O Banco Central de uma nota só

Do Terra Magazine

A volta do Banco Central de uma nota só

Rui Daher

Erra a equipe econômica do governo. Erra a centralizadora presidente da República. Erram todos que usam uma psicose inflacionária para forçar a elevação da taxa básica de juros.

O comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgado ontem, e que manteve a taxa Selic em 7,25% ao ano, joga um João-sem-braço de que, em futuro incerto, mas breve, poderá voltar a caminhar em penosa ladeira acima.

Cede, assim, à pressão que banqueiros, através de seus funcionários economistas-chefes e os consultados de sempre analistas financeiros, faziam diante do ineditismo de um governo que resolvera peitá-los.

Cria com isso trava ainda mais forte do que a que já existe para a nova e sempre inalcançável rodada de investimentos na infraestrutura e na produção. Mais uma vez, se quiser investimentos caberá ao governo fazê-los.

Alguém irá investir tendo como referência um governo que parece mostrar não saber se desenvolve ou sai de cima? Quais serão os temas e dilemas discutidos, hoje, nas tesourarias das principais empresas do país?

O que significará jogar essa pedra de incertezas num momento em que as expectativas para a demanda e preços dos alimentos são de baixa ou estabilidade?

O mesmo para o tão desejado “pibão”, quando sinais positivos já deram as caras. Os estoques formados desde 2010 estão se esgotando. Depois de trimestres encrencados, a formação bruta de capital fixo mostrou recuperação. Mesmo a evolução do PIB, quando anualizada, aponta ao redor de 2,4%. Bem acima do 0,9% de 2012.

Quando usou de todos os recursos, inclusive a intervenção de bancos públicos, para forçar a queda de juros, o governo deveria saber a briga que estava comprando.

Mais: deveria saber que mudar a direção de um Panamax, com 300 m de comprimento, não pode ser feita a qualquer momento da travessia. Com tanta indecisão, teria sido melhor deixar ficar como estava para ver como ficaria.

O brasileiro dá de ombros com muita facilidade para os perrengues da vida. Pela repercussão no setor produtivo, a absorção de uma taxa de juros estratosférica já estava absorvida e servia apenas para lamentos em rega-bofes na FIESP.

Esse equívoco do Copom muda radicalmente as minhas expectativas para o crescimento do PIB, aqui expostas no início do ano.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador