Dimenstein questiona pena de prisão para Dirceu

Da Folha

Lugar de Dirceu é na cadeia?

Gilberto Dimenstein

A prisão em regime fechado de José Dirceu provocou uma reação forte do ministro José Eduardo Cardoso. Este disse que preferia morrer a ficar numa cadeia brasileira, tamanha a degradação dos direitos humanos nesses locais.

Pena que a situação dos presos só seja lembrada quando alguém que não é pobre, mas poderoso, é condenado a ficar atrás das grades. Há décadas grupos de direitos humanos se esforçam para mostrar a realidade de um ambiente que mais ajuda a criar delinquentes do que recuperá-los, onde seres humanos são tratados como animais. Saem de lá mais violentos e ameaçando a sociedade que, em tese, paga para que eles saiam melhores e sociáveis.

Podem bater à vontade, sei que é uma péssima hora para expor aqui essa posição.

Como a maioria dos brasileiros, estou satisfeito com os resultados do julgamento do mensalão. É um marco histórico no combate à ladroagem e ao péssimo costume dos políticos em confundir o público e o privado.

A sociedade está (e pode-se entender o motivo) com sede de vingança, tantos são os casos de corrupção impunes. Ocorre que justiça não é instrumento de vingança. Cadeia é um lugar para quem representa uma ameaça física à sociedade. O recomendável é criar penas duras que os réus do mensalão possam cumprir em regime aberto.

O leitor vai dizer que estou defendendo a impunidade. Errado. Primeiro, defendo, por princípio, que apenas os criminosos violentos ou aqueles que possam fugir do país sejam encarcerados.

Existe também uma questão pragmática. Os presídios já estão superlotados, gerando a cada dia mais degradação. Isso, em si, já é um crime praticado pelo aparelho estatal.

Estou feliz em ver tanta gente influente punida. Mas não entro nessa onda que vê a prisão como vingança. Por isso, o lugar de Dirceu é nada de cadeia.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador