Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

O urubu cearense e o urubu malandro!

Urubu de cabeça amarela – Assaré-Ceará – foto de Plácido Andrade

Honni soit qui mal y pense!

Que o urubu cearense guarda relação comigo não há a menor dúvida, porém ai de quem pensar que o urubu malandro tem a mínima referência com meu guru, Dom JNS.

Jamais poderia ter, haja vista que Dom JNS, segundo suas reiteradas afirmativas, não corre da raia e nem de bolas divididas. Encara todas numa boa. Além do mais, meu comandante sempre tem uma boa ideia na cabeça, não hesitando nunca em me dar prazerosamente. É uma foto, uma imagem, uma frase ou mesmo um longo texto. Me dá sem firulas ou estardalhaço. Caladinho como um bom mineiro!  E eu, que não sou abestado nem nada, recebo-a de bom grado e a associo a meus videozinhos editados no youtube. Quase sempre juntamos a fome de Dom JNS com a minha vontade de comer. O resultado prático são esses posts simples, leves e soltos, esperando nós, Dom JNS e eu, que sejam do agrado de vocês.

https://www.youtube.com/watch?v=zGE-tGt8Neo]

 

[video:https://www.youtube.com/watch?v=cHowOp5eJcM

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coringa

     

    Se levar a sério demais faz mal

    Leonardo Sakamoto

    Com frequência, sou xingado por leitores que discordam com veemência de opiniões aqui expressas. Xingam, rosnam, ameaçam, enfim, optam por uma saída não muito saudável, que passa longe do diálogo, e deve fazer muito mal ao fígado. O deles, é claro.

    Com exceção dos que pecam pela extrema falta de bom senso e por isso são deletados (vocês não imaginam como tem gente sem noção no mundo) ou pela prolixidade extrema (há internautas que acham possível me salvar da perdição colando a íntegra do livro de Mateus no espaço de comentários) o que é postado é mantido. Posso até discordar do que dizem, mas todos têm o direito à voz e a internet é um espaço para isso mesmo.

    Contudo, alguns dos meus leitores mais conservadores têm um senso de humor sensacional. Produzem comentários deliciosamente cínicos e irônicos que, não raro, fazem uma dobradinha bem boa com os textos que postei. Acho que isso não deprecia o blog, pelo contrário, enriquece o debate. A crítica não precisa ser formal, como num formulário de devolução de imposto, pode ser inteligente.

    “Não se deve zombar…”

    O problema é que, deste lado do balcão, há colegas que se sentem extremamente ofendidos com essas situações a ponto de resolverem largar seus blogs. Não imaginam que a crítica na rede é uma via de mão dupla.

    Enfim, de todos os lados, tem gente que se leva a sério demais.

    http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2012/09/27/sakamotinho-porque-se-levar-a-serio-faz-mal/

    1. in action

      Meu Bom Jair

      Esta imagem foi captada durante a batalha cotidiana travada no interior do Parque Ecológico do Cocó.

       

      É mais um singelo flagrante do incensadíssimo, lépido e faceiro Guru do Cerrado 

      caçando um bichinho desprevenido, que integra a sua restrita cadeia alimentar.

    1. Valeu, amigo Paulo Gurgel!

      QUARTA-FEIRA, 24 DE JULHO DE 2013

      A FÁBULA DO URUBU-REI

       Num lugar distante, existia um Urubu-Rei que, orgulhoso de sua vistosa plumagem, desprezava a companhia dos catartídeos de penas pretas.
      “Urubuzinhos sem classe”, era como se referia aos nascidos em ninhos sem realeza.
      Procurava mostrar-se o mais esnobe possível. Se todos torciam pelo Flamengo, ele, que nunca ia a estádio, era Fluminense. E se a massa disputava com sofreguidão uma carniça qualquer, o que fazia ele? Virava o bico e se mandava para algum lugar afastado, onde pudesse fazer o seu repasto de carne fresca.
      A bem da verdade, diga-se, havia ocasiões na vida do Urubu-Rei em que a refeição não andava fácil. (1) Via-se, então, obrigado a enganar a fome, na calada da noite, (2) com as vísceras de algum animal apodrecido.
      Certa feita, estando ele em pleno voo, (3) astuciou o plano de fundar uma dinastia. Sim, sendo ele um Urubu-Rei, nada mais justo. Entretanto, havia um problema: onde arranjar uma rainha naquelas paragens em que só dava urubu-malandro? Problemão, sô… de fazer perder as penas do pescoço. (4)
      Pôs-se o tempo a passar e nada de o Urubu-Rei arranjar casamento. Até Santo Urubônio que, na qualidade de corretor de casamentos, conhecia a fundo a potencialidade matrimonial da região, recusara a difícil intermediação. “Se aparecer alguma baronesa por aqui, caso eu primeiro”, disse o santo. (5)
      Mas, um dia, a urucubaca deu sinal de que ia terminar.
      Estava o urubu-rei cofiando as coberteiras com o bico, quando teve a atenção voltada para uma movimentação incomum. Perto do galho em que pousava, um bando de zangões perseguia uma Abelha-Rainha em seu voo nupcial. Uma alteza dando sopa (6) bem ali, seria verdade? Alçou voo para conferir: era!
      Inscrito de última hora, ele ganhou o pega da Abelha-Rainha sob os protestos da comunidade apídea. Menos da ávida abelhona, com a qual o Urubu-Rei se casou. (7)
      E tiveram muitos filhos. (8)
      Moral – Noblesse oblige.
      (1) Não tinha a renda dos laudêmios de Petrópolis.
      (2) No rumor do dia seria flagrado.
      (3) Condoreiro.
      (4) Nunca as tivera.
      (5) Reforço de linguagem.
      (6) Aliás, dando mel.
      (7) Havia o precedente do Elefante com a Tanajura.
      (8) Depois que aderiram ao swing. Não há o projeto de “urubelhas” na Natureza.

        

       

    1. Quem foi que fez vc ficar tão diferente, amor ::)))

      Nos conhecemos ??? De outras vidas ? Outro dia, minha tia procuradora-tucana até a medula de um estado qualquer, me disse que ou existe reencarnação ou viemos com marcas de reconhecimento de pessoas e situações em nosso DNA. Sera que é isso? 🙂 

      Caro JNS, 

      agradeço o carinho e as provocações, gosto delas. Sempre fui uma discipula de Voltaire, sua coragem (foi condenado por Louis XV, que não apreciava seus tratados, fugiu algumas vezes também), era um feminista, muito a frente de seu tempo, ateu (escreveu sobre metafisica em suas discussões com Emilie du Châtelet) e grande democrata. Seria um grande republicano em nossos dias. Também aprecio Rousseau, mas tenho discordâncias profundas com ele em relação a sua Nova Heloisa, onde condiciona as mulheres à uma educação submissa aos homens. Nesse ponto, Voltaire era muito avançando. Amante da grande inteligência feminina da época, Emilie du Châtelet, ele a considerava um pequeno gênio, apesar de que à época as mulheres tinham a educação restrita ao que consideravam de interesse e dever feminino, Emilie foi boa matematica (que so estudou adulta) e grande fisica, traduziu todo o tratado de Newton para o francês, com formulas trabalhadas por ela.

      E como ja diz nosso cansado hino nacional “veras que um filho teu não foge à luta”. Acho que sou desses. Pelo menos não fugo ao debate.

      E, como diria Charb, não da para viver com medo, pela metade. A gente segue em frente, mais atento, porém sem medo de viver “à bout du soufle”.

      Abraço.

       

      1. Diálogo Impuro

         

        Chomsky In Love

        – Você viu aquela entrevista do craque Chomsky sobre a política externa e o serviço secreto dos EUA?

        – Não!

        – Você cultua o pensamento de Chomsky e reconhece que as suas críticas, muitas vezes ultrajantes, à democracia e ao capitalismo americano, costumam atingir seus alvos?

        – Não!

        – Então você não é inspirada pela mente brilhante e a bravura de Chomsky, que, apesar da sua fala macia e personalidade tranquila, consegue fazer arder a paixão de milhões de ativistas em todo o mundo?

        – Não!

        – Você reconhece a imensidão da mente de Chomsky, igualada apenas pela sua habilidade de comunicação, no seu primeiro triunfo como um intelectual, quando alcançou o grande público, ao reinventar o campo da linguística e desenvolver a teoria amplamente aceita que a capacidade de aprender a linguagem é uma capacidade inata, comum a todos os seres humanos?

        – Não!

        – Você é capaz de compreender o mundo acadêmico, onde Chomsky é um dos autores vivos mais citados, e identifica o seu trabalho inovador em sua própria disciplina?

        – Não!

        – O público em geral associa o seu nome ao de um recordista na defesa radical dos direitos humanos, da não violência e da justiça internacional. Você sabia que Chomsky é um crítico feroz da política externa americana, um analista político ágil e um grande filósofo, que pode, muito bem, ser apontado como o intelectual vivo mais reconhecido e lido em todo o mundo?

        – Não!

        – Não estou entendendo: você não sabe, então, que, para qualquer pessoa, que nutre uma simpatia política voltada para a centro-esquerda, descobrir e ler Chomsky é um rito de passagem?

        – Não!

        – Você se interessa por política partidária, como uma doutrinação religiosa cristã, e compreende que a matriz do trabalho de Chomsky, sempre em expansão, é essencial para qualquer formação política útil?

        – Não!

        – É uma pena e, ao mesmo tempo, um absurdo, que uma mulher tão bonita como você, não consiga captar a clareza do pensamento e da prosa de Chomsky, que não só apela para quem quer aprender sobre o mundo, e o papel dos EUA no mesmo, mas revela a pompa e a frivolidade de muitos intelectuais que, inteligentes ou não, preferem ofuscar a iluminar. 

        – Hmmm

        – O estilo do texto de Chomsky é cirúrgico e cada frase sua parece ter sido colocada com um bisturi…

        – Hmmm

        – Descobri o trabalho de Chomsky quando ainda era estudante do ensino médio, logo após aquela atrocidade horrível, que explodiu no 11 de setembro de 2001. Na esteira daquela catástrofe, quando a classe política competia e a maioria dos baladeiros e patrióticos jornalistas jogava fora as suas canetas e os seus gravadores, em favor de megafones e pompons, para se tornarem meros animadores, torcedores ou acomodados espectadores, o grande Chomsky publicou um pequeno livro, 9-11, e

        – Fui!

        – Péraí, vem cá! não vai embora – agora não! – lamento que o papo esteja… por favor… ei, ei, não vai não. Garçom, mais uma dose… venha bater um papo com este Parceiro, que foi abandonado, exatamente no momento que estava acendendo a libido dela. Sabe como é, né?, Chomsky é um nome meio pornográfico e eu pensei que tava abafando, mas dancei… desce mais uma Brother!

        [video:http://youtu.be/PRO-WE3GldQ width:600 heigth:450]

        O texto, incluindo as imagens, foi montado com base em referências garimpadas na Internet.

        jns

  2. Mascarado

    Gavião Pato (Spizaetus melanoleucus)

    Parceirinho, tô desconfiado que você armou e vai se dar mal, porque o Maluqinho acabou de ligar e perguntou:

    – Ô Tio, como é mesmo o nome daquela música que o Capitão Potêncio mandou?

    – Vou enviar o vídeo do YouTube pelo WhatsApp pra você…

    Poucos minutos depois, ele tornou a ligar:

    – Já enviei… não conseguiu acessar?

    – O meu telefone está desligado…

    – Fala sério!

    – Ok! Ok!

    [video:http://youtu.be/cqKSmUff2_M width:600 height:450]

    1. pode tirar

      O ESCORPIÃO DO SEU BOLSO

      O Maluquinho ligou de novo às 12:14

      – Tio me empresta 160 reais… você pode cobrar dos trezentos reais… do seu mais o do Capitão Potêncio.

      – Você já gravou a música???

      – Não, mas se eu conseguir você pode descontar nos trezentos…

      – Beleza… vou pensar no seu caso…

      Don Luc, você que sempre é picado por cobras, tome muito cuidado com o escorpião preto – ele é o mais perigoso.

      Para amenizar a dor e não vier a óbito, quando um deles – dos pretos – estiver aproximando de você, não fique parodiando os baianos e dizendo a mesma coisa que eles dizem quando vêm uma serpente venenosa:

      – Mainha, tem remédio prá veneno de escorpião?

      – Má por quê Hortencinho?

      – … lá vem um, Mainha!

      Mostre que você é um cara esperto e sabe das coisas, dando um grito bem forte atrás do rabo dele.

      O que vai acontecer?

      Ele vai ficar tão assustado, que vai amarelar ‘todinho’.

      Aí, cê pode colocar o dedo pra ele te picar.

      Experimenta Bacanudo!

      Fui!

    2. Hoje , 15:45

       

      Maluquinho cantando:

       

              (via WhatsApp)

       

              Segura o gato

              que esse gato

              é todo meu

       

       

              Segura o gato

              que esse gato

              é todo meu

       

              Mané bichano…

       

              (enrolou-se todo)

       

      Pra dar uma força, também enviei uma mensagem gravada prá ele:

      – Há, há! Parabéns! Tá indo bem Malandro…

  3. Guerreira

     

    “Mas, se ergues da justiça a clava forte,
     Verás que uma filha tua não foge à luta,
     Nem teme, quem te adora, a própria morte”

    “A todos tenho apreço. A todos cumprimento e agradeço como meu pai e mãe ensinaram, sem exceção. A todos respeito. As crenças absurdas deixo passar. Tenho pena da alienação. Mas ja não discuto. Argumento com paciência. Eu tenho mais de vinte anos. Sou gauche e serei sempre. Não serei jamais neutra. Nunca matarão em meu nome. Não assino barbáries. Não permito maldades. Não suporto crueldades. Não subescrevo preconceitos.”

    “Sou brasileira, sou francesa, sou sobretudo humana e Humanista e me solidarizo com todos esses que pereceram em nome da intolerância e do odio.”

    Tamo junto!

    Bj

    1. Recruta Filógino

       

      La Liberté guidant le peuple | Eugène Delacroix

      Vou me alistar, imediatamente, nesta luta comandada por mulheres que lutam com os peitinhos de fora.

      Também sou guerreiro e não fujo da luta!

        1. Loira Linda

           

          Criar canário belga é pro fracos

          Aquí nas Gerais nós cuidamos dos bichinhos da terra e do ar – do mar num tem jeito, mas nóis num dêxa de gostá das sereias e das piranhas – e vivemos em comunhão com eles.

          O Celinho aprendeu a voar com o paraglider, apenas para ensinar a sua parceirinha, a Loira, a voar, porque ela foi encontrada por ele, muito novinha, abandoanda, sem pai e nem mãe – tadinha.

          Ela não come carne putrefata, porque é uma moça muito educada e virou freguesa assídua dos açougues da cidade, onde é tratada como uma presença vip pelos proprietários.

          [video:http://youtu.be/gpegauJKkX0 width:600 heigth:450]

          “Quando ela faz aniversário, o pessoal faz questão de fazer festa para ela. Tem até bolo de carne moída e bolo de costela”, explicou Celinho.

          [video:http://youtu.be/IKr8H0mqoo0 width:600 heigth:450]

          Não sei se ela queria ou virou vereadora, porque, a última notícia que eu tive, foi que a Loira também gostava de freqüentar a Câmara Municipal de Cambui.

          Cumpadre Hortencio, quando alguém contar procê que nóis é Jeca, mas é jóia, pode acreditar…

          Esse negócio de criar ‘belguinha’ é pro fracos.

          Aquí nóis ama urubu!

          Cê tá veno?

  4. Senta a Pua

     

    A Caça ao Lobo Cinzento

    Como um cabra da peste do sertão pernambucano quase furou o bucho do Führer com a sua peixeira afiada

    Mãe, conhece esse soldado

    de capacete amarelo

    e perreira avermelhada?

    Sou eu dando uma brigada

    num tal de Monte Castelo

    e o bode deu no cabrito.

    Já prendi tanto inimigo

    que só quem sabe sou eu

    Ontem, quase eu pego Hitler,

    mas o danado correu

    no momento que me viu

    Desapareceu, sumiu

    Mas, mãe, eu prometo a tu:

    quando eu pegá-lo indefeso

    Ele vai sentir o peso

    dum cabra do Pajeú

    &

    O grande Chico Pedrosa cantou a valentia do enfezado caboclo do sertão do Pajeú

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador