Revista GGN

Assine

CBN e o código de conduta jornalístico

Por ricardo l l berbara

Pensei que nesta altura, o Merval em sua intervenção das 12:30hs na CBN, já estivesse na rede. Basicamente, repete seu texto do O Globo, com o papel cada vez mais lamentável do Sardenberg. Conclui-se que não tem nada de mais ter contas em paraísos fiscais, onde Sardenberg meio cretinamente, mistura e coloca a Holanda e Petrobras no meio; ademais, que bandidos têm mais credibilidade que não bandidos; e que já foi tudo investigado e nada provado; que hoje a Dilma faz também suas privatizações; que são ilações de um assalariado do PT e vai por ai. Este pessoal da FOX-CBN perdeu mesmo a vergonha.

Comentário

Observações sobre a entrevista:

1. Sardenberg está visivelmente constrangido.

2. Petrobras tem empresa em paraíso fiscal para operações de leasing ou de tomada de financiamento.

3. Qual a explicação para o offshore da Verônica Serra? Basta Merval perguntar a Serra qual a operação lícita que exigiu de Verônica uma empresa em paraíso fiscal e permitiu a transferência de recursos. Se, no seu próprio comentário, Merval admite que na ponta externa existiam, de fato, empresas offshore, e na ponta interna, empresas registradas em cartório, falta apenas ser um pouco repórter e explicar a razão de existirem as duas pontas. Não é assim que procedem os repórteres?

4. Diz que todo mundo que registra empresas em cartórios não está registrando trambique. Uma tolice de Merval, aceita pelo Sardenberg. A legalização de dinheiro - denominada de "esquentamento" - pressupõe trazer dinheiro sujo, sem origem comprovada e internizá-lo em empresas formais, registradas em cartórios, através do expediente de aumento de capital social. Senão não seria esquentamento: o dinheiro continuaria clandestino.

5. Continua repetindo a sentença do juiz sobre a privatização da Telebrás, dizendo que a intenção da montagem de grupos foi melhorar o preço na privatização e não beneficiar ninguém. Ora, de que maneira foram escolhidos os grupos vitoriosos, por licitação, sorteio? Foi pela vontade individual dos promotores da privatização, dos quais o principal responsável era o Serra. Porque o Opportunity e não a Votorantim, o grupo Ultra, a Odebrecht, a Gerdau?

6. É ridícula a tentativa de Merval e Sardenberg de transformar o episódio em  luta ideológica. É uma questão policial que está em jogo.

Sem votos

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
+127 comentários

Segundo eu entendi da entrevista entre Sardemberg e Merval, as grandes mensagens seriam:

- vamos combinar que uma denúncia de um grupo de oposição contra um governo não deve ser considerada notícia ou, pelo menos, não deve ser levada a sério pela imprensa.;

- já que estamos falando em operações duvidosas, vamos comparar as operações offshore de pessoas físicas ou de pequenas empresas criadas para um fim específico às operações da gigante Petrobras. O grande trunfo disso é que podemos insinuar que, assim como as primeiras podem muito bem estar operando legalmente, a última pode muito bem estar cometendo alguma fraude. Genial. Falando nisso, um fato muito incoveniente para o nosso bate-papo é que a Holanda deixou de ser considerada como paraíso fiscal pela Receita Federal em 25 de junho de 2010, mas quem vai lembrar disso...

 

Algum dia o pessoal desta rádio já teve vergonha?

 

Merval rima com cara de pau.... Defendendo o indefensável.

Comparar a Verônica Serra com a Petrobras !!!!

 

Nassif e malungos.

Enquanto convalesço de uma cirurgia, permitam-me contar uma pequena história.

Fui operado na sexta-feira (16/12), pela manhã.

Ao voltar a meu quarto, havia outro cidadão, que passou pela mesma cirurgia (retirada da vesícula), um cara muito engraçado, alto-astral.

Se disse jornalista e publicitário, gaúcho, e que conhecia o Amaury. Estava acompanhado da esposa. Nas 24 horas que permanecemos naquele quarto de hospital, conversamos muito sobre política, esporte, mexemos com as enfermeiras (com todo o respeito), analisamos a "comida de hospital" (aaaargh!!!)...

Mas a política dominou a maioria do tempo. Meu colega revelou-se um crítico feroz da turma do Roriz e  da hipocrisia dos tucanos e, sem novidade, disse que "a imprensa tem lado, e é contra o PT".

Levei comigo meu exemplar do livro do Amaury e a Carta Capital de semana passada (com o escândalo Serra na capa, que foi devorada pelo colega de quarto).

Lá pelas tantas, meu colega de quarto e cirurgia recebeu a visita de seu cunhado. Este moço, quando viu a meu lado o livro, imediatamente pediu para dar uma folheada, dizendo que havia procurado em várias livrarias e não havia encontrado, e estava ansioso para ler, pois "tava todo mundo falando deste livro, das presepadas de Serra e sua "Famiglia", do envolvimento de FHC, Dantas, etc"

Falei algumas passagens do livro, ele leu outras e ele disse que saindo dali iria encomendar pela internet.

Este fato me deixou muito satisfeito e impressionado, pois com toda operação-abafa da mídia grande, o livro "A PRIVATARIA TUCANA" tá na boca de todo mundo.

E não vão ser Merval, Sardemberg ou qualquer outro lambe-botas demotucano dessa mídia corrupta que vai segurar isso não.

Pra infelicidade de trolls reaças hidrófobos como Rafael Gonzaga ou alienados e manipuladores como Andre Araujo.

O bicho tá pegando pra curriola de reaças demotucanos.

EVOÉ!!!

P.S.: Tô me recuperando, apesar da insônia.

rs...

EVOÉ DE NOVO!!!

 

Quem conhece a imprensa por dentro identifica nesse papo "papai e mamãe" entre Merval e Sardenberrg dois "mordedores" fazendo o trabalho sujo para os seus patrões.  Se os dois ainda tivessem reputação a zelar, diria que aceitaram jogá-la na privada e puxar a descarga.

 

Bom dia Nassif e comentaristas.


Só hoje pude ouvir, o que custei a acreditar, o Merval e o Sardenberg neste papo prá lá de esdrúxulo.


Merval erra do começo ao fim, defende que credibilidade só tem quem estava dentro e denuncia, ou seja, alguns deste impolutos como Quícoli, Dias. Esqueçe Merval que a mídia não deu bola para duas figuras que estavam neste rol de "pessoas confiáveis": Deputado Barbieri e Paulo Preto.


Olha, não vou alongar mais, a impressão que tive é que tanto um quanto o outro jornalista tentaram, e podem ouvir novamente que está lá, dizer que a lavagem de dinheiro é legal, desde que seja da turma. Como afirmei antes, a cúmplicidade é tamanha que poderemos ver em próximos episódios na mídia, a defesa legal das offshores para internalização de dinheiro de origem "desconhecida". Aguradem, cria até jrisprudência.


Mesu amigos, em um judiciário que ministro do STF legisla em causa própria, e o corporativismo dos outros sustenta, esperar o quê?

 

"O processo de jumentalização da classe BBB no Brasil é algo estarrecedor."

Ô, Nassif. Não é ridícula a tentativa de Merval e Sadenberg, é conluio.

 

Não é a toa que a CBN é conhecida como a Rádio que Troca Notícia.

 

Amigos,


Só faltou o "jornalista" da CBN dizer que deveriam legalizar essas ações. Pra ele isso é normal e todo mundo faz. Agora eu pergunto: Alguém leva a sério esse fulano? Quem tem coragem de comprar um canivete enferrujado dele? Todos sabem as relações e os interesses desse "figura" com os TUCANOS. O pior é escrever que o Sardemberg está CONSTRANGIDO! Sardemberg levanta a bola o tempo todo para o "Leão Marinho". É outro que está até as frieiras comprometido com essa Tucanalha. Poupem meus ouvidos dessa besteira toda. Estão tentando uma reação a esse estrondo que não quer parar. Estão muito incomodados com isso crescendo como uma bola de neve. Os tucanos pagam e eles tem que mostrar serviço.


É por essas e outras que essa grande mídia está com seus dias contados. Acabou a credibilidade há muito tempo, só eles acham que são os donos da verdade. Guilhotina nesses cabeções! 

 

Três letrinhas para o Merval e cia: C P I !!! rsss

 

É de se esperar de uma rádio que vive "mudando" as notícias. Até porque a mesma é um dos tentáculos do PIG. 

 

Acho que está sendo cometido um grande engano: a novidade sensacional não é o livro PIRATIZAÇÃO TUCANA apontar a rubalheira do PSDB e os seus, isto acho que todos sabiam, mas A REAÇÃO de assustada e ofendida da grande imprensa. 

O diálogo Merval Sademberg, cujas personalidades já conhecemos há muito, só dá mais uma demonstração de como foram atingidos com as denúncias. Dez dias depois do ataque, ainda assustados, eles "acordam" e muito constrangidos "se" defendem até de maneira pueril, só faltaram dizer que o tal Amaury é feio, das acusações diretas "ao" Serra. E refletem de maneira perfeita toda a grande imprensa. Caiu a máscara.

A grande imprensa deu o testemunho, não cobrado, da sua imoralidade. Assinaram sua confissão de corruptos. Está registrado nas não-manchetes, de silêncio retumbante e cúmplice, de seus veículos.

Muito além do livro, este é o fato a registrar e comemorar. Viva!

 

 

 

Quem não desconfia de si próprio não merece a confiança dos outros (ditado árabe)

De fato. O livro do Amaury matou dois coelhos com uma cajadada só. 

O PSDB de FHC e Serra, e a imprensa que sempre está a seu lado. 

E eu acho que o maior coelho aí é a grande imprensa mesmo. 

 

Aí, o tal jornalista Juan Arias, do El Pais, postou um texto do Reinaldo Azedo em seu blog e ainda botou no título " La opinión de Azevedo, el mayor analista político de Brasil, el más cáustico y más leído en todo el mundo de la política del país, tanto de derechas como de izquierdas ". Quem souber escrever um bom espanhol bem que podia ir lá na área de comentários revelar de quem se trata, com toda a educação. Só tem leitor da Veja elogiando o Tio Rei e esculhambando Lula para os espanhóis.

http://blogs.elpais.com/vientos-de-brasil/2011/12/de-perros-y-hombres-la...

 

Que mentiroso falso vai lamber sabão ....

 

alexandre toledo

Sardenberg e Merval foram claros, não acreditar em denúncias que são feitas por adversários.

As denúncias só devem ser levadas em conta se elas virem de seus simpatizantes.

 

 

Que droga !

Agora entendi porque não subi na vida . Não aprendi a ter a cara de pau desses caras. Agora é tarde !

Merda ........

 

CBN a rádio que troca as notícias!! Merval guaguejouuuu...vergonhoso

 

Sangra, PIG, sangra...


Cada dia de silêncio é um dia de sangria, e quando se posicionam fazem esta lambança.


Um discurso sem estrutura lógica. Não há argumentos sustentando conclusões. Os argumentos não se relacionam em torno de um raciocínio contínuo. São recortes emendados em uma colcha chumbrega. É isso que o Merval é: chumbrega.


Ah! mas deixa eu curtir este momento...

 

 


do Vi o MUndo - 20 de dezembro de 2011 às 20:19
CPI da Privataria Tucana vai ser protocolada nesta quarta-feira às 12h



Os deputados federais Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) e Marco Maia (PT-RS), respectivamente, autor do pedido da CPI e presidente da Câmara já agendaram o recebimento do pedido.

 

Por muito, muito menos o PT seria Linchado por essa mídia suja de rabo preso.

 

 Chega a ser surpreendente a facilidade como jornalistas com anos de profissão não exitam em jogar seus nomes no esgoto para defender uma causa que deveria ser apenas dos patrões.


Desde que o Lula começou a ameaçar chegar ao Poder eles subiram na rampa que desce até o esgoto.


Um por um, nas redações da Veja, Globo, Folha de São Paulo e Estadão, entre outros menos votados foram se afundando na lama cada vez mais.


Abdicaram do direito de informar com isenção para se tranformar em sucedâneo de Partido Politico de Oposição. Fato reconhecido publicamente pela Diretora da Folha de São Paulo e Presidente da ANJ Associação Nacional dos Jornais, a Sra, Edith Brito, no programa que diz defender a Mídia e a Liberdade de Expressão, Milênio.


Parece que eles se esqueceram que credibilidade e reputação, só se perde uma vez.


Ser contra o governo é um direito democrático mas mentir, distorcer e omitir para tentar prejudicar é inaceitável.

 

O Merval só está em alta quando sobe o Índice MERVAL  da Bolsa de Buenos Aires.

A prova, embaixo, do http://www.ieco.clarin.com

Merval
1,75
2.442,27
Bovespa
2,78
56.834,73
Nikkei
0,49
8.336,48
FTSE 100
1,02
5.419,60
CAC40
2,73
3.055,39
DAX 30
3,11
5.847,03
DowJones
2,87
12.103,58
Nasdaq
3,19
2.603,73
  • Martes 20.12.2011
  • Actualizado hace 3 minutos

Seguinos:

 

frasista. Duro é que fico horas pra bolar um trocadilho e pensam que foi erro de digitaçâo. Ou dizem < ele repete os ditados errados>.Tuiteiro @wilsonyoshio. Desconfio que o Twitter foi inspirado nos irmâos Maia,Carlito e Hugo,e Dalton Trevisan&a

E pensar que a "nobre" Academia Brasileira de Letras deu a este senhor uma cadeira imortal... Que não fosse pela falta absoluta de literatura - motivo mais que suficiente, é óbvio... - mas, macula-se ainda mais a tal ABL, pela ausência de caráter do pseudo-jornalista.

 

Jornalismo VULGAR!

Os dois originários do ninho dos TUCANOS!  Dissimulados! Pelo timbre de voz percebesse a distorção dos fatos  e a esperteza de conduzir o bate-papo para desqualificar o LIVRO!

Infelizmente há cidadão que dá credibilidade a este insulto!

Não sejamos inocentes como já dizia o ditado!

Sejamos Humildes como uma pompa, no entanto,  prudentes como a serpente!

Eles vão disseminar a falsidade para a sociedade até as últimas conseqüências

Eles estão num lodo! No Brasil, offshore serve para lavagem de dinheiro pelos Políticos Corruptos , Empresários inescrupulosos  que lavam dinheiro(de origem fraudulenta) remetem para o paraíso fiscal e internam em nossa economia como dinheiro limpo, seja com aumento de capital em suas empresas, seja em aplicação em Bolsa e outra parcela em aquisição de bens como a Mansão do SERRA em Trancoso(dinheiro auferido na PRIVATARIA TUCANA!)

Lei flexibilizada pelo  TUCANATO para facilitar esta operação!


 

Abaixo segue, Link do Livro!  Tira sua própria conclusão!

 

https://dl.dropbox.com/0/view/7cijn0vdrjznfca/Bibliografias%20diversas/A%20Privataria%20Tucana.pdf

 

 

A CBN acusou o golpe

Na madrugada de domingo para segunda o Cloaca News publicou o seguinte vídeo -- uma sátira ao tratamento que a mídia estava dando ao Privataria Tucana -- onde a CBN é particularmente ridicularizada:

http://cloacanews.blogspot.com/2011/12/exclusivo-privataria-tucana-chega-ao.html

Em 24 horas o video ultrapassou as 20 mil visualizações -- o que equivale a 50% da audiência média da Rádio CBN. Pior: o video começou a tornar-se viral, espalhando-se por email, facebook e twitter.

E então, do nada, a CBN decidiu dedicar 10 minutos para desacreditar o livro.

Pode ser apenas coincidência...

 

SENSACIONAL !


Sem parar de rir .............


Por favor , alguém faça a gentileza de inserir esse vídeo como um POST.


Ninguém deve perder isso.

 

O Centro de Estudos da Mídia alternativa Barão de Itararé realiza, nesta quarta-feira (21), o debate A Privataria Tucana e o Silêncio da Mídia. Participam da discussão o deputado federal Delegado Protógenes (PCdoB-SP), o jornalista Paulo Henrique Amorim e o autor do livro A Privataria Tucana, jornalista investigativo Amauri Ribeiro Jr.

O Debate acontece às 19 horas no sindicato dos Bancários, rua São Bento 413, no centro de São Paulo-SP.

Informações:

11 3054-1829

Tem um site que passara este debate a conferir:
Momento Bancário em Debate.

 

Vc esqueceu uma coisa fundamental nos seus reparos à "leitura", digamos assim, do Merval: a empresa aberta pela Verônica, a tal offshore, era uma sociedade com a irmã do controlador do consórcio vencedor, sr. Daniel Dantas, que ademais isso é uma das figuras mais duvidosas do país, cujos muitos crimes foram inclusive denunciados, com ampla repercussão, inclusive pela CBN e o Jornal Nacional.

Mas, claro, não há nada de suspeito aí.

 

Abs, joseph

Eu ouvi a entrevista. Fiquei com vergonha para os dois. A que papel essas pesooas chegam a prestar?

Mas, uma coisa possa garantir. Eles também ficaram com vergonha.

NÃO CONSEGUIRAM ESCONDER O CONSTRAGIMENTO.

Mais uma página podre do jornalismo nacional.

É O PIG DE LADEIRA ABAIXO!!!!!!!

 

Atenção, nova trilha da coluna do Merval na CBN:

 

Simplesmente patético esse comentario. Parecem dois catatônicos defendendo o indefensável.

 

Na impossibilidade de ter que provar o impossível, de que não existe pessoas da estirpe deles, certas pessoas são obrigadas a imputar nas pessoas que fazem oposição aos seus atos, as caracteristicas típicas e negativas dos mesmo, com advento da internet tal função se inviablizou-se, e inevitavelmente  revelando Caras de Pau vendidos de dar pena desses dois pseudos formadores de opnião, só se for de opnião imprecisa.

 

Mas pro PIG o Palocci que declarou ao IR a sua evolução patimonial e pagou todos os impostos devidos foi tratado como bandido. 

 

O que levou o Palocci a perder seu cargo foi o fogo amigo. O palocci é visto com maus olhos pelos petistas mais radicais, e especialmente Dirceu não gosta dele.

 

Uma perguntinha pra essa turma do Globo da Morte, especialmente para a Regina Duarte:

Vocês conhecem mesmo o Serra, nele vocês confiam?

Aguardo resposta convincente.

 

Uai, mas vcs não queriam desesperadamente que a "grande midia" ou "midia golpista" comentasse o livro?

Pois é, estão comentando. E acho que depois dessa semana não vai se ter mais nada a se falar dessa palhaçada. A não ser é claro que o Protogenes (PCdoB que lamenta a morte do revolucionário ditador da Coréia do norte) mostre que existe fato claro para se abrir uma CPI, sem contar é claro as assinaturas que ninguém sabe, ninguém viu.

 

hahahahaha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

"Sardenberg está visivelmente constrangido": com que Nassif? Um sujeito que derrama na sua coluna (a dele) no Estadão as maiores imbecilidades, se me perdoam a grosseria, para defender o financismo? Pelo que às vezes leio, só para confirmar até que ponto pode ir a desfaçatez humana -- só pode ser isso, porque um jornalista com tantos anos de janela não pode ser primário ao ponto que ele se mostra --, ele não tem os menores resquícios de brio e pudor. E quem não os tem não tem como se constranger do que diz e escreve.

 

"O mundo estaria salvo se os homens de bem tivessem a mesma ousadia dos canalhas" Nelson Rodrigues

O Sardenberg se acha muito gracioso e bem-humorado. Pode ser que seja para defender seu fígado daquele mer*al. O Sardenberg presta bons serviços a quem o emprega. Bem mais do que aos ouvintes. Toda vez que sintonizo a CBN mudo de emissora. 

 

A opinião desses dois jornalistas é um lixo, lixo, lixo.

 

Esse imoral, quero dizer, imortal Merval junto com o Sardenberg parecem dois patetas falando entre eles somente. Quantos ouvintes da CBN engoliram suas palavras de desqualificação do livro "A Privataria Tucana" (gosto de escrever este título)? Ha, vão catar coquinhos!

 

Endossando todas as críticas feitas ao "imortal sr. Pereira", observo, entretanto, que o papel do entrevistador, esse sardenberg, é ainda pior: ele fica fazendo escada - em voz humilde e hesitante - para o entrevistado dizer aquilo que já escreveu e que já todos sabem que ele vai dizer. Ou seja, uma enrolação que foge ao núcleo do assunto, para proteger o nome dos perpetrantes da roubalheira. Gente, por qual motivo um ser humano se presta a esse papel sabujo? Nem Alá no céu e Maomé seu único profeta são mais entrosadinhos. Ainda bem que eu não assisto a Globonews onde esse cara dá serviço!

 

Eu também sou DILMA!

"ele fica fazendo escada - em voz humilde e hesitante - para o entrevistado dizer aquilo que já escreveu e que já todos sabem que ele vai dizer":

A observacao eh boa demais, cara Correa, e vale a pena pensar a respeito:  note que so um deles nao gageja mas pronuncia erradamente varias palavras, enquanto o outro sempre gageja mas nunca mispronuncia nenhuma palavra.  Um tem ordem direta de superiores, outro tem ideologia gratis.

Nao eh caracteristico?  O dia que eu for entrevistado eu quero parar pra ambos repetir "di ki" varias vezes e gagejar em palavras-chave.  Vai ser um estrondo, voce vai ver!

 

Merval está se prestando a uma papel que nem Reinaldo Azevedo, nem Augusto Nunes, nem Mainardi, nem Guilherme Fiúza, todos cães ferozes da Veja e da Época quiseram para si e isso só demonstra que Merval consegue ser ainda pior do que eles.

Sim, é possível ter alguém mais sabujo do que o quarteto dourado do PIG.

Catanhêde deve estar contrariada por não poder tomar a frente na defesa de Serra devido às suas férias, coitada, Merval passou a pança nela.

 

Há exatos 4 meses Merval Pereira escrevia um artigo intitulado Mobilização. Nesse artigo ele expressa o seu apoio a abertura de uma CPMI para investigar os casos de corrupção no governo federal. No momento em que escrevia o artigo, a bancada oposicionista buscava assinaturas para a abertura da "CPMI da Corrupção". Como aspecto favorável ele cita, entre outras coisas, a mobilização nas redes sociais e a pressão popular.

Gostaria de saber o posicionamento do nosso ilustre membro da ABL sobre a iniciativa do deputado Protógenes Queiroz em buscar assinaturas para a criação da "CPI da Privataria".

Ao que me parece, até o presente momento, Merval procura esvaziar de sentido político a necessidade de apuração das denúncias contidas no livro e trata o caso como se fosse uma invenção da blogosfera.

-----

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?cod_post=399991&ch=n

Mobilização

 

Merval Pereira, O Globo

Por mais que os principais líderes da base aliada, e em especial a própria Presidente Dilma Rousseff, tentem esvaziar de sentido político a luta contra a corrupção, transformando a já célebre “faxina ética” em uma invenção da mídia, ou conseqüência natural de casos pontuais de denúncias, sem que haja um combate sistêmico determinado como agenda política do governo, o processo dificilmente será estancado, embora já esteja claro que ele pode se transformar em 'fogo de palha' sem um forte movimento da sociedade.

É sintomático dessa tentativa de esvaziar de conteúdo esse combate à corrupção a atuação, que parece orquestrada, dos Ministros que substituem os demitidos por escândalos.

Todos eles fazem rasgados elogios a seus antecessores e minimizam os “problemas” em suas pastas, como se os antecessores tivessem saído do ministério sem motivações graves.

Esse comportamento pode ser um péssimo sinal de conivência.

O envolvimento de diversos setores da sociedade, aliás, já aparece em variadas manifestações nas redes sociais, que repercutem desde iniciativas isoladas a institucionais, com o lançamento, na quarta-feira da semana que vem do 'Observatório da Corrupção', pela OAB federal, com adesão da CNBB e de diversas outras entidades.

Há também uma manifestação pública sendo articulada por diversos grupos da sociedade civil para o dia 20 de setembro na Cinelândia no Rio.

No âmbito legislativo, não são apenas senadores independentes que se mobilizam. Um grupo crescente de deputados, a partir da Frente Parlamentar contra a Corrupção, cobra prioridades na pauta para a votação de projetos que apertem o cerco contra os ladrões do Erário.

A crise política brasileira deriva de tensão em dois planos, na análise do deputado federal Chico Alencar, do PSOL: a do governo com sua base clientelista predominante, em inédita 'greve legislativa' na Câmara pelo pagamento das emendas e contra investigações sérias em Ministérios, e a do Estado Republicano, com a corrupção sistêmica e larvar, que está enraizada em todas as instâncias do Poder Público - e capturando as instituições.

Por isso, um grupo suprapartidário de senadores e deputados está fazendo um périplo em vários órgãos de controle para conferir o estágio das investigações. Na CGU, avisaram ao ministro Jorge Hage que entendem que a Controladoria Geral “é da União e não do governo de ocasião”.

Irão também à Procuradoria Geral da República, ao Tribunal de Contas da União, e à Polícia Federal. Dentro desse mesmo espírito, que é, afinal, o de defender o Congresso, o deputado federal Miro Teixeira, do PDT, disse ao Ministro do STF, Luis Fux, que os parlamentares esperam que o Supremo julgue com rapidez os processos contra políticos, para que fique claro para a opinião pública quem é quem no Parlamento.

Dentro desse mesmo espírito, que é o de servir ao público e não à corporação, o PPS e o PSOL apresentarão o nome do auditor Rosendo Severo, indicado por várias entidades da sociedade civil, como Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Auditoria Cidadã da Dívida e Instituto Ethos, à vaga aberta no TCU, a ser preenchida por decisão, em voto secreto, dos deputados.

Outras medidas que serão apoiadas por esse grupo suprapartidário:

- rediscutir as emendas orçamentárias individuais, fonte reiterada de clientelismo e desvio de recursos;

- insistir na cobrança junto ao Presidente da Câmara, deputado Marco Maia - que tem se mostrado reticente - para que coloque na pauta os vários de Projetos de Leis, já prontos para serem votados, que ampliam a transparência e controle na gestão pública;

- Reforma Política substantiva;

- estímulo à mobilização da sociedade contra a roubalheira e por democracia real.

Esse grupo suprapartidário vai insistir na Comissão Parlamentar Mista da Corrupção, cujo requerimento alguns da base já assinaram por convicção, e vários outros, por mera chantagem.

A adesão à petição popular em apoio à CPI Mista da Corrupção cresce a cada dia, e por si mesma, representa mais uma pressão popular para que o combate à impunidade aconteça, mesmo que a CPI não tenha assinaturas suficientes para ser convocada.

Ao mesmo tempo em que deputados da base aliada assinam ou insinuam estar dispostos a assinar a CPI, há na oposição um desentendimento sobre a melhor ação a tomar.

Enquanto o senador Álvaro Dias, do Paraná, critica o apoio da oposição às ações do governo Dilma no combate à corrupção, acusando-as de serem meras mistificações, e quer a CPI, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que não tem rejeitado sinais de apoio à Presidente Dilma, teria aconselhado o PSDB a não insistir na CPI para não enfraquecer o trabalho que a Presidente vem fazendo no combate à corrupção.

Há muitos na oposição que temem que a insistência em uma CPI da Corrupção poderia tornar a Presidente refém dos políticos fisiológicos da base aliada, e a forçaria a recuar na tal faxina ministerial para conseguir a unidade de sua base política.

 

Nassif, estou ouvindo agora a fala desses dois Srs. Como pode, o Livro do Amaury levantar ilações contra o Serra ? Agora eles sepultarão de vez essa barbárie. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. 

 

Merval Pereira está atuando como advogado de Serra.

Com os argumentos de defesa fajutos do Merval, Serra será facilmente condenado.

Serra necessita urgentemente de um advogado mais competente para se defender.

 

Nassif, desculpa postar aqui, mas o Fora de Pauta já foi para as cucuias.

Só para constar: o ministro Joaquim Barbosa publicou o relatório final da AP 470, o escândalo de caixa dois do PT.

http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=196585

O ministro revisor é Ricardo Lewandowski.

Gostaria que o ministro demonstrasse igual agilidade na instrução da AP 536, que investiga crimes semelhantes praticados por Azeredo. Afinal, trata-se de um processo com apenas um réu, e não 38.

Veremos. Do Pardieiro Excelso, não espero muita coisa, ainda mais depois das vilanias que andou cometendo no apagar das luzes do ano.

 

Nassif, não é só o Sardenberg que está constrangido.

O Merval parece um morto-vivo falando. Me parece um peixe que já foi tirado da água, já percebeu isso, mas ainda dá uma debatida meio que por reflexo...

 

Bizarro.