Do site do Ministério de Minas e Energia
| Data 07/01/13 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) realizará, na próxima quarta-feira, 09 de janeiro de 2013, a partir das 14h30, sua 124ª reunião ordinária. A reunião, prevista no Calendário Anual do Comitê, aprovado pelo Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na reunião de dezembro de 2012, contará com a presença de dirigentes do Ministério, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Câmara de Compensação de Energia Elétrica (CCEE), Agência Nacional de Águas (ANA) e do Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (CEPEL). Além desses membros, são convidados-participantes dirigentes da Eletrobras, de agentes e das Associações do Setor Elétrico.
Calendário de reuniões Segue abaixo o calendário das reuniões ordinárias do CMSE no ano de 2013:
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Da Folha
Racionamento de luz acende sinal amarelo
Pouco depois de descartar problema, Dilma chama reunião de emergência por causa de nível baixo dos reservatórios
Participantes tiveram que cancelar agendas; técnicos criticam governo e veem risco 'acima do prudencial'
| Edson Silva/Folhapress | ||
![]() |
||
| Panorâmica do reservatório de Marimbondo, na divisa entre SP e MG, com nível abaixo do normal |
ELIANE CANTANHÊDE COLUNISTA DA FOLHA
Dez dias depois de dizer que é "ridículo" falar em racionamento de energia, a presidente Dilma Rousseff convocou reunião de emergência sobre os baixos níveis dos reservatórios, para depois de amanhã, em Brasília.
A reunião foi acertada entre Dilma, durante suas férias no Nordeste, e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, que a presidirá. Balanço e propostas serão levadas diretamente à presidente.
Dirigentes de órgãos do setor tiveram de cancelar compromissos para comparecer.
Na avaliação do governo, os níveis dos reservatórios estão até 62% abaixo dos registrados no ano passado e a situação tem piorado por causa do intenso calor, sobretudo no Sudeste.
Com temperaturas que chegam a 40 graus em cidades como o Rio de Janeiro, o consumo de energia com ar condicionado, ventilador e refrigerador tem disparado.
Técnicos do setor acusam Dilma de estar centralizando as decisões e dizem que, se o racionamento não é uma certeza, também não pode ser simplesmente descartado. Um deles diz que o risco "está acima do prudencial".
Mesmo antes da reunião, já vinham sendo tomadas medidas extras para garantir a produção de energia, como a reativação da usina de Uruguaiana, parada desde 2009, e o acionamento a plena capacidade das usinas térmicas, muito mais caras do que as hidrelétricas.
Há duas ironias, conforme análise dos órgãos do setor.
Uma é que a situação só não fugiu ao controle porque o crescimento econômico de 2012 foi pífio, na ordem de 1%. Se tivesse sido de 4,5%, como previra o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o consumo da indústria estaria bem maior e haveria risco imediato de faltar energia.
A segunda ironia é que a reunião governamental e o sinal amarelo pela falta de chuvas ocorrem justamente quando enchentes assolam o Rio de Janeiro, deixando milhares de desabrigados.
Além da preocupação pontual, com o momento presente, o governo teme que a situação se mantenha ao longo deste ano, pressionando todo o setor no último trimestre e no início de 2014.
Quanto à Copa, há certa tranquilidade, porque os estádios, preventivamente, estão sendo equipados com modernos e potentes geradores.
Oficialmente, estarão presentes ao encontro de quarta-feira os integrantes do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), que é presidido pelo ministro das Minas e Energia e é convocado, por exemplo, quando há apagões de grandes proporções, como ocorreu mais de uma vez em 2012.
Participarão a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a ANP (agência de petróleo), a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
O CMSE se reporta ao CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), órgão de assessoria direta da Presidência da República. É possível que também o conselho venha a ser convocado proximamente por Dilma para debater a questão.
As pessoas que perderam dinheiro na bovespa, aquelas que venderam papéis um ou dois dias antes e receberam 8 por cento menos o valor de suas reservas, deveriam ir à justiça pedir indenização de seus prejuízos causados pela senhora Cantanhêde e seu artigo de gente maluca.
É verdade! A queda das ações das companhias de energia no seguinte dia após esse festival de bobagens e irresponsabilidades da jornalista Eliane causou prejuízos enormes aos investidores.
E quem paga essa conta? Vai que a justiça enxergue o crime da Cantanhêde e da Folha, e ambos terão que desembolsar uma pequena fortuna. Só assim para esse jornalismo de esgoto ser estancado na barbárie e no crime, praticados com desenvoltura de quem não vê risco em suas torpezas. Gente que acha que tudo é só um joguinho da oposição criticando o governo, donde imaginam que tudo se justifica na liberdade de expressão.
Não ignorem os alertas da Dra. Eliana!! O Brasil vai morrer de febre amarela na escuridão!!!!!!
Miss Massa Cheirosa, a mesma que provocou mortes devido a safadeza de provocar uma corrida maluca a postos de vacinação devido a uma "epidemia incontrolável" (na era Lula) de Febre Amarela, essa senhora não merece nem mesmo comentários.
Férias de 3 anos em Plutão... ou além, na Nuvem de Oort, seria um bom prêmio... acompanhada de seu muso eterno, o Sr FHC.
eu colaboro com o preço da passagem para PLutão e adjacências
mas só de ida ok? rsrssr
CADÊ A POLÍCIA FEDERAL E O MPF ??? INSTAUROU-SE UM INQUÉRITO POLCIAL SOBRE O FATO ??? ... ISSO - ANTES DE POLÍTICA E OPOSIÇÃO - É CRIME (E PROVOCOU MORTES)...
Trata-se de uma ação orquestrada entre o Pig e a Central de Golpismo dos psdb/demo. É uma reação à ação do governo que busca reduzir tarifas de energia, interronpendo a cobrança indevida que era feita pelas concessionárias abrigadas nos governos tucanos.
Estão buscando criar uma crise para evitar o desabastecimento de grana em seus esquemas políticos.
É só isso....
No fundo a culpa é da Dilma, que prefere o clamor de uma imprensa livre do que o silêncio das ditaduras. E a nossa "ley de medios" que se dane...
Pois é. Quando o PIG (Partido da Imprensa Golpista) estiver em campanha aberta pela cassação do mandato de Dilma, aí ela vai dizer: "Hmm, agora entendi as razões desse pessoal que vivia falando da Ley de Medios...".
_____________________________
Roberto Locatelli
Profissional de computação gráfica, modelador digital
Agora aguenta esse povo de pena e bico criando crise em cima de crise. É um dínamo!
Tucanhêde, não bastou o episódio do suposto surto de febre amarela?
Objetivo é claro: sabotar investimento estrangeiro no Brasil paralisar a econômia, causar dúvida, insegurança.
Mentira repetida mil vezes...
Ô, tavinho, não envergonhe seu pai assim, menino!
Não foi isso que ele lhe ensinou. Apure antes, publique depois.
Tem filho que só dá desgosto...
Não adianta negar o óbvio: o governo está preocupado com a falta de energia. Dilma só está dando cabeçadas. Não sei onde ela quer chegar com isso. Hoje percebemos claramente a incapacidade técnica e política de Dilma para governar o Brasil, apesar de ter sido mistificada como uma grande gestora. A coisa está degringolando de uma forma extremamente preocupante. A inflação explodiu. O índice de correção dos aluguéis, que é o mais próximo da realidade, bateu em 8%. Da mesma forma, o déficit público também explodiu. Como se não bastasse, Dilma concedeu um aumento irresponsável do salário mínimo, que forçará um aumento ainda maior da inflação em 2013. Aumentou despesas públicas, com a criação de cargos de professores de universidade federais e de outros órgãos, fazendo os gastos explodirem. Pura política populista, que deixará um legado terrível ao próximo governo. Dilma está levando o Brasil para o precipício. A situação é extremamente preocupante. Tempos difíceis à frente.
que mundinho triste que voce vive ,hein!!!!!
faz uma coisa : desiste de repetir o que voce lê sem entender que pode ser que pelos menos voce consiga parar de falar besteira assim como quem sabe o que está falando.
Zérruela
Qual a base de apuração do IGP-M ?
Onde o défict público explodiu ?
Está a dar uma de papagaio de pirata ou sabe do que está falando ?
Mais uma matéria SUJA do Estadão:Haddad cobra multa de R$ 1 mi do Corinthians por danos ambientais
Porque não Publicar " SECRETÁRIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE COBRA MULTA DE R$ 1 MI DO CORINTHIANS POR DANOS AMBIENTAIS"
Essa LATRINA vai jogar sujo o tempo todo.
O tecnico ou tecnicos que estar falando em prudencial, é um babaca, nao sei como é ou sao tecnicos, porque eles ja deviam saber que energia nao se guarda nao se acumula, se as turbinas chegar ao ponto de parar ou diminuir sua velocidade para a geraçao de energia, ai sim mais 38% nos reservatorios ainda garante energia suficiente. porque de um jeito ou de outro logo chove no sudeste, exatamente como todos os anos no eixo minas rio de janeiro. e tudo volta ao normal, alias no rio ja ate aconteceu.
Desde que a Dilma resolveu enfrentar o lobby do setor elétrico os "problemas" começaram a pipocar, que coincidência não é mesmo? O pig naturalmente já compos com o setor, como partido de oposição que é não vai deixar passar essa oportunidade, isso é apenas um "aperitivo" do que vem por aí, como governo e o PT só sabem levar bordoada sem revidar o PIG nada de braçada.
Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a Transparência Internacional divulgou, nesta terça-feira, a classificação anual dos países mais corruptos do mundo, e a situação do Brasil, sob o império do “lulismo”, só piorou. Demóstenes Torres 08/10/2003
"Nadando de braçada onde",rapaz? Só se for entre os ditos "progressistas",que dão mais valor ao moribundo PiG até que os 4% da população que o usam como cartilha contra o PT/Lula. Eu,tô fora,e os índices - de popularidade da Dilma e do ex-Presidente,e de rejeição da mídia e da Globo,com a pior audiência da história - me deixam confiantes com relação à essa minha postura!
De pés no chão e contra todo o tipo de EXTREMISMO.
Machete da folha: deputado condenado do pt surge com 16 milhoes e se casa na Bahia com festa de arromba,
Quem não desconfia de si próprio não merece a confiança dos outros ( ditado árabe)
Lady Cantanhede é aquela da epidemia da febre amarela que nunca houve. Essa senhora é uma espécie de Mãe Dinah do Cerrado, uma mulher de visões e previsões estupidamente esdrúxulas e turvas!
Tambem quem joga na bolsa a partir da folha merece memo perder dinheiro. Tudo bem.
Quem não desconfia de si próprio não merece a confiança dos outros ( ditado árabe)
Estive viajando em casa de parentes e ontem a noite assisti o fantastico, com uma longa reportagem sobre desperdicio de dinheiro público, com foco principal em obras de energia e petroleo.
Voltei correndo e fui buscar em minha lista de blogs algum comentário sobre as barbaridades desta reportagem. Nada encontrei, obvio, pois do povo dos meus blogs não há quem assiste o fantastico!
Uma certeza cristalina sobre a reportagem: são feitas sob medida para um público que é contra o governo, tal qual os meus parentes.....
Fico com pena da Sonia Bridi... submeter-se a um papelão destes!
O secreto desejo de W.C.Fields07/01/2013 OPINE!
Uma vez perguntaram a W.C.Fields porque ele jamais bebia água. “Peixes fodem nela”, respondeu. O humorista norte-americano, uma espécie de Mussum de pele branca e chapéu Derby, preferia saciar a sede com uísque. Eu prefiro água, mas admito que uma cerveja gelada num dia quente sempre cai bem.
Mas deixemos para depois o uísque e a cerveja, e vamos ao trabalho. Leio na Folha que o DEM pensa em “se desgarrar dos tucanos”. A matéria, assinada por Eliane Cantanhede, traz um lindo gráfico:
Os números mostram que não é exatamente do PSDB que o DEM vem se desgarrando, mas do eleitor…
A mesma jornalista assina uma matéria que produziu um tanto de alarmismo hoje. Segundo ela, Dilma teria solicitado uma “reunião de emergência” com ministros e autoridades do setor, para discutir uma suposta crise de abastecimento de energia no país. Segundo a matéria, “dirigentes de órgãos do setor tiveram de cancelar compromissos para comparecer”.
Parece que não era bem assim. Trata-se de uma reunião ordinária, presente há tempos na agenda do governo. Não quer dizer que não haja problemas graves a serem discutidos no setor de energia, nem que a situação energética brasileira esteja totalmente tranquila, mas somente que a tal reunião é ordinária, não de emergência.
Miriam Leitão também deu seus pitacos, dizendo que a reunião (que estava agendada há meses) mostra que o governo “acordou para o problema”.
Outra frase brilhante da Miriam:
Falamos de “risco de racionamento”, isso quer dizer que existe uma possibilidade, que pode ser revertida, não quer dizer que vai acontecer.
Os problemas brasileiros na área de energia são conhecidos: há urgência em construir novas hidrelétricas, ampliar a produção de energia eólica, nuclear, solar. Investir em biodiesel e na ampliação de nossa produção de petróleo. O Brasil precisa, enfim, ampliar a oferta de energia para compensar a falta de investimento no setor durante décadas.
Se faltar chuva, como tem acontecido em algumas regiões estratégicas, teremos problemas sim, mas terá que ser algo muito mais grave do que aconteceu na era tucana, porque agora o sistema elétrico brasileiro está interligado, permitindo que áreas deficitárias importem energia que sobra em outras. Tanto é assim que a própria matéria catastrofista de Cantanhede fala que eventuais problemas poderiam ocorrer somente em 2014. Até lá, teremos novas hidrelétricas em funcionamento e, sobretudo, muitas águas rolarão, literalmente.
Por outro lado, como as ações das elétricas são negociadas nas bolsas, há um forte movimento especulativo toda vez que se publicam notícias negativas sobre abastecimento, e não se sabe até que ponto a imprensa influencia os altos e baixos dos preços, e se esta influência acompanha-se de interesses financeiros.
De qualquer forma, sempre é bom lembrar que o declínio no preço de uma ação gera uma oportunidade ímpar de lucro para quem apostar nela no médio e longo prazo.
*
Também vale a pena fazer alguns comentários sobre os recentes ataques à política econômica do governo. Confiram a manchete do Globo no domingo:
Confesso um pecado: esse tipo de matéria me faz bem. Ela mostra uma imprensa crítica, vigilante e independente. Pena que ela só age assim em relação a governos do PT. Durante os oito anos de governo FHC, ela escondeu o buraco para onde o governo nos levava.
Mas tudo bem. Agora ela age certo, ao escarunfunchar as contas públicas e apontar possíveis manobras fiscais do governo.
Miriam Leitão, uma profissional de competência inegável, exagera, no entanto, aoafirmar coisas como essa.
Com truques contábeis, jeitinhos, mudanças de regras, invenções, o ministro Guido Mantega está minando o que o Brasil levou duas décadas para construir: a base da estabilização.
Não é bem assim. O governo brasileiro reduziu fortemente os juros básicos, e ao mesmo tempo diminuiu consideravelmente o tamanho da dívida pública líquida. Não sei se o Ministério da Fazenda está cometendo mais erros do que acertos, mas a segurança financeira do país é hoje infinitamente maior do que no passado, e na medida em que os juros caem, mais estáveis e mais seguros nos tornamos. Juros básicos mais baixos correspondem a menos gastos financeiros e a mais dinheiro para investimentos.
Da mesma forma, acho que se o Ministério da Fazenda está oferecendo aos estados e municípios condições mais vantajosas para rolarem e pagarem suas dívidas, isso se converterá em aumento da verba disponível para investimentos em infra-estrutura, educação e saúde. Ponto positivo, portanto. Alguns economistas vêem a economia sempre como algo frio, puramente estatístico, esquecendo o aspecto político e humano por trás dos números. Não se pode tratar uma coisa viva, como é a economia social, como algo morto. Isso é estupidez, e as crises econômicas profundas que vivemos na década de 90 derivaram-se desta torpe insensibilidade, que invariavelmente se converte em prejuízo financeiro, político, social e, sobretudo, humano.
Durante a era tucana, a dívida pública líquida crescia a uma taxa alarmante dia a dia, mas a nossa imprensa não fazia nenhum alarde, até porque lucrava com isso. A elite rentista vivia dos juros altos pagos pelo governo. Hoje, não mais, ou cada vez menos. Entretanto, a nossa elite ainda não se decidiu a apostar no Brasil. Apenas o setor público investe. Esse é o grande gargalo da economia brasileira: a muquinaragem mórbida e pusilânime de nossa elite, acostumada a um capitalismo sem riscos.
W.C.Fields dizia que “está para nascer o homem que nunca teve o secreto desejo de dar um chute na bunda de um guri”. Acho que, dada a atual conjuntura brasileira, e em virtude da rígida legislação que hoje protege as crianças, a piada funcionaria muito bem se trocássemos o termo “guri” por “colunista”
http://www.ocafezinho.com/2013/01/07/o-secreto-desejo-de-w-c-fields/
Manchete na home do uol avisa: Reajustem os preços, que todos vão fazer isso. A FGV garante.
07/01/2013 - 20h05Preços do material escolar vão subir em janeiro, diz Fundação Getulio Vargas Alana GandraDa Agência Brasil, no RioComentários2
Preço do material escolar deve subir
Apesar de os produtos que compõem a cesta de material escolar terem subido menos que a inflação acumulada no ano passado, a expectativa dos economistas do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) é que os preços vão experimentar uma alta acentuada este mês.
De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da FGV, o material escolar, excluindo livros, subiu 5,31% entre janeiro e dezembro de 2012, enquanto a inflação no período alcançou 5,74%. “Em termos reais, os preços não subiram tanto”, disse hoje (7) à Agência Brasil o economista André Braz, do Ibre. Braz disse, entretanto, que isso não vai evitar uma alta dos preços dos artigos escolares em janeiro, “devido ao aquecimento da demanda”.
Segundo Braz, esse é o grande desafio que os pais vão ter que enfrentar no mês. Ele dá algumas dicas para economizar na compra de materiais escolares. Uma delas é os responsáveis se associarem para comprar os produtos em uma loja de atacado. “Pela quantidade, eles vão ficar mais baratos”. Depois, faz-se um rateio. “No rateio, a parte de cada um vai ser menor do que se cada um comprasse no varejo”.
Outra dica é verificar na escola se há possibilidade de compra do material mais barato. “Algumas escolas compram em grande quantidade e oferecem material mais barato para os pais. Se não houver espaço para fazer acordo com a escola ou com outros pais, vale procurar na internet e até bater perna na rua, comprando parte do material em uma papelaria, parte em outra. Isso sempre aumenta a chance de fazer uma boa economia”, disse Braz.
O economista disse que, em geral, nos últimos anos, o preço do material escolar não vem ganhando da inflação. No início do ano, entretanto, a tendência é que hajam aumentos fortes nesse tipo de artigo. “Esses aumentos não se sustentam. Só vigoram mesmo nesse período de maior procura”.
Braz disse que o mais difícil para os pais é administrar o momento da compra. Em vez de começar a procurar os artigos com certa antecedência e com calma, a maioria prefere deixar para comprar o material escolar na véspera do início do ano letivo e, em razão de a procura ser maior, não há como encontrar preços baixos. A boa estratégia, diz, é recuperar um pouco do material do ano passado que não sucateou, ou seja, que está em bom estado para utilização, e não comprar nada associado a marcas famosas. “Essas coisas, geralmente, são mais caras”.
O caderno e a borracha simples não costumam subir muito de preço de um ano para outro. Já os produtos de marca “vão pagar todo o marketing de divulgação daquela imagem. Isso é que encarece muito o preço do material no varejo”.
Legal, estamos evoluindo no conceito.
Depois de "tragédia anunciada", "país da piada pronta" e "grampo sem áudio", a Folha, num conceito de mais alto nível de surrealismo, faz também a sua contribuição ao melhoramento da humanidade: agora programamos reuniões de emergência com até 12 meses de antecedência.
É planejamento para não botar defeito! Sempre achei que a Dilma tinha muito potencial. ^_~
Boa Igor!
é só ter uma brechinha mínima que o PIG ataca! é tipo um dique holandês, o governo tem que cuidar o tempo todo pq ao menor furinho eles avançam de trator! malditos!
precisava ver hoje na Globo News a Leilane Neubarth entrevistando um professor tiozinho da UFRJ sobre a falência da energia elétrica no pais. Por mais que o tiozinho desmentisse e dissesse que essas fases de chuvas e secas são normais, que o país está muito bem e tem uma das mais baratas e limpas energias do mundo, ela voltava na crise energética, na sujeira das usinas e etc... e o cara desmentindo de boa...
o PIG não tem jeito e vai continuar insistindo, nem que tenham que contratar um profissional traste pra ser a favor do que eles querem que seja....
affff.... que podres!
é só ter uma brechinha mínima que o PIG ataca! é tipo um dique holandês, o governo tem que cuidar o tempo todo pq ao menor furinho eles avançam de trator! malditos!
precisava ver hoje na Globo News a Leilane Neubarth entrevistando um professor tiozinho da UFRJ sobre a falência da energia elétrica no pais. Por mais que o tiozinho desmentisse e dissesse que essas fases de chuvas e secas são normais, que o país está muito bem e tem uma das mais baratas e limpas energias do mundo, ela voltava na crise energética, na sujeira das usinas e etc... e o cara desmentindo de boa...
o PIG não tem jeito e vai continuar insistindo, nem que tenham que contratar um profissional traste pra ser a favor do que eles querem que seja....
affff.... que podres!
Proponho um casamento entre Catanhede e a Miriam Leitão, nós vamos fazer uma vaquinha com o que economizarmos da conta de luz no racionamento e mandamos as duas para uma lua de mel de dois anos no Afeganistão.
O que que você tem contra os afegãos para mandar a dupla prá lá. Ninguém merece.
Sugiro uma lua de mel na ... Lua. Aí não incomoda ninguém.
Vão sim. Vão incomodar o dragão do São Jorge... rs
Se mandarem as duas para a lua, os eclipses se tornarão mensais. Em suas colonas, vão dizer que o governo está causando um "apagão" da lua.
Tal qual a agenda da "amante do Lula"! Quando que um chefe de gabinete da presidência, principalmente em SP, não estaria cheia de compromissos???
...... com temperaturas que chegam a 40 graus em cidades como o Rio de Janeiro, o consumo de energia com ar condicionado, ventilador e refrigerador tem disparado. Vcs já viram temperaturas desse nível chegar alguma vez no RJ? Pois é
E A POLÍCA FEDERAL E O MPF VÃO FICAR INERTES????
Há uma orquestração geral contra a redução da tarifa de energia. A Veja também publico esse reunião de emergência. O Brasil está sendo sabotado à luz do dia e não se faz nada.
Adjutor Alvim @CasaTolerancia http://casatolerancia.blogspot.com/ https://www.facebook.com/BlogPoliticaAdjutor
A técnica é a de sempre:
Técnicos do setor???? acusam Dilma de estar centralizando as decisões e dizem que, se o racionamento não é uma certeza, também não pode ser simplesmente descartado. Um deles???? diz que o risco "está acima do prudencial".
Esta " Colunista " é a mesma que fez com que a Marinha Brasileira passasse a ser a mais bem equipada do Planeta , quando do alto de sua Sapiência Logistica Militar , decretou em um de seus imperdiíveis comentários : " O Brasil poussui uma razovel esquadrilha de Submarinos "
Em Resumo , no Brasil os Submarinos alem de submergirem tambem voam ....
Não existe dúvida , a escassez de Alfafa e Capim junto ás hostes pigais está produzindo delírios
Cumpre , á bem dos Muares e outros qudrúpedes , renovar nossos estoques destas comodities .
Essa Cantanhede é um espetáculo de mulher! Ela tudo sabe sobre qualquer coisa. Especialista em Febre Amarela, PHD em Aviões de Guerra e agora, provavelmente almejando ser secretária executiva da Dilma, e preocupadíssima com a situação energética do país, conseguiu transformar uma reunião previamente marcada e ordinária em uma reunião desesperadamente urgente, pegando todo mundo de "surpresa"...!
Que a Dilma esteja atenta pois se essa mulher se candidadar a presidência, será obrigação de todo brasileiro botar essa "jênia" no Palácio do Planalto. A Dilma que me perdoe, mas não dá para competir...
Esse factoide grotesco folhetinesco provavelmente repercutiu na Bolsa de Valores hoje. Nao caberia investigação policial para verificar quem a Folha quis enriquecer? E criar materia terrorista propagandeando uma provavel falta de energia a partir do nada fica por isso mesmo? Terrorismo agora no Brasil pode? ???
Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.
Não só cabe como é um dever da Polícia Federal e do Ministério Público Federal instaurar investigações para apuração dos fatos: por ganância financeira e lucro fácil atentam (a jornalista e seus aliados) - produzindo notícia falsa sobre setor estratégico da economia - contra a nação brasileira (e nesse momento delicado de enfrentamento da crise internacional). Quem ganhou e quem perdeu na bolsa ? Quem vendeu e quem comprou as ações em queda ?...
Elétricas caem por temor de racionamento
A preocupação com a possibilidade de racionamento de energia derrubou as ações do setor elétrico nesta segunda. Os baixos níveis nos reservatórios das usinas hidrelétricas podem pressionar os custos de operação das companhias, o que deixa investidores cautelosos.
O IEE, índice que reúne as ações do setor, fechou em queda de 2,49%. Entre as baixas, destaque para a ação preferencial da Eletrobras, que perdeu 4,72%, a R$ 10,69. A ação da Copel recuou 2,77%, negociada a R$ 29,87.
A CTEEP (Transmissão Paulista) teve baixa de 1,32%, a R$ 35,19; a Eletropaulo caiu 3,43%, a R$ 15,48. A ação da Cesp recuou 3,4%, a R$ 18,74, e a da Cemig perdeu 3,33%, a R$ 21,19.
A Energias do Brasil, que estreou no principal índice da Bolsa nesta segunda, fechou em queda de 3,25%, a R$ 11,61.
Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.
Pois é! E enquanto não doer pra valer no bolso essa canalha não se contém. Logo, concordo contigo: polícia em cima deles porque aí tem bem mais campanha política.
Acabo de assistir uma entrevista na "grobo" news ... com um professor da UFRJ sobre esta questão ... o Professor fez de tudo para colocar sua opinião e a ral situação. Porém, a entrevistadora (pra não dizer outro nome) fez de tudo para encontrar pelo em ovo ... Coisa horrível... chegava a ser engraçado... ela tentando colocar palavras na boca do professor: "...mas estamos a beira de uma crise energética?" e assim por diante... Vontade de bater na criatura...
Esse é o link da entrevista e onde pode ser visto todo o esforço da jornalista da Globo News para que o professor confirme a crise energética,
http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/t/todos-os-videos/...
Na capa do estadao hoje:
Ações de elétricas caem e Bovespa encerra o dia com perda de 0,94%Temor de possível racionamento afeta os papéis das empresas do setor; Eletrobrás PNB recuou 4,72%Dólar fecha em queda de 0,34%, a R$ 2,0310Maioria das bolsas europeias fecha em queda
Eu acho a Tacanhede tão coquette, tão danuzaleônica! Em vez de jornalista "sete ciências" ela se daria melhor posando pra PlayBoy, numa reportagem sobre coroas de pouco uso. Quem poderia me informar se ela vai participar daquele programa cultural-científico da Band chamado de Mulher Ricas? Se ela estiver lá, eu quero assisitir...
Kid Prado
© 2013-2016 GGN - O Jornal de Todos os Brasis
Comentar