Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

O cantor e compositor paraibano Ascendino Lisboa

Por Luciano Hortencio e Miguel Bragioni

Ao pesquisar sobre Ascendino Lisboa, tive a bela surpresa de encontrar no canal youtube Miguel Bragioni a raríssima marchinha VINHO DE UVA, interpretada por Ascendino. Além disso, o que é melhor ainda, encontrei o texto abaixo na descrição do vídeo.

É de se ressaltar que Miguel Bragioni é excelente pesquisador e colecionador, além de ser amigo simples e prestativo, sempre dando uma mão forte quando a gente precisa.

SÓ VINHO DE UVA

Marchinha interpretada por Ascendino Lisboa, acompanhado pela Orquestra Columbia
Disco particular sob a numeração Especial 5.

Curiosidades acerca da gravação:
1- Não há o número de registro da matriz;
2- A gravação se deve à Exposição Viti-vinícola e de Frutas do Estado de São Paulo, realizada, em primeira ocasião no ano de 1934 e em segunda em 1938, na cidade de Jundiaí – SP, em decorrência de se destacar como centro produtor de uva;O registro, pelas observações, ocorreu entre fins de 1937 e início de 1938, conforme o Decreto 8.754, de 24 de novembro de 1937, que autorizou um crédito especial de cem contos de réis para as despesas inerentes à segunda exposição;
3- O disco, por ser particular e muito raro, não está disponível em fontes populares de consulta;
4- Embora pareça pleonasmo “Vinho de uva”, existem outros tipos de vinho, tais como o de maçã, o de romã etc;
5- Não consta, no selo do disco, a autoria da marchinha;
6- O verso é uma gravação da orquestra norte-americana de Ted Lew. (Miguel Bragioni.)

 

Ascendino Lisboa – http://www.dicionariompb.com.br/ascendino-lisboa/dados-artisticos

Atuou entre fins da década de 1920 e fins da década de 1930. Gravou seu primeiro disco pela Victor em 1929 com acompanhamento da orquestra Victor cantando os sambas “Dou tudo”, de André Filho e “Tapeação”, de João Martins. No mesmo ano, gravou na Parlophon com acompanhamento da Simão Nacional Orquestra os sambas “Antes só”, de Nilton Bastos e “Sabes por que?”, de Aprígio de Carvalho.

Em 1933, gravou pela Victor os sambas “Canta bem-te-vi”, de Guilherme Pereira e “Agora é tarde”, de André Filho, com acompanhamento do grupo Diabos do Céu. Em seguida, gravou em dueto com Raul Torres as modas-de-viola “Boi amarelinho”, de Raul Torres, e “Pro mode namoração”, de sua autoria. Nesse ano, ingressou na Columbia e gravou os sambas “Falta de consciência”, de Ary Barroso e “Zombando da vida”, de Ary Barroso e M. L. de Azevedo com acompanhamento de I . Kolman e sua orquestra do Lido do Rio de Janeiro. No ano seguinte gravou a canção “Quando a noite vem”, de sua autoria.

Em 1935, formou uma orquestra da qual fez parte o regente e intrumentista Aristides Zacarias e viajou ao Rio Grande do Sul para inaugurar o Cassino Farroupilha, de Porto Alegre, apresentando-se nas comemorações do Centenário Farroupilha e na Rádio Farroupilha.

Foi contratado pela Odeon em 1936 e gravou com acompanhamento de Antenógenes Silva ao acordeom as marchas “Minha linda Guanabara” e “Boneca não tem coração”, de Antenógenes Silva e Ernâni Campos. No ano seguinte, lançou de Bonfíglio de Oliveira e Valfrido Silva a marcha “Margarida” e o maxixe “O teu sapateado” com acompanhamento da Orquestra Odeon. Gravou oito discos pelas gravadoras Odeon, Columbia, Parlophon e Victor.

Em 1997, sua interpretação do maxixe “O teu sapateado”, de Bonfiglio de Oliveira e Walfrido Silva foi relançada pelo selo Revivendo no CD “Bomfiglio de Oliveira – Compositor e Trompetista de Ouro”. Outra gravação sua relançada pelo mesmo selo foi a da canção “Quando a noite vem”, de sua autoria. Em 2003, sua interpretação do samba “Zombando da vida”, de Ary Barroso e M.L. Azevedo foi relançada no primeiro volume da série de seis CDs lançados pelo selo Revivendo em homenagem ao centeário de nascimento do compositor mineiro.

Em 2004, teve sua interpretação da moda-de-viola “Boi amarelinho”, de Raul Torres gravada em dueto com o autor relançada pelo selo Revivendo no CD “Raul Torres e seus pareiros”. Nesse ano, o governador da Paraíba asssinou o termo de lançamento do início das obras para a construção de uma praça com seu nome no município de Rio Tinto, onde nasceu.

 

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vinho bom

    Lulu do Ceara,  você trazendo mais um do fundo do bau. Como diz aquele “que so pensa naquilo”, você gosta de umas velhinhas… 🙂 Gostei de conhecer o trabalho de Ascendino Lisboa ( é cada nome :), e acabei ouvido o disco delicioso da Clementina de Jesus, Marinheiro So. 

    Então, tenho uma questão pro cê, cabra bom da molestia: certa vez, numa entrevista, Tom Jobim disse que a letra de Corcovado seria “um cigarro, um violão” e ai, lhe disseram que havia um samba de Ary Barroso com essa frase (cê acha que ele fez de proposito ? Um picolé se você responder que sim).  Enfim, você saberia que samba é esse ? 

    1. blogstress

       

                         meu hobby, meu pesadelo

                         In girum imus nocte et consumimur igni

                        

                         sem lirismo

                         sem flores 

                         sem poesia

                         sem cores

                        

       

                        sufocaram o bom humor

                        o otimismo e a leveza

                        aniquilaram o equilíbrio vital

                        entre o bem e o mal

                      

                       reação sistêmica aos meus ordinários

                       e estupefacientes comentários

                       que não têm nada a ver com nada

                       mas contribuem que é uma beleza

                       para denegrir este espaço virtual

                      

                       giramos a noite; somos consumidos pelo fogo

                       e vamo remando

      Blogstress é a condição de estresse ou ansiedade associada aos blogs, vivenciada, particularmente, pelos administradores de blogs, exigindo atualizações frequentes, mas experimentada também pelos leitores que sentem a necessidade de comentar com elevada frequência – na definição bacana do Urban Dictionary.

    2. se

                         penso naquilo

                         preciso me encontrar

      [video:https://youtu.be/fUjOfsoBhMY width:600 height:450]

                         leve-me ao seu planeta

                         viola’ illustrations

    3. velho limpo

       

           daqui a
           uma semana farei
           55.              

           sobre o que
           escreverei
           quando ele não
           levantar mais 
           pela manhã?

          

           meus críticos
           vão adorar
           quando a minha diversão
           passar a ser
           tartarugas
           e estrelas-do-mar.

           chegarão inclusive a
           dizer
           coisas boas sobre
           mim

          como se eu tivesse
          finalmente
          alcançado a
          razão.

          Arte William Blake
          Poema de Charles Bukowski

  2. Eu ia começar a procurar…

    porém o Mestre de Ubá compôs coisa de mais da conta…

    Veja você mesma! E isso são só as letras catalogadas!!!

     

     Isto Aqui, O Que É?No Tabuleiro da BaianaBoneca de PicheÉ Luxo SóSandália de PrataFolha MortaCanta, MariaTerra SecaMariaBahia imortalIsto É Meu BrasilHino do FlamengoJanjão e ZabéBahiaEm noite de luarSambaCanção do Amor Que Não VemNa Batucada da VidaTrês LágrimasAula de músicaTuPalmeira TristeEu DeiPra Machucar Meu CoraçãoAnoiteceuBrasil morenoDeixa o mundo falarDona AliceJuramentoMal-me-quer, bem-me-querNão faz assim meu coraçãoAquarela mineiraChama-se JoãoComo as ondas do marNem elaPaulistinha queridaSamba de São BeneditoA “Casta Suzana”Mão No Remo (Iça A Vela)A Vida Não É AventuraAbc do AmorEsta Noite Eu Sonhei Com VocêEu Quero Uma MulherIaiá da BahiaTenho SaudadeCanção da FelicidadePor Causa Desta CaboclaAmizadeBenzinhoChiribiribi quá quáCoisas do carnavalDiz Que DãoÉ do balacubacoE o samba continuaEstrela da manhãEu sonheiEu vô!Flor de invernoForasteiroMenina tostadinhaNo morro (ou: Eh! Eh!)O mar também conheceQuando a noite vem chegandoQuando eu penso na BahiaUm samba em PiedadeZombando da vidaAmar (ou: Mentira de amor)Cinco horas da manhãComo se deve amáDuro com duroÉ do outro mundoÉ pra frente que se andaFaixa de cetimFugiu, fugiuO correio já chegouOlha a luaRioRosaSalada mistaUma furtiva lágrimaVai tratar da tua vida!Nosso Veio D’um Sonho (De Longe)Deixa Esta Mulher SofrerFalta De ConsciênciaNa Baixa do SapateiroA Batucada Começou – 1940A Boa MazurcaCanto do Meu CoraçãoFoi ElaHoje É Novo DiaIsraelO Amor Vem Quando a Gente Não EsperaFlor TropicalGrau DezIaiá BonecaUpa! Upa! (Meu Trolinho)Caco VelhoComo “Vaes” VocêJogada Pelo MundoA cigana lhe enganouCavaignacCavalhada franciscanaConfessaDe Déu em DéuDona HelenaEu gosto de sambaGarota colossalMadrugadaMaria das DoresO passo do viraÔ-ba!OculteiPrimeiro amorQuanto num choreiQuem me compreendeQuero dizer-te adeusViver assim não é vidaA vizinha das vantagensAnistiaAssobia um sambaBatuca nêgaCabrocha inteligenteCachopaCem por cento brasileiraChula – ôCirco de cavalinhosColibriConfissão de amorCuatro palabritasDespachoDeve Ser o Meu AmorDois amigosÉ assim que se vai no arrastãoÉ bambaÉ mentira, oi!Ela vive chorandoEscrevi um bilhetinhoEsqueceEssa diabaEu não sou manivelaEu nasci no morroEu sou do amorEu vou pro MaranhãoFoi de madrugadaGira!Grave revelaçãoLaço brancoMalandro sofredor (Samba em Mangueira, 1954)Meu natalMulatinho bambaNa parede da igrejinhaNão posso acreditar (ou: Sonhei)Não posso maisNega NhanhãNegra também é genteO meu dia há de chegarO rei do Crioléu (ou: Grand – monde do crioléu)Por especial favorProssigaQuando a noite é serenaQuem muito corre… (De qualquer maneira)Samba no céuSapateadoSem elaSentinela alerta!Sonho de amorTeus óioTrapo de genteVão pro Scala de MilãoVolta, meu amorVou procurar outro bemDá NelaCabocaVou à PenhaVamos Deixar de IntimidadeSobe Meu balãoFalta Um Zero No Meu OrdenadoA Casa DelaA Linguagem do OlharA Tristeza Dos SinosA Única LembrançaÁgua Negra (petróleo)Ai, GeniAmanhecerAmor FatalBalada da SaudadeBlim…Blem…Blão…CadênciaCanção Em Tom MaiorCantiga De Enganar TristezaCarne Seca Com TutuChope Em Garrafa Ou Chope da BrahmaChove Chuva!ComplicaçãoDe Qualquer ManeiraEla Sabe E Não DizEstela, a Porta-estandarteEstes OlhosEu Fui De Novo À PenhaEu Fui Ver Ou MéxicoFechei a PáginaHino Of. Viii Jogos da Primavera Ou Primavera do BrasilJá Era TempoNa Virada da MontanhaRancho Das NamoradasIsso É XodóUpa UpaDiz Que Dão, DãoDeve Ser Meu AmorTu Qué Tomá Meu Home

     

    1. Carne seca com tutu

      Prolixo ele, hein ?! 🙂 O jeito é eliminar todos aqueles que conhecemos e ai, ouvir um a um o que não lembramos mais ou nunca ouvimos.  Mas tudo bem, é so uma curiosidade.

      Semana que vem é aniversario do mineiro. 55. Parece que ja esta em crise, com medo de algum dia não levantar… da cama 😉 

      Acho que o presente pode ser um caxinha daqueles remediozinhos azuis, ui!

  3. O Pequeno Vagabundo

    O místico conselheiro William Blake ensinou:

    “O caminho do excesso conduz ao altar da sabedoria”

    Blake foi considerado louco por seus contemporâneos por suas opiniões incomuns em relação ao sexo – ele foi talvez o primeiro defensor do amor livre -, religião e política, mas, posteriormente, foi acolhido como um visionário.

          

           Querida mãe, querida mãe, a igreja é fria
           Mas a taverna é saudável, agradável e quente
           E posso dizer que lá me tratam bem.
           Pois nem no céu passaria tão bem.

           Mas se na igreja cerveja pudessem dar
           E um bom fogo as nossas almas regalar
           Por todo dia rezaríamos e cantaríamos,
           e da igreja jamais nos afastaríamos.

           Então o pastor poderia pregar e beber e cantar.
           Seríamos tão felizes qual aves primaverís a voar,
           E a senhora beberia sempre na igreja em oração,
           Não teria filhos franzinos, nem jejum ou punição.

           E Deus como um pai que se regozija em ver
           Seus filhos como ele, amáveis e felizes a valer,
           Não teria mais querelas com o Diabo e o barril,
           mas lhe daria vestes, bebida e beijos mil.

           Fonte: Poesias Poemas e Versos

          

           O craque William Blake era poeta, místico e pintor de responsa

    William Blake, um arteiro do século 19, é considerado  uma figura seminal da Era Romântica. Seus escritos têm influenciado inúmeros escritores e artistas através dos tempos, sendo considerado tanto um grande poeta como um pensador original.

    Não é incomum, entre grandes artistas, trazer clássicos literários para a vida pictórica, mas entre os maiores, que transitaram pelas polinizações cruzadas entre a arte e a literatura, encontra-se o lendário poeta e pintor William Blake (1757-1827), celebrado como um dos maiores gênios criativos da história e uma eterna inspiração para várias gerações seguintes.

           William Blake, autor de canções da inocência e da experiência.  Retrato por Thomas Phillips © National Portrait Gallery, em Londres.

           http://www.huffingtonpost.co.uk/2012/11/28/william-blake-quote_n_2202721.html

           http://www.brainpickings.org/2014/01/17/william-blake-dante-divine-comedy/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador