A autossuficiência para ração animal

Coluna Econômica – 09/09/2011

O movimento especulativo com alimentos, que precedeu a grande crise de 2008, trouxe à tona algumas vulnerabilidades do agronegócio brasileiro.

Triplicaram os preços dos insumos agrícolas. A China chegou a abrir leilão se oferecendo para comprar o que houvesse de estoques de fertilizantes, pagando o dobro do maior preço.

A partir dali, o governo se moveu. O Ministério da Agricultura passou a buscar alternativas internas para fertilizantes, sugeriu investimentos, Vale e Petrobras entraram no jogo, assim como a Bunge, explorando potássio, fósforo e nitrogênio – matérias primas essenciais para a produção de fertilizantes.

***

Ficou de fora a perna da pecuária.

A explosão do agronegócios depende de pesquisas e de fertilizantes. Analogamente, a da pecuária depende de aprimoramento genético e de insumos para rações, como vitaminas e aminoácidos. 

Desde a abertura da economia, no governo Collor, o Brasil perdeu os produtores de insumos, um ramo da química fina. A Basf, por exemplo, produzia em Guaratinguetá, mas optou por concentrar suas plantas de produção na Europa. O mesmo ocorreu com outros grandes players do mercado.

***

O mercado de ração animal consiste em produtos agrícolas (milho, farelo de soja) e os chamados aditivos alimentares. O grande cliente é a indústria de carnes, bovino e frango.

No ano passado, o Brasil produziu 61 milhões de toneladas de rações, nas quais foram adicionados 2 milhões de toneladas de suplemento mineral para gado de corte. Esse consumo torna o Brasil o terceiro maior mercado do mundo, atrás apenas dos EUA (170 milhões de toneladas) e da China (160 milhões).

O setor movimentou R$ 35 bilhões só em matéria prima. Nos suplementos, o único produto competitivo é a lisina da cana, produzida pela japonesa Ajinomoto – e mais barata que a europeia, produzida a partir da beterraba, e a norte-americana, a partir do milho.

***

Não apenas isso. Nas mudanças recentes de tributação, criou-se uma excrescência: isentou-se do pagamento de Pis-Cofins os insumos agrícolas, mas manteve-se para os insumos pecuários. Ocorre que há matérias primas comuns aos dois, como é o caso da ureia e do fosfato de cálcio. No momento, o Ministério da Agricultura estuda a questão.

***

A cadeia produtiva no setor é composta fundamentalmente por misturadores. A maior parte da produção é integrada, de grandes empresas, como no frango, a grandes cooperativas, na pecuária. Misturadores independentes respondem por 10 a 12 milhões de toneladas. Caminha-se para uma concentração no setor, em nível nacional e mundial.

Hoje em dia, o Sindicato das Rações, na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) possui 150 associados que respondem pela maioria da produção nacional.

***

Hoje em dia, o cenário para a indústria de carne é de céu de brigadeiro. Estima-se um aumento do consumo da ordem de 70% nos próximos anos, puxado principalmente pela carne de frango.

No futuro, a autossuficiência dos insumos pecuários terá que ser pensada como questão estratégica.

Alta da inflação em 12 meses deve terminar neste trimestre

O quadro prospectivo para a inflação mostrou sinais favoráveis, e tudo indica que neste trimestre deve acabar o aumento acumulado em 12 meses, segundo a ata do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), ressaltando que, durante o último trimestre de 2010 e no primeiro deste ano, “a inflação foi forte e negativamente influenciada por choques de oferta domésticos e externos, mas as evidências sugerem que os preços ao consumidor já incorporaram os efeitos diretos desses choques”.

ICS desacelera 1,3% entre julho e agosto

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 1,3% entre julho e agosto, ao passar de 132,6 para 130,8 pontos, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado atingiu seu menor patamar desde janeiro passado, quando a variação foi de 128,2 pontos. O Índice de Expectativas (IE-S) caiu 2%, para 146,5 pontos, o menor nível desde janeiro de 2011 (143,2 pontos), e o Índice da Situação Atual (ISA-S) recuou 0,5%, para 115,2 pontos, 6,6 pontos abaixo do mesmo período do ano anterior.

Maior superávit primário reduz riscos para inflação

A última ata do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) considera que está em curso um processo de consolidação fiscal no país. Segundo um documento, um exemplo dessa trajetória pode ser visto no recente aumento do superávit primário. Ao mesmo tempo, o colegiado afirma que aguarda o cumprimento da nova meta de superávit primário, cerca de 3,15% do Produto Interno Bruto (PIB), sem descontos dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), este ano.

Pedidos de falência são os menores em três anos

Ao longo do mês de agosto, foram requeridas 170 falências de empresas em todo o país, segundo a consultoria Serasa Experian. Considerando-se o resultado mensal, este foi o menor número de pedidos de falência desde 2008. No oitavo mês daquele ano, foram 152 requerimentos. Dos 170 pedidos de falência registrados em agosto de 2011, 121 foram feitos por micro e pequenas empresas, 29 por médias e 20 por grandes.

IPC-S começa setembro em alta

O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) referente a primeira semana de setembro atingiu 0,74%, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), alta de 0,34 ponto percentual em relação ao visto na última divulgação, e o maior patamar apresentado desde a terceira semana de maio. Cinco das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimo em suas taxas de variação, com destaque para o grupo Alimentação, que passou de 0,80%, na semana anterior, para 1,76%.

OCDE diminui previsão de crescimento para países ricos

A OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) reavaliou para baixo as perspectivas de crescimento econômico, indicando uma recuperação desacelerada a partir dos dados referentes aos países que formam o G7 – Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. Para a entidade, a recuperação desses mercados está paralisada, e pode comprometer o mercado de trabalho e o comércio global.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador