Capitães da Areia – “ГЕНЕРАЛЫ ПЕСЧАНЫХ КАРЬЕРОВ Х”

Capa de uma edição russa de 'Capitãos de areia' publicada no Flickr da Casa de Jorge Amado

No centenário de Jorge Amado, a BBC Brasil traz em seu site uma história para acabar com qualquer dúvida sobre o alcance da obra do escritor baiano. No início dos anos 1970, uma improvável adaptação americana (!)  de “Capitães da Areia” (!!) se tornou o filme mais popular na União Soviética (!!!), encantando toda uma geração de jovens russos com a história de coragem e solidariedade entre crianças abandonadas na Salvador dos anos 1930.


A produção dirigida por Hal Bartlett ganhou o título “The Sandpit Generals” (ou “ГЕНЕРАЛЫ ПЕСЧАНЫХ КАРЬЕРОВ Х” em russo e “Generais de tanque de areia”, numa tradução literal para o português). Filmado em Salvador com atores americanos e brasileiros, o longa-metragem concorreu no Festival Internacional de Cinema de Moscou em 1971, apresentando a obra de Jorge Amado ao povo soviético.

O filme não agradou ao público americano, pelo teor “socialista” da história, e foi proibido no Brasil pelo governo militar, nunca chegando ao cinema por aqui. Mas, do outro lado da Cortina de Ferro, o sucesso foi imenso. A pesquisadora Elena Beliakova, da Universidade Estatal de Tcherepovets, disse à BBC que em 1973 “The Sandpit Generals” foi assistido por cerca de 43 milhões de espectadores (segundo a Wikipedia, a população soviética na época era de pouco mais de 130 milhões de pessoas).  

A reportagem destaca também a trilha sonora, de ninguém menos que Dorival Caymmi. A música-tema do filme, “Canção da partida”, se tornou um hino na União Soviética, ganhando várias versões em russo. No YouTube há dezenas delas e uma pode ser vista abaixo.

Comentário meu: Pena que o filme completo não esteja dublado ou tenha legenda em portugues, mas a gravação em russo da musica de Caymmi é sensacional!


Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador