Carlssen, futuro campeão mundial de xadrez

O Carlssen é o número  2 do mundo atualmente, atrás apenas do Anand ( a diferença entre os 2 é de apenas 2 pontos no rating: 2804 x 2802 ). Ele tem apenas 20 anos, mas já é muito respeitado pelos seus rivais top, ascendeu muito rapidamente nos últimos 3 anos. Provavelmente vá ser o campeão do mundo em breve, quando permitirem que ele participe de um match de disputa de Campeão do Mundo de xadrez. Parece que há uma questão de histórico, que é exigido para que um candidato participe deste matches que apontam o campeão do mundo: os que ascendem muito rapidamente tem que ficar um tempo nas primeiras posiçoes, antes de estar habilitados a disputar o título mundial. 

Acho curioso que ele seja da Noruega, um país sem muita tradição no xadrez, que eu saiba. 

A outra curiosidade é que ele é treinado por nada mais nada menos que pelo Garry Kasparov. 

Ontem assisti a um vídeo no mínimo curioso em que o Carlssen é derrotado pela atual mulher campeã do mundo, a Alexandra Kosteniuk. ( No universo do xadrez existe uma separação entre homens e mulheres, embora o esporte seja apenas cerebral, digamos assim. Há o ranking dos homens, e o ranking das mulheres, o campeão do mundo homem, e o campeão do mundo mulher, embora esta divisão seja por vezes questionada. )

Bem, a partida era pelo Mundial Blitz ( partidas rápidas ) de 2009, em Moscou ( 2009 World Blitz Championship ). Carlssen perdeu porque depois de ter cometido um erro grosseiro que o faria perder rapidamente,”voltou o lance” rapidamente, o que viola as regras do campeonato, sendo eliminado automaticamente. Depois disso ele se levanta da mesa revoltado pelo fato, sem o cumprimento de mãos natural entre os enxadristas, quando a partida encerra – o perdedor cumprimentando o vencedor. Obviamente, ele comete o erro devido à pressão do tempo. 

A partida com análise da Alexandra Kosteniuk:

( o momento derradeiro acontece  de 1:50 a 2:25 no vídeo )

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador