Economist analisa manifestações e política no Brasil

Da BBC Brasil

Protestos em Fortaleza (AFP)

Espontaneidade dá aos protestos um sentido de possibilidade’, opina revista

A onda de protestos que se espalhou pelo Brasil e por diversos outros países é capa da edição mais recente da revista Economist, que concluiu que, apesar de a democracia ter ficado “mais difícil”, ela pode ser melhorada por conta das manifestações.

“Quando políticos entendem que as pessoas querem mais – e que seu voto depende de sua satisfação -, as coisas podem mudar. No Brasil, a presidente Dilma Rousseff quer um debate nacional na renovação da política. Isso não será fácil nem rápido, mas os protestos ainda podem melhorar as democracias nos países emergentes, e até mesmo na União Europeia”, diz a revista, que também dedicou um editorial ao assunto e uma reportagem específica à situação brasileira.

Nessa reportagem, a publicação opinou que o plano inicial proposto por Dilma “pareceu apressado e improvável de oferecer calma duradoura (à população)”, citando sobretudo a proposta de uma Assembleia Constituinte, já descartada por conta de debates quanto a sua validade constitucional.

Mesmo assim, a reforma política é “urgentemente necessária”, ainda que os diversos partidos políticos brasileiros, “poucos dos quais tendo ideologia além do clientelismo, tenham pouco apetite para mudanças”.

A revista lamenta que Dilma “não tenha dado sinais de que vá reduzir o inchaço do governo, algo que lhe permitiria financiar serviços (públicos) melhores” e opina que ainda não está claro quem vai se beneficiar politicamente dos protestos brasileiros.

“(O ex-presidente) Lula se manteve incomumente silencioso até agora, ainda que tenha ajudado sua protegida (Dilma) nos bastidores. Ele apreciaria o papel de salvador nacional. Mas muitos dos problemas citados pelos manifestantes são coisas que, como presidente, ele fez pouco para resolver”, diz o texto.

‘Corrupção, ineficiência, arrogância’

A revista destaca as diferenças entre os diversos protestos ao redor do mundo – da Índia à Turquia; da Bulgária à Primavera Árabe -, mas vê em comum o fato de muitos manifestantes serem “pessoas de classe média, e não grupos organizados de lobbies, especializados em influenciar decisões políticas favoráveis a seus interesses, com uma lista de exigências”.

“Os protestos não são mais organizados por sindicatos ou outros lobbies, como antes. A espontaneidade lhes dá um sentido intoxicante de possibilidade. Inevitavelmente, a falta de organização também embaralha a agenda”, destaca a revista.

“Seu misto de farra e ira condena a corrupção, a ineficiência e a arrogância de quem está no poder”, avalia a Economist.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador