Batista de Melo, o mais belo dobrado (depois do Cisne Branco)

DOBRADO BATISTA DE MELO – Exército Brasileiro – EsPCEX – AMAN – IME – ES

OBS.:O Dobrado Comandante Bastista de Melo é considerado, por muitos, o mais belo. Executado por praticamente todas as bandas militares das forças armadas, polícias e bombeiros militares, exalta espírito de honra à farda e desponta a vibração de ser militar.

Luis Nassif

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dobrados e Marchas Militares.

    É muito Gratificante , e satisfatório ouvir os DOBRADOS MILITARES, ficaria horas, e horas mencionando , mas, vale muito à pena ouvir os Dobrados : O Cisne  Branco /  O Batista de Melo / Saudades da minha terra /  Avante Camaradas / Os Quatros Tenentes /  Dois Corações , e tantos outros, me faz voltar no tempo de MARINHA, e ter muito orgulho de ser um RESERVISTA  NAVAL,   Avante Brasil. Moura – São Paulo. 

  2. A BALADA MILITAR “BATISTA DE

    A BALADA MILITAR “BATISTA DE MELO”, É A MAIS BELA CONLÇÃO MILITAR BRASILEIRA. É A PRIMEIRA SEM SEGUNDO. CISNE BRANCO VEMDEPOIS …

     

  3. Com efeito, o dobrado Cmt
    Com efeito, o dobrado Cmt Batista de Melo nos remete a um senso de unidade do conjunto, muito agradável de ouvir. Contudo, eu gosto muito do dobrado Quatro Tenentes, mexe no âmago, inspira.

  4. Cancoes Patrioticas

    Quero em primeiro lugar expressar meu grande respeito e consideracao aos autores de musica ou letras de cancoes patrioticas. Eles sao verdadeiro incentivadores do amor pela Patria. Ja ouvi quase todas, especialmente as cancoes ou hinos militares. Todos tem a sua beleza, o seu valor. Sem querer atentar contra o bom-gosto dos demais, respeitosamente nao considero Cisne Branco o mais lindo de todos. Isto porque, ao apreciar uma cancao, gosto de apreciar nao apenas a melodia, mas tambem o poema, a letra. Quanto a melodia, no caso de uma cancao militar, deve ser vibrante, envolvente, entusiasmar o civil a ponto de provocar uma emocao em geral nunca antes esperimentada; entusiasmar o militar com aquela emocao que o faz sentir vontade de sair marchando, batendo firme no solo, de parar somente quando a execucao pare e qinda ficar com vontade de continuar. Quem e ou foi militar entende bem o que digo. Quanto ao poema, deve tambem ser emocionante, belo, pelo que transmite de valores heroicos, patrioticos, de amor pela Patria, de tudo por ela enfrentar, de defende-la com o risco da propria vida, a nobreza de morrer por ela. Esses extraordinarios exemplos temos na Cancao do Exercito, na Cancao da Infantaria, na Avante Camaradas, na Fibra de Heroi, na Adeus Escola Querida  e tantas outras. Assim sendo, o dobrado Cisne Branco fica bastante abaixo do topo dos melhores dobrados militares. A melodia e muito bonita, mas o poema e muito fraco em comparacao com os que anteriormente citei. Infelizmente nao conheco as letras de Batista de Melo, nem de Saudade de Minha Terra para fazer uma apreciacao mais justa. Do ponto de vista, porem, de causar vibracao, entusiasmo, magnitude, considero  a melodia do Batista de Melo, de Saudade de Minha Terra, de Avante Camaradas mais ricas que a do Cisne Branco e, portanto, mais belas.

     

  5. Letras e autores de dobrados

    Gostaria muito de conhecer as letras e os autores dos dobrados Batista de Melo e Saudade de Minha Terra. Tenho ouvido muito a execucao deles somente por banda de musica, mas sem legenda e sem cantores. Peco, por favor, a quem souber as letras dizer-me onde posso encotra-las. Querendo fazer-me uma gentileza maior, remeta-me pelo meu E-mail: [email protected]. Fico desde ja muito agradecido. 

     .

  6. Bem o Dobrado Batista de Melo é o segundo melhor dobrado, atrás do Dobrado Quatro Tenentes. Muito lindo esse dobrado. Cisne Branco tbm é muito lindo, mas acho que vem logo em quinto pq em terceiro é Capitão Caçula e quarto General Manoel Rabelo. J. Nascimento FEZ o dobrado mais bonito e o quarto mais bonito

  7. Todas estas músicas mencionadas nos comentários são DOBRADOS (militares ou não), que é um gênero musical brasileiro. O Dobrado é a marcha tradicional europeia estendida, dobrada, tendo as seções principais cerca de 32 compassos – enquanto as marchas possuíam 16 em média. São peças musicais originadas da marcha de deslocamento de militares na chamada velocidade de passo dobrado – o que também influenciou na denominação do gênero musical.
    Todos estes Dobrados são composições musicais originalmente sem letra, apenas nas suas versões instrumentais. Ao gosto de cada pessoa um é mais bonito, ou o outro… Eu concordo com quem acha que o mais belo dobrado MILITAR brasileiro é o que hoje se chama Cisne Branco e a versão cantada foi nomeada de Canção do Marinheiro.
    O compositor da música Cisne Branco – Antônio Manoel do Espírito Santo – foi militar e escreveu esse dobrado para um amigo, o Sargento Calhau, e esse era o nome original da canção. Muitos ainda o conhecem por esse nome hoje. Só anos depois da morte do compositor (que morreu muito novo) é que foi escrita uma letra para a música, por Benedito Xavier de Macedo. O autor da música nunca chegou a ver ou saber que a sua obra se tornou um ícone e é considerada o Hino da Marinha Brasileira. A música passou a se chama Cisne Branco em homenagem ao navio icônico da Marinha.
    Portanto acredito não ser possível analisar as obras como canções, considerando a letra, pois todas elas foram escritas separadamente e por pessoas diferentes, que às vezes nem chegaram a se conhecer.
    A propósito, sobre as letras de Saudade de Minha Terra e Batista de Melo: o primeiro tem uma letra adaptada, não-oficial, em homenagem à cavalaria do Exército Brasileiro, que começa assim: “Soldados, a Cavalaria é a sentinela avançada…”. Já o Batista de Melo, não conheço nenhuma letra e não cheguei a saber que existia nenhuma vez. E ele é o segundo mais bonito na minha opinião.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador