Impactos da redução da tarifa sobre o consumo de energia

Por MS

Comentário do post “As críticas da FIESP ao PSDB

CONSUMO

Quase metade da energia é consumida pelas indústrias. Consumo residencial corresponde a 25%. A tese de redução da tarifa aumentar o consumo fica um pouco enfraquecida. O fator multiplicador não vai ser tão grande. Vai ajudar mesmo as indústrias. Fonte: http://www.epe.gov.br/ResenhaMensal

RENTABILIDADE DAS CIAS ELÉTRICAS

São as maiores pagadoras de dividendos. Tem baixo custo operacional, demanda garantida, pouco investimento e preço regulado. Ai meu Deus, o que fazer com os lucros? Distribuir dividendos. Das top 3 de 2011, todas são elétricas: Eletrobrás, Eletropaulo, Light. 

Fonte:http://economia.ig.com.br/mercados/eletricas-e-teles-sao-campeas-de-dividendo-na-bovespa/n1300085756114.html

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/acoes/noticias/as-12-empresas-que…

VISÃO DE MICROECONOMIA

Misturar padaria, setor automotivo com setor elétrico e tratar tudo igual é complicado. O setor elétrico é um monopólio natural. É um monopólio que surge pela própria característica de custo. Não faz sentido haver duas linhas de transmissão ou hidroelétricas a mais para concorrer. Ninguém teria o capital suficiente para isso o prazo de recuperação do investimento seria muito maior e incerto. Construa-se o necessário, opere em monopólio e ponto. O perigo do monopólio é a coceira de elevar o preço e lucrar sobre a situação vantajosa no mercado. Daí a necessidade de haver preços regulados. Esse preço deve ser justo economicamente: remunerar o investimento e não ser abusivo. A dificuldade é a definição do preço justo. 

MINHA OPINIÃO

Precisaria conferir esses números de 6,90 R$/MWh. Se for verdade, o preço deveria cair seguindo o princípio de justiça econômica. Só pelo fato de serem grandes distribuidoras de dividendos parece confirmar o fato. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador