A lei americana de Recursos Educacionais Abertos

Por foo

Comentário do post “Os recursos do pré-sal para o piso nacional de professores

Fico feliz porque, no Brasil, o Aloizio Mercadante é o ministro mais alinhado com os movimentos de software e cultura livre. Ele entende a cultura hacker, e seria capaz de colocar um plano assim em ação.

Sei que existem iniciativas isoladas: http://www.ocwconsortium.org/en/members/members

O Governo poderia funcionar como catalisador, acelerando a adoção de recursos educacionais abertos (REA) em escolas e universidades brasileiras.

Do Creative Commons 

Lei de Recursos Educacionais Abertos é aprovado em Washington

A lei HB 2337 “Quanto recursos educacionais abertos na educação K-12” foi aprovada pelo Senado (47 a 1) e está em seu caminho de volta para o Congresso. Ela já foi aprovada pela Câmara por 88-7 antes de ir para o Senado.

O projeto direciona a Superintendência da Instrução Pública (OSPI) a apoiar os 295 distritos a conhecer e adotar recursos educacionais abertos (REA) alinhados com o núcleo comum padrões curriculares de Washington (por exemplo, CK-12 e Curriki). O projeto também direciona a OSPI a “fornecer programas de desenvolvimento profissional que ofereçam apoio, orientação e instrução sobre a criação, uso e melhoria contínua do Open Courseware”.

A seção de abertura do projeto de lei diz o seguinte:

 “O legislador encontra recente adopção do estado de centrais comuns K-12 padrões fornece uma oportunidade para desenvolver  material didático de alta qualidade, abertamente licenciado que está alinhado com esses padrões. Ao desenvolver esta biblioteca de cursos abertamente licenciado e torná-los disponíveis aos distritos escolares de forma gratuita, os distritos estaduais e a escola serão capazes de proporcionar aos alunos currículos e textos, reduzindo substancialmente as despesas que os distritos, de outra forma, incorreriam na compra destes materiais. Além disso, esta biblioteca de cursos abertamente licenciados irá fornecer a distritos e estudantes uma ampla seleção de materiais, e materiais que são mais atualizados.”

Embora o foco deste projeto seja ajudar os distritos escolares a identificar materiais de alta qualidade existentes, livres e abertamente licenciados, os padrões estaduais comuns núcleo alinhado recursos disponíveis para adoção local; qualquer conteúdo construído com fundos públicos, devem ser licenciados sob “uma licença de atribuição”.

http://creativecommons.org/weblog/entry/31756

Luis Nassif

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