Liberdade de imprensa e direito de resposta

Por Jean

Não há qualquer direito absoluto, em alguns casos nem mesmo a vida o é pelos menos, de acordo com a linha doutrinária adotada pelo nosso ordenamento jurídico. Portanto, liberdade de imprensa absoluta, é um abstração, um delirio, em se considerando que este direito esta inserido numa rede complexa de outros direitos e deveres que dão suporte a uma ideia miníma de equilibrio dentro do convivio social.

O direito a imprensa falar o “que quiser” deve ser compatível com o direito de quem se sentir ofendido, injuriado, impedido, desmoralizado ou qualquer outro dano a sua dignidade ou imagem, de se defender juridicamente e até mesmo, por meio da imprensa, com os remédios jurídicos disponiveis na própria constituição.

o que se vê na prática é sempre a mesma coisa: algum veículo das grandes coorporações de imprensa lança um “petardo” contra uma pessoa ou instituição, muitas vezes totalmente  despovido de investigação séria e de qualquer outro príncipio moral ou republicano porém encharcado de interesses politiqueiros e ou comerciais, os demais repercutem, e quando vem a reação do atacado, os veículos alegam que esta havendo restrição a liberdade de imprensa.

Ora, haja desfarçatez! E olha que pelo que conheço, a maior parte dos “ajustes de conta” entre imprensa e ofendidos, se dá por vias legais, sendo que no caso dos direitos de resposta, quem continua perfazendo um verdadeiro “holocausto” de censura, é a própria imprensa ao não dar o mesmo espaço ao ofendido, que deu ao ofensor. Esta radical( de raiz;nascença) desonestidade intelectual é que faz qualquer pessoa com um minimo de espirito humanista, ter verdadeiro asco de ver TV, ouvir rádio, ler uma revista ou jornal ultimamente. E quem faz isto, e afirma sua descrença nas corporações midiaticas, logo, logo vai estar sendo chamado de adepto da censura pela mesmas corporações. Vejo para breve a manchete na grande imprensa coorporativa de esgoto: Consumidores indignados com a imprensa são na verdade censores petralhas…

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador