A versão de Antônio Carlos Atella Ferreira

De O Globo

Contador confirma ter retirado declarações do IR da filha de Serra; Verônica diz que procuração é falsificada 

Roberto Maltchik e Germano Oliveira 

BRASÍLIA – O contador Antônio Carlos Atella Ferreira, apontado pela Corregedoria da Receita Federal como a pessoa que teria apresentado à delegacia de Santo André uma procuração supostamente assinada por Verônica Serra, falou com exclusividade ao GLOBO. Ele confirmou nesta quarta-feira que foi o responsável pela retirada das declarações de Imposto de Renda de 2008 e 2009 da filha do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, na delegacia de Receita Federal em Santo André, no dia 30 de setembro do ano passado. O contador, porém, afirmou que apenas prestou um serviço “terceirizado” e não tem registros sobre quem fez a encomenda, que, segundo ele, serviu para “alguém que queria prejudicar Serra”. Atella garantiu que está pronto para prestar qualquer esclarecimento à Corregedoria da Receita, à Polícia Federal e ao Ministério Público, quando for solicitado.

AsinAs informações constam em investigação da Corregedoria da Receita e no inquérito da Polícia Federal, que apura o vazamento de dados fiscais de tucanos. A Receita Federal informa, no entanto, que não vai investigar se a procuração é ou não falsificada, alegando que a contribuinte ainda não teria se pronunciado se foi ela quem pediu os dados. Segundo Verônica, a assinatura dela na procuração é falsa. Ela diz não ter firma aberta no cartório na Rua Augusta em que Atella Ferreira diz ter reconhecido firma em seu nome. E até o carimbo do cartório é falsificado.

– Com certeza absoluta foi eu quem retirou o documento. Tenho aqui a autorização em mãos e te digo que ela pode ser comprovada por qualquer exame grafotécnico. Tá assinado com a minha letra. Só a assinatura da pessoa (Verônica Serra) que eu desconheço. O reconhecimento em cartório, idem.

O contador afirmou ainda que tem 99% de certeza de que houve algum tipo de irregularidade, uma vez seria “muito fácil” para qualquer pessoa forjar um documento com o objetivo de tirar cópias do IR.

– São 15, 20 por dia. Na época, nem tinha como fazer um controle.

Sobre as acusações de que tenha fraudado dados para prejudicar José Serra, o contador é categórico.

– Se alguém fizer isso, terá que provar – afirmou. 

A filha do presidenciável José Serra, a empresária Verônica Serra, garante que há uma série de falsificações na procuração apresentada por Antonio Carlos Atella Ferreira ao escritório da Receita Federal em Mauá, no ABC paulista, em seu nome, para a obtenção de seus dados fiscais sigilosos. Verônica, que deve soltar uma nota mais tarde sobre o assunto, disse que não conhece e nem sabe de quem se trata Antonio Carlos Atella Ferreira.- Tem uma série de crimes nesse caso. A procuração é falsa, a assinatura da Verônica é falsa, o carimbo do cartório é falso – disse uma fonte ligada a Verônica, que não deve dar entrevista aos jornalistas sobre o assunto.

Os advogados de Verônica estudam as medidas legais para o caso. 

Segundo fontes do governo, a investigação criminal feita pela PF já rastreou possíveis compradores das informações sigilosas do grupo ligado a Serra. Os investigadores também buscam a identificação de outros compradores que tentavam obter dados dos fiscos de interesse comercial. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador