Ivan Lessa por Geneton Moraes Neto

Por Luiz Gonzaga da Silva

Era fã de carteirinha de Ivan Lessa desde os tempos do Pasquim. Infelizmente, nessa tarde chuvosa e fria recebemos a triste notícia.

Ivan Lessa por Geneton Moraes Neto:

A taxa de mediocridade acaba de dar um salto :Ivan Lessa saiu de cena. E,com ele, um Brasil que ele criou, em Londres, para consumo própriosáb, 09/06/12por Geneton Moraes Neto |

O Brasil deu um novo passo em direção à mediocrização ampla,geral e irrestrita : o coração de Ivan Lessa parou de bater, em Londres. Ivan Lessa saiu do Brasil no fim dos anos sessenta. Passou as décadas seguintes sem por os pés na ex-Terra de Santa Cruz. Ainda assim, mantinha uma relação absoluta com o país. Ivan Lessa convivia com um país que, provavelmente, só existia na imaginação de Ivan Lessa : um Brasil que que tinha com fronteiras a Ipanema dos anos sessenta e a Copacabana dos anos cinquenta. Eis aí a beleza da atitude de Ivan Lessa : uma bela saída para o absurdo da vida talvez seja criar países imaginários e cultivá-los com todo cuidado por décadas a fio. De resto, Ivan Lessa era o avesso de tudo o que pode haver de risível em intelectuais e jornalistas: a taxa de pretensão, pompa e empáfia circulando na corrente sanguínea de Mr. Lessa era zero. Aos que nasceram ontem: Ivan Lessa foi um talento reluzente na geração que criou um jornaleco que influenciaria as gerações seguintes: o Pasquim. Os texto de Ivan Lessa eram “inlargáveis”: quem começava ia até o fim. Era um espírito independente. Não seguia a boiada. Não implorava por aplausos. Escrevia estupidamente bem. O lamentável é escrever sobre ele no passado. C´est la vie.

Aqui, uma entrevista ( extensa ) que fiz com o homem:

O DECÁLOGO DE IVAN LESSA:

1.”EU ESTOU POR FORA DE ORIXÁ, ARAÇÁ AZUL, ODARA E MANDACARU VERMELHO !”

2.”O BRASIL DEVERIA ESQUECER O CINEMA. SOMOS RUINS”.

3.”PATETA, MICKEY E O PATO DONALD SÃO VIZINHOS MELHORES DO QUE O PESSOAL QUE INFESTA A BARRA DA TIJUCA’

‘4.”NÃO HÁ MOTIVO ALGUM PARA NOS SENTIRMOS À VONTADE DO MUNDO !. OS ALIENÍGENAS SOMOS NÓS’

‘5.” O CALOR DÁ SONO. O FRIO ME CIVILIZA’

‘6.’ ‘NÃO QUERO ENTRAR COM MEU PLANGENTE VIOLÃO DO SAUDOSISMO, MAS O NOSSO JORNALISMO PIOROU. MUITO MESMO”.

7. ”SEMPRE FUI MUITO MAIS VELHO E MUITO MAIS CÉTICO QUE PAULO FRANCIS”.

8.”AINDA ESTOU MOÇO. SÓ TENHO 64 ANOS.PODE SER QUE A DEPRESSAO AINDA VENHA”.

9.”O QUE ACHO TRISTE É’ O FATO DE O MEU LIVRO SAIR !”.

10.”UMA DAS VANTAGENS DE ESTAR FORA É QUE SÓ RECEBO O DISCO DE CAETANO VELOSO : NÃO SOU OBRIGADO A OUVIR AQUELAS TOLICES ENORMES E AQUELAS BOBAJADAS DAS ENTREVISTAS”

Atenção, arrivistas, subliteratos, emergentes, poetastros, politiqueiros, novos ricos, velhos baianos e poderosos em geral : já podeis respirar aliviados. Porque uma das mais ferinas penas já surgidas sob o sol da ex-Terra de Vera Cruz acaba de confessar, sem pompa nem solenidade : não voltará jamais ao Brasil. Acabou. Já era. Bye,bye Brasil – dessa vez é para sempre .O nome da fera ? Ivan Lessa, claro. A confissão foi feita em Londres.(Que confissão ? Que pompa ? Que Londres ? Que Brasil ? – perguntará, em silêncio, nosso inquieto personagem, enquanto caminha,circunspecto,por suas florestas interiores).

Que ninguém pense que Mister Lessa – uma das mais reluzentes estrelas de uma geração marcada por monumentos jornalísticos do porte de Paulo Francis e Millôr Fernandes – foi acometido por algum surto extemporâneo de antibrasileirice aguda. Pelo contrário. Longe do país há ininterruptos vinte e um …

http://g1.globo.com/platb/geneton/2012/06/09/a-taxa-de-mediocridade-acaba-de-dar-um-salto-ivan-lessa-saiu-de-cena-ecom-ele-um-brasil-que-ele-criou-em-londres-para-consumo-proprio/

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ivan Lessa: o maior vira-lata

    Ivan Lessa: o maior vira-lata que já houve no Brasil. Foi tarde. Que vá pros quintos do inferno e seja bem recebido.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador