A revolução em curso na Islândia

Atualizado às 20:56

PQ A BLOGOSFERA NÃO DIVULGOU?

No EngajArte

A REVOLUÇÃO POPULAR NA ISLÂNDIA.

Deena Stryker
Daily Kos

Um programa de rádio italiano falando sobre a revolução em andamento na Islândia é um exemplo impressionante do pouco que os meios de comunicação nos dizem sobre o resto do mundo.

No início da crise financeira de 2008, a Islândia declarou-se literalmente em falência. As razões são citadas apenas superficialmente, e desde então, esse membro pouco conhecido da União Européia voltou a cair no esquecimento. Como os países europeus vão caindo um após o outro, colocando o euro em perigo, com repercussões para todo o mundo, a última coisa que os poderes desejam é que o caso da Islândia se transforme em um exemplo. A seguir, eis por quê.

Cinco anos de um regime puramente neoliberal fizeram da Islândia (população de 320 mil pessoas, sem exército), um dos países mais ricos do mundo.

No ano de 2003, todos os bancos do país foram privatizados e, num esforço para atrair investidores estrangeiros, ofereceram empréstimos em linha, cujos custos mínimos lhes permitiram oferecer taxas relativamente altas de rendimentos. As contas, chamadas de “icesave”, atraíram muitos pequenos investidores ingleses e holandeses; mas, à medida que os investimentos cresceram, isso também aconteceu com a dívida dos bancos estrangeiros. Em 2003, a dívida da Islândia era igual a 200 vezes o seu PIB, mas em 2007 ela chegou a 900 vezes. A crise financeira mundial de 2008 foi o golpe de graça. Os três principais bancos islandeses, Landbanki, Kapthing e Glitnir, quebraram e foram nacionalizados, enquanto que a coroa islandesa perdeu 85% do seu valor em relação ao euro. No final do ano, a Islândia se declarou falida.

Contrariamente ao que se poderia esperar, a crise deu lugar à recuperação dos direitos soberanos dos islandeses, através de um processo de democracia direta participativa, que finalmente conduziu a uma nova Constituição, mas depois de muita dor.

Geir Haarde, o Primeiro-Ministro de um governo de coalizão social democrata, negociou 2,1 bilhões de dólares em empréstimos, aos quais os países nórdicos acrescentaram outros 2,5 bilhões. Contudo, a comunidade financeira estrangeira pressionava a Islândia para impor medidas drásticas. O FMI e a União Européias queriam assumir o controle da sua dívida, alegando que era o único caminho para que o país pagasse seus débitos com a Holanda e a Inglaterra, que tinham prometido reembolsar seus cidadãos.

Os protestos e os distúrbios continuaram e, finalmente, obrigaram o governo a renunciar. A eleições foram antecipadas para abril de 2009, resultando na vitória de uma coalizão de esquerda que condenava o sistema econômico neoliberal, mas que de imediato cedeu às demandas de que a Islândia deveria pagar de 3,5 bilhões de euros. Isso requereria de cidadão islandês 100 euros por mês (perto de 130 dólares) durante 15 anos, com 5.5% de juros, para pagar uma dívida contraída pelo setor privado. Foi a gota dágua.

O que aconteceu depois foi extraordinário. A crença de que os cidadãos tinham que pagar pelos erros de um monopólio financeiro e que a toda uma nação deveria se impor o pagamento de dividas privadas se desmanchou, transformou-se a relação entre os cidadãos e suas instituições políticas e finalmente conduziu os líderes da Islândia para o lado de seus eleitores. O chefe de estado, Olafur Ragnar Grimsson, negou-se a ratificar a lei que fazia os cidadãos islandeses responsáveis pela sua dívida bancária, e aceitou os chamados para um referendum

Obviamente, a comunidade internacional só aumentou a pressão sobre a Islândia. A Grã-Bretanha e a Holanda ameaçaram com represálias terríveis e isolamento do país.

Como os islandeses foram votar, os banqueiros estrangeiros ameaçaram bloquear qualquer ajuda do FMI. O governo britânico ameaçou congelar as poupanças e as contas correntes islandesas.

Como disse Grimsson, “nos disseram que se nos negássemos a aceitar as condições da comunidade internacional, nos transformariam na Cuba do Norte. Mas, se tivéssemos aceitado, nos teriam convertido no Haiti do Norte”.

Quantas vezes tenho escrito que, quando os cubanos vem o estado lamentável do seu vizinho Haiti, podem considerar-se afortunados?

No referendum de março de 2010, 93% votou contra a devolução da dívida. O FMI imediatamente congelou seus empréstimos, mas a revolução (ainda que não tenha sido televisada nos EUA) não se deixou intimidar. Com o apoio de uma cidadania furiosa, o governo iniciou investigações cíveis e criminais em relação aos responsáveis pela crise financeira. A Interpol emitiu uma ordem internacional de detenção para o ex-presidente de Kaupthing, Sigurdur Einarsson, assim como também para outros banqueiros implicados que fugiram do país.

Mas os islandeses não pararam aí: Decidiu-se redigir uma nova constituição que libere o país do poder exagerado das finanças internacionais e do dinheiro virtual (a que estava em vigor tinha sido escrita no momento em que a Islândia se tornou independente da Dinamarca, em 1918, e a única diferença com a constituição dinamarquesa era que a palavra presidente tinha sido substituída pela de “rei”.

Para escrever a nova constituição, o povo da Islândia elegeu vinte e cinco cidadãos entre 522 adultos que não pertenciam a nenhum partido político, mas recomendados por pelo menos trinta cidadãos. Esse documento não foi obra de um punhado de políticos, mas foi escrito na Internet.

As reuniões dos constituintes foram transmitidas online, e os cidadãos podiam enviar seus comentários e sugestões vendo o documento, que ia tomando forma. A Constituição que eventualmente surgirá desse processo democrático participativo será apresentada ao Parlamento para sua aprovação depois das próximas eleições.

Alguns leitores lembrarão do colapso agrário da Islândia no século IX, que é citado no livro de Jared Diamond, com esse mesmo nome. Hoje em dia, esse país está se recuperando de seu colapso financeiro de formas em tudo contrárias às que eram consideradas inevitáveis, como confirmou ontem a nova diretora do FMI, Chistine Lagarde, a Fared Zakrie. Ao povo da Grécia disseram que a privatização de seu setor público é a única solução. Os da Itália, Espanha e Portugal enfrentam a mesma ameaça.

Deveria se olhar para a Islândia. Ao negar a submeter-se aos interesses estrangeiros, esse país indicou claramente que o povo é soberano.

É por isso que ele não aparece nos noticiários. Fonte

Leia mais

Por Tarik Cesar

Eu vi uma crítica a esses numeros e a algumas outras coisas:
http://grapevine.is/Features/ReadArticle/A-Deconstruction-of-Icelands-On…

Tradução Google

A Desconstrução da “Revolução da Islândia On-going”

2011/08/24

Palavras de Anna Andersen

Ontem à noite, “Doutrina do Choque ‘autor Naomi Klein twittou:” # Islândia está provando que é possível resistir à Doutrina do Choque, e se recusam a pagar por crise dos banqueiros “com um link para um artigo chamado, “da Islândia Em curso revolução “, por Deena Stryker.

Este artigo está cheio de erros factuais, de modo que twittou de volta: ” @ NaomiAKlein Nós somos fãs de vocês, mas estamos tristes para dizer que seu tweet eo artigo cita são absolutamente errado. # Islândia “

Ela respondeu: ” rvkgrapevine @ me diga e eu vou corrigir “.

Então aqui está, uma desconstrução do mesmo artigo de erro-ridden, “Revolução da Islândia On-going”, que é, infelizmente, fazendo rondas no Twitter esfera.

No primeiro parágrafo, o artigo afirma: “Os americanos devem se lembrar que no início da crise financeira de 2008, a Islândia faliu literalmente. As razões foram mencionados apenas de passagem, e desde então, este membro pouco conhecido da União Europeia caiu no esquecimento. “

Há dois erros lá. Uma é óbvia. Ou seja, a Islândia não é membro da União Europeia. O outro é talvez menos óbvio, mas não deixa de ser um ponto importante. Isto é, a Islândia não ir à falência. Este erro factual foi duramente criticado em 2008, quando os bancos da Islândia entrou em colapso e se espalhou a notícia de que a Islândia, o país, tinha ido à falência. Isto é tão errado hoje como era então.

Então há a seguinte afirmação: “Em 2003 a dívida da Islândia foi igual a 200 vezes o PIB a sua, mas em 2007, foi 900 por cento. A crise mundial financeira de 2008 foi o golpe de misericórdia. “

Esses números são extremamente imprecisos (e não ser demasiado pedante aqui, mas adere a um multiplicador ou porcentagem seria útil ao fazer tal comparação). Para definir essa linha reta, a dívida da Islândia (como em O Banco Central) foi igual a 57% do PIB em 2003 e caiu para 43% do PIB em 2007, de acordo com estatísticas do Banco Mundial . Em 2009, esse percentual chegou a 104%.

Agora, se pela Islândia o autor quis dizer os bancos da Islândia, então é verdade que a dívida dos bancos era muito grande astronômicos realmente e até 2007, os bancos da Islândia, de fato chegar a 9 vezes o PIB, no entanto, que não o PIB PIB.

Depois há isto: “Os três principais bancos da Islândia, Landbanki, Kapthing e Glitnir, foi de barriga para cima e foram nacionalizados, enquanto o Kroner perdeu 85% de seu valor em relação ao Euro. No final do ano a Islândia declarou a bancarrota. “

Mais uma vez a afirmação: “No final do ano a Islândia à falência” está errado. E os coroas islandesas perderam mais como 50% do seu valor em relação ao Euro alguma forma você olhar para ele .

Passando para o próximo parágrafo: “Ao contrário do que se poderia esperar, a crise resultou em islandeses recuperar seus direitos soberanos, através de um processo de democracia participativa direta que eventualmente levou a uma nova Constituição. Mas só depois de muita dor. “

É verdade, tivemos um referendo para eleger um Constitucional Assembleia-um grupo de 25 pessoas encarregada de escrever uma nova Constituição. Mas havia 500 candidatos de mais para escolher, e os resultados foram anulados porque os procedimentos eleitorais apropriados não foram seguidos. Ao invés de realizar outro referendo, os indivíduos foram “nomeados” para uma Comissão Constitucional. Eles já apresentou uma «proposta» para o projecto da nossa nova Constituição, mas de modo algum ter uma nova Constituição ainda! Este é definitivamente saltar a arma. Nosso velho ainda reina supremo.

Em seguida, ele diz: “Geir Haarde, primeiro-ministro de um governo de coalizão social-democrata, negociou um empréstimo de dois milhões de dólares cem mil, para o qual os países nórdicos acrescentou mais dois milhões e meio. Mas a comunidade financeira estrangeira Islândia pressionados para impor medidas drásticas. O FMI ea União Europeia queria assumir sua dívida, alegando que este era o único caminho para o país para pagar a Holanda ea Grã-Bretanha, que prometeu reembolsar os seus cidadãos. “

Ok, vamos lá agora. É o FMI não, FMI. Além disso, Geir Haarde é do Partido da Independência de direita, que tinha uma coalizão com os social-democratas.

Voltar à Constituição: “Este documento não foi obra de um punhado de políticos, mas foi escrito na internet. Reuniões da constituinte são transmitidos on-line, e os cidadãos podem enviar seus comentários e sugestões, testemunhando o documento como ele toma forma. A Constituição que eventualmente emerge deste processo participativo e democrático será submetido ao parlamento para aprovação, após as próximas eleições. “

Aparentemente, o autor estava confuso sobre se ou não, tivemos uma nova Constituição, quando ela começou a escrever e depois fiz mais algumas pesquisas para o fim para perceber que sim, ainda é um projecto com uma série de aros de passar.

A idéia de que a Constituição foi “crowdsourced ‘, como a mídia internacional tem-se preocupado sobre relatórios, é o melhor meia verdade. Mas aceitando sugestões via Facebook e um formulário de envio Internet é praticamente o mesmo que a Constituição sendo “escrita na internet”. Soa fresco embora.

Enquanto quase todos os parágrafos deste artigo é cheio de erros factuais, a mensagem de conclusão também é enganosa: “Hoje, esse país está se recuperando de seu colapso financeiro em formas exatamente o oposto daqueles geralmente considerada inevitável, como foi confirmado ontem pelo novo chefe de o FMI, Christine Lagarde a Fareed Zakaria. O povo da Grécia tem sido dito que a privatização de seu setor público é a única solução. E os da Itália, Espanha e Portugal estão enfrentando a mesma ameaça.

Eles devem olhar para a Islândia. Recusando-se a curvar aos interesses estrangeiros, naquele pequeno país declarou alto e bom som que o povo é soberano. “

Primeiro de tudo, é ingênuo pensar que a Islândia foi capaz de resistir ao FMI. Em seu artigo, ” New York Times Reportagem erra o alvo na Islândia, Imprime Linha neoliberal sobre www.truth-out.org, Sam Cavaleiro faz alguns bons pontos: “Por que a Islândia está buscando o seu bem-estar-para-a-elite política é ninguém sabe “, diz ele,” mas com o FMI dar apoio monetário de emergência, que teve influência em desviar recursos islandês volta para o setor financeiro. “

Ele acrescenta: “Se a Islândia se recusou a compartilhar visão do FMI, que poderia ter sido negado os fundos necessários para implementar controles de capital e parar a queda livre da Coroa. Falha no cumprimento das exigências do FMI também pode ter sido causado classificação da Islândia crédito soberano a cair significativamente, o que poderia ter isolado Islândia a partir de mercados internacionais de capital (apesar do fato de que as agências de classificação de crédito, na esteira de 2008, está na necessidade de uma reforma urgente) . “

Ou não influenciado pelo FMI, pode-se notar que dois dos três bancos que a Islândia “vamos falir” porque não podia socorrê-los (eram nove vezes o PIB do país), foram re-privatizada e não há atualmente um debate sobre a privatização da terceira.

Para não mencionar, há o caso de HS Orka , em que 98 por cento de uma empresa de energia publicamente propriedade geotérmica foi vendida para a Energia empresa canadense Magma (agora chamado de “Alterra Power ‘), dando-lhe acesso à energia geotérmica na península Reykjanesbær para 65 anos, com uma opção de renovação por mais 65 anos. Este entrou em erupção em controvérsia com Björk liderando a cruzada contra a Energia Magma. Infelizmente, foi sem sucesso.

O caso poderia muito bem característica do livro de Naomi Klein, “A Doutrina de Choque”.

Além disso, enquanto a Islândia pode parecer como um símbolo de furando-o para as instituições financeiras que provocaram o colapso financeiro, as pessoas realmente não têm escapado a carga. Para citar respeitado comentarista político Egill Helgason em um artigo que será impresso em The Grapevine na sexta-feira: “De acordo com um relatório da OCDE Islândia colocou mais dinheiro em suas instituições financeiras falidas que qualquer outro país com excepção da Irlanda. Assim, deste modo a Islândia não é um modelo de as pessoas na Espanha não precisa de onda bandeiras islandês. “

Ao contrário da mensagem colocar neste artigo, “Revolução da Islândia On-going”, ea noção de que a Islândia foi capaz de resistir a doutrina do choque, ele diz: “O debate político na Islândia ficou terrivelmente velho e repetitivo. Em alguns lugares, a Islândia é apontada como sendo um modelo de como sobreviver a uma crise econômica e reconstruir a sociedade. Para a maioria dos islandeses isso parece totalmente errado. Alguns políticos, incluindo o nosso Presidente, gostaria de exibir essa visão quando vão para o exterior, mas isso definitivamente não é o sentimento na Islândia. “

Então, @ NaomiAKlein temos esmagou a esperança de milhões? Como uma publicação que se esforçam para praticar o bom jornalismo, embora nós temos que dizer que uma parte de nós é relutante em corrigir esses tipos de artigos, como é bom ver os cidadãos de outras nações, como Espanha e Portugal, sendo inspirado pela nossa história . A esperança tem de vir de algum lugar.

 
Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador