta do quarto trancada. Isso era motivo de repetidas discussões, pois achávamos que ela poderia cair e não ser socorrida de imediato. Ela prometia que não iria fechar a porta e quando íamos ver, estava trancada.

Certa noite falei sério com ela. Disse que ela estava esquecida, porém era muito lúcida. Tinha de admitir que estava fragilizada e poderia cair ao se levantar da rede para apagar a lâmpada.

Ela sorriu e me disse:

– Entre e feche a porta.

Eu entrei, ela deitou-se na rede, pegou a bengala que estava encostada no criado mudo e, com a ponta emborrachada da bengala foi direto ao interruptor, apagando a lâmpada…

Que poderia eu dizer?

https://www.youtube.com/watch?v=i0QbBm80poE

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coisas que o tempo…

    AHAHAHAH 

    Amigo, Luciano. Adorei imaginar a sua “cara de tacho”! 🙂

    Realmente temos tendência a achar que os pais idosos, param de “pensar”… lembremos que “enquanto iamos com o milho, êles já voltavam com o fubá”.

    Beijo. 

    1. Amiga Madame X!

      Também conhecida como Dulce… rsrsrs

      Mamãe era fogo na jaqueta…

      Mamãe, entre minha tia Beatriz Hortencio e meu pai Murillo Hortencio – Rio de Janeiro – ano de 1940.

  2. Olá, Luciano

    O garoto sapeca, na segunda foto, segurando a mão da mãe, é você? Foto linda.

    Você que é tão musical, conte para nós: o que é se escutava na sua casa, nessa época?

      1. Que seleção!

        Presentaço. Da para entender o porquê de gostar de musica de tantos matizes. Musica boa. Vou te contar uma coisa, Lulu. Tio João Dias tem vindo ao Luis Nassif, de quem ele gosta muito como profissional, e tem vindo ver e ouvir seus videos. Ele me disse que até ja deixou comentarios em posts do GGN, mas ainda não esta cadastrado…. Olha que ele não é uma fã da internet, usa para se comunicar e ouvir musica, mas pouco a pouco, esta indo ver os blogs… Um barato porque ele é meu tio-avô, ja esta indo para os oitenta… e antenado com tudo que se passa. E apesar da familia conservadora que temos, para ele não foi impeachment (ele é advogado), foi um golpaço no estado de direito.

      2. Que seleção ótima, Luciano!

        Lembro de minha mãe em casa, feliz, cantando Flor Amorosa, com aquela letra longuíssima do Catulo da Paixão Cearense.

        Mais tarde comprei esse LP de choros da Marcus Pereira, com o telhado azul na capa (essa mesma que ilustra o vídeo), só para ter essa música comigo.

        Sua resposta me despertou lembranças boas!.

        Obrigadão, Luciano!

  3. Não sei se sua mãe acreditava

    Não sei se sua mãe acreditava em Deus e no evangelho, mas me parece que ela levou a sério isto:

    Relação com Deus –*  «Quando vocês rezaremnão sejam como os hipócritasque gostam de rezar em  nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens. Eu garanto a vocês: eles  receberam a recompensa.  Ao contrárioquando você rezar, entre no seu quartofeche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente; e o seu Paique  o escondidorecompensará você.» (Mt. 6,5-6)

    * 5-6: Na oração, o homem se volta para Deus, reconhecendo-o como único absoluto, e reconhecendo a si mesmo como criatura, relativizando a auto-suficiência. Por isso, rezar para ser elogiado é colocar-se como centro, falsificando a oração.

  4. Interessante também, pelas

    Interessante também, pelas fotos percebe-se que quando moça sua mãe usava óculos e depois parece que não precisou mais dos mesmos.

    1. Amiga Meire!

      Acho que minha mãe usava óculos só para descansar a vista. Partiu com 89 anos e ainda enfiava linha na agulha sem óculos, contrariando o conceito de que todos precisam de óculos para perto depois dos 40anos!

      Envio pra ti uma linda foto em que estão meu pai, Murillo Hortencio de Medeiros, minha avó paterna, Benvinda Moreira Hortencio de Medeiros com meu irmão Murilinho ao colo, minha mãe Luzinha Hortencio e meus dois irmãos mais venhos, Danielle e João Luiz.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador