FX2: Proposta Gripen NG-BR 1

     É a proposta mais diferente e menos definida, mesmo no site www.gripen.com.br não se detalha a mesma, pois em oposição aos F-18 e ao Rafale F3, que são caças de “prateleira” já operacionais ,nos quais a versão Br seria uma variação do já existente, e a transferencia de tecnologia está relatada no corpo das propostas, tanto da francesa como da americana. Portanto somente podemos deduzir a proposta sueca pelas declarações diversas dadas a midia, principalmente pelo diretor Berndt Jager da SAAB Aeroespace.

      Disse ele que 80% da aeronave podera ser fabricada aqui (estrutura), que ensaios,testes,homologações,desenvolvimento,produção e comercialização terão participação desde o inicio de empresas nacionais, até com um já pedido de exportação, para a Suécia, de 30 células Gripen NG.

        Mais dele: “”A proposta SAAB inclui o fornecimento e a integração de todos os armamentos pedidos pela FAB com os respectivos custos incluidos na oferta, as armas brasileiras, assim como as que já contam no arsenal da força, tambem serão integradas e requalificadas sem custo adicional, com a participação da EMBRAER e da MECTRON, cujos memorandos iniciais de entendimento já estão assinados”

          ” O programa de ensaios de voo será realizado no País pela EMBRAER e por outras industrias nacionais, o que permitirá que o país participe hands on de todo o desenvolvimento,qualificação e homologação da aeronave. tambem participarão da integração do radar da aeronave, desde os estudos teóricos até a implantação do sistema, inclusive com a proposta de uma avionica 100% nacional, alem de um datalink made-in-brasil de alta velocidade, o desenvolvimento destas capacidades está incluido no pacote oferecido a FAB”

          ” O Gripen NG não possuirá linha de montagem na Suécia, no inicio a divisão de trabalho será 40% Brasil e 60% Suécia, aumentando gradativamente a partir da segunda célula, mas as empresas brasileiras acompanahram em 100% o desenvolvimento”

        Apesar de se constituir em um sistema que ainda é um protótipo ou demonstrador de tecnologia, o Gripen BR, angariou sólidos apoios no meio das industrias de defesa, segundo declarações do Dr. Jairo Candido (pres. do COMDEFESA -setor da FIESP que engloba as empresas da area) – ” Ficou claro quem esta disposto a fazer transferencia ampla,total e irrestrita e a trabalhar com a industria brasileira, são os concorrentes suecos, sendo que o Gripen NG viabiliza uma produção nacional das 36 aeronaves e envolve esta industria desde o primeiro momento do programa” – Eng. Walter Bartels ( presidente da AIAB – Assoc. das Industrias Aeroespaciais Brasileiras), tambem declarou preferencia pela proposta sueca, deixando claro que as industrias preferem um programa de desenvolvimento a uma proposta industrial previamente definida por um vendedor.

         No front politico, a SAAB tambem trabalha com afinco, proporcionou viagem a Suécia do prefeito de São Bernardo do Campo, Sr. Luis Marinho, e em 22/06/2010 declarou São Bernardo cidade irmã de Linkoping (sede da SAAB), e se comprometeu a sediar na região de SBC o novo Brazilian Aeroespace Cluster, de acordo com a END é necessária uma dispersão das industrias aeroespaciais da região de São José dos Campos, e coroando esta iniciativa tecnológica, no dia 01/12/2010 com a presença em SBC do Sr. Hakan Bushke (CEO SAAB), Sr. Luis Marinho, representantes da industria, professores das universidades federais do ABC, foi inaugurado o Centro de Pesqisa e Inovação SAAB – para as areas de defesa, aeroespacial e tecnologias limpas.

         Os suecos não estão a passeio.

Luis Nassif

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