Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A VINGANÇA DE FARQUHAR – Duas

    A VINGANÇA DE FARQUHAR – Duas empresas historicas na economia brasileira, emanções opostas pela sua origm e sentido, a Brazilian Traction, Light and Power Co.Ltd., de Toronto, Canada, pioneira na energia eletrica, nos telefones, nos bondes a tração eletrica, na produção e distribuição de gás, nas grandes ferrovias, nos portos oceanicos, empresa maxima do capitalismo internacional no Brasil e a Petrobras, uma criação do Estado brasileiro, representante maior do nacional desenvolvimentismo, se econtraram nesta semana em um mesmo negocio, uma negociando com a outra, a Brooksfield comprando uma das malhas de gasodutos da Petrobras. A Brooksfield é o novo nome da Brascan, que foi o nome anterior da companhia sucessora da Brazilian Traction, Light and Power Co.Ltd., que esta no Brasil desde 1897.

    A Brazilian Traction foi uma das peças do imperio de um homem singular, o Titã, titulo de sua biografia em português, Percival Farquhar, americano de Pittsburgh que foi na primeira metade do Seculo XX o maior empresario do Brasil pela extensão de seus negocios, dominava a eletricidade, a telefonia, o gás, grande parte das ferrovias e portos, era o donos das minas de ferro que depois de nacionalizadas se transformaram na Cia.Vale do Rio Doce, pioneiro tambem na siderurgia com a Cia.de Aços Especiais Itabira, a ACESITA, cujo fundo de pensão tem seu nome.

    Farqhuar foi um dos primeiro financistas verdadeiramente globais, lançava companhias em diferentes praças onde havia no momento maior liquidez, a Light no Canada, a Societé Anonyme du Gaz du Rio de Janeiro em Paris, a São Paulo Gas Co.Ltd. em Londres, a Port of Pará em Bruxelas, a Brazil Railway Company em Nova York. Tinha gosto pelo risco e pela aventura, pela intriga politica, uma relação reciproca de amor e odio com Getulio, que jolgava golfe com ele no Itanhangá,

    não ficou só no Brasil, fez ferrovias em Cuba, na Russia e na Argentina, quebrou varias vezes, a maior queda foi com a Grande Guerra de 1914 mas recuperou-se e ainda provocou a Guerra do Contstado em Sta.Catarina, com milhares de mortos. Parecendo um corsario do Seculo XIX, Farqhuar viveu até 1953, morava no Flamengo, em um mega apartamento

    onde recebia com mordomo ingles e cozinheiro belga o mundo politico mais influente da época. era extravagante para um quaker da Pennsylvania, tinha amantes brasileiras e fundou um cassino no Guarujá, no litoral paulista, resort de sua criação. Sua mais emblematica obra foi a Ferrovia Madeira Mamoré, tema da novela Mad Maria, onde Tony Ramos fez o personagem Percival Farqhuar.

    Depois da morte de Farquhar a Brazilian Traction entrou em decadencia , o Governo brasileiro congelou as tarifas e com inflação alta as companhias não investiam mais porque só tinham prejuizos, a passagem dos bondes ficaram tabeladas por 16 anos, em 1975 o Governo Geisel comprou por US$1 bilhão as duas Lights, de S.Paulo e Rio.

    Com esse capital a Brazilian Traction se revitalizou, transformou-se em Brascan, agora sob controle da familia Bronffman, donos do grupo de bebidas Seagrams, que enriqueceram com o contrabando de whisky durante a Lei Seca. Não se desligaram do Brasil embora o pagamento fosse feito no exterior e eles pudessem dar adeus ao Corcovado

    aqui ganharam mas tambem sofreram, parece que o Brasil não saiu de dentro da Brascan, depois de alguns negocios mal sucedidos no Canada, voltaram ao Brasil no ramo imobiliario onde hoje são um dos maiores players,

    ja tinham tido bancos e outros negocios, agora compraram porR$19 bilhões uma das redes de gasodutos da Petrobras,

    a companhia criada como oposição ao capitalismo globalizante da Brazilian Traction, chamada por Assis Chateaubriand de “o polvo canadense”, um grupo com enorme poder politico, que bancava presidentes e jornais, tinha os melhores advogados do Brasil, inclusive Rui Barbosa e dezenas de politicos em sua folha de pagamentos oficiais e não oficiais.

    È uma ironia do destino que essas duas historicas empresas fechem agora um negocio entre si, Farqhuar teve o maior desgosto de sua vida quando Arthur Bernardes em 1926 estatizou a Itabira Iron, sua menina dos olhos , era sua aposentadoria, depois Getulio transformou a Itabira em Cia.Vale do Rio Doce, o mesmo Getulio criou a Petrobras e agora o fantasma de Farquhar compra um pedaço da Petrobras, como o mundo gira e a vida dá voltas…

     

    1. Temer trazendo fantasmas de volta?

      André Araujo, quando a gente pensava que as riquezas do país estavam em mãos de empresas brasileiras, vem um grupo de interinos e começa a entregá-las de volta aos gringos. E, muito provavelmente, o preço poderá não ter sido dos melhores, dada a pressa em concretizar a venda.

      Mas, quanto aos feitos de Percival Farquhar, realmente são impressionantes. 

      Resultado de imagem para percival farquhar fotos

      Reunidos no Pico do Cauê, em 1935, estão o presidente da Itabira Iron Ore Co. Percival Farquhar (4º da esquerda para a direita), ao seu lado, o administrador sr. Thomas Charlton, e o geólogo alemão dr. Grosse (de paletó claro)

      Resultado de imagem para percival farquhar fotos

      http://www.morrodomoreno.com.br/materias/percival-farquhar-historia-da-vale.html

  2. Será que Moro leu esse livro?

    Lançado no ano 2000, este livro de Pietro Verri foi prefaciado por Dalmo de Abreu Dallari. 

    O que Dallari diz:

    Praticar tortura contra uma pessoa é uma forma covarde de cometer violência física, psíquica e moral, fazendo sofrer a vítima, degradando o próprio torturador e agredindo valores que são de toda a humanidade. Tem havido momentos na história humana em que a prática de violências se torna rotina, ou sob influência da guerra ou de profunda desordem social, duas situações igualmente próprias à degradação moral. Nessas ocasiões não é raro que a força prevaleça sobre a autoridade e a razão, ficando aberto o caminho às expansões da boçalidade violenta, com os governos e até mesmo as leis permitindo a tortura, em nome da defesa da liberdade ou da proteção da sociedade.

    Leia mais em

    http://www.dhnet.org.br/dados/livros/memoria/mundo/tortura/prefacio.html

  3. O Real Madrid está ganhando

    O Real Madrid está ganhando de 5×1 ( 70´de jogo )

    5 jogadores do Real fizeram gols.

    Sabe qual é a manchete Uol ?

    CRISTIANO RONALDO marca.

    Sem mais comentários,

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador