Como monitorar o impacto de investigação ou de post de blog

Não entendi quase nada, mas acho que pode ser interessante para os mais entendidos no assunto.

Do Observatório da Imprensa

FERRAMENTAS DO OFÍCIO

Três formas de monitorar o impacto de uma notícia na Web

Sandra Crucianelli

Muitos jornalistas me perguntam como podem avaliar o impacto de uma investigação ou um post de blog. Aqui estão algumas técnicas simples de usar:

1) Use a busca avançada do Google

Coloque a URL permanente do conteúdo que você deseja monitorar na segunda caixa de texto. Faça o mesmo com o título. Repita o mesmo passo com o subtítulo ou o resumo do artigo. Em todos os casos, use a ferramenta “limite seus resultados” para analisar os resultados das últimas 24 horas. Se possível repita este processo dentro de 48 a 72 horas. Assim, você poderá compilar uma lista semelhante a esta, incluindo (se você digitar Facebook.com e Twitter.com no campo de domínio) o impacto nas redes sociais.

2) Utilize sistemas de monitoração específicos para o Facebook e Twitter

Social mentioné um sistema de monitoração robusto que permite a busca por título ou pela URL permanente. Também permite a busca por nome do autor. 48ersmonitora as últimas 48 horas com um alto nível de eficiência. Outras alternativas são: AddictomaticBoardreaderWhostalkin. Para monitorar em tempo real, sugiro combinar Twitterfallcom uma pesquisa avançada no Google.

Para acompanhar no YouTube: depois de introduzir um parâmetro de pesquisa, use a opção “filtro” para analisar os resultados mais recentes. Escolha a opção “data do upload”. Aqui está um exemplo para Data Journalism. O impacto da tuitar nosso conteúdo pode ser analisado usando ferramentas comoTweetreach, que mede o alcance do conteúdo ou TwitterCounterpara contar os usuários. Socialbakersé uma ferramenta similar para o Facebook.

3) Pesquisa em blogs: Muitos blogs copiam e colam artigos completos de sites de notícias. Neste caso, podemos usar:

Busca em blogs no Google.Motores de busca específicos, como Icerocket, também têm opções de busca para o Twitter e Facebook. Uma combinação dos três grupos de ferramentas pode ser usado em tempo real na sequência de um evento ao vivo e, assim, identificando melhor a magnitude do evento. Aqui é umexemplo. Recentemente, testei o Viral Heat, que fornece uma análise das tendências para dar uma ideia melhor dos conteúdos populares entre a audiência 2.0.

Você usa estas ferramentas ou outras para ver o que acontece com seu artigo depois de ser publicado? Quais ferramentas ou sistemas funcionam melhor para você?

***

[Sandra Crucianelli, bolsista do Knight International Journalism Fellowship, é jornalista, pesquisadora e professora. Especializa-se em recursos digitais e jornalismo de dados e trabalha como consultora no jornalLa Nación, da Argentina]


Luis Nassif

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