A diferença entre as elites

Comentário ao post “Discussão Indigesta

Não minha cara Marcia. As elites são muito diferentes. As elites dos paises emergentes são piores, mais egoistas, mais corruptas, mais oportunistas, não tem muito interesse pelo coletivo, pelo futuro do Pais. As elites dos paises centrais tem mais interesses culturais e coletivos, os ricos americanos doam todos os anos cerca de 150 bilhões de dolares para filantropia, os museus, operas, ballets, universidades, muitos hospitais, institutos de pesquisas nos EUA, Inglaterra e Aleamanha são financiados por enormes fundos doados por particulares, quase não há dinheiro publico. O fundo de investimentos de Harvard, constituido por doações, hote tem 33 bilhões de dolares investidos, as universidades mais antigas (as Ivy League) tem todas fundos de bilhões de dolares, tudo doado por particulares, o Metropolitan Museum de Nova Yorm assim como o Museum of Modern Art, o Museu Whitney, a Frick Collection, o Carnegie Hall, é tudo doação de ricos , isso aqui no Brasil é muito mais raro. A Faculdade de Medicina da USP, uma das melhores do Pais, teve seu predio antigo doado pela Fundação Rockefeller, isso há quase cem anos atrás.

Mesmo ricos que gostariam de doar aqui no Brasil não acreditam na boa administração dos recursos, não confiam no sistema de controle, muitas fundações são dilapidadas.

O Jorge Paulo Lehman doou 15 milhões de dolares para Harvard e aqui ao que eu saiba não doou nada, não há aqui o espirito de boa gestão de fundações, a impressão que se tem é que tudo pode sumir na mão de malandros.. A magnifica Maternidade São Paulo, enorme, central, onde nasceram tantos paulistanos, está fechada há 9 anos, abandonada, o predio em deterioração, por falta de recursos, era uma entidade particular beneficiente, Paulo Maluf nasceu lá e ao que eu saiba nunca doou nada, muita gente rica nasceu lá e ninguem salvou essa instituição tão benemérita. As elites são realmente bem diferentes, não são “”iguais em todo lugar””.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador