Revista GGN

Assine

A campanha no Twitter contra Lula

Do Blog da Cidadania

Jornal O Globo promove campanha contra Lula no Twitter

Ontem ocorreu um fato espantoso que explica bem por que a grande imprensa brasileira é chamada de PIG – sigla que significa “Partido da Imprensa Golpista”, uma sigla cunhada pelo deputado federal pelo PT de Pernambuco Fernando Ferro que se popularizou sobremaneira na internet.

A dita “mídia” é chamada de partido por boas razões. Uma delas é a de que tem militância exatamente como um partido. Centenas de pessoas defendem ferozmente as ações de Globo, Folha de São Paulo, Veja e Estado de São Paulo contra o Partido dos Trabalhadores e o governo federal.

Essas pessoas se escondem sob o anonimato e chegam ao ponto de fazer ameaças de assassinato ou de tortura contra quem se mostre simpatizante do PT e do governo, sobretudo se for blogueiro. Quando menos, promovem campanhas anônimas de difamação, atacam família etc.

Mas, ontem, a atuação da mídia como partido político chegou ao impensável. O jornal O Globo, em sua campanha incansável, interminável e eterna contra Lula, lançou mão de um recurso que só militâncias de partidos usam.

Tuitaço é o envio de múltiplas mensagens pela rede social Twitter para fazer “subir” frases sobre algum assunto ao que se convencionou chamar de Trending Topics, o ranking dos dez assuntos mais comentados no Brasil ou no mundo.

A revista Veja tem sido alvo de tuitaços de militantes petistas e de outros partidos de esquerda. E não é que O Globo, como prova de que é um partido político disfarçado de jornal, decidiu instigar tuiteiros militantes do PIG a promoverem uma campanha contra o ex-presidente Lula?

A imagem acima mostra que o perfil de O Globo no Twitter foi responsável pela “subida” da frase “Lula mente” ao topo dos Trending Topics.

O Globo tem mais de 500 mil “seguidores” no Twitter. Como as campanhas de militantes de oposição ao governo Lula – ou militantes da mídia – para levar frases aos Trending Topics vinham fracassando, o perfil do jornal naquela rede social resolveu dar uma ajudinha veiculando hashtag contra Lula para suas centenas de milhares de seguidores

Assim, O Globo conseguiu colocar no primeiro lugar dos Trending Topics aquela frase. Mas foi só por alguns minutos.

O que o Globo não sabia é que seguir o seu perfil no Twitter não significa apoiar o que faz. Este blogueiro mesmo “segue” o perfil @JornalOGlobo e nem por isso compartilha suas posições políticas. Muito pelo contrário.

Quando descobri que o Globo é que estava por trás da “subida” de #LulaMente ao topo dos Trending Topics, entrei no tuitaço de reação. Rapidamente, em questão de minutos, os simpatizantes de Lula e do PT desbancaram a hashtag #LulaMente, substituindo-a por #BrasilComLula, que permaneceu por mais de uma hora nos Trending Topics.

Então, leitor, se faltava algo para a grande imprensa brasileira comprovar que se converteu em partido político, não falta mais. O segundo (?) maior jornal do país lançou mão do recurso mais banal da política contemporânea para um grupo político atacar outro. O que será que o TSE acha disso?

Média: 5 (1 voto)
34 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
+34 comentários

Não,não,não,não....

Quem inventou o acrônimo PIG foi um blogueiro condenado por racismo...

 

isso tá parecendo conversa de comadre faladeira, quando faz prum lado é bom, quando faz pro outro é ruim??

é o que dá valorizar demais um treco que não passa de uma bobagem. 

de resto já está perceptivel a algum tempo que vão usar de tudo para manter o status quo. 

não vão entregar a rapadura fácil, não!! 

é o governo lutando de um lado com o regulamento de boxe e do outro a imprensa usando regra de vale tudo (inclusive chute na bélgica e holanda e o famoso dedo nozóio).

 

A vida é curta demais para se beber cerveja barata!!

A folha é contra a corrupção no pt, no psdb não!!!

 Frede69

Comentário de Leandro Fortes a respeito de matéria da Folha sobre Lula (a matéria está logo abaixo do comentário)...................................................................


"Minha humilde contribuição de professor às aulas do cursinho de trainee da Folha de S.Paulo.

1) Na manchete, assim como no lead (primeiro parágrafo do texto jornalístico), lê-se "membros do governo" e "integrantes do governo" unidos numa certa avaliação resumida em um "tiro no pé";

2) Ao se ler a referida reportagem, contudo, percebe-se que os tais "membros" e "integrantes" se resumem a uma declaração em off, entre aspas, onde se lê: "Quem vai ter coragem de segurar o processo [do mensalão] agora?'', questiona UM INTERLOCUTOR do Planalto.

3) Também na reportagem somos informados que a informação primária vem da coluna "Painel", da Folha, assinada pela jornalista Vera Magalhães. Então, algumas considerações para discussão em sala de aula:

- A manipulação da informação por meio de manchetes desconectadas do texto, apesar de ser um recurso antigo, é uma canalhice fora de moda. Com a internet e as redes sociais, essa estratégia cai sempre no ridículo. Não façam.

- Muita gente usa, mas evite lançar mão de aspas em off. Quase sempre é um recurso de repórteres sem escrúpulos e/ou preguiçosos para inventar frases que, normalmente, eles não conseguiriam arrancar de ninguém.

- Vera Magalhães é esposa de Otávio Cabral, um dos autores da reportagem da Veja sobre o encontro de Lula e Gilmar Mendes na casa de Nelson Jobim. Nesse caso, creio, deveria se declarar impedida de produzir notas sobre a matéria do marido.

Grato pela atenção."

__________________________________________________________________________

 

Membros do governo avaliam que atitude de Lula foi 'tiro no pé'

Integrantes do governo sustentam que o voluntarismo do ex-presidente Lula com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes acabou virando um tiro no pé.

"Quem vai ter coragem de segurar o processo [do mensalão] agora?'', questiona um interlocutor do Planalto.

A informação é do "Painel", editado por Vera Magalhães e publicado na edição desta quarta-feira da Folha (a íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Gilmar Mendes diz ser alvo de 'intrigas' por parte de Lula
Presidente do PT associa Mendes a suposta manobra contra Lula
Procurador vai enviar caso de Lula para primeira instância
Lula diz estar 'indignado' com notícia sobre reunião com ministro

Réus do mensalão já haviam ficado perplexos e furiosos com o que consideram descuido de Lula.

Ontem, declarações de Mendes elevaram o tom de seu confronto com Lula, iniciado no fim de semana com a revelação pela revista "Veja" de um encontro que eles tiveram em abril no escritório do ex-ministro do STF Nelson Jobim.

O ministro afirmou que Lula fomentou intrigas contra ele para constranger o tribunal e tentar "melar" o julgamento previsto para ocorrer neste ano.

Mendes disse que Lula agiu como uma "central de divulgação" de informações sobre sua ligação com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) e o empresário Carlos Cachoeira, acusado de chefiar um esquema de corrupção.

"O objetivo era melar o julgamento do mensalão", afirmou Mendes, ao chegar para uma sessão do STF. "Dizer que o Judiciário está envolvido numa rede de corrupção."

Segundo o ministro, o ex-presidente disse que o julgamento do mensalão deveria ser adiado para depois das eleições deste ano e sugeriu que poderia garantir proteção na CPI que investiga Cachoeira.

Em nota na segunda-feira, Lula se disse "indignado" com a versão de Mendes, que não foi corroborada por Jobim. A assessoria do ex-presidente disse ontem que não se manifestaria sobre as novas declarações de Mendes.

O ministro do STF disse que as pressões para que o julgamento do mensalão seja adiado seguem uma "lógica burra, irresponsável, imbecil" e voltou a defender a realização do julgamento ainda neste semestre. "Nós vamos ficar desmoralizados se não o fizermos", afirmou.

Lula chegou ontem a Brasília e se encontra hoje com a presidente Dilma Rousseff.

 

Talvez eu seja um novato (n00b, como dizem lá) no twitter, mas achei que esse artigo troca o efeito pela causa.

Pelo menos a imagem do tuíte do Globo no artigo mostra que ele está explicando os TTs do dia, não criando nada. Não foi esse tuíte que colocou a tag (que não cito aqui porque não quero aumentar o número de vezes que aparece na internet) nos tópicos.

Talvez o Globo tenha realmente feito campanha; mas este tuíte não é prova disto.

Esse tipo de confusão me parece a censura ao Houaiss por causa dos verbetes "negro", "cigano", etc; a confusão entre o papel de repórter do dicionário (e do Globo) com o de criador do conceito ou notícia.

 

"Quando descobri que o Globo é que estava por trás da “subida” de #LulaMente (...)"

Estranhei esta postura do Edu Guimarães, pois foi eu quem descobriu a artimanha de O Globo e enviei o alerta ao Stanley Burburinho, que deu o devido crédito (clique AQUI) e espalhou o alerta. Depois, ele mesmo, Edu, deu RT ao meu post (clique AQUI). 

Todos nós somos críticos da falta de ética da velha mídia, mas às vezes descuidamos da nossa própria... Quando a idéia é do outro, dar o devido crédito é um princípio elementar. 


 

A Rede Bobo e outros coronéis perderam muito na era Lula. Não têm mais o povo miserável e pouco informado para manipularem. O máximo que conseguem é fazerem a cabeça da massa cheirosa, os home Simpsons do Willian Bonner. No mais, um bando de babacas. Estão lutando contra a sociedade e perdendo todas.


 


#BrasilComLula

 

Ainda não caiu no ridículo noticiar picuinha de Twitter como notícia séria?

 

 

 Opa, mas o #LulaMente estava no topo (trending topics - TT) desde a noite do dia 28/05 - segunda feira - portanto antes do twitter do Globo.  Logo, não foi O Globo o responsável pelo sucesso da hashtag #LulaMente, mas milhares (ões?) de indivíduos, fato.

 Todos os dias o jornal twitta (por volta das 12h) as hashtags TT, não há conspiração, vocês só precisam se informar.

 

Reparei que o jornal usou de um expediente para enganar seus leitores e induzir retuites (*) involuntários. Junto com a hashtag política eles colocaram uma hashtag referente ao seriado de TV “Glee”, que não tem nada a ver com o assunto do tuite. Dessa forma os fãs da série seriam induzidos a retuitar por causa da série, sem se aperceber que assim são manipulados a engrossar a tuitada anti Lula.


(*) Usei a forma aportuguesada dos termos referentes ao “twitter”.

 

ABAIXO A DITADURA

 

Reparei que o jornal usou de um expediente para enganar seus leitores e induzir retuites (*) involuntários. Junto com a hashtag política eles colocaram uma hashtag referente ao seriado de TV “Glee”, que não tem nada a ver com o assunto do tuite. Dessa forma os fãs da série seriam induzidos a retuitar por causa da série, sem se aperceber que assim são manipulados a engrossar a tuitada anti Lula.


(*) Usei a forma aportuguesada dos termos referentes ao “twitter”.

 

ABAIXO A DITADURA

 

Reparei que o jornal usou de um expediente para enganar seus leitores e induzir retuites (*) involuntários. Junto com a hashtag política eles colocaram uma hashtag referente ao seriado de TV “Glee”, que não tem nada a ver com o assunto do tuite. Dessa forma os fãs da série seriam induzidos a retuitar por causa da série, sem se aperceber que assim são manipulados a engrossar a tuitada anti Lula.


(*) Usei a forma aportuguesada dos termos referentes ao “twitter”.

 

ABAIXO A DITADURA

 

Estou tão sufocado ao ver tanta covardia, que hoje de manhã me peguei cantando esta música do Walter Franco :

"É uma dor canalha
Que te dilacera
É um grito que se espalha
Também pudera
Não tarda nem falha
Apenas te espera
Num campo de batalha
É um grito que se espalha
É uma dor
Canalha "

 

" A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos." - Barão de Montesquieu

 

Twitaço da Imprensa contra Lula!!!!!! Um partido político, livre da legislação eleitoral; o melhor dos mundos, pode fazer campanha o ano todo em nome da liberdade de Imprensa e, se o TSE reclamar, pau no TSE pq, afinal, isso aqui é uma democracia.

O Globo de hoje, vem com uma grande novidade; o Brasil não é Venezuela que prende juízes! Jura????? Ninguém sabia, descobrimos hoje, graças ao Globo, que o Brasil não prende juízes, banqueiros, empresários, sobretudo, os de comunicação, jornalistas, procuradores, promotores ... Incrível!

 

Tá vendo, Nassif. Não tem jeito. É o assundo do momento. Tudo graças à dor de barriga do Gilmar...

 

Neguinho é louco; inventaram até uma crise institucional, quando 99% do problema deriva da associação Gilmar/Veja e das proclamações indevidas de um juiz acerca de questões processuais. Ora, não é proibido ninguém falar COM ELE, em caráter pessoal, sobre quaisquer das ações em andamento no STF; caberia a ele, Gilmar, deixar bem claro a qualquer um que as questões processuais não podem ser tratadas por ele fora do tribunal, e não se importar com recomendações alheias acerca dos processos que cuida, pois é praticamente incontornável que as pessoas conversem umas com as outras acerca de quastões relacionadas às suas atividades. Gilmar, pior que tudo, se dá ao direito não apenas de falar sobre qualquer coisa com a imprensa, mas também de tecer comentários diretos, ele mesmo, sobre questões de processos que serão julgados no plenário do STF, dando relevo especial a um que atinge seus adversários políticos. O que fazer com isso? Cair de pau em cima do Gilmar e de seus comparsas, pois eles é que estão a particar crimes e agir de maneira indevida.

 

Perplexidade aflita diante da perspectiva caótica

E o Paulo Bernardo dorme... Lei dos Meios já. É preciso enquadrar a imprensa antes que a incipiente democracia brasileira seja novamente golpeada.
Essa gente quer mandar no Supremo, nivela por baixo o Executivo e o Legislativo (com exceção de São José Serra, São Alvaro Dias,
santo Agripino Maia, o antigo São Demóstenes e por aí vai). São ditadores que, aliados a elite mais tenebrosa do Brasil, usam o poder que a instituição imprensa lhes confere para impor interesses que não são os da nação brasileira.
Estou pasma com tanta desfaçatez.

 

Vera Lucia Venturini

Opa, mas o #LulaMente estava no topo desde o dia 28/05 - segunda feira - portanto antes do twitter do Globo.  Logo, não foi O Globo o responsável pelo sucesso da hashtag #LulaMente, mas milhares (ões?) de indivíduos, fato.

 

Quando descobri que o Globo é que estava por trás da “subida” de #LulaMente ao topo dos Trending Topics, entrei no tuitaço de reação. Rapidamente, em questão de minutos, os simpatizantes de Lula e do PT desbancaram a hashtag #LulaMente, substituindo-a por #BrasilComLula, que permaneceu por mais de uma hora nos Trending Topics.

Nem com uma miltância partidária partindo de um jornal tão poderoso, com 500 mil inscritos em seu twitter, conseguiu ir à frente com a palhaçada, pois logo logo o #BrasilComLula derrubou a turma do Cachoeira.

 

 

...spin

 

 

Subestime esse "mero comerciante de partes de carro" a seu proprio risco!

 

Rasgaram  a máscara de isenção, junto com os poucos escrúpulos que restavam.  A Judith Brito , da ANJ , já tinha declarado que a verdadeira oposição aos governos LULA/DILMA é o Grupo GAFE ( Globo, Abril, Folha, Estadão).

 

Domenico Amaral

 Opa, mas o #LulaMente estava no topo desde o dia 28/05 - segunda feira - portanto antes do twitter do Globo.  Logo, não foi O Globo o responsável pelo sucesso da hashtag #LulaMente, mas milhares (ões?) de indivíduos, fato.

 

 

vergonhoso

 

alexandre toledo

PIG NOJENTO...

E tem os maus intencionados e os desavisados..

combater isso é o dever de quem quer que o brasil continue crescendo e gerando renda pra todos.

tempos das trevas de fhc/serra nunca mais , nem que a globo se acabe não vai conseguir...

 

 

Nassif, isso só pode ser que eles estejam percebendo que muitas coisas estão sendo divulgadas, muitas mesmo. É o desespero de saberem que a Presidenta Dilma já assegurou o seu segundo mandato(e ganha de 1º turno) e que o Lula retorna a Presidência em 2018. É bem isso. E a oposição está enfraquecida e não consegue ganhar nada no Congresso. Além disso esse exemplo acima é a demonstração clara de derrota, absoluta. O Povo Brasileiro nunca vai deixar o LULAÇO só, nunquinha. Não sabem a força incrível que o Presidente Lula e a Presidenta Dilma tem.

 

Lula mente":

gilmar mentes.

 

Gilmar Mendaz!


Outra coisa: os "gênios" que acahavam que dirigiam a "opinião pública" vão morrer atirando também; eles se acham guerreiros e essa é a guerra deles.


Todo cuidado, portanto, com os "investimentos" em campanha de internet pelo lado desse pessoal; são vingativos e têm o mal hábito de chutar na canela, vide o "globolinha".


Enfim: não esperem fairplay desse tipo de gente, eles acham que vale tudo contra aqueles que eles acham que usurparam o que é "deles", seja por Direito Natural, por tradição, por merecimento ou por ... seja lá o que for...


São muito chiques...

 

Off topic:

Essas operações dos Federais e seus nomes pra lá de criativos, Vulcano aqui em Mossoró, qunete pra dedéu, que sacada:

"MP e PF deflagram operação para combater cartel em postos de combustível em Mossoró

Quarta-feira, 30 de Maio de 2012 às 07:47 / Por: RedaçãoE-mailImprimirPDF 

operacao_vulcanoA Polícia Federal e o Ministério Público, com apoio do Conselho Administrativo de Direito Econômico (CADE), deflagraram na manhã desta quarta-feira (30) a Operação Vulcano, para combater possível prática de cartel de combustíveis nos postos de Mossoró. De acordo com informações divulgadas pelo MP no Twitter, foram expedidos oito mandados de prisão e 20 de busca e apreensão em postos da cidade e na Câmara Municipal de Mossoró. 

Na internet, o MP afirmou ainda que “o suposto cartel teria fixado preços de combustíveis e pressionado para aprovação de leis que barram a entrada de novos concorrentes.” Tais projetos estariam barrando principalmente a concorrência de postos em supermercados e shopping centers na capital do Oeste, completou a instituição.

Em nota, a PF informou que a investigação teve início em novembro do ano passado e conta com a participação de cerca de 90 policiais e 7 promotores de justiça. O nome “Vucano”, com o qual a operação foi batizada, é uma referência ao deus do fogo da mitologia romana.

Uma entrevista coletiva foi marcada para ocorrer às 10h30 na sede da PF em Mossoró, na rua Rua Jornalista Jorge Freire, no bairro Nova Betânia.

Lista de pessoas que foram alvo de mandados de prisão e de busca e apreensão

O MOSSOROENSE teve acesso a lista das pessoas envolvidas na Operação Vulcano. Foram expedidos mandados de prisão e de busca e apreensão nos locais de trabalho e nas casas das seguintes pessoas: Pedro de Oliveira Mointeiro Filho, dono do posto Mossoró; Otávio Augusto Ferreira da Silva, da rede Fan; vereador Claudionor dos Santos; vereador e presidente da Câmara de Mossoró, Francisco José Lima Silveira Júnior (que está no exterior); ex-vereador Pedro Edilson Leite Júnior, dono do posto Santa Luzia; Robson Paulo Cavalcanti, dono do posto Nacional; Carlos Otávio Bessa e Melo, do posto Nova Betânia; Sérgio Leite de Souza, do posto Olinda; José Mendes da Silva, dono da rede de postos 30 de Setembro.

Veja a cobertura completa da Operação Vulcano na edição imprensa de amanhã (31) do jornal O MOSSOROENSE.

Foto: Luciano Lellys/O Mossoroense

Última atualização em Quarta-feira, 30 de Maio de 2012 às 11:36"


http://www.omossoroense.com.br/policia/19546-pf-deflagra-operacao-para-combater-cartel-de-combustivel-em-mossoro 

 

João.

Três meses que trabalhei aí em determinada campanha política foi uma tortura. Tudo fechado entre 12 hs e 15 hs, mas adorei as pessoas daí. Sempre que podeia estava em Areia Branca.

 

Assis, Areia Branca é linda, por lá se come a melhor posta de cavala frita de que eu tenho notícia, abração.

Off topic de novo:

a tag https://twitter.com/#!/search/%23Caixa2doDEMnoRN  acaba de assumir a dianteira.

Outro paladino, Zé Agripino, tá atolado até o gancho nessa.

 

Retirado do Blog do Pannunzio

Saiba por que Gilmar Mendes resolveu revelar o assédio de Lula a Veja

O que você vai ler abaixo não é inferência, interpretação nem opinião. É informação. Este post vai revelar o motivo pelo qual o ministro Gilmar Mendes decidiu contar à Revista Veja detalhes da insidiosa conversa com o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva ocorrida no dia 26 do mês passado.

Desde que a revista chegou às bancas, três perguntas recorrente e importantes permaneciam sem resposta: Por que Gilmar Mendes resolveu agir dessa forma? Por que o atraso de um mês entre o fato e a versão apresentada pelo ministro? Gilmar tem como provar que ouviu de Lula o que disse ter ouvido no escritório de Nelson Jobim?

Uma parte das respostas está contida na entrevista na entrevista concedida hoje ao Jornal Zero Hora. Disse o ministro:

“Fui contando a quem me procurava para contar alguma história. Eu só percebi que o fato era mais grave, porque além do episódio (do teor da conversa no encontro), depois, colegas de vocês (jornalistas), pessoas importantes em Brasília, vieram me falar que as notícias associavam meu nome a isso e que o próprio Lula estava fazendo isso”.

Em seguida, a entrevista envereda pela seara de outros assuntos — as intrigas da CPI do Cachoeira. A repórter pergunta a Gilmar Mendes: “Jornalistas disseram ao senhor que o Lula estava associando seu nome ao esquema Cachoeira?”. Ao que o ministro responde: “Isso. Alimentando isso”.

Alimentando isso.

Não era o que o ministro queria dizer. Se tivesse sido questionado, teria contado que foi procurado por duas importantes jornalistas dias atrás para saber da mesma história. Espantou-se com o vazamento. Apesar de constrangido, ele havia decidido falar sobre o assunto apenas com alguns de seus pares, pessoas discretas que jamais revelariam a conversa constrangedora. E mantê-la longe dos jornais.

Essas jornalistas são profissionais respeitabilíssimas. Ocupam posições importantes em uma empresa não menos. A história chegou a elas por intermédio de uma fonte crível que preza da amizade de ambos, Gilmar e Lula.

Sabe como a fonte ficou sabendo do diálogo ?

Porque Lula contou.

Isso mesmo. Foi Lula em pessoa quem cometeu a indiscrição de falar sobre a conversa com Gilmar Mendes, descendo ao nível dos detalhes que agora estão expostos por iniciativa do ex-presidente do STF.

Esta é a razão oculta por trás da “inconfidência” do ministro Gilmar Mendes. E também a justificativa para a incapacidade do ex-presidente da República de fazer um desmentido cabal, como o assunto exigiria caso o magistrado pudesse ser desmentido.

Não pode. Há testemunhas muito bem identificadas no caminho da informação que transitou entre o escritório de Jobim e as páginas de Veja.

Se alguém falou demais, não foi Gilmar Mendes. Foi Lula. Simples assim.

Quem fala demais dá bom-dia a cavalo. Deu no que deu.

http://www.pannunzio.com.br/archives/11845

Explica a tímida reação de Lula ao episódio.

 

zzzzzzzz

provas?

 

E os postos da Rosalba Ciarlini e do filho de Agripino Maia foram alvo da investigação?

 

Ana, as investigações começaram em Novembro de 2011, a PF deverá detalhar os resultados, o que sabemos até agora é que vereadores (por sinal a maioria da base de apoio de Fátima Rosado do DEM) vão ter que prestar esclarecimentos. A formação de cartel aqui era evidente, os caras combinam os preços e só mudam os centavos finais do preço, há muito todos os consumidores reclamavam disso, parece que os Federais "deram corda" e foram dar o bote na hora certa.

 

Os preços dos postos da Roberto Freire (Av. de Ponta Negra) em Natal, todos eles, desde o Nordestão até a saída para quem vai para a Barreira do Inferno/Cajueiro estão todos combinados. Só muda o último dígito dos centavos.

Tomara que a fiscalização cheque para todo o Rio Grande do Norte, notadamente para Natal.