Revista GGN

Assine

Mitos Tucanos 6: o crédito

Mitos tucanos e as razões do dinamismo: o crédito

André M. Biancareli

(professor do IE-Unicamp)

É amplamente reconhecido o fato de que, depois de um início muito beneficiado pelas contribuições do setor externo, o dinamismo da economia brasileira no governo Lula passou a se apoiar essencialmente no seu mercado interno – o que propicia enormes vantagens, cabalmente comprovadas na rápida reação do país depois da mais grave crise econômica internacional desde os anos 1930. O aquecimento dos grandes componentes da demanda doméstica – o consumo e, em menor medida, o investimento – está vinculado a alguns processos complementares. Entre esses, chamam a atenção os fenômenos ocorridos no mercado de crédito e na distribuição de renda. Tratemos do primeiro deles.

Média: 5 (3 votos)
2 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
+2 comentários

Bolinhagate e sapinho ou um boneco assassino qualquer

Caso "Bolinhagate", importante!

Nassif,

Há novas observações sobre algumas novas imagens que retirei da internet. Não pude fazê-las hoje de madrugada, porque estava já tarde e eu fiquei cansado demais para fazer isto. Resolvi mandar: 3 imagens do Dr. Jacob de dois momentos distintos, embora muito parecidos. Retiradas do vídeo do SBT.

Um foi o primeiro gesto mostrando onde Serra foi atingido.

 

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKgqkwX_BP_ajS_2_IJ6-w2qVs4SsSZ...

A imagem seguinte é a do médico repetindo o gesto num segundo momento a pedido dos jornalistas. Repare que são quase idênticas.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAIVBbmdo1-PMJ4kUI1U3LJDRuRYW5Uq...

Se são idênticas, é improvável que seja um ato falho.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAALen9MsVdcW1Pe8W3tlZUoJzSyyIpNN...

Nesta imagem, ele eleva a mão em relação a cabeça, indicando que o dano cobriu uma área extensa da cabeça. Mas esta área indicada é a atingida pela bolinha de papel. Se o objeto for realmente uma bolinha de papel, seria impossível causar tal dano com um objeto tão leve sendo arremessado com a velocidade que foi mostrada no vídeo do SBT.

Embora eu não seja especialista neste tipo de comportamento humano, a rapidez com que o médico mostrou a área afetada e a forma que elevou a mão na cabeça pode indicar insegurança sobre o local da área afetada.

Só há 3 hipóteses possíveis:

1 - José Serra recebeu outro artefato (como diria Merval) no mesmo local da bolinha de papel.

2 - O médico ter tido alguma confusão mental ou algum problema de memória.

3 - O Médico estar mentindo.

Seria interessante a primeira hipótese, pois seria uma coincidência mais improvável que um raio cair duas vezes no mesmo local. Vamos aguardar novas imagens (pode aparecer alguma imagem via-satélite daquelas TV's "imparciais"), mas até agora a imprensa não abordou esta hipótese.

Na segunda hipótese, o médico merece ser examinado clinicamente para ver se ele não está com algum problema relacionado à senilidade, entre eles mal o Alzheimer. Como é que um médico importante manda um paciente candidato a presidente da república (com chances reais de vencer) fazer uma tomografia e sequer se lembra ou sabe direito onde houve o dano?

Quanto a terceira hipótese, seria interessante chamar um especialista em psicologia comportamental ou um perito.

Veja esta imagem:

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJc6af_v1QpJSYvOlUVRuyFUqalhZ8g...

Ele pode não ter dado importância a princípio. Depois do telefonema, ele parece tentar localizar onde teria sido atingido.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAO6YTE_fI9ZNU6nKr1_y9TksG-iG1b7...

Na foto acima, Serra olha para a mão. Pode indicar que ele tenha sido atingido por algo melado. Ou simplesmente, ele pode estar vendo se há algum sangue.

Seria importante qual é a sequencia das imagens a seguir. Serra simplesmente pode ter colocado as mãos na cabeça para se proteger da multidão e não necessariamente por causa de algum ferimento.

http://www.expressomt.com.br/adminPortal/e_newsPortal/galeriaFotos/galer...

http://i0.ig.com/fw/2y/s7/8q/2ys78qup02r0xk44j26vf96i9.jpg

Esta foto depois de vê-la agora, pode parecer chocante o que eu vou dizer!

Ela se parece com um bonequinho, tipo um sapinho de pelúcia. Dá até para ver as perninhas e o bracinho em imagem ampliada. Será que o Molina não viu isto?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. Dá até para ver as perninhas. NÃO POSSO afirmar isto com certeza, pois não sou especialista em fotos. Mas seria interessante chamar um profissional desta área imediatamente. Se for, vai se transformar na piado do século.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJZucZnLCpr_Ff4Q3LR9ib5m4Dn52Lw...

Seria de suma importância ver o vídeo sem cortes do SBT entre a ligação do Serra e o dedo dele na cabeça.

Espero ter ajudado,

Abraços,

Gustavo.

Ps. Fique a vontade de fazer correções que necessárias em relação a língua portuguesa.

Ps. Estou mandando por aqui, porque achei que neste post seria mais fácil vc ver. Se tiver algum problema com as imagens, vc me fala.

 

Esses dados conferem?

http://pt-br.governobrasil.wikia.com/wiki/Governo_Brasil_Wiki

 

abraço!