Das leituras da Folha

Da Folha

Niyazov e os trópicos

IGOR GIELOW

BRASÍLIA – Em 2002, o ditador do Turcomenistão, Saparmurat Niyazov, perpetrou sua mais famosa bizarrice: renomeou todo o calendário. Entre outras coisas, o mês de abril virou Gurbansoltan em homenagem à mãe do déspota, uma medida só revertida depois que Niyazov morreu, em 2006.

Estamos longe disso, mas um pequeno fato ocorrido no fim do ano dá conta do quão incipiente é o conceito de impessoalidade institucional no Brasil. Na terça passada, Lula participou da inauguração de um parque em Recife. O lugar, uma obra de R$ 29 milhões da prefeitura petista, visa homenagear retirantes como o próprio presidente. 

Até aí, vá lá. Mas o parque se chama Dona Lindu, nome da mãe de Lula. Ou seja, um prefeito aliado torrou milhões para adular o presidente, que aceitou a brincadeira de bom grado. Parece picuinha, mas não é: em democracias decentes, não se faz isso com governantes no cargo. Não é, para ficar na “novilíngua” dos anos Lula, “republicano”.

Achei que o prefeito tinha construído o parque para a população e aproveitado para dar o nome da mãe do Lula. Fico sabendo que ele torrou milhões para dar o nome da mãe de Lula ao parque – que provavelmente ficará fechado para justificar o julgamento do artigo, de que ele torrou milhões.

Esse processo não é novidade no Brasil, é lógico. A prática sempre esteve aí, tanto do lado do bajulador quanto do adulado. Mas a falta de ineditismo, assim como a popularidade de Lula, é desculpa para justificar quaisquer barbarismos, inclusive os talvez inofensivos.

E o que dizer da avenida Roberto Marinho e do viaduto Otávio Frias de Oliveira? Homenagens merecidas (como eu acho) ou iniciativas para adular grupos midiáticos poderosos? Qual a diferença?

Enfim, tudo só fará piorar: está prevista para este ano a filmagem da vida de Lula pelos próceres do pior do cinemão brasileiro, a família Barreto. É quase comovente ver a produção jurar que não usará um centavo de dinheiro público no projeto, para evitar críticas à previsível elegia da saga lulista. Pode até ser, mas vamos esperar a lista de “parceiros” do projeto. Lula é uma espécie de “Padim Ciço” em escala nacional. O efeito desse personalismo na psique política do país só será aferível quando Lula deixar a Presidência, espera-se, em 2010. Enquanto isso, resta torcer para que abril continue se chamando abril cá nos trópicos.

Me lembra a história de uma ex-diretora, que expulsou um aluno porque trancou uma galinha no portamalas do carro: hoje é uma galinha; amanhã poderá ser uma criança! Se o prefeito de Recife dá o nome da mãe de Lula a um parque, nada impedirá que Lula futuramente mude o calendário.

 

Luis Nassif

158 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que baboseira!!!Como é que
    Que baboseira!!!Como é que alguém escreve uma titica dessas em um jornal de grande circulação!!!Se formos por aí,como é que fica o governador José Serra ao usar a máquina do Estado de São Paulo para fazer campanha para presidente da República??????????Vejam a propaganda que ele anda fazendo do rodoanel,por exemplo.
    Ditador,para mim,é José Serra.Esse rapaz liga para as redações pedindo a cabeça de jornalistas.Porém,a novilíngua do Partidoda Imprensa Golpista(PIG) não permite que o nome de Serra seja citado.Ele é o Grande irmão que nunca aparece errando ou se omitindo.Por falar em omissão,o que Serra achou do mega-arrastão que houve na Parai Grande essa semana??Foram 1500 pessoas roubando e destruindo tudo.Ou isso só acontece no Rio de Janeiro;jamais na “Chuiça” brasileira aí em São Paulo???

  2. Com o nome da mãe de Lula no
    Com o nome da mãe de Lula no parque supostamente se ” justifica” o gasto público.Quem irá se importar e contestar este pequeno detalhe frente à força do simbolismo da homenagem.Foi assim que o príncipe nos ensinou.
    No caso de Roberto Marinho e Otávio Frias nem de longe há este componente maquiavélico.

    Adailton, você tem algum dado mais preciso para dizer que a construção de uma praça não é um investimento público relevante? Tem leitores que criticaram a concepção da praça (do Niemayer). Mas daí a achar que praça pública é gastança, é demais.

  3. O artigo pode ser crítico e
    O artigo pode ser crítico e críticado portanto como PIG.
    Mas o jornalista disse apenas que em democracias decentes isso não se faz (dar o nome da mãe) com governante no cargo e acrescenta que o tal barbarismo é inofensivo. Não dá para chamar isso de golpismo, vai.

    Politizar radicalmente o artigo ou arrrastão em praia grande que não foi um arrastão, mas foi vandalismo e saque na esbornia do ano novo) é um bom caminho para as coisas piorarem. Me assusta quando todo mundo era contra tudo isso que estava aí (golpista) nas ultimas décadas,. Agora me preocupa mais ainda quando todo mundo está favor do presidente. Essas críticas como a do joranlista da Folha podem até fazer bem a Lula, que é capaz de mudar seu comportamento, como fez quando ganhou as eleições.

    Críticas fundamentadas ajudam a mover montanhas. Críticas bobinhas, não.

  4. Esta é a inovação da Folha de
    Esta é a inovação da Folha de São Paulo. Este colunista,de 35 anos,prepara-se para suceder os figurões próximos a aposentadoria,ou seja,mudam as moscas.

  5. Nassif, houve uma grande
    Nassif, houve uma grande celeuma, principalmente com parte da população do bairro que abriga o parque, o bairro de Boa Viagem. Não pelo nome do parque, tampouco porque custou 29 milhões. Mas por causa da pouca área verde, vez que nele foi construída uma obra de Oscar Niemayer, cujas dimensões superam 40% do total do terreno. Para um bairro que se ressente de áreas verdes ficou a sensação de que o que prevaleceu foi a vontade do Prefeito sobre a dos moradores, o que não impediu que o candidato desse mesmo Prefeito tivesse votação expressiva naquele bairro.
    Quanto a ficar fechado, isso só ocorrerá enquanto terminam as obras, já que o que se inaugurou foi apenas uma etapa, para aproveitar os últimos momentos do governo João Paulo. De fato o Prefeito (hoje ex-prefeito) tomou para si o término dessa obra, e, digamos, tem sim uma conotação política muito importante para os seus projetos políticos futuros.
    Agora, comparar esse fato ao exemplo extremo lá do Turcomenistão, o jornalista fez um contorsionismo brabo, quando a crítica caberia mais sob uma ótica política local. Tá até parecendo que ele queria detonar o filme do Lula, rapaz!

  6. È muito ódio do sucesso e da
    È muito ódio do sucesso e da gestão do Presidente. Gostaria de ver alguma matéria sobre o irmão prefeito do presidente do STF, Gilmar Mendes, e as homenagens ilegais a pessoas vivas.

  7. Essa tal de Igor devia
    Essa tal de Igor devia engrossar as fileiras dos conservadores da Veja, mas é bom ele ser secretário na Folha porque aí mostra bem no que virou o Folhão.
    Os grandes jornais e revistas estão ficando cada vez mais parecidos com a TV: tá cheio de Lucianos Hulk, Xuxas, Hebes, Faustões, Jôs, etc.

  8. Leia-se;
    Como um nordestino,
    Leia-se;
    Como um nordestino, pobre, analfabeto, sem modos, aleijado e feio pode ser tão popular e eu tão sem importância?

  9. E o então prefeito de
    E o então prefeito de Diamantino, irmão do Presidente do STF, colocar o nome da principal avenida da cidade de Avenida Gilmar Mendes, pode? Não vi ninguém na Folha comentar sobre isso. Eu sou contra esse tipo de homenagem, principalmente a pessoas que ocupam cargos públicos, mas se é para falar de um, que se fale de todos. O que não dá mais pra aturar é essa indignação seletiva que tomou conta da mídia. É aquela história: se um colega de trabalho, amigo meu, adula o chefe, ele é político, mas se um outro colega, pelo qual não tenho muita simpatia, adula o chefe do mesmo jeito, ele é puxa-saco mesmo. Se um colega de trabalho, amigo meu, costuma puxar o tapete dos outros para subir na empresa, ele é competitivo, mas se um outro colega, pelo qual não tenho muita simpatia, faz o mesmo, ele é mau-caráter mesmo. Se um amigo meu costuma ser rude com os outros e falar impropérios, ele é temperamental e fala o que pensa, mas, se uma pessoa com quem não tenho laços de amizade faz o mesmo, aí o cara é grosseirão e mal-educado mesmo. E por aí vai…

  10. Não nos esqueçamos do recém
    Não nos esqueçamos do recém inaugurado Parque Civita, em homenagem àquele que disse ainda ver o Serra Presidente.

  11. E o que dizer das incontáveis
    E o que dizer das incontáveis obras públicas ao redor do Brasil com o nome do filho do ACM que morreu há mais ou menos uma década? (Qual era o nome mesmo?)

    Mudaram o nome do aeroporto de Salvador, que antes era o Dois de Julho… Aqui em São Paulo tem até viaduto com o nome deste finado senhor…

  12. Falando apenas de memória,
    Falando apenas de memória, lembro que no governo FHC deram o nome a uma ponte lá pelo Estado do Tocantins de “Ponte Fernando Henrique Cardoso”, algo até proibido por lei, dar nome a monumentos de pessoas ainda vivas. Ficou por isso mesmo.
    Então, a ponte também teria sido feita apenas para bajular o chefe?

  13. Acrescentando: vejam como é a
    Acrescentando: vejam como é a arte de desqualificar. É aquela “lógica” torta e sem sentido: “Eu odeio o Lula. Um cara faz um filme sobre o Lula. Então ele é um péssimo cineasta, e que ainda por cima gosta de mamar nas tetas do governo”. Vejam bem, eu também não gosto dos filmes dos Barretos, mas eu sempre tive medo de escrever pros jornais criticando os filmes deles, pois tinha medo de ser execrado, pois até ontem ontem a família Barreto era um baluarte do cinema nacional, uma instituição, com críticas sempre favoráveis. O Arnaldo Jabor vive tecendo loas à família, principalmente ao Barretão, que segundo ele mudou o cinema nacional. Bastou a família dizer que vai filmar a história do Lula para virar “os próceres do que há de pior no cinemão brasileiro”. He he he…Esse foi apenas o primeiro tiro. Vamos ver o que o Jabor vai dizer sobre o filme, ele que é fã dos Barretos e elogia qualquer abacaxi produzido pelo cinema nacional. Quem sabe agora as minhas cartas detonando os filmes dos Barretos comecem a ser publicadas 🙂 Esse pessoal ainda não se tocou de que, na ânsia de agradar aos patrões, estão se expondo cada vez mais ao ridículo perante o público.

  14. Quando cheguei em São Paulo,
    Quando cheguei em São Paulo, fiquei perdido tentando encontrar a avenida Tatuapé, uma enorme avenida que constava no meu guia da cidade. Demorei até perceber que a avenida tinha mudado de nome recentemente para Salim Farah Maluf. Depois houve um prefeito que inaugurou um importante túnel urbano chamado Maria Maluf. Um brinde para quem informar algo importante sobre Salim Farah e Maria Maluf além de serem genitores de uma conhecida figura.

    Foi dado o nome dos importantes genitores do então prefeito a uma antiga avenida e a uma nova obra da cidade que ele governava e não lembro de nenhuma reclamação na imprensa da época. Isto que é cara-de-pau. Do ex-prefeito e dos jornalistas.

  15. Nassif, uma última pergunta:
    Nassif, uma última pergunta: você que é do meio e tem contato com todo tipo de jornalista, será que o mercado está tão ruim assim que o cara se dispõe a escrever qualquer coisa pra garantir um espaço num jornal ou numa revista?? Olhando assim de fora, a coisa parece feia…Tá todo mundo vendo que a grama é verde, mas o cara escreve 10 colunas dizendo que a grama é azul. Ai, ai, ai…

  16. Nossa, que comparação
    Nossa, que comparação esdrúxula deste rapaz.

    Que colunismo de besteirol.

    Melhor do que esta só aquela tese do Clovis Rossi, que dizia que o final de uma determinada novela, em que os vilões se davam bem, era culpa da permissividade do Governo com a corrupção.

    Aliás, vamos fazer uma listagem das teses mais esdrúxulas da imprensa brasileira?

    1. Se o prefeito inaugurou a praça, Lula vai mudar o calendário. Igor Gielow, Folha de SP (na versão bem humorada do Nassif)

    2. Negros e nordestinos, maioria dos eleitores de Lula, são menos éticos que brancos e originários do Sudeste. Carlos Marchi, Estadão.

    3. Lula não gosta de trabalhar porque gosta de churrasco e música sertaneja. Vinícius Torres. Folha de São Paulo.

    4. O final da novela beneficiou os viloes por causa do governo canalha de Lula. Clovis Rossi, Folha de SP.

    5. Lula apóia Hugo Chavez, logo é um ditador. Toda a mídia.

    6. Lula é culpado pela derrota da seleção brasileira para o Paraguai. Lúcia Hipólito (essa merece ser transcrita: “Uma das coisas que talvez o presidente Lula tenha feito mal para o país, porque as pessoas acham que podem, de repente, se candidatar presidência da República sem nunca ter feito nada. Olhe o Dunga, nunca foi técnico nem do time da esquina da rua dele”). CBN

    7. Lula não reage porque está negando a realidade. Jacob Goldberg, psicanalista midiático.

    8. O Bolsa Família falhou. Pobre estão comprando geladeiras com o dinheiro. Ali Kamel. O Globo.

    9. Magabeira Unger não merece credibilidade por causa do sotaque. Vários.

  17. A baixaria está mais do que
    A baixaria está mais do que evidente nesta matéria. Que alguém se ocupe de desvirtuar os acontecimentos assim só para atacar o Presidente Lula é o descalabro existencial. Entre o Ser e o Nada, o tal arauto identifica-se com o Nada.

    Mas, este assunto de nomenclaturas em vias, prédios, áreas, parques públicos bem que mereceria um debate.

    De um lado, ajudam na construção das referências históricas da sociedade, que vai permeando e simbolizando os acontecimentos e seus personagens, disseminando a memória coletiva de sua própria construção. De outro, no modo pelo qual se faz no Brasil, converte-se num ciclo de bajulações esdrúxulas mesmo, mas o pior, num desperdício de tempo e dinheiro público, nas Câmaras Municipais. O mesmo acontece com os tais títulos de cidadania. Há Câmaras em que percentais elevadas das votações são para a aprovação das denominações de “logradouros e próprios publicos”. Ao invés de votações englobadas, ou votam-se separadamente ou com destaques, e aí, enchem-se de discursos elogiosos ao sr. José, dona Maria, seu Pedro, figuras que provavelmente mereceriam crônicas familiares, mas, que pouco interfiriram nos processos mais impactantes da construção da municipalidade, por vezes sequer tendo qualquer pretensão de fazê-lo. São votações de compadrio ou compra mesmo de apoio. Outras vezes, as figuras escolhidas para as honrarias não tem o menor merecimento. É evidente que isto exigiria o elenco dos valores ético-políticos referenciais, e definí-los seria ainda mais penoso.

    O tempo gasto por supostos líderes políticos locais, por seus assessores e por funcionários administrativos dos legislativos apenas com esse tipo de honraria é um absurdo. Além disso, o que represente da devaneios e inutilidades é revoltante para quem queira acompanhar os legislativos locais.

    Acho que a atribuição de denominação da vias, parques e prédios públicos deveria ser da competência ou dos executivos.

    Quanto aos títulos de cidadania, os considero um atentado ao conceito de democracia. Não existe cidadania para municípios ou Estados. Cidadania é pertencimento ao Estado Brasileiro. Todo homem ou mulher nascidos no país devem possuir cidadania brasileira e os parlamentares não deveriam ocupar-se com isso, muito menos os parlamentos dispenderem recursos em eventos públicos dedicados apenas aos elogios e à rasgação de seda.

    Retirando tais competências dos legisladores locais, sei que muitos ficarão sem nada para fazer, mas exatamente por isso acho que valeria a pena. Sendo obrigados a discutir outras coisas, com certeza a maioria não conseguiria re-eleger-se.

    Quanto a acentos e hífens, desculpem-me. Não sei como proceder na nova ortografia.

  18. Este tipo de crítica da Folha
    Este tipo de crítica da Folha tem o mesmo teor dos artigos furiosos contra a candidatura do Cristo Redentor a uma das sete maravilhas do mundo: “um monstrengo de concreto, fedendo a urina!” Depois da vitória do Cristo, só se conformaram quando fizeram a eleição das “Sete Maravilhas de São Paulo”. Mas se esqueceram de botar o Borba Gato. Agora tem uma coisa aí que causa indignação: É ver um boquirroto desses sacolejar o sagrado nome do Santo Padim Padre Cícero Romão Batista.

  19. Nassif, este artigo já ganhou
    Nassif, este artigo já ganhou uma moldura nos clássicos de 2009 antes mesmo que chegássemos em 01/01/2010. O autor do artigo está usando o próprio nome ou é peseudônimo? Nunca ouvir falar nele. Pode contar um pouco a história do cidadão.

  20. Depois falam que devemos ter
    Depois falam que devemos ter umaimprensa livre…para que, so para tentar nos empurrar estas mer…daaaaaaaaaaaaaaaaa.

    Abraços Nassif

    Mas me desculpe os comentarios e muito para a cabeça de um aposentado

  21. Cara, eu fui direto ao texto
    Cara, eu fui direto ao texto sem me dar conta de onde isso tinha sido publicado. Pensei que fosse algo da Veja, mas não, era da Folha mesmo. A única coisa que dá pra tirar dessa história é que ou quem escreveu pensa que seus leitores são idiotas ou ele escreveu especialmente para os idiotas. Pela qualidade da crítica que é feita a Lula de um modo geral, eu não duvido que dia desses ele apareça com 101% de aprovação popular. A Folha, pobre Folha, insiste em antecipar o seu destino enquanto jornalão. Que vergonha…

  22. O que me impressiona é que o
    O que me impressiona é que o sujeito ganha para escrever e produz esse tipo de lixo, mesmo defendendo esta tese esdrúxula poderia ter produzido um texto com um mínimo de lógica e não esta peça que ofende a inteligência dos leitores, depois reclamam quando o PHA se refere a eles como PIG.

  23. Talvez Igor desejasse que um
    Talvez Igor desejasse que um parque para homenagear retirantes tivesse um nome como Christina Onassis ou Chiquinho Scarpa.

    Mas, o pior, é predicar uma homenagem aos retirantes com um dúbio “ainda vai lá”.

    Não há, nos últimos 60 anos de São Paulo, um parede, um metro de asfalto, ou uma laje que não tenham sido feitos por retirantes.

    Merecem mais do que ninguém todas as homenagens.

  24. Estranho a Folha não ter dito
    Estranho a Folha não ter dito um A sobre essa mesma história em que o personagem é o GIlmar Mendes e o cenário é o MS.
    Não que seja correto isso que o tal prefeito fez, entretanto, a falta de isenção desse jornal é bizarra.

    Também gostaria de entender porque esses jornalões não falam da gastança com propaganda que esse governo José Serra está fazendo pelo Brasil afora falando da SABESP, sendo que não interessa a ninguém, a não ser os paulistas, saber sobre a SABESP.

  25. Muito tosco, concordo.

    Mas
    Muito tosco, concordo.

    Mas que o presidente parece incentivar certo culto à sua personalidade, isso parece.

    Aquela história de vestir jaqueta com brasão da República é um exemplo disso.

    Aliás, um péssimo exemplo.

  26. Impressionante como certos
    Impressionante como certos jornalistas, no intuito de saciar o fetiche de esculhambar o governo federal, vão até ao Turcomenistão.
    É de se pensar que há algo de errado em uma democracia que tem um jornal de circulação nacional publicando um texto bisonho desses.

  27. Que baboseira!!!Como é que
    Que baboseira!!!Como é que alguém escreve uma titica dessas em um jornal de grande circulação!!!

    Marco Aurélio, pegando uma carona na sua frase, se me permite : “Como é que alguém escreve um titica dessas numa baboseira de grande circulação?

  28. Olá,
    Continuo achando
    Olá,
    Continuo achando ridículo que um país, estado ou município homenageie aqueles que se vêem empurrados a emigrar dali.
    Deve ser para “aumentar a renda per capita da região” (diminuindo o “per capita”, claro).
    [ ]´s

  29. Como existe insinuação de
    Como existe insinuação de superfaturamento no artigo, eis aí uma foto do parque, que tem projeto de Niemayer e 33 mil m2.

    O PT e os petistas fizeram esse tipo de campanha irresponsável e nojenta à exaustão, antes de chegarem ao poder. Nisso, o mocinho de Brasília não inovou muito. O que dá um sabor característico aos textos neocons que o Igor costuma escrever é o preconceito de classe que lhe sai pelos poros. Não fosse uma mulher pobre (e capaz de, justamente por isso, ser um símbolo que ULTRAPASSA a óbvia puxação de saco do prefeito recifense), o senhor Igor teria escolhido certamente palavras mais amenas.

  30. A MASTER disse:
    A MASTER disse:

    C ainda não leu a FOLHA( perguntou sabendo a resposta)

    Que foi:

    Só se foi por telepatia,tô acordando agora.

    Ela continua:

    Nassif vai comentar.

    Fui ler e respondi:

    Ufa…é redundante ao extremo.

    Ela:

    Mas o Nassif está em fase de vasculhação.

    Eu:

    Mas isso aqui é tão insigificante….

    Resumo:

    Perdi mais essa.

    Vc me paga Nassif…

    É que vc não viu o olhar trunfal na cara dela,depois que comentou essa…essa….

    Essa o que?

    Sei lá eu( tão corriqueiro)

  31. Será que ele já ouviu falar
    Será que ele já ouviu falar na Av. Gilmar Mendes, em Diamantino – MT, ou será homonimo do presidente do supremo. Se esse talentoso jornalista tomar conhecimento de um fato como esse a república acaba. Psiuuu… Que ninguem lhe diga nada.

  32. Em São Paulo não tem uma rua
    Em São Paulo não tem uma rua (ou vaiduto) chamado Maria Maluf, que parece ser homenagem à mãe de um ex-prefeito?

  33. A campanha chegou
    A campanha chegou definitivamente. A coisa daqui para frente só vai piorar. Qualquer coisa que o presidente Lula faça será objeto de recriminação. Ou seja, se a crise não afetar o Brasil, culpa do Lula; se a crise atingir o Brasil, culpa do Lula também. Veremos uma carnificina midiática. Tampemos os nossos narizes.

  34. Meu Deus!!! E pensar que eu
    Meu Deus!!! E pensar que eu já assinei este jornal, pior, achava que eles informavam, hoje sei que eles dão opniões em formato de notícia. Sei que a Folha é o jornal mais “vendido” do Brasil. Não tenho dinheiro para comprá-lo. Nem quero!

    Ruy Barbosa Maciel- Governador Valadares MG

  35. Só pra saber: quando
    Só pra saber: quando inaugurarem alguma obra tucana e batizarem com o nome de um dos proceres ou familiares do partido, daí pode? Como diz o ditado: pros amigos (incluindo D.D.), tudo; pros inimigos, a Lei….

  36. Cada um enxerga o que quer.
    Cada um enxerga o que quer. Quanto ao nome do Parque, poderia até ser outro, como da avó de Marco Maciel. Mudaria alguma coisa?
    Quanto a mudança do calendário, deve ser que ele gostou da idéia do Turcomenistão.
    Ficaria até bonito se: Janeiro – Bhrama ; Fevereiro- Carnaval; Março – Ditadura; Abril – Tiradentes; Maio – Maria; Junho- Forró; Agosto – Saci;
    Setembro – Independência – Outubro- Octoberfest; Novembro – Romário;
    Dezembro-Jesus.
    Talvez a escalação do Flamengo ou do Corinthians ou do Santos ou do Cruzeiro de determinada época e seus respectivos técnicos.
    Mudou alguma coisa?
    Estes caras não veem que o mundo gira e os anti-Lula perdem credibilidade com estas baboseiras do dia-a-dia. Vocês, anti-Lula, são mais chatos do que os PC do B de outrora com seus palavreados repetitivos e sem objetivo.

  37. o artigo desse
    o artigo desse pseudo-jornalista apenas mostra o desespero e a decadência da Folha de S.P., o jornal mais hipócrita do Brasil. Mas como perguntar não ofende, gostaria de saber por que o pseudo-jornalista não publicou uma matéria como essa, com a mesma indignação, a respeito da CIDADE DA MÚSICA ROBERTO MARINHO, no Rio de Janeiro, a qual custou (até o presente momento, mesmo não estando acabada…) aproximadamente R$518,6 MILHÕES aos cofres públicos da prefeitura do Rio de Janeiro. Indignação seletiva?

  38. Perderam completamente o
    Perderam completamente o senso do ridículo. Nesta “lógica” do autor da “pérola” o “presidente eleito josé serra” não deveria ter “homenageado” seus amigos “jornalistas” (barões da mídia), dando a ponte estaiada o nome de Octávio Frias … Aliás, muito sugestivo o sobrenome “Frias” para a tal ponte, rsss.

  39. Enviei o seguinte email para
    Enviei o seguinte email para o jornalista: “Caro jornalista,
    Uma questão me intrigou neste seu artigo: Se o parque de Recife, a meu ver feito para a população, se chamasse, por exemplo, “Parque das Crianças”, teria gerado a economia de quantos milhões?
    Atenciosamente,
    Jason Baviera”

  40. Toscura mesmo!

    Procure
    Toscura mesmo!

    Procure saber o que se chama “Sarney” no Maranhao e no Amapa, por imposicao e ordem divina, por exemplo. Ou o excelente exemplo “Frias” que o Nassif mencionou.

  41. Tenho uma antiga companheira
    Tenho uma antiga companheira de trabalho e hoje grande amiga, que resolveu abandonar a promissora carreira para se dedicar à vida acadêmica. Em um determinado momento resolveu fazer o programa de treinamento da FSP. Ela largou o programa pouco antes do final por simples asco. O tão decantado programa não está atrás de futuros bons jornalistas, mas de divulgadores da verdade. Claro, a da empresa que publica o diário.

    Esse fato mostra bem o tipo de “preocupação” que motiva “artigos” como o acima comentado. Como diz um espanhol meu amigo, nos jornais só há duas verdades, a data e o preço, o resto… É um pouco radical, mas tem sua lógica.

  42. Nassif, desculpe-me ser tão
    Nassif, desculpe-me ser tão chato com esse assunto

    Mas, neste post, prum internauta não iniciado no teu BLOG, voce parece estar repercurtindo o texto da FOLHA, reforçando-o.

    Precisa alguma iniciação pra sacar que na verdade vc está é criticando.

    Sempre trabalho preocupado com o que o PUBLICO ALVO está entendendo da mensagem. Pesquisas, que podemos fazer com pessoas em volta da gente, nos surpreendem e mostram que nossa mensagem muitas vezes não transmite o que queremos.

    Assim, neste caso, acho que o post ja deveria indicar, no início, teu proposito. Tipo: Vejam aí como a FOLHA distorce: abre aspas, recua e muda a cor do texto pra caracterizar bem o texto comentado. Ou a ideia ja poderia estar mais explícita no título.

    Os comentarios no meio do texto são otimos, mas mantendo essa diferenciação de fonte, cor e recuo. Comentários bem destacados certamente serão lidos por quem faça uma leitura dinamica do texto, garantindo que o principal da mensagem será transmitido.

    vc sabe que boa parte dos leitores não chegam ao terceiro paragrafo. Neste caso, é no quarto paragrafo que podemos supor ou advinhar que aquilo que agora vem sublinhado é o comentário do blogueiro e a verdadeira razão do post.

    Ate ai o internauta ja poderá ter clicado em outro assunto, jurando que o Nassif ta metendo o pau no Lula. Faz falta o “lide”

    abraços

    Tem razão.

  43. O artigo peca pela
    O artigo peca pela comparação estapafurdia e despropositada.

    Mas a escolha do nome da mãe do presidente para dar nome ao parque é realmente bajulação.
    Dona lindu foi uma entre milhares de retirantes sofridas que lutaram para dar uma vida digna aos filhos. Melhor seria, se fosse essa a intenção, chamar o parque de “parque das retirantes”, ou “parque das mulheres” ou mesmo “parque das mães”, a depender do foco principal da homenagem.
    Pior do que isso, entretanto, foi a “inaugaração” promovida pelo Prefeito com a presença do Presidente.
    Nisto o Prefeito do Recife se equiparou ao do Rio de Janeiro que também inaugurou obra inacabada ( a cidade da musica).

    São formas, mesmo que indiretas, de apropriação do que deveria ser público ( Faoro, faoro, ondes estás que não respondes???)

    Os exemplos são diversos e perenes…
    Taí a Familia Sarney no Maranhão inteiro, os Magalhaes na Bahia, A Av. Roberto Marinho, a Ponte otavio Frias em São Paulo.
    ( um parentesis: a atual publicidade do Estado de São Paulo – sabesp em especial – é uma vergonha!!!)

    Pois é… Mas não falta quem argumente em tom definitivo: ” Mas se eles fazem nós também podemos fazer”.

    Cada dia mais tenho pena e raiva de mim mesmo por ter acreditado que alguns ( que prometiam) iraam fazer diferente….

  44. Esse é um dos artigos mais
    Esse é um dos artigos mais mediocres que já li na imprensa brasileira. O autor, por agradar os frias, deverá ser promovido. A dor de cotovelo do otávio frias para com o Lula é algo que só Freud pode resolver. O chefe de redação da folha, a despeito de ter nascido rico e estudado na USP (de graça) tem uma existência pobre e jamais será o intelectual que deseja, pois não possui talento. O presidente Lula nasceu pobre, mas tem uma existência rica. Foi eleito a 18ª personalidade mais poderosa do mundo. É talento puro na arte da política. Podem escrever quantos artigos toscos vocês do Partido da Imprensa Golpista quiserem. A realidade não pode ser deturpada pelos fatos. A folha perde leitores, mas não está preocupada com isso. O orçamento do Estado de São Paulo, tem R$ 800 milhões para serem gastos com publicidade.

  45. O artigo é um amontoado de
    O artigo é um amontoado de bobagens. Mas, convenhamos, dar o nome de Dona Lindu ao parque é muito nada a ver.

  46. o artigo não me espanta pelo
    o artigo não me espanta pelo conteúdo, pois emula grande parte da cobertura dada ao Parque Dona Lindu, desde o projeto e escolha do nome até a inauguração de parte das instalações… o que me espanta é o conteúdo mediocre publicado nos jornais Brasil afora.

  47. Vou sugerir ao administrador
    Vou sugerir ao administrador do parque para que mude o nome do parque para Igor Gielow, tenho certeza que o povo vai adorar esse nome, de tão fácil pronúncia, é a cara do Brasil.

  48. O artigo é imbecil e
    O artigo é imbecil e falacioso. A menção à cinebiobrafia do presidente é ridícula: o próprio articulista confessa que não tem nenhum elemento para criticá-la, mas fica jogando suspeitas gratuitas contra a afirmação de que não haverão dinheiro público.

    Procurem no Google sobre a falácia “ladeira escorregadia” ou “bola de neve”. É quando alguém diz algo do tipo: “se estão batizando uma praça com a mãe do presidente, o que impede de no futuro mudarem o calendário”.

    Que o autor do texto queira enganar seus leitores desse jeito, é um tanto ridículo. Deve achar que só há beócios o lendo.

  49. Nassif, e se o autor (autor?)
    Nassif, e se o autor (autor?) trocasse a referência a Lula e a tal inauguração do Parque e a substituí-se por José Serra e a Sabesp???
    Aliás quem pode informar quanto CUSTOU ao povo paulista a campanha nacional da Sabesp??? E já que o Serra “é o cara” , o presidente Lula poderia imitá-lo em sua ousadia e mandar fazer publicidade do Bolsa-Família nos EUA, Inglaterra, França, Japão e em todo o mundo. Não sería incrível??? Um monte de “jornalistas e colunistas” ficariam constrangidos em denunciar tal desperdício, não acha??

  50. Nassif, sabe os ‘Clássicos de
    Nassif, sabe os ‘Clássicos de 2008’, que você fez aqui, junto com os participantes do blog? Bem, creio que esse texto do Igor Gielow já é sério candidato para ser incluído na lista de ‘Clássicos de 2009’.

    Outra coisa: é impressão minha ou o trecho do texto, que postei abaixo, mal consegue disfarçar o preconceito com relação à Lula e, implicitamente, aos nordestinos em geral??

    E o tal do jornalista demonstra, ainda, duvidar que Lula saia mesmo da Presidência ao final de 2010, como se o Presidente estivesse interessado em continuar no cargo de 2011 em diante.

    E o jornalista diz isso mesmo com Lula tendo dito, inúmeras vezes, que não será candidato a Presidente em 2010, pois é contra mudar a Constituição a fim de lhe permitir um 3o. mandato. Onde será que tal jornalista se encontrava quando Lula disse isso? em Marte?

    É por essas e outras que, hoje, o lema da ‘Folha’ deveria ser: “Folha. Não perca o seu tempo lendo’.

    Trecho:

    ” Lula é uma espécie de “Padim Ciço” em escala nacional. O efeito desse personalismo na psique política do país só será aferível quando Lula deixar a Presidência, espera-se, em 2010. Enquanto isso, resta torcer para que abril continue se chamando abril cá nos trópicos.”

  51. Aqui em Sampa, cada praça,
    Aqui em Sampa, cada praça, rua, avenida, estrada, tunel, viaduto ou poste, recebe um nome tucano:

    Covas, Montoro e outros que tais abundam.

    A mãe do presidente Lula é emblemática – uma retirante nordestina, com muitos filhos, abandonada pelo marido, que teve um filho presidente da república com 80% de aceitação popular, e duas vezs 63% dos votos.

    Já em São Paulo, porque dar esses nomes insignificantes – se não desqualificados, em tudo que se faz?

  52. NASSIF

    A informação da
    NASSIF

    A informação da Prefeitura, sobre o Parque Dona Lindu, estampada em seu site , parcialmente copiada dela é a seguinte:

    “Uma belíssima área verde e de lazer à beira-mar, ocupando 73% do terreno de 33 mil m2, além de um moderno centro cultural. O projeto atualizado do Parque Dona Lindu, com o traço genial do arquiteto Oscar Niemeyer, cria um espaço que harmoniza as reivindicações dos moradores com as necessidades de uma capital cosmopolita como o Recife. Os equipamentos de lazer incluem quadra esportiva, rampa de skate, parque infantil, ciclovia e pista de cooper. Além disso, o projeto contém áreas para atividades físicas e convivência de adultos e crianças. Um pavilhão para exposições, teatro e restaurante completam o Parque.

    Reconhecido mundialmente como um dos grandes ícones da moderna arquitetura, Oscar Niemeyer levou em consideração diversas sugestões apresentadas pela Prefeitura, a partir da participação de diversos segmentos sociais nas discussões sobre a proposta inicial. O Parque Dona Lindu ocupará um terreno situado entre as avenidas Boa Viagem e Visconde de Jequitinhonha. O local, antes pertencente à Aeronáutica, era destinado à construção de mais espigões na orla de Boa Viagem.”.

    Pelo que informam, a obra restaria entregue à população.

    Um abraço.

  53. Puxa vida, esses caras da
    Puxa vida, esses caras da Folha são bons mesmos, conseguiram falar de impessoalidade na nomeação de lugares públicos sem mencionar uma única vez a Bahia e Salvador, cheios daquela tralha de auto adulação, dos para lá de suspeitos, Magalhães, nomeando tudo, desde o aeroporto????
    Proponho que Abril passe a se chamar Gielow, Folha (neste mês as folhas caem), Água Espraiada ou então ACM, sei lá.

  54. Nunca antes neste pais uma
    Nunca antes neste pais uma mãe do presidente da república virou nome de praça.

    Alguém me corrija se eu estiver errado….

  55. Sorte sua Nassif, que saiu da
    Sorte sua Nassif, que saiu da Folha a tempo, pois cada dia parece mais com Veja. Lembro bem da homenagem da prefeitura ao viaduto com nome de Otavio Frias, antes da eleição municipal. Estavam presentes o prefeito, o governador e os filhos do homenageado, donos da Folha. Esse episódio não parece com a homenagem em Recife?

  56. Feliz o país onde o MAIOR
    Feliz o país onde o MAIOR CRIME do presidente da República é aceitar que se dê o nome de sua falecida mãe a um parque construindo com recursos públicos. Parece que o autor se afoga na própria baba por não ter como confirmar que Lulinha realmente comprou uma fazenda de 45 milhões de reais ou que realmente Lula possui contas secretas nas Caymann etc etc. Essas pessoas são felizes e não sabem.

  57. “E o que dizer da avenida
    “E o que dizer da avenida Roberto Marinho e do viaduto Otávio Frias de Oliveira? Homenagens merecidas (como eu acho) ou iniciativas para adular grupos midiáticos poderosos? Qual a diferença?”

    Esse parágrafo mostra, no mínimo, que o colunista sabe na enrascada em que está se metendo ao escrever um artigo tão esdrúxulo. Dois pesos e duas medidas. Infantilmente, resolve o impasse de seus “patrões” terem os mesmos tipos de homenagens, até mais graves ao meu ver, com um peremptório “(como eu acho)”. É uma questão de achar…

    E o descrédito feito aos diretores do filme sobre Lula? Ou muito me engano, ou é a exacerbação suprema da depreciação de tudo que envolve Lula. Por que esse pessoal tem TANTO preconceito?! Chega a ser irracional. Valem-se de qualquer crítica e não perdoam nada para descreditar a imagem do presidente. Quantas pesquisas de popularidade mais deverão sair para que esse pessoalzinho do contra entenda que não é esse o caminho de se opor, de criticar?

    A comparação à diretora e à galinha no portamalas é o ápice da barbaridade do texto. Gostaria muito de aplicar uma analogia com o próprio colunista. Demitam-no, ANTES que escreva mais tosquices como essa.

    Abraços, Nassif.

  58. Nassif,
    não lembro
    Nassif,
    não lembro comentário da Folha em relação às inumeráveis avenidas Antonio Carlos Magalhães ou Magalhães Neto, à mudança de nome do aeroporto de Salvador (de Aeroporto dois de julho para aeroporto deputado luis eduardo magalhães), do município com o mesmo nome e das infindáveis escolas e hospitais espalhados pelo território da Bahia com o nome do “malvadeza”. E tudo durante o dominio – direto ou indireto – do próprio…..

  59. O tal jornalista cometeu mais
    O tal jornalista cometeu mais um dos artiguetes deploráveis que saem na fsp, Sem pé nem cabeça, começa criticando o presidente, da uma puxada de saco nos patrões e termina numa aleivosia de dar dó.
    Fico pasmo de ver um artiguete destes no blog do nassif, é o que se pode chamar de falta de assunto no início de ano.
    O “gran finale” então é uma peça digna da carla perez, ao fazer iilações de alhos com bugalhos. Pergunto o que tem a ver o prefeito de Recife dar nome de um parque com o Presidente mudar o calendário???
    Só mesmo numa cabeça desmiolada e sacana desse tal igorzinho,
    artiguete a soldo dos patrões,digno de um filho da pauta.

  60. Oi Nassif,

    acho que a
    Oi Nassif,

    acho que a ressaca do réveillon ainda está braba. Tem leitor achando que as piores partes do artigo são os SEUS comentários, em grifo.

    Danou-se, agora além da pontuação de ironia, vai ser necessário o grifo colorido (ou um bom desenho…)

    E você desperdiçando seu tempo deferiados com a família.
    Abs

  61. “Enquanto isso, resta torcer
    “Enquanto isso, resta torcer para que abril continue se chamando abril cá nos trópicos.”

    Ato falho? Premonição? Abril?

  62. Todos morreram: a mãe de
    Todos morreram: a mãe de Lula, Roberto Marinho e Otávio Frias. A mãe de Lula não tem nenhuma obra importante em vida, senão pôr no mundo o presidente e ter sido uma retirante. Claro que a homenagem não é a ela, mas ao filho presidente da República. De toda sorte, não há nenhuma ilegalidade.

  63. seria mais interessante uma
    seria mais interessante uma matéria que mostrasse que o prefeito ignorou a luta da população do bairro para transformar uma das poucas áreas ainda livres, destinada fatalmente a ser mais um conjunto de prédios e concreto, em uma área de lazer verde. Quando a prefeitura definiu a área para um parque, a população pensava que havia sido atendida, mas o que se viu foi um típico projeto de Niemayer cheio de concreto e destinado não ao ar puro e andanças descontraídas, mas sim um espaço para grandes eventos e festejos. Orçamento participativo?

  64. Das propagandas da
    Das propagandas da “multiestadual” SABESP a Folha não comenta nada?

    O que um cidadão do Acre quer saber se o saneamento do litoral de SP está bom?

  65. Nassif, esse artigo da Folha
    Nassif, esse artigo da Folha de São Paulo para ser considerado ruim ainda precisa melhorar muito. Ridículo é pouco!

  66. Pois é Nassif, usei o mesmo
    Pois é Nassif, usei o mesmo argumento que o seu numa discussão com um amigo, e fui chamado de paranóico. Usei como exemplo o famigerado Hospital da Mulher, rebatizado Instituto do Câncer Otávio frias de Oliveira, que levou 19 anos e 5 governos (4 dos quais do PSDB) para ter inaugurados 8 dos 19 andares, custou mais de 300 milhões em valores nominais e só vai atender quem já é atendido hoje pelo HC. Novos pacientes só em 2010.

    Esse jornaleco e seus empregadinhos já encheram o saco.

  67. Nassif, goste-se ou não de
    Nassif, goste-se ou não de Roberto Marinho e de Octavio Frias, ambos foram pessoas importantes para o país por suas atividades e influência, e por isso foram homenageados.

    Dona Lindu é como qualquer outro brasileiro anônimo, honesto, trabalhador, mas sem nenhum destaque pessoal especial que mereça menção. O único de D. Lindu foi ter sido mãe do Lula, e foi somente por isso que ela foi homenageada. Se o Lula não fosse presidente, tampouco haveria homenagem.

    Acho que só não ver quem não quer que o batismo do parque foi uma maneira tosca de se puxar o saco do governante de turno.

    Se você considera que um presidente da República pode ser feito na proveta, o que se vai fazer. Não considero tosca homenagem à mãe de ninguém, nem à dona Maria Salim Maluf.

  68. Parece coisa escrita por
    Parece coisa escrita por Diogo Minard, rasteiro, informações imprecisas, mais intencionado em atacar Lula que informar aos leitores… tipicamente Folha … jornalismo a serviço…

    EH

  69. Bom, aqui em São José dos
    Bom, aqui em São José dos Campos, o prefeito é Eduardo Cury (PSDB).
    Existe uma avenida chamada Dr. Eduardo Cury, que provavelmente seu pai.
    Será este um caso parecido?

    E não se esqueçam da praça Gilmar Mendes, em Diamantino-MS.

    De qualquer maneira, muito lamentável estes tipos de agrados com dinheiro público. Realmente, nada a ver a progenitora do Presidente dar nome a alguma coisa.

  70. Tô rindo dos comentários.
    Tô rindo dos comentários. Alguns não perceberam que as frases sublinhadas são comentários seus e desceram a ripa…

  71. Quem sabe quando o candidato
    Quem sabe quando o candidato do PIG for presidente do país ele renomeia a praça, sugiro um nome: Praça Gilmar Dantas.

  72. Aqui no Alto Xingu, os índios
    Aqui no Alto Xingu, os índios não se surpreendem com a estupidez do texto, encharcado do já conhecido preconceito contra o presidente-metalúrgico. Isso não supreende mais. Mas, o que tem espantado os índios é a inserção de tópicos com temas e textos ridículos para discussão e debate no blog, como é o caso deste. Será que não teria algo mais relevante para levar ao debate? O que tem acontecido com o blog? Por que o empobrecimento do debate? Por que a inserção de temas tão primários ou, no máximo, ginasianos? Será que não dá para melhorar o nível dos temas e do debate? Será que o redesenho do blog prejudicou o conteúdo? Terá sido a crise econômica mundial e suas repercussões no Brasil? Será uma fuga da realidade?

    As notas sobre normas técnicas, bibliotecas virtuais, vulnerabilidade externa e substituição de importações, sobre o papel do integralismo e da TFP continuam aguardando seus sempre bem vindos comentários.

  73. Homenagear a mae do
    Homenagear a mae do presidente e´ um detalhe que, talvez, nem merecesse destaque da imprensa. O que e´ absurdo e´ o que fizeram na Bahia com a familia Magalhaes ou no Maranhao com a familia Sarney.
    Isso, sim, e´ o fim da picada. Parecem capitanias hereditarias.

  74. Nassif,

    Coincidentemente ao
    Nassif,

    Coincidentemente ao ler hj à Folha, enviei um e-mail para o colunista, concordando com o hábito nacional da bajulação. No entanto, questionei da importância da Ponte Otávio Frias levar o nome do ex- publisher da FSP, e o que ele achava disso. Aguardo a resposta.

    PS: Alguns respondem. A Eliane Catanhede já me respondeu.

    Adriano Barbosa

  75. Gostaria que os leitores
    Gostaria que os leitores atentassem para um fato: Há, nas manchetes dos nossos jornais, e notadamente no telejornal Bom (Ruim?) Dia Brasil, da Rede Globo, reparem. Qualquernotícia boa é sempre dada com uma ressalva quase sempre insignificante (exemplo: vendas sobem 3% no natal, mas notadamente se vendeu produtos supérfluos). Já notícias “ruins” dadas com grande alastro, escondem um fato benéfico e significante, alçado à categoria de suposta insignificancia pela mídia. Exemplo: O Brasil entrou no grupo do IDH de países desenvolvidos, mas é o último desse grupo. Outro exemplo: Saldo de exportações caem, apesar de as vendas serem as maiores da história do país.
    Como já li por aqui, é confudir torcida com notícia, e depois reclamam de desconexão com a percepção popular.

  76. Aí, Nassif,
    suas falas
    Aí, Nassif,
    suas falas ficaram muito chiques coloridas. Facilita muito, principalmente para a turma do gatilho rápido. Não vá agora um implicante de plantão reclamar da escolha do vermelho.
    Abs

  77. É o Folhão, descendo o
    É o Folhão, descendo o ladeirão.

    A gente critica, mas é preciso entender o contexto: a Folha não é escrita para gente que gosta de pensar. É feita para um público pouco exigente e que se contenta com pouco, desde que venha bem embalado.
    Acho que nem se dão conta de como é ruim o jornal que consomem.

    É uma pena. Acho um verdadeiro suicídio comercial um veículo como a Folha apostar na ignorância de seus leitores.

  78. Nassif, por falar em
    Nassif, por falar em absurdos, ri muito do artigo de Demétrio Magnoli, na Veja. Freudianamente falando, esse pessoal tem uma fixação por Lula que beira à fixação, ou seja, em verdade tentam esconder o que verdadeiramente admiram ou têm receio de se transformar: em lulistas….

  79. Antigo, esse Igor, não? Há
    Antigo, esse Igor, não? Há algum tempo o tom das críticas a Lula alcançaram fatos mais importantes, argumentos mais concretos. Na própria FSP, por sinal. Esse senhor, como regra-três de Eliane Cantanhêde e Fernando Rodrigues, foi muito mal. Coisa pequena, sô!

  80. É triste ver o esforço que
    É triste ver o esforço que muitos fazem pra defender uma tolice dessa.
    Será que meu lider nunca erra? Nunca faz nada recriminável? Todas suas decisões são sempre as mais acertadas? Mesmo quando identicas àquelas que critiquei tanto no passado? Estou proibido de dizer que meu chefe politico errou ( mesmo que num pequeno detalhe)?
    O que leva pessoas aparentemente inteligentes a realizar contorcionismos e se valer de comparações infames pra tentar justificar uma bobagem dessa?
    Está claro que o Prefeito quis mesmo agradar o Presidente, em mais uma demonstração da já tradicional subserviencia e sabujice na poltica.
    Centenas, milhares de exemplos semelhantes se vê, se viu e se verá ( infelizmente…) em todos os partidos.
    Portanto, que é bajulação, é! Ponto.

    Insisto: Mais triste que essa sabujice explicita do Prefeito do Recife é ver todo o aparato formado pra “inaugurar” o que não estava pronto. Assim como no Rio de Cesar Maia ou em tantas outras cidades desse brasilzão os “Odoricos Paraguassus” da Vida fazem tudo para deixar suas marcas. ( sempre às custas dos recursos publicos, claro…).

    E mais triste ainda, desesperador mesmo, é ver quantos se prestam a defender o indefensavel. Ainda por cima se utilizando do cínico argumento : “ah, mas eles também fazem isso”.

    Até quando, Deus meu????

  81. Então quer dizer que se o
    Então quer dizer que se o Lula recusasse a homenagem, proibindo o prefeito de colocar o nome da sua mãe no parque, estaria mostrando que não é um ditador? É isso mesmo? Para mim notícia interessante foi a família Marinho proibir o Cesar Maia de batizar a tal Cidade da Música com o nome do falecido Dr. Roberto

  82. O cara parte de babaridades
    O cara parte de babaridades pratricadas por ditador personalista de um País que parece surgido dos contos orientais de Sheherazade e, fazendo uma gigantesca ginástica mental, força a barra e tenta compará-las a uma situação, de absolutamente normal, ocorrida dias atrás, que foi protagonizada pelo Presidente Lula. Para começar, estamos vivenciando a plenitude de um Estado Democrático, apesar dos reiterados sofismas gilmarianos. Lula não é um ditador personalista. Apenas participou de uma homenagem, mui justamente, prestada à sua genitora, por ter trazido ao mundo alguém que recebeu do pvo brasileiro, a honraria de ter sido eleito e reeleito Presidente da República e cujo nome ficará para sempres gravado em nossa História.. Se tivesse ido pentear macacos, o articulista teria melhor aproveitado o tempo que jogou fora quando escreveu tanta baboseira. .

  83. Aqui do Alto Xingu, os índios
    Aqui do Alto Xingu, os índios exclamam “pelas barbas do profeta, pelo amor dos meus filhinhos”, ressuscitar a TFP e o Integralismo? Dar IBOPE para isso?

    Índio, essa observação vinda do Tato ainda passa. Mas você é um sujeito sofisticado. Desde quando discutir processos históricos (como o integralismo) é dar IBOPE para o tema?

  84. A Ponte da Amizade e
    A Ponte da Amizade e Integração Nacional – Fernando Henrique Cardoso, sobre o rio Tocantins, com mais de 8 km de extensão, liga a capital do Estado do Tocantins, Palmas, à cidade de Paraíso do Tocantins. Essa ponte, construída com recursos do governo federal, foi inaugurada pelo próprio FHC, em pleno exercício do mandato presidencial.

  85. O prefeito do PT que
    O prefeito do PT que governou Recife por dois madatos consecutivos entregou a prefeitura ao seu sucessor que também é do PT. João Paulo sai com uma aprovação de 88%. O parque Dona LINDÚ não está totalmente concluído por ter sofrido seis ações de embargo na justiça impetrados por correligionários do DEM. O advogado que moveu as ações foi o assessor jurídico do candidato derrotado nas últimas eleições Mendoça Filho(DEM) que por sinal foi um passeio no primeiro para João da Costa(PT). A obra tem a assinatura de nada menos do que o maior arquiteto Brasileiro e um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional, Oscar Niemeyer Soares Filho. O parqu Dona LINDÚ é o mais novo espaço de Lazer e manifestações artísticas e culturais do Recife. Para saber mais sobre este parque acesse http://www.recife.pe.gov.br/modelo.php?id=286&Tipo=D.
    Quando vier ao Recife não deixe de visitar esse espaço que valoriza a arte, a culutura e o lazer.

  86. O comentário desse Igor foi
    O comentário desse Igor foi realmente infeliz. Se ele pensa isso de uma obra de 29 milhões, o que ele deve pensar da construção da ponte que homenageia a família lhe emprega? Lembro de uma fala atribuída a Paulo Francis…

    “Confesso que mais e mais acho a imprensa um desperdício de tempo e energia da parte das raras pessoas decentes de nossa profissão. A imoralidade dominante é avassaladora […] Há raros intelectuais [na imprensa]. O que há são escribas de aluguel, personalidade de show business e outras michurucalhas. E o cômico é como fingem para si próprios”.

  87. Estas críticas sem fundamento
    Estas críticas sem fundamento da imprensa beiram o ridículo. Esta imprensa brasileira não tem jeito. Acho que existe muitos outros assutos importantes em que se possa fazer críticas ao governo seM essa baboseira.

  88. Mais cômico do que esse
    Mais cômico do que esse artigo,apenas o senador Mão Santa(PMDB-PI) citando Norberto Bobbio por orientação de um professor de ciência política da UFPI daqui de Teresina.Não pela UFPI,lógico,mas porque Mão Santa não costuma ler essas coisas.Atentai!!!

  89. O tal de Igor não ressaltou o
    O tal de Igor não ressaltou o perigo maior, isto é, a permanencia de Lula na Presidencia até o ano de 2103. Será um século de poder continuo para desespero da Folha e de seu pau-mandado. Que vergonha, a Folha aceitar um cara (…) como esse.

  90. E por que será que na SP dos
    E por que será que na SP dos últimos tempos, 14 anos prá ser mais preciso, as obras públicas são agraciadas com nomes vindos somente dos quadros do PSDB?

  91. Esse tipo de expediente é
    Esse tipo de expediente é comum entre os governantes, sejam eles de esquerda ou de direita, mas o que realmente importa é se houve desvios de recursos na construção da obra ou se ela era realmente importante para a população recifense, o resto é camanha para 2010.

  92. Acredito que os motivos que
    Acredito que os motivos que empurram um retirante de sua terra natal é a procura por segurança e melhores condições de vida, para eles e para seus filhos. Se era para representar os retirantes, creio que dona Lindu serve, talvez não por ela, mas por sua atitude. Não me lembro de nenhum outro caso de sucesso com reconhecimento mundial.

    Quantos retirantes (ou descendentes) foram necessários para levantar uma ponte “Julio Mesquita Neto” ou “Otávio Frias de Oliveira”, quantas mãos para pavimentar uma avenida “Jornalista Roberto Marinho”, aqui em SP?

    Será que pela sua origem o retirante só pode ser homenageado de forma anônima?

    Alguém perguntou o que fez dona Lindu para merecer tamanha homenagem. Eu só digo se ele me contar o que fez o “soldado desconhecido”(além de estar na hora errada e no lugar errado).

  93. “resta torcer para que abril
    “resta torcer para que abril continue se chamando abril ”
    E se trocasse por “victor”, será que ele ficaria mais feliz?
    Nem pense em trocar por “carta”. Seria uma guerra civita

  94. Marco Aurélio, cuidado ao
    Marco Aurélio, cuidado ao fazer brincadeiras, hein? Em 2004, o presidente Lula discursou na sede das Nações Unidas, citando uma frase de Frantz Fanon, um autor difícil e que pouca gente leu…será que o presidente Lula “costuma ler essas coisas”? Ou apenas o ghost-writer do discurso dele?

  95. tanta asneira que chega a
    tanta asneira que chega a ofender a minha burrice …. dizer que torrou milhões do dinheiro publico para construir um parque privado para uma senhora …. o PIG começou o ano com um golaço! ….

  96. Vai ser gozadíssimo ver aqui
    Vai ser gozadíssimo ver aqui neste blog, até 2010, as piruetas mentais que o GIP, espelho do PIG, terá que fazer para enquadrar a “impresna golpista”. É claro que é uma piada dar à praça o nome da mãe do presidente, mas este blog sempre consegue dar uma contorcida nos fatos. Realmente este blog sempre se supera na hora de defender lula, dilma, sempre com o apoio dos pelo menos 98% de participantes petistas do blog.. duvido que desses mais de 100 comentários, pelo menos 90 não sejam de eleitores de lula..

    O Blog precisa se diversificar, sim. O problema é que seus comentários são idênticos aos que você critica aqui. Apenas com sinal oposto. Não enriquecem em nada o debate e não garantem a diversidade. Porque não tenta trazer conteúdo, como tantos outros comentaristas não-ideológicos?

  97. Raciocinio mais ou menos
    Raciocinio mais ou menos lógico. Lacerda foi para Portugal e ai não dá mais para bater nele; Protogenes tá fora da operação, também não da para ficar batendo; De Sanctis já mostrou que com ele imprensa não interfere; Grandis também não fica por baixo. No governo só sobrou o Jobim e o Meireles para a turma descer o pau, mas ai tem um problema: os dois são do PSDB então seria suicidio, Lula não é candidato mas é o unico que da para falar alguma coisa e como a turma não tem mais idéias vão escrever qualquer coisa, o importante é não perder o foco. Tomara que continuem assim porque o efeito e zero.

  98. Uma contribuição ao Weden, na
    Uma contribuição ao Weden, na lista do besteirol recente da imprensa: o inesquecível “Vacinem-se todos! Urgentemente!”, da nossa querida Eliane Cantanhêde e o impagável Fernando Rodrigues, exigindo a divulgação dos nomes dos agentes secretos.

  99. Vamos batizar uma praça de
    Vamos batizar uma praça de Igor G. Não completem o nome, para não deixar o rapaz feliz. É que, com esta praça, ele vai saber o quão medíocre ele se revelou.

  100. Já é uma contribuição mostrar
    Já é uma contribuição mostrar que a grande maioria dos comentários são completamente viesados.. agora, difícil mostar conteúdo ao comentar um comentário de um artigo tão pouco importante.. Só pra amenizar… seria o indio do xingu um discipulo do andre araujo? como se parecem!

    Tem outras notas onde você poderá demonstrar seu conhecimento.

  101. O PODER DA MÍDIA

    Leio na
    O PODER DA MÍDIA

    Leio na coluna PANORAMA POLÍTICO, de Ilimar Franco, no GLOBO de hoje, 3/1:
    “Um dia depois do outro
    A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara rejeitou, mês passado, projeto do deputado licenciado Alberto Fraga (DEM-DF), proposto em 2001, quando era do PMDB, tipificando como crime a violação do sigilo de voto do parlamentar. Os deputados brincaram que até o autor relevou, já que agora é secretário de Transportes do governador José Roberto Arruda, envolvido no escândalo da violação do painel do Senado.”

    A nota, que tem um final bem humorado, poderia ser reescrita assim, na sua conclusão:
    “Os deputados entenderam que a proposta é indecente e não deveria ser levada a sério: o seu autor pretenderia punir quem agisse do mesmo modo que o seu atual chefe, o governador do DF José Roberto Arruda (ele é secretário de Transporte do Governo de Brasília), que, primeiro, negou a autoria da violação, e depois, chorando, assumiu a sua participação no lamentável episódioi. Esses são os homens que propõem as leis no Brasil.”

    Ou assim:
    “Os deputados consideraram que o autor da proposta não tem respeitabilidade, porque feriu o princípio da fidelidade partidária (mudou de partido pelo menos uma vez). Oh tempore, oh mores!”

    Ou assim:
    “Os deputados da CCJ concluíram que a matéria deveria ser rejeitada. O autor da proposição é o atual secretário de Transportes do governador do DF José Roberto Arruda, que teria cometido o crime a ser tipificado (escândalo da violação do painel do Senado). Se ele perdoou o infrator, seria cinismo da Comissão aprovar o projeto. Ou seja: não há luz no fim do túnel.”

  102. Prezado Nassif,

    Av. Salim
    Prezado Nassif,

    Av. Salim Farah Maluf, pode – Túnel Maria Maluf, pode, (trata-se), dos pais de Paulo Salim Maluf, a imprensa aceita. Eu acho até, que a gente perde muito tempo com isso tudo.

    As pessoas, (inclusive eu), precisavam se rebelar de maneira mais contundente, ao invés dessa revolta “virtual”, pela internet.

    Essa burguesia que se apropria da história contata sob seu viés caolho, tem que ser questinada, cobrada com a maestria de quem de fato “faz a história”

  103. O Presidente Luiz Inácio Lula
    O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um grande estadista. Será que sua mãe não significou nada na formação de sua personalidade, de seu caráter, de suas características de um grande guerreiro ? Ele mesmo sempre lembra da importância de sua mãe na sua formação. Isso posto, considero que a sua mãe foi importante para todos nós e para o país, pois seu filho está fazendo um grande governo, que será mais reconhecido ainda no futuro.

  104. Céus! Meu pai dá nome a uma
    Céus! Meu pai dá nome a uma escola no interior de Minas. Minha mãe, coitada, só fazia os pães de queijo e o café delicioso para os políticos. Pensando bem, melhor que a tal escola tivesse o nome de minha mãe. Vou propor isso ao prefeito. Vai custar milhões aos cofres públicos.

  105. Hoje pela manhã, ao dar uma
    Hoje pela manhã, ao dar uma “folheada na Folha” topei com o artigo do IGOR GIELOW. Não sou fá incondicional do Lula, mas não dá para engolir a carga às vezes infantil de preconceito que ele recebe por parte de uma “elite” (que se julga culta, equilibrada e bem informada) e que habita neste grande “país Meridional” composto pelas regiões Sul e Sudeste. Este grande “país Meridional”, por uma ironia do destino, veio a fazer parte de um país maior, o Brasil, a despeito dos narizes empinados e dos hercúleos esforços em contrário da “elite” (claramente separatista) que lá vive.
    A elite do “país Meridional” é majoritáriamente composta nobres de sangue azul (importado) que não toleram migrantes.
    Imaginem se fosse um roteiro de filme concorrendo ao Oscar? “A Saga da Retirante” contando a história VERÍDICA de uma mulher, que se vê forçada a fugir da miséria e das dificuldades e segue para o “país Meridional” numa tentativa desesperada de salvar a vida de seus filhos. Um deles, acaba metalúrgico e se envolve no movimento sindical (isto em plena ditadura) e luta pela melhoria das condições de trabalho impostas pelas multinacionais (que jamais se atreveriam a aplicar aos trabalhadores de seus próprios países as maldades que aplicavam aqui com o beneplácito dos milicos adoradores do “Milagre Brasileiro”). Daí (encurtando o nosso papo) vira presidente, é reeleito e – mesmo estando em um segundo mandato – conta com a maior aprovação popular da história recente do país Brasil.
    Então o prefeito da capital de Pernambuco, que foi o estado onde começou esta saga inacreditável, resolve TARDIAMENTE homenagear a Dona Lindu… é demais! A elite não tem fígado para resistrir a tal “afronta”.

  106. Lula, ao aceitar tal
    Lula, ao aceitar tal impostura, demonstra que não tem confiança de que deixará um legado positivo de seu governo. Seu egocentrismo não lhe permite a possibilidade de ser homenageado à posteriori . Ele quer se ver homenageado agora, imediatamente, Depois? O resto, que se exploda!

    Não há um pouco de exagero em sua afirmação?

  107. Ao que parece todos os
    Ao que parece todos os governantes fazem farra com nomes de obras públicas.
    Para dar um basta, poderia-se criar lei que vetasse o uso de nomes de quaisquer pessoas ou entidades que lembrassem pessoas, pelo menos por um determinado período, durante e próximo ao exercício do cargo. Com certeza, muitas obras terão nomes melhores e de mais justa e simbólica homenagem.

  108. Estes sujeitos da
    Estes sujeitos da imprensalona,são ciumentos demais,estão no terceiro turno ainda,não largam o pé do presidente Lula!

  109. Insisto: existe uma lei
    Insisto: existe uma lei federal que proíbe a denominação de monumentos com nome de pessoas vivas. A ponte Fernando Henrique Cardoso é um desrespeito à legalidade.

  110. Sinto informar ao colunista
    Sinto informar ao colunista da folha que os quase 30 milhões gastos para a construção deste parque não foram utilizados para dar o nome da mãe de Lula ao parque. Provavelmente este valor foi utilizado para favorecer alguma empreiteira que ajudou na campanha política do prefeito João Paulo ou seu sucessor, João da Costa. O custo deste parque não deveria ultrapassar 5 milhões, segundo algumas empresas que apresentaram seus projetos à Prefeitura.

    http://www.diariodepernambuco.com.br/2008/12/14/politica1_0.asp

    Elas financiaram a campanha de João da Costa

    recife // Dezoito empresas que fizeram doações ao comitê do prefeito eleito têm contratos de mais de R$ 100 milhões na gestão de João Paulo
    André Duarte // Diario
    Franco Benites // Especial para o Diario

    Das 26 empresas de engenharia que aparecem como doadoras da campanha do prefeito eleito do Recife, João da Costa (PT), 18 delas foram contratadas pela Prefeitura durante o segundo mandato do prefeito João Paulo (PT), entre janeiro de 2005 e dezembro deste ano. O grupo de construtoras e empreiteiras (ver quadro abaixo) contemplado com contratos na atual gestão doou mais de R$ 471 mil ao caixa de campanha petista e recebeu cerca de R$ 106 milhões do Executivo municipal como pagamento pelas obras executadas (ou em andamento) nos últimos quatro anos. Nesse período, até março deste ano, João da Costa comandou a Secretaria Municipal de Planejamento Participativo.

    O levantamento do Diario foi realizado por meio do cruzamento dos dados da prestação de contas do candidato do PT com a relação de contratos da Prefeitura com essas empresas doadoras, que estão disponíveis na versão on-line do Diário Oficial do Recife. João da Costa declarou à Justiça Eleitoral ter tido uma receita de R$ 2,8 milhões durante a disputa pela Prefeitura. Desse total, pouco mais de R$ 1 milhão foi depositado por 26 empresas da construção civil.

    Através do sistema de busca do Diário Oficial pela internet, a reportagem constatou que 18 dessas empresas que contribuíram financeiramente com a campanha participaram efetivamente da segunda metade da administração de João Paulo, padrinho político da candidatura do ex-auxiliar.

    Os contratos com o município em que as empresas aparecem como executoras de obras foram firmados através de concorrência pública ou por meio de dispensa de licitação (no caso das obras tidas como emergenciais), modalidades de contratação previstas na lei de licitações (número 8666, de 1993).

    Os nomes das construtoras também aparecem nos chamados “termos aditivos”, que são os pagamentos adicionais para correção dos custos de obras que já foram objeto de contrato. Nesses casos os valores nem sempre estão disponibilizados nas edições do Diario Oficial. Portanto, a soma dos contratos firmados com as empresas doadoras pode superar os R$ 106 milhões identificados no levantamento do Diario.

    A análise dos contratos permite apontar que o valor das doações ao PT acompanha proporcionalmente a complexidade das obras executadas pelas empresas a mando da prefeitura. Em outras palavras: em geral, as construtoras que doaram as maiores quantias à campanha de João da Costa foram as que tiveram os contratos mais vultosos.

    A maioria dos contratos envolve intervenções comuns, como calçamento de ruas, iluminação, construção de escolas e recuperação estrutural de órgãos públicos. No entanto, apenas dois projetos realizados por duas construtoras diferentes (leia na página A-4) ultrapassam a casa dos R$ 50 milhões.

    O juiz da 150ª Zona Eleitoral da capital, Marcelo Russell, aprovou com ressalvas a prestação de contas da campanha do futuro prefeito. O magistrado informou que as irregularidades encontradas são de “menor gravidadee sem repercussão sobre as contas”.

    Saiba mais

    Construtoras doadoras ao pt que mantêm contrato com a prefeitura

    Empresa Doações ao PT, Valor dos contratos

    CC Estrada ,R$ 25.840, R$ 404.909

    Jatobeton , R$ 52 mil, R$ 197.450

    Ingazeira, R$ 2 mil, R$ 82.115

    DHF Eng. , R$ 1,5 mil, R$ 2.055.185

    Kaena, R$ 500, R$ 1.785.889

    Engemar, R$ 22 mil, R$ 3.321.554

    Trópicos Eng. ,R$ 15 mil, Não disponível

    Jepac, R$ 42,5 mil, R$ 15.275.097

    Empresa Geral de Construção, R$ 1 mil, R$ 2.837.226

    Camargo Corrêa, R$ 200 mil, R$ 24.165.299

    Marinho Construções, R$ 2 mil, R$ 228.317

    Palma Construções , R$ 500, R$ 8.780.886

    Pentágono, R$ 500,R$ 1.410.127

    Andrade Guedes, R$ 3,5 mil, R$ 11.372.277

    Construtora Venâncio, R$ 2,5 mil, (Não disponível)

    MF Engenharia, R$ 500, R$ 5.615.211

    Gerdau, R$ 50 mil, (Não disponível)

    Concrepoxi, R$ 50 mil, R$ 28.955.238 **

    Totais R$ 471.840 R$ 106.486.780

    *a Foram consideradas as empresas com contratos registrados no site do Diario Oficial do Recife entre 2005 e 2008

    ** Consórcio com a empresa Triunfo

  111. Estou ansioso pelos filmes
    Estou ansioso pelos filmes que se farão daqui a uns dez anos sobre o presidente Bush e a forma como destroçou a maior pot6encia do mundo, política e economicamente. É pena que Hollywood seja um departamento do governo para promoção dos EUA, e um filme assim tenha que ser independente, de difícil produção. Mas um dia sairá.
    Quanto à chorosa matéria da FSP: lixo. Eles não se conformam de termos um estadista no poder…

  112. É normal: a Folha não admite
    É normal: a Folha não admite alguém de sobrenome Silva ou coisa parecida virando nome de logradouro público. Gente do povo, gentalha. Nome de rua é para quatrocentão ou puxa-saco do Doi-Codi.

  113. Na mosca a observação do LN
    Na mosca a observação do LN sobre o viaduto e a avenida.
    Acho a homenagem justa afinal Dona Lindu deu ao país algo melhor que os dois outros homenageados (Roberto Marinho e Otávio Frias).

  114. Tá na inernet:

    “Monarquia

    Tá na inernet:

    “Monarquia
    – Para nascer, Maternidade Marly Sarney;
    – Para morar, escolha uma das vilas: Sarney, Sarney Filho, Kiola Sarney ou, Roseana Sarney;
    – Para estudar, há as seguintes opções de escolas: Sarney Neto, Roseana Sarney, Fernando Sarney, Marly Sarney e José Sarney;
    – Para pesquisar, apanhe um táxi no Posto de Saúde Marly Sarney e vá até a Biblioteca José Sarney, que fica na maior universidade particular do Estado do Maranhão, que o povo jura que pertence a um tal de José Sarney;
    – Para inteirar-se das notícias, leia o jornal O Estado do Maranhão, ou ligue a TV na TV Mirante, ou, se preferir ouvir rádio, sintonize as Rádios Mirante AM e FM, todas do tal José Sarney. Se estiver no interior do Estado ligue para uma das 35 emissoras de rádio ou 13 repetidoras da TV Mirante, todas do mesmo proprietário;
    – Para saber sobre as contas públicas, vá ao Tribunal de Contas Roseana Murad Sarney (recém batizado com esse nome, proibida pela Constituição, lei que no Estado do Maranhão não tem nenhum valor);
    – Para entrar ou sair da cidade, atravesse a Ponte José Sarney, pegue a Avenida José Sarney, vá até a Rodoviária Kiola Sarney. Lá, se quiser, pegue um ônibus caindo aos pedaços, ande algumas horas pelas ‘maravilhosas’ rodovias maranhenses e aporte no município José Sarney.
    Não gostou de nada disso? Então quer reclamar? Vá, então, ao Fórum José Sarney, procure a Sala de Imprensa Marly Sarney, informe-se e dirija-se à Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney…”.

  115. Com este ato, Lula
    Com este ato, Lula equiparou-se a Paulo Maluf, que homenageou a mãe Maria Maluf e o pai Salim Farah Maluf com nomes de avenidas em São Paulo.
    A comparação com a ponte Otavio Frias de Oliveira e a avenida Roberto Marinho é risível já que ambos os empresários jamais ocuparam cargos públicos. Auaram na área de comunicação assim como outros empresários que hoj dão nome a logradouros públicos atuaram na mieração, papel e celulose e outras áreas.

    Paulo, Lula não é prefeito de Recife.

  116. Venho acompanhando este
    Venho acompanhando este assunto do Parque D. Lindu desde o inicio.
    Primeiro, o preconceito é o responsável pela colocação do nome da mãe do Presidente. Segundo como estavamos próximo das eleições municipais, usaram a construção do Parque politicamente. Teve até duas pessoas que eram contra a sua construção, que se candidataram a vereador, ambos foram poucos votados. A oposição tendo a frente Raul Jungmann (sempre ele) se aproveitou para aparecer perante os seus eleitores. O Parque é uma grande obra, e o Prefeito aceitou a sugestão dos contras, aumentando a área verde para 60% do espaço.
    Além da área verde, tem teatro, espaço para eventos, restaurante, e praças de esportes e skate. O a obra ficou mais cara em vistas dos equipamentos do teatro, cadeiras, refirgeração e som.
    O mais, não passa da sempre mal vontade da mídia para com o presidente.

  117. Existem dois tipos de
    Existem dois tipos de críticas neste post: as triviais – que defendem pura e simplesmente a tese apresentada no texto; e as “sofisticadas” – que criticam a crítica frente a fraqueza (ou pobreza) dos argumentos apresentados.

    Mas a questão de fundo (pra mim), não o texto especificamente, mas recorrência, amplitude e repercussão que este tipo de “notícia” passou a assumir. (Esse é o conteúdo do Post). Ou seja, aprofunda-se a análise de uma árvore para exemplificar o fenômeno que acontece na floresta. (não é das melhores metáforas, mas deixa pra lá)

    Afinal, a mídia deixou de ser média, mediadora… Com informações das mais variadas e análises representativas da “média” da sociedade.
    Não. A mídia, sem entrar em juízos de valor, transformou-se numa trincheira de determinado segmento da sociedade, e até mais, uma ponta de lança (braço político) deste segmento. Ela se desvirtuou. E como vc mostrou no “Caso Veja”, Nassif, ela se prostituiu.

    Essa é a questão de fundo do post. E não como alguns “mais sofisticados” querem tentar passar, um caso menor. Menor, se se olhar apenas a “árvore” (raquítica, diga-se de passagem). Porém, ao se ampliar o olhar (com um pouco de boa vontade) poderá se ver a “floresta” em nossa volta. Onde o besteirol do artigo, é apenas mais um dos intermináveis exemplos a reforçar a tese da transformação, ou talvez até, do (des)cobrimento do véu da mídia.

  118. Há muito tempo deixei de
    Há muito tempo deixei de assinar e ler a folha. Mas no trabalho eu sempre pego um exemplar e trago para casa, pois tenho duas cadelinhas poodles e uso o jornal para forrar a area de serviço para que elas façam xixi.

  119. Nassif

    O leitor Cláudio
    Nassif

    O leitor Cláudio Pires (03/01/2009 – 20:39 ) termina sua intervenção neste diálogo sugere que que “de cada 100 comentários, pelo menos 90 são de eleitores de Lula.”
    Interessante é que esta mesma informação é usada por diferentes colunistas para justificar ataques que recebem dos leitores. Clóvis Rossi cunhou, inclusive, o termo lulo-petismo.
    Temos vários ângulos para analisar essas afirmações. Se os lulo-petistas são a maioria dos comentários contrários a alguns colunistas, onde estão os demais leitores, simpáticos à suas teses? Se os lulo-petistas são maioria nos blogs que estão tendo coragem de enfrentar os movimentos coordenados da mídia hegemônica, onde estão os leitores contrários a esse pensamento e opositores dos lulo-petistas?
    Se a maioria dos leitores é lulo-petista, por que o colunista acha que ele está certo e a maioria errada?
    Não é realmente um fenômeno, o lulo-petismo, se consegue mobilizar defensores diariamente, durante todo o dia, em diversos blogs (contrários e favoráveis) enquanto os que seriam “leitores qualificados” ou “isentos” nunca dão as caras?

  120. Tal artigo só reforça a
    Tal artigo só reforça a parcialidade e oposição ferrenha ao atual presidente Lula por parte da mídia. Em São Paulo, terra do pode tudo para os tucanos, tornou-se comum deparar com grandes obras que levam o nome de tucanos ilustres e nem por isso presenciamos a indignação de pseudos-jornalistas. A saber: Rodoanel Mário Covas, Instituto de Pesquisa Sérgio Motta, instituto FHC- ao menos este parece ser privado- , Centro de referência ao Idoso Mário Covas, aeroporto internacional André Franco Motoro(antigo Cumbica), Espaço Ruth Cardoso(Antigo Centro da Juventude de Vila Nova Cachoeirinha). No último sábado, tive um susto ao passar pela USP-Leste e verificar que agora ela se chama USP-Mário Covas. Tudo isto em detrimento de brasileiros ilustres como Paulo Freire e outros. A continuar assim, m breve a Paulicéia se transformará num viveiro de tucanos.

  121. Durante a inauguração da
    Durante a inauguração da ponte Otávio Frias de Oliveira, me recordo de uma nota interessantíssima no “blog do Azenha”. A nota em questão refutava um editorial da folha quando o então recém eleito prefeito José Serra paralisou todas as obras do município com o argumento de que elas estavam superfaturadas e que os contratos seriam renegociados, dentre elas o da ponte em questão. O editorial fazia diversos elogios a atitude do novo prefeito e argumentava ainda que a referida ponte era desnecessária e que uma ponte comum(não estaiada) custaria menos de 1/3 do valor original, tal obra serveria apenas para impressionar e fazer agrado as empreiteiras que financiaram a candidata petista derrotada. Pois bem, passado todo o estardalhaço, a atual gestão não apenas concluiu a obra como pagou bem mais que o valor inicial, isto, em virtude de multas contratuais por haver interrompido a obra, fazendo saltar de 170 milhões para 260 milhões de reais. Para calar a boca da imprensa golpista, foi oferecido o nome do patriarca da folha à ponte, à qual retribuiu com 3 páginas de informações, tipo “a primeira ponte estaiada em curva no mundo” e uma série de impactos positivos que a inauguração refletiria no entorno. Acabaram-se as críticas levantadas no editorial passado. À globo, a ponte serve como cenário de fundo no SPTV. Pronto, todos ficaram felizes e não vêem a hora de noticiarem Serra com presidente do Brasil.

  122. Nassif,
    É muito mais do que
    Nassif,
    É muito mais do que um parque. São vários equipamentos em um único espaço (espaço para shows, pavilhão para exposições, sanitário, fraldário, restaurante, teatro, parque infantil, pista de cooper, quadra esportiva, rampa de skate, ciclovia, áreas para atividades físicas e convivência de adultos e crianças. E Boa Viagem carecia de um parque: a grande extensão litorânea não tinha um único sequer!
    A guerra, Nassif, não foi contra a população: a maioria da cidade aprovou o parque (pesquisas foram feitas); a guerra foi contra a especulação imobiliária. Grandes construtoras fizeram de tudo para garantir o terreno e nele construir várias torres e faturar milhões, dada a valorização dos terrenos na beira da praia.
    A escultura de Abelardo da Hora, o mesmo que representou os “Meninos do Recife” em uma coleção em xilogravura com 24 quadros, está ótima. Ela é o retrato de qualquer família de retirantes daqui do Nordeste, cuja página espero estarmos virando.
    Quanto ao nome do parque, Dona Lindu, é secundário. O projeto do parque é anterior ao nome. Se a ele fosse dado qualquer outro nome vindo da aristocracia não só de Pernambuco, mas até alienígena, muitos estariam prestando reverencias e de joelhos!

  123. Eu entendo a importância que
    Eu entendo a importância que o Nassif deu ao assunto. O texto do tal Igor não é importante por que diz algo relevante, e sim por ser totalmente irrelevante. Vejo o Nassif desesperado, clamando por crítica consistente ao governo, como quem clama por água no deserto.

  124. Nassif, è a hipocrisia deles,
    Nassif, è a hipocrisia deles, pura.
    Se a homenageada, tivesse algum dos sobrenomes, que eu poderia citar, muitos dos quais causaram miséria, corrupção, proliferação de doenças e até mortes, ao povo brasileiro, aí a homenagen seria verdadeira, merecida, é como se um familiar estivesse sendo homenageado. Todos do mesmo grupo, com as mesmas idéias e defeitos.

  125. Evidente que é um puxa
    Evidente que é um puxa saquismo extremado, fazer a homenagem a mãe do presidente do momento.Qual é a virtudo dela..?..Ah, ser a mãe do presidente. Merece a homenagem..? Sinceramente, não sei quais foram as suas obras, além de ter gerado o filho(ah, e ser retirante tbém). Podiam ter feito uma pesquisa interativa, para ver quantos e quais nomes apareceriam. Quem sabe. E é lógico que 99% das demais pessoas ilustres não mereceriam ter o nome em ruas ou monumentos.

    Outra coisa: o que nos mostra o jornalista, é a volta da campanha do “medo”, de antes da eleição. O que será que o sr presidente fará agora..? Tomar o poder vitaliciamente..?

  126. O texto realmente comete um
    O texto realmente comete um exagero ao comparar o ditador com Lula. Mas que o Parque é um grande monumento à bajulação, isso é. E com dinheiro meu, que sou contribuinte do Recife. Foram torrados 29 milhões nessa brincadeira.

    Além da mãe de Lula, o ex-prefeito João Paulo resolveu homenagear também o avô do Governador, gastando uma fortuna em duas estátuas de Miguel Arraes. Virou doença.

    A insanidade do ex-prefeito é tão grande que ele chegou a declarar que o parque era o “Taj Mahal” dele.

  127. É impressionante como
    É impressionante como qualquer crítica a um ato do PT gera um manancial de críticas burras e descabidas. Assim como aconteceu no http://www.acertodecontas.com.br (onde um post sobre o mesmo assunto criticando não só nome mas a obra como um todo gerou uma infinidade de protestos de lulistas e ataques ao autor – vale a pena dar uma olhada) vejo o mesmo acontecer aqui.

    Criticam a qualidade e objetividade da notícia, desmerecem seu escritor, transformam o assunto numa luta sócio-politica e, pra piorar, justificam o ato com a máxima de “se os outros podem o PT pode também”.

    A notícia é valida e o questionamento mais que acertado. Eu sou recifense, moro próximo ao parque e, desde o ínicio fui contra o “Taj Mahal” do ex-prefeito João Paulo – como ele mesmo descreveu – que, contrário as solicitações dos moradores, resolveu optar por uma obra de mais de 35 milhões (ignorando o parque verde solicitado que teria custado 5% deste montante). Niemeyer e o nome da mãe de nosso digníssimo presidente foram usados tão somente como bucha de canhão para justificar tremendo e desnecessário gasto – que certamente ajudou e muito na eleição de seu sucessor.

    Abora foi uma imposição da administração petista, empurrada goela abaixo numa extenuante luta de ações na justiça que pediam únicamente um parque verde, mais barato e necessário do que a mosntruosidade “entregue” com um festivo evento que contou com a presença do presidente – participando da inauguração de mais uma obra inacabada.

    Quanto ao nome é justificável o questionamento. O Recife tem ruas com nomes belissímos como Rua da Aurora, Rua do Sol, Rua da Saudade, Rua da Hora, Rua da União e tantas outras admiradas por Manoel Bandeira. E, numa atitude claramente politica, dão o nome da mão do atual presidente, presidente esse a quem o prefeito responsável pela obra mendiga atenção buscando uma vaga no senado ou apoio para concorrer ao governo. Se buscavam homenagear alguma figura importante de nossa história (Pernambuco) que se chamasse Parque Manoel Bandeira. Se precisava que fosse um retirante nordestino que se chamasse Parque Baleia.

    O que falta a essa gente é um pouco de senso crítico para perceber que não se trata de uma manifestação contra o PT e sim contra uma ação tomanda por um membro do partido num ato que, idependente de ideologia, é errado, fora dos padrões do que se chama moralidade politica (apesar de acreditar que tais palavras não cabem juntas).

    Erraram sim, queiram ou não queiram os lulistas doentes e capengas. O ruim é adimitir o erro, assim como o ex-prefeito João Paulo jamais o fará.

  128. Caro Eden, eu acho que os
    Caro Eden, eu acho que os recifenses, mais do que ninguém, é que podem avaliar se vale a pena gastar dinheiro com esse parque, ou não. Também acho que o Lula entra numa egotrip, de vez em quando. Mas convenhamos, é uma tremenda forçassão de barra, dizer que daí para mudar o nome do mês de abril, é um pulo. Comparar o Lula, com o tal ditador de Turcomenistão(é assim mesmo?), por causa disso, denuncia o anti-lulismo doente e capenga do sujeito. E é evidente que tal disparate despertará a reação dos lulistas, os doentes e os não doentes

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador