newsletter

Pular para o conteúdo principal

A morte de Walter Abrahão

Atualizado às 8h12

Por Rodney

Neste post, fiz um apanhado de momentos de Walter Abrahão, que, felizmente, estão espalhados pela web.

http://radioamantes.wordpress.com/2011/08/08/morre-o-narrador-esportvo-w...

Tive a chance de participar de uma das últimas entrevistas dele, no programa Expressão da Bola, na Rádio Nova Difusora, de Osasco.

http://www.youtube.com/watch?v=LB8MAFyTVz4

Por Nilva de Souza

Morre Walter Abrahão, locutor de seis Copas do Mundo   Redação Portal IMPRENSA | 08/08/2011 17:36

Walter Abrahão, ex-narrador de futebol da Tupi, do SBT e da Manchete, morreu nesta segunda-feira (8), aos 80 anos, devido a um câncer no pulmão. Ele estava internado há quase um mês no Hospital Nove de Julho, em São Paulo. As informações são do site UOL Esporte Vê TV

Criador de diversos bordões, como o "Oxo", termo que descrevia uma partida empatada com o placar de zero a zero, Abrahão participou de transmissões de seis Copas do Mundo, desde a edição de 1962, realizada no Chile até o Mundial de 1986, que ocorreu no México. 

Além da cobertura de esporte na TV, o locutor foi vereador na cidade de São Paulo, onde foi eleito em 1988 e, em um segundo mandato, em 1992.

O corpo de Abrahão será velado na Câmara Municipal de São Paulo.

Leia mais

http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/43858/morre+walter+abra...

Vídeos

Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Sem votos
6 comentário(s)

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
+6 comentários

concordo com o moacir (e com o jotavê tb) . é melhor considerar o trabalho de locutor esportivo. na infância e adolescência, era  a equipe da tupi, quase td o tempo. tinha tb o sergio blakanos. o blog qqer dia desses poderia colocar no ar as chamadas dos locutores esportivos ao longo do tempo. seria bem legal. lembro da do osmar, da chamada do josé carlos araújo (rj). seria mt bacana. o walter abrahão ainda criou o luis chevrolet , em uma referência ao fantástico zagueiro central do palmeiras, luis pereira. tinha tb o SUPER ZÉ, REFERINDO-SE AO LATERAL DIREITO DO CORINTHIANS, ZÉ MARIA. o mais famoso, acho, foi a referência a pelé, o walter abrahão o chamava de ELE, tda a vez q o rei pegava na bola. era sinistro, rsrsrsr! sobre a copa de 70 q o moacir citou, minha lembrança concentra-se no extraordinário locutor, geraldo josé de almeida. " olha lá, olha lá, olha lá, no placar" . ele foi o maior de tds.

 

Perfeito, Geraldo. Conforme ia lendo seu post, as imagens iam surgindo, é como se um filme fosse reeditado, especialmente o magistral "Ele" ao referir-se à Pelé. Aqui em Presidente Prudente ainda não conhecíamos a Globo em 1970, por isso não conheci nessa oportunidade o Geraldo José de Almeida, que iria conhecer na Copa de 74. Walter Abraão tinha um estilo de narrar bastante singular. Uma singularidade que vejo no Silvio Luiz.  

 

A Copa de 1970 foi a primeira que vi pela TV, e a narração de Walter Abraão, o locutor que jamais abriu mão do sotaque caipira. Ele chamava sua equipe de "ABC". "A" de Abraão, "B" de Bretas (o comentarista Geraldo Bretas) e "C" de Coimbra (o repórter de campo Eli Coimbra, que fez seu nome anos depois na Bandeirantes ao lado de Luciano do Valle e Juarez Soares) como repórter e como comentarista. A importância de Walter Abraão é como narrador esportivo e é assim que seu nome ficará na história, pois sua carreira política foi simplesmente pífia, como bem observou Jotavê.

 

Alguém me ajuda a lembra de sua justificativa para recusar as contas de Erundina? Se não me engano, ela havia dado declarações à imprensa dizendo que o Tribunal de Contas do Município, de tão corrupto, deveria ser extinto. O Tribunal, famoso por fechar os olhos a todo tipo de irregularidades nas administrações anteriores, reprovou as contas da Erundina. Aí, foram entrevistar Wálter Abrahão, presidente do mesmo, e ele disse qualquer coisa como - "Depois do que ela disse à imprensa, esperava o quê?"

Se não foi isso, foi quase isso. Dá bem ideia daquilo em que se transformou o locutor de nossa infância quando entrou para a política.

 

O bordão 0x0 não era dele, mas sim do também radialista esportivo Gerdy Gomes, de sua equipe da  TV Tupi, já falecido. Walter Abrahão, além de vereador historicamente ligado a Paulo Maluf, também foi conselheiro do famigerado Tribunal de Contas do Municipio de São Paulo, do qual foi presidente por duas vezes; aliás, o mesmo cargo foi ocupado pelo também jornalista esportivo Paulo Planet Buarque, hoje aposentado.

 

Neste post, fiz um apanhado de momentos de Walter Abrahão, que, felizmente, estão espalhados pela web.

 

http://radioamantes.wordpress.com/2011/08/08/morre-o-narrador-esportvo-w...

 

Tive a chance de participar de uma das últimas entrevistas dele, no programa Expressão da Bola, na Rádio Nova Difusora, de Osasco.

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=LB8MAFyTVz4