newsletter

Comunidade disponibiliza o openSUSE 12.1

openSUSE 12.1: Tudo verde!

Novell, Inc. 16 de novembro de 2011

É 16 de novembro de 2011 e nossos mirrors foram sincronizados. É hora de apresentar a vocês o: openSUSE 12.1! Esta versão representa mais de oito meses de trabalho de nossa comunidade internacional e traz pra você o melhor que o Software Livre tem a oferecer. Melhorias incríveis incluindo o recente GNOME 3.2 bem como os mais recentes KDE, XFCE e LXDE; seu ownCloud tornado fácil com o mirall; snapshots de seu sistema de arquivos com o snapper, e muito, muito mais. 
 

O openSUSE é um sistema operacional livre e baseado no Linux para o seu PC, laptop ou servidor. Você pode surfar na Internet, gerenciar seus e-mails e fotos, fazer seu trabalho de escritório, reproduzir vídeos ou músicas e have a lot of fun!

baixar....Baixe o openSUSE 12.1

Como proceder

Após ter baixado a imagem ISO com sucesso, grave a imagem com seu aplicativo de gravação favorito em um DVD ou CD. Por favor, não grave um DVD/CD de dados. Escolha gravar uma imagem ISO.
    Mais informações sobre gravação de um arquivo ISO em um CD/DVD
    Mais informações sobre a criação de um pendrive USB inicializável
    Inicialize a partir do DVD ou CD. Caso seu computador não inicialize automaticamente a partir do CD/DVD, abra a configuração da BIOS para permitir a inicialização a partir do DVD ou CD.

Método de download ? Link direto BitTorrent Metalink Escolha um mirror Tipo de computador ? PC de 32 bits PC de 64 bits Documentação

 

   LiveCD GNOME 
Uma área de trabalho GNOME que você pode executar a partir do CD ou de um pendrive USB.
Pode ser instalada do jeito que é (sem atualização).    LiveCD KDE 
Uma área de trabalho KDE que você pode executar a partir do CD ou de um pendrive USB.
Pode ser instalada do jeito que é (sem atualização).  Rede 
Baixe o sistema de instalação e todos os pacotes de repositórios online.
Adequado para instalação e atualização.  Derivados do openSUSE 
Baixe uma das distribuições especializadas feitas no openSUSE.

Escolha uma mídia de instalação clicando e apertando o botão Download para iniciar o download. Opcionalmente, escolha seu tipo de computador ou o método de download alternativo.

Necessita ajuda?

Mais informação sobre como baixar o openSUSE está disponível nas páginas Ajuda de Download e Instalação via Rede em nossa wiki de documentação. Os manuais do usuário estão disponíveis em doc.opensuse.org, por exemplo o Manual de Inicialização Oficial (em inglês). As versões em traduzidas dos manuais podem ser encontradas aqui.

Verifique seu download (opcional, para usuários avançados)

Muitas aplicações podem conferir a soma de verificação de um download. Verificar o seu download pode ser importante, pois indica que você realmente tem o arquivo ISO completo, ao invés de uma versão corrompida. Você pode verificar o arquivo no processo de descarga. Por exemplo, uma soma de verificação (SHA256) será usada automaticamente se você escolher Metalink no campo acima e usar o add-on DownThemAll! em Firefox. Oferecemos três diferentes métodos para verificar a integridade de um arquivo:

Downloads complementares (opcional)

  • Os LiveCDs contêm apenas quatro idiomas (inglês, alemão, russo e italiano). Se você quiser ter suporte para os demais idiomas, você precisa baixá-los da Internet durante a instalação ou a qualquer momento após a instalação. Se você tem acesso fácil à Internet ou se você usa o DVD que contém todos os idiomas, você não precisa deste CD.

  • Baixar CD NonOSS (programas de código fechado) (gpg | md5 | sha1)
  • Este CD contém programas gratuitos distribuídos sob licenças proprietárias que não permitem sua inclusão na mídia de instalação principal junto com programas livres. Todos os programas deste CD podem ser baixados do repositório NON-OSS.

Como proceder

  1. Após ter baixado a imagem ISO com sucesso, grave a imagem com seu aplicativo de gravação favorito em um DVD ou CD. Por favor, não grave um DVD/CD de dados. Escolha gravar uma imagem ISO. 
    Mais informações sobre gravação de um arquivo ISO em um CD/DVD 
    Mais informações sobre a criação de um pendrive USB inicializável
  2. Inicialize a partir do DVD ou CD. Caso seu computador não inicialize automaticamente a partir do CD/DVD, abra a configuração da BIOS para permitir a inicialização a partir do DVD ou CD.
Sem votos
5 comentários

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
+5 comentários

Olá Anselmo.

Estarei baixando amanhã o openSUSE 12.1, Caso tenha ainda tenha interesse posso fazer uma copia do dvd e enviar pra você pelo correio.(somente pagará o frete)

Entre em contato: leomissao@gmail.com

Abraços.

 

Olá... Ja utilizo a versão do Open Suse 11.4 a algum tempo. Mas quero atualizar para a versão 12.1, infelizmente minha internet concluiria os download em 1 ou 2 meses. Você sabe se existe alguma loja online que estaria vendendo o DVD OpenSuse 12.1, OpenSuse Live Gnome, Idiomas extras e CD NonOSS. Obrigado

 

Tô meio órfão de distribuição, o Ubuntu não faz mais minha cabeça. Nossa relação tá artificial. Não sei se vou pro Mint, Suse ou se volto aos sistemas mais radicalmente sérios, como o Debian.

 

O OpenSUSE é uma excelente distribuição.

Mas a minha distribuição Linux preferida, atualmente, é o Linux Mint:

http://www.linuxmint.com/download.php

 

Embora eu use o Debian, gosto muito do Linux Mint.

Inclusive eu a acho superior ao Ubuntu.