newsletter

A morte do sambista Ratinho

 Morre no Rio o compositor esambista RatinhoMúsico foi internado na manhã de sábado (9), no Hospital Salgado Filho.

Ele foi parceiro de Zeca Pagodinho, Monarco e Mauro Diniz, entre outros.

"Vai vadiar" de Ratinho & Monarco  e "Coração em desalinho de Mauro Diniz & Ratinho com Zeca Pagodinho

http://www.youtube.com/watch?v=A0zTvsczBvU

 Do G1 RJ

Morreu no início da tarde deste domingo (10), o compositor e sambista Alcino Correia Ferreira, o Ratinho, de 62 anos. De acordo com informações da Secretaria municipal de Saúde, ele foi internado na manhã de sábado (9), na emergência do Hospital Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte do Rio. A causa da morte do músico não foi divulgada.

Cantor, letrista, poeta e cronista, o português Ratinho veio para o Brasil aos 4 anos de idade para morar com o avô em Pilares, subúrbio do Rio. Pela Caprichosos, escola do bairro, foi 7 vezes campeão de samba-enredo, incluindo um Estandarte de Ouro em 1978 com “Festa da uva, no Rio Grande do Sul”.

Entre os sucessos estão "Vai Vadiar", em parceria com Monarco, gravada por Zeca Pagodinho. Com o cantor, tem parcerias ainda em músicas como “A vaca”, “Luz de Ogum” e "Falsa alegria". Também compôs com outros grandes nomes, como Nelson Cavaquinho, tendo sido gravado por Jorge Aragão, Beth Carvalho e Grupo Fundo de Quintal.

Em 2004, criou o espaço Toca do Rato em sua casa no bairro de Todos os Santos, também subúrbio. No lugar, recebia vários convidados para uma roda de samba acompanhada de uma almoço feito por sua esposa Denise.

Seu último trabalho foi o CD "O rato sai da toca", lançado este ano. O álbum reúne várias de suas composições interpretadas pelo própiro, além de algumas de suas parcerias com outros compositores.

O também compsitor Aldir Blanc escreveu no encarte do CD: "São muitos os bons sambistas e raros aqueles que transmitem com simplicidade e beleza uma espécie de sabedoria ancestral. Não por acaso, Ratinho é um dos parceiros favoritos de Zeca Pagodinho. Sua benção, Ratinho! Sambista único (...), um craque como há muito não se via".
 http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/10/morre-no-rio-o-compositor-e-sambista-ratinho.html

Vídeos

Veja o vídeo
Sem votos
5 comentário(s)

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
+5 comentários

Proponho a criação da Academia Brasileira do Samba, a fim de valorizar o trabalho destes artistas.Podem observar que artistas até de mais nome,tem mais espaço na chamada de um jornal nacional da vida,do que própriamente na matéria. A continuar assim,a vida íntima da prima da Lady Gaga vai ser cada vez mais importante do que o trabalho admirável de brasileiros talentosos que morrem num hospital público;Quem conhece,por exemplo o grande Zé Catimba,da imperatriz leopoldinense,um dos maiores compositores de samba-enredo de todos os tempos?

 

Nassif, proponho a criação da sessão "Obituário do Dia" junto com o "Clipping do Dia" e a "Multimídia do Dia". Permitiria um espaço maior para as reverências .

 

Alguns cometários no Youtube sobre este vídeo:

·         Há uns anos vi-o tocar no SABOR A BRASIL, e gostei. É o máximo.  Quando volta a Portugal ?

·         Zeca es como brasil el mais grande do mundo paraben zeca

·         Ele disse: "Monarco", que é o velha guarda da Portela, em seguida o Monarco tira o chapéu;  é que a letra da musica é dele!

·         Quero voltar  pro Brasil :(

 

 

Ou eu encontro um caminho ou eu o faço! Philip Sidney.

"vai procurar alegria

 e fazer moradia

 na luz do luar"

belíssimo.

romério

 

Que pena! Parceiro do grande Monarco e do Zeca, "Coração em desalinho" vale por uma obra. Lindo. E "Vai vadiar" é a alegria do Zeca em sua forma mais expressiva. Poxa, ninguém divulgou nada antes, deveria ter tido um minuto de silêncio antes dos jogos do Brasileiro. Era o mínimo.