O avanço tecnológico chinês


Eugenio,

      É muito dificil para o “mass media” ocidental crer na tecnologia desenvolvida pela China,uma vez que até hoje nos levam a crer que eles somente copiam o que ja foi feito, ou roubam tecnologias, e que a grande virtude industrial deles é a massificação de produtos de consumo através da pirataria. Eles devem estar muito felizes com este pensamento ocidental.

      Chineses tem a tradição cultural coletiva do budismo e do confucionismo, que nem mesmo a ditadura conseguiu demover, e sim apropiou-se da mesma, realizam seus experimentos com uma visão de futuro, não individual, mas da coletividade, mantem sua expansão em pequenos passos mas com uma diretriz segura.

      Na area de equipamentos de defesa não querem reiventar a roda, utilizam-se do conhecimento apropriado de diversas origens, seja através de acordos ou de engenharia reversa (possuem acordos de transferencia não só com a Russia, mas tambem com Ucrania, Italia, França, Israel) e com esta base já conhecida e esmiuçada pelas dezenas de milhares de pesquisadores que possuem (com pós e doutorados em varios paises), elevar a outro nivel os equipamentos que desenvolvem (em breve publicarei aqui no blog uma relação de mais de 20 equipamentos que os chineses avançaram e hoje possuem melhores que os originais: só de 1 exemplo, o missil Saccade, evolução do Exocet).

        De um pesquisador russo da Phazotron (radares) que trabalhou com os chineses da KLJ:”a minha estimativa é que o radar do J10 apresente cerca de 70% da capacidade do nosso, que foi o ponto de partida do projeto. Mas é assim que eles preferem faze-lo – independencia para eles – e autonomia na habilidade de produzir a maior parte do que precisam para seu arsenal – tem para os chineses prioridade mais alta do que a maximização imediata do desempenho”- e do mesmo engenheiro: ” eles quiseram fazer um radar analogo ao nosso, mas não estão comprando peças de nós, todos os circuitos e placas são chineses, eles estão desenvolvendo capacidade industrial para isto, há décadas”.

       Eu tenho histórias sobre visitas a China ótimas, futuramente contarei, sem me expor.

       Lembrem-se: Em 1952/53 desembarcou no porto de Seattle (USA), o primeiro carro fabricado e exportado pela Toyota e vendido no mercado americano, era item de piada, um ponto fora da curva, algo excentrico – 30 anos depois a Toyota, Honda, Nissan, quase acabaram com a industria automobilistica americana.

Luis Nassif

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