newsletter

O Bolero de Ravel e a Evolução

No desenho animado "Allegro non troppo", escrito, dirigido e desenhado pelo italiano Bruno Bozzetto em 1977, em que uma orquestra ensaia músicas enquanto um desenhista, inspirado nelas e nos próprios personagens da orquestra, desenha e "viaja", um dos números traz o Bolero de Ravel. O resultado da animação é imperdível: crítico, muito bem bolado e executado.

Vídeos

Veja o vídeo
Sem votos
13 comentário(s)

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
+13 comentários

Usar esse vídeo em um aula de ciências para explicar a teoria da evolução e a mutação e a seleção natural como suas ferramentas pode ser uma ótima idéia.

Obrigado Joanni.

 

Palavras podem ser como minúsculas doses de arsênico.

O Bolero de Ravel tem uma história curiosa. O próprio Ravel nao considerava a obra como sendo " música', era um estudo orquestral, quer dizer, uma composição feita para o estudo do uso dos instrumentos da orquestra, por isso a repetição do tema ad nauseam. No fim, a obra "pegou", é uma das mais conhecidas do repertório clássico, pela sua melodia agradável. 

É uma obra para ballé:

A origem do Bolero provém de um pedido da dançarina Ida Rubinstein, que encomendou a Ravel a criação de um balé a caráter espanhol. Ravel pensou poder arranjar alguns extratos de Iberia, um conjunto de peças para piano de Isaac Albéniz, mas ele não pôde obter os direitos de fazer como desejava, pois Albéniz havia dado os direitos de arranjo a seu pupilo Ferdinand Enrique Arbos.

Em vez disso, Ravel compôs uma nova obra.

A estreia deu-se em Paris, na Ópera Garnier, em 22 de Novembro de 1928 sob direcção de Walther Straram, com coreografia de Bronislava Nijinska e cenários de Alexandre Benois. Uma das dançarinas foi Ida Rubinstein, e a peça causou escândalo devido à sensualidade da coreografia.

 

Palavras do Ravel sobre sua obra:

It constitutes an experiment in a very special and limited direction, and should not be suspected of aiming at achieving anything different from, or anything more than, it actually does achieve. Before its first performance, I issued a warning to the effect that what I had written was a piece lasting seventeen minutes and consisting wholly of "orchestral tissue without music" — of one very long, gradual crescendo. There are no contrasts, and practically no invention except the plan and the manner of execution.

 

( em português )

Constitui-se um experimento em uma direção muito especial e limitada, e não deve ser suspeita de que vise atingir qualquer coisa diferente, ou nada mais que, na verdade ele não conseguir. Antes de sua primeira apresentação, lancei um alerta no sentido de que o que eu tinha escrito era uma peça de duração 17 minutos e que consiste inteiramente de "tecido orquestral sem música" - de um muito longo crescendo, gradual. Não há contrastes, e praticamente nenhuma invenção com excepção do plano e da forma de execução

 

Aqui, uma versão do Bolero de que gosto muito, o final do filme "Retratos da Vida". Não só pelo filme que é fantástico, mas também por ser a única versão que conheço em que vozes também são usadas. Além dessa versão cinematográfica, tem uma versão gravada na Ópera Nacional da Bélgica. Jorge Donn é o solista (inesquecível) e Maurice Béjart é o coreógrafo.

 

-----------------------------------------------------------------

This is not right. This is not even wrong!

(Wolfgang Pauli)

Caramba, voltei a minha juventude revendo o vídeo.

Incrível, mágico.

Obrigado por postar Joanni.

 

Viver é afinar um instrumento...

Realmente uma viagem, Joanni.
Bozzetto é genial!

 

Tenho paixão pelo Bolero de Ravel.

Quase 17 min. de SURPRESAS, mesmo com a mesma frase. Taí a GENIALIDADE.

tantantantan...papampampampam tatarantantarantanranran pampampampam ... a lembrança desta música traz-me uma felicidade imensa. :)))  

Obrigada.

 

Bruno Bozzetto é muito talentoso e criativo.

Para quem quiser se divertir com o humor ácido de Bozzetto e conhecer outros trabalhos sugiro uma visita ao site oficial: http://www.bozzetto.com/

 

Obrigado pela dica, Aracy!

 

Joanni, a história do tênis (o esporte) segundo Bozzetto, as diferenças de comportamento entre os homens e as mulheres e a comparação entre a Itália e os demais países da União Europeia são animações engraçadíssimas. Ele também fez uma animação educativa muito bem humorada sobre a pílula anticoncepcional. Os vídeos estão todos no YouTube. Divirta-se!

 

E este também, que é muito singelo e engraçado...

 

O da União Européia me mandaram como link já faz um tempão, eu não sabia que era dele! Os outros vou conferir, obrigado de novo! E vai aqui pra moçada outro trecho do mesmo Alegro non Troppo, agora com a Dança Eslava n 7.

Abraços!

 

Tem patrocício da Coca-Cola?

 

Josias eu não conheço esse bolero não, ele joga em que time?

Vai dizer que o Sáo Paulo o quer contratar também. Já imaginou que dupla Luis Fabiano e Ravel? ualll!