Governo precisa traçar um rumo e seguir o caminho planejado

Por foo

Comentário ao post “Para entender as oscilações do câmbio

A questão é simples: os EUA jogaram trilhões no sistema financeiro para reativar sua economia.

Somente os fundos de investimento norte-americanos possuem ativos líquidos que excedem US$ 11 trilhões.

Se estes fundos tirarem todos os seus dólares do Brasil, o dólar vai se tornar escasso no mercado interno. Esta escassez é artificial, pois os fundos continuam com seus trilhões de dólares em reservas; mas sob o ponto de vista brasileiro a fonte secou, o dólar sobe, e o real fica artificialmente barato.

O BC começa a comprar reais pelo preço definido pelos fundos; o real valoriza. Até que os fundos novamente enxugam seus investimentos, e o jogo recomeça. Nestas pequenas variações, os fundos de investimento ganham muito dinheiro e nossa economia.

O grau de interesse do investidor é inversamente proporcional ao do especulador. O investidor quer previsibilidade; o especulador quer variações bruscas. Volatilidade para o investidor é risco; para o especulador é lucro. Ao permitir o entra-e-sai de dólares o Brasil atrai o primeiro e afugenta o segundo.

O problema é que eles têm muito mais dinheiro para apostar do que nós temos. Não há como o Brasil ganhar o jogo. O que fazer então? Mudar as regras, ou sair do jogo.

Como é muito difícil sair do jogo, é preciso mudar as regras. Que regras? Aquelas que permitem o fluxo de capital sem atrito. É preciso criar formas de atrito para reduzir a volatilidade.

O IOF é um exemplo. Com o pânico da desvalorização o governo cortou esse imposto. Talvez fosse o caso de fazer um ajuste mais fino. (Até porque mudanças bruscas contribuem para a imprevisibilidade que afugenta os investidores.)

Acima de tudo o Governo não pode ser reativo, lançando uma medida a cada mudança externa. É preciso ser proativo, traçar um rumo e seguir o caminho planejado.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador