Maioria dos municípios está inadimplente com a União

Do Brasil 247

Quase 90% das prefeituras inadimplentes com a União

A presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), pediu pesquisa detalhada sobre as causas e a real situação de cada prefeitura; levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que 370 das 417 cidades (88,7%) do estado têm situação irregular

Dados levantados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelam uma realidade preocupante no Brasil e pior na Bahia. Ao todo, 90% das cidades não podem fazer convênio com a União porque estão inadimplentes no Cadastro Único de Convênios (Cauc), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O levantamento mostra que 370 das 417 cidades (88,7%) do estado têm situação irregular.

O resultado surpreendeu a CNM porque a pesquisa revelou que nesta situação também se encontram 4.458 (80,1% do total) dos municípios brasileiros. E este quadro foi revelado menos de 30 dias após o “Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas” promovido pelo governo federal, entre os dias 28 e 30 de janeiro deste ano.

Um levantamento local está sendo realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e deve estar concluído esta semana, segundo matéria do jornal A Tarde.

A presidente da entidade e prefeita de Cardeal da Silva (142 km de Salvador), Maria Quitéria (PSB), pediu pesquisa detalhada sobre as causas e a real situação de cada prefeitura.

Na Bahia, em janeiro, um total de 346 municípios estava com itens irregulares no Cauc. Até o dia 20 de fevereiro, esse total subiu para 370, o que representa um crescimento de 6,9%.

Mais grave é que 236 municípios do contingente apresentam mais de três itens irregulares. A CNM e a UPB não divulgaram lista das cidades com problemas.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador