Mudanças climáticas e pobreza na América do Sul

Nassif, amigas/os, é preciso afirmar que não são só professores e pesquisadores estadonidenses ou europeus os que estão produzindo informações inequívocas sobre a crise social e ecológica.

Compartilho, e agradeceria se o Nassif atualizasse com destaque, um pouco da produção da América Latina, para que a conheçam, e para que alguns parem de dizer que são só os “gringos” que nos alertam pois querem invadir o Brasil e coisa e tal.

Abraços, Gustavo Cherubine.

http://www.isaude.sp.gov.br/?cid=1707

Simpósio Internacional de Mudanças Climáticas e Pobreza na América do Sul acontece em agosto, em São Paulo

O Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) e o grupo do Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável (SIADES), realizarão, entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, das 08h15 às 17h40, na FSP/USP, o Simpósio Internacional de Mudanças Climáticas e Pobreza na América do Sul. O evento visa apresentar e debater dados e estudos que estão em andamento sobre os possíveis impactos causados pelas mudanças climáticas, relacionados à pobreza no setor de prestação de serviços, entre eles saúde, habitação, saneamento, transporte e energia.

O Simpósio é fruto do projeto “Sindromes Climáticas y Pobreza en Sudamérica”, do programa de ajuda a pesquisas CeALCI (Centro de Estudos para América Latina e a Cooperação Internacional), que tem como objetivo promover projetos, colaborar com outras entidades e auxiliar pesquisas ligadas a essas áreas.

Além das discussões sobre os possíveis impactos das mudanças climáticas, o evento contará com a presença de pesquisadores de Universidades do Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Equador, Bolívia, Peru e Colômbia, que apresentarão dados e estudos em andamento, em mesas-redondas e palestras.

Entre os temas das palestras e mesas-redondas estão Rede Clima; Mudanças Climáticas e Pobreza no Brasil: um enfoque na Saúde; Mudanças Climáticas e Pobreza na Visão do Banco Interamericano de Desenvolvimento; Mudanças Climáticas e Pobreza no Chile; Mudanças Climáticas e Pobreza na Argentina; Saúde e Pobreza; Indicadores de Desenvolvimento Sustentável; Apoio a Projetos na América do Sul e Complexidade da Ciência Ambiental.

Com a finalidade de obter um conjunto de indicadores comuns para países da América do Sul, também estão abertas oficinas de construção de indicadores de “síndromes de sustentabilidade”, até 5 de agosto. Porém, a participação requer alguns critérios exigidos pelo Simpósio, disponíveis no site da FSP. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas no endereço: www.fsp.usp.br/siades

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Prezados,

Informo que estão disponíveis para consulta: os artigos produzidos por professores e pesquisadores participantes do Simpósio Internacional de Mudanças Climáticas e Pobreza na América do Sul, nos números 17 e 18 da Revista Brasileira de Ciências Ambientais – RBCIAMB (http://www.rbciamb.com.br/publicacoes3.asp); o relatório produzido pelo participantes do projeto na página da Fundación Carolina (http://www.fundacioncarolina.es/esES/publicaciones/avancesinvestigacion/Documents/AI52.pdf) e as apresentações do Simpósio a partir da página do evento (http://simposiomudancasclimaticas.blogspot.com/p/apresentacoes.html).

Uma das ações que restaram do encontro foi consolidação da rede SIADES, cujo novo site foi publicado hoje e pode ser acessado em http://www.fsp.usp.br/siades/site/index.php

Atenciosamente,
Sonia Coutinho

Sonia Maria Viggiani Coutinho
Faculdade de Saúde Pública da USP
Rede SIADES – Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável
+55(11) 30617906 Cel. +55(11) 73360053
http://www.fsp.usp.br/siades
Skype: soniacoutinho2

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador