O editorial de Roberto Civita

Na Veja

Roberto Civita
Sobre esquimós
e larápios

“Um bom sinônimo de desonesto é indigno.
E servidor do povo indigno não pode e não
deve escapar incólume”

Dizem que os esquimós têm 32 diferentes palavras para descrever a neve, elemento onipresente em sua vida. Não sei quantas temos, no Brasil, para falar de desonestidade, mas – para início de conversa – além de ladrão e corrupto, me ocorrem meliante, gandaia, bandalheira, larápio, picareta, maracutaia, batedor de carteira, gatuno, trambicagem, safadeza, bandido e malandro.

Curiosidades etimológicas à parte, isso certamente confirma que a questão vem de longe, e que não por acaso permeia a vida e a língua que hoje une mais de 180 milhões de brasileiros.

É evidente que a desonestidade não é um fenômeno nativo nem recente. Existe desde que os homens desenvolveram o conceito da honestidade e seu oposto e se encontra em todas as culturas e línguas desde o início da civilização – inclusive nas leis e religiões que há tantos milênios visam a reprimi-la e puni-la.

É aí que fico fascinado com o que me parece ser uma das principais e mais urgentes questões da nossa vida pública: a impunidade. Pois, se é verdade que na vida real somos todos permanentemente tentados a cometer uma ou outra desonestidade, é também verdade que a grande maioria consegue resistir às tentações correspondentes por uma mistura de ensinamentos, princípios éticos ou religiosos e – certamente – receio de alguma punição.

Como múltiplas reportagens de VEJA e tantos outros veículos vêm mostrando ao longo do tempo, o que diferencia o Brasil dos países mais avançados e desenvolvidos do planeta não é o número de casos em que nossos governantes desviam recursos públicos ou se aproveitam de seu cargo para obter vantagens ilícitas. Isso, infelizmente, parece ser uma constante planetária. O que varia muito de um país para outro é o que acontece aos transgressores quando descobertos. É o que lhes acontece em seguida.

A progressiva – e muito bem-vinda – institucionalização do país vem resultando em crescente número de investigações e denúncias nessa frente por parte da Polícia Federal, do Ministério Público e da grande imprensa. Mas o que vem acontecendo em seguida? As ações entre amigos no âmbito legislativo, o corporativismo, o nosso tortuoso sistema jurídico e os intermináveis recursos de muitos competentes e bem remunerados advogados vêm se juntando para frustrar praticamente todas as tentativas de punir os governantes que – em todos os níveis da vida pública nacional – abusam da sua autoridade, traindo a confiança dos seus eleitores, desviando recursos públicos e se locupletando impunemente.

Sei que é virtualmente impossível esperar que todos os nossos prefeitos, vereadores, deputados, senadores, governadores e outros dirigentes políticos sejam íntegros e dedicados apenas à boa gestão da coisa pública e ao bem comum. E é exatamente por isso que urge acelerar as mudanças indispensáveis para garantir que todos os que violarem a lei sejam não apenas julgados e condenados, mas – quando assim for determinado – que também passem a cumprir sua pena na prisão. Pois um bom sinônimo de desonesto é indigno. E servidor do povo indigno não pode e não deve escapar incólume.

Somente quando virmos cada vez mais corruptos atrás das grades é que poderemos finalmente festejar o fim da impunidade que tantos males tem trazido ao país.

Roberto Civita é presidente da Editora Abril e editor de VEJA

Comentário

Internamente, nos destaques do ano, a revista apresenta o delegado Protógenes como o homem que atropelou a legalidade e não menciona Daniel Dantas. Decididamente, Roberto Civita perdeu a vergonha.

Luis Nassif

130 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Oi Nassif, o dono da veja
    Oi Nassif, o dono da veja deveria ler o livro do Roberto Saviano sobre a Camorra, intitulado Gomorra, em que ele conta como se corrompem toda as intituiçoes de qualquer nivel, municipál, estadual, jurídica, federal ou mesmo grandes corporações privadas, como a dele, que serve de base para toda divulgação de mentiras, falácias, sacanagens, imposturas, falsidades, dubieidades, inversõs de valores,(tô parecendo o esquimó que ele cita) e pousa como vestal, paladinos da justiça, democratas quando protegem criminosos como DVD e tantos outros. É muita cara de pau. Somente engana os tais “um milhão de assinantes” que eles dizem ter.

  2. TRISTÃO:

    Vc
    TRISTÃO:

    Vc está escrevendo pra Isolda?

    Qual das duas?

    Não entendeu nada?

    Então leia SHE(ROBERTA A. JOHNSON)

    Olha que interesante a pgn 41:

    eros faz o possível pra manter psiquÊ na inconsciência; prometeu-lhe o paraiso se ela não o visse nem o questoinasse.Foi esse o caminho que buscou pra subjugá-la.

    FOI EXATAMENTE O QUE ACONTECEU ENTRE CIVITA e DD.

  3. O que o texto me passou é:

    1
    O que o texto me passou é:

    1 – que ele está muito preocupado com a solidez da empresa de uns tempos para cá;

    2 – que, talvez, ele já está sabendo dos desdobramentos da Satiagraha e está passando recibo.

  4. Pelo que afirma Mino Carta,
    Pelo que afirma Mino Carta, Civita nunca teve vergonha na cara. O empréstimo financeiro autorizado pelo Censor Armando Falcão é emblemático. Caracteriza um sujeito desonesto, indigno e que se beneficiou do dinheiro público.

  5. Pois é, esse clamor punitivo
    Pois é, esse clamor punitivo por parte da mídia já virou clichê há muito tempo, o problema é que quando finalmente houve alguma ação do jeitinho que sempre foi pedido, quem foi em cana, foi justamente alguém que mantém negócios inconfessáveis e lucrativos com boa parte da elite midiática nacional.

    Daí o discurso foi invertido, mas as pessoas perceberam; quem alimentou o clamor de linchamento durante muitos anos foi a mídia, em especial orgãos como a revista que é carro-chefe da editora desse senhor, no entanto, quando a justiça foi feita, inverteram as coisas e disseram que foi linchamento.

    Só que o povão percebeu que o rei está nu. Pegue a reação do público aos dois últimos Roda-Viva da TV Cultura. Pegue a caixa de comentário do blog do Fernando Rodrigues. O comportamento anterior da mídia ajudou a construir um clamor social mais ou menos exaltado que hoje se volta contra essa gente.

    O fato é que do mesmo jeito que a fantasia de objetividade e neutralidade foi desancada nas Ciências Jurídicas desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o mesmo ocorre hoje no Jornalismo. E Já era hora.

  6. Isso significa que o PIG
    Isso significa que o PIG continuará em 2009 com a produção em massa de escândalos fajutos, adrede fabricados a partir do NADA, (o da tapioca, por exemplo). Com isso tentam emporcalhar a imagem de Lula e de seus aliados. Até agora nenhum dos escândalos fabricados “colou”. Mas eles não desistem. Querem porque querem que o povo lhes devolva o poder político pra que possam quebrar o país de novo. Estão morrendo de saudades da quebradeira e da recessão. Gente estranha ess, viu? Vôte, diacho!

  7. Tem razão o Romério. O texto
    Tem razão o Romério. O texto condena a corrupção dos agentes públicos. Nada é dito quanto aos corruptores, que estão no setor privado, e normalmente são os que mais lucram . Acho que vem algo por aí, tipo um novo “escândalo”.

    Quanto à foto, er…, fez-me lembrar uma frase de Oscar Wilde: “só os idiotas não acreditam nas aparências”.

  8. Malandragens de plantão:
    Malandragens de plantão:

    Vanos deixar lado esse tal palavra PIG.

    QUE tal exerecer a criatividade?

    Povo Ignorante Geral,atentai-vos:

    É

  9. Civita põe toda a ênfase na
    Civita põe toda a ênfase na impunidade dos poderosos, e em nenhum momento atribui essa impunidade a “investigações mal feitas”. Pelo contrário. Afirma que a “institucionalização do país vem resultando em crescente número de investigações e denúncias por parte da Polícia Federal, do Ministério Público e da grande imprensa”. Faz questão de colocar a “grande imprensa” lado a lado com a PF e o Ministério Público, como se fossem parceiros numa luta comum. A impunidade surgiria, segundo o texto, das “ações entre amigos no âmbito legislativo”, do “corporativismo”, de “nosso tortuoso sistema jurídico” e dos “intermináveis recursos de muitos competentes e bem remunerados advogados”. Ou seja, o que a “grande imprensa”, juntamente com a PF e o MP, faz, Nélio Machado, valendo-se de uma legislação tortuosa e de um legislativo omisso ou conivente, desfaz.
    É uma história da carochinha, beira o ridículo, e dá nojo, de tão hipócrita. Mas tem um sentido claro. E o sentido é o exato oposto daquele para o qual o restante da revista, com o polegar de Eurípedes Alcântara, está apontando.
    Há algo de estranho aí…

  10. Realmente!
    Cada um veste-se
    Realmente!
    Cada um veste-se das vestes conforme melhor se veste. Este é um típico exemplo do politicamente correto, paradigma podre, filho da lei de Gerson, que tem assolado nosso país há décadas
    Se não fosse pela profecia do Dalai Lama, de que: Nestes novos tempos – o da informação “a jato”, da comunicação globalizada e instatânea – não haverá mais lugar para a mentira e para a hipocrisia”, eu já teria jogado a toalha. Só a informação massiva e “pura” pode melhorar nosso futuro.

  11. Entre os sinônimos de
    Entre os sinônimos de desonestidade omitidos pelo missivista,talvez por modéstia, tenha excluído,os neologismos,”vejismo” e”civitismo”.

  12. “Seu nome não foi escolhido
    “Seu nome não foi escolhido ao acaso, você é uma pessoa que busca estar sempre atualizada e sabe o valor da informação de qualidade e a diferença que ela faz no seu dia-a-dia. Por isso, presenteamos você com 6 edições da maior e mais completa revista do país…” (revista Veja).

    Será que uma coisa é uma coisa e a outra coisa é a mesma coisa?

  13. nassif:
    estranho esse
    nassif:
    estranho esse civita.me parece que ele só trabalha a questão da honestidade para agentes públicos.e como ficam os empresários
    bandidos,mentirosos,trambiqueiros?como ficam os que se vendem e aos seus veículos de comunicação para fortalecer negociatas e até participar
    diretamente delas?você diz que ele perdeu a vergonha.eu pergunto se ele
    já teve alguma.
    romério

  14. E porque comentar o óbvio, a
    E porque comentar o óbvio, a mais fina ligação entre as edições Abril e os interesses do banqueiro, com uma concordância tal, que as publicações semanais serviram para usufruto da defesa deste nos EUA?
    Mais claro que o sol, e de conhecimento do mundo mineral!

  15. Esse camarada é um tremendo
    Esse camarada é um tremendo cara de pau, quem soltou o DD duas vezes, fui eu ? Esse texto é servil ao aliciamneto dos seus leitores, tolos aqueles que acreditam que suas intenções são realmente aquela pelo qual joga as palavras no lixo.

  16. É…. , esse sujeito perdeu
    É…. , esse sujeito perdeu mesmo a vergonha na cara, mas deve ter ganhos alguns milhões para compensar sua consciência (se é que teve uma algum dia).
    Talvez esteja na hora da população ir às ruas pedir algumas cabeças.

  17. Por falar em profusão de
    Por falar em profusão de adjetivos, bem que eu queria terminar o ano sem ser chamado de BABACA, BOBO,,INGÊNUO, MANÉ, OTÁRIO, IMBECIL, IDIOTA, RETARDADO e BEÓCIO por um …..( adjetivos que Nassif não publicaria) como o Roberto Civita. Juro que cheguei a pensar que depois de tantas porradas, Civita, Veja e respectiva galera tomariam vergonha. Ainda tenho uma pequena esperança, que nem vou mencionar aqui.

  18. Ainda tem gente que acredita
    Ainda tem gente que acredita que os pitbuls da Veja têm raciocínio próprio. Civita, desse jeito, dá uma rasteira na turma do pau mandado. Tudo bem que eles sejam submissos, mas gostam da fama. Com essa linguagem descaradamente igual ao caveirão da Veja, fica explícito que Reinaldo e Mainardi são apenas laranjas que emprestam seus CPFs para o chefe.

  19. Será que isso não tem a ver
    Será que isso não tem a ver com as contas CC-5 das quais a Veja foi grande usuária?
    Ao puxar a questão da lavagem de dinheiro, Protógenes atingiu mais o “capo” que ao mencionar jornalistas…
    Aí tem…

  20. “Decididamente, Roberto
    “Decididamente, Roberto Civita perdeu a vergonha na cara”.
    Sabe, é muito bom quando um Jornalista (jota maiuscula, sem querer puxar o saco) diz claramente e de forma direta o que todos nós pensamos.
    Gracias.
    Abraço

  21. Quem é este cidadão? Aquele
    Quem é este cidadão? Aquele que preside a instituição da preservação do status quo? Aquele que está à frente de um conglomerado que produz obviedades para uma elite desinteressada da vida pública, auto-centrada no seu mundo de fantasia – redundantemente egoista – e cujas publicações se mostram, dia após dia, anacrônicas porque gastam uma quantidade de papel que daria para fazer chegar informação de qualidade e que salvaria a vida de milhares de cidadãos carentes destes dados para decidir melhor sobre suas vidas?
    Indigno é criar todo um império que faz tão e somente enriquecer o topo desta pirâmide e nada mais. Um jeito de produzir que já está ficando coisa do século passado, que movimenta gente, dinheiro, recursos para falar basicamente de entretenimento barato. Ah, de vez em quando faz uma praça para discutir a sustentabilidade vista pelo ponto de vista da classe média, daquele cuidado com a natureza cujos estudantes vão aprender e demorar alguns bons anos para aplicar na vida prática.
    Indigno é tudo isto: não fazer o que a sociedade espera que se faça pelo bem de todos – tendo condição plena de fazê-lo. Dinheiro tem, acesso à informação tem, poder de decisão tem. Só falta vontade política e ética = impossível algo que seja somente bom para o indivíduo – ou para um grupo restrito deles – em detrimento da sociedade ser ético.

  22. O Senador Jáder Barbalho, da
    O Senador Jáder Barbalho, da Tribuna, atacando o colega ACM:” Vossa Excelência é uma velha prostituta pregando castidade”.

    É o que fica parecendo o editorial do Civita onde ele vocifera contra a impunidade e utiliza de todos os recursos da Veja para garantir a de Dantas.

    O mesmo acontece com o Chapeleiro que, neste fim de ano, sem ter de quem falar mais, atacou Deus, enquanto deixa Daniel Dantas no limbo do esquecimento.

  23. Civiita e companhia deve
    Civiita e companhia deve estar comemorando as atrocidades que Israel cometeu na faixa e gaza,hoje. Sem comentários. O cara é fasicsta e reacionário. De todo o lixo derramado, o que me faz sentir melhor é o que ouvi em meu condomínio. Quando gente comum – não havia estudado como eu – analisava as perversões do ataque na faixa de Gaza e tinham impressões muito parecidas a minha. Que estudei na London escola. Era hora do almoço e eu estava em casa compartindo com pessoas que entendiam o ataque e para nós a interpretação de orelha foi master. Maria.

  24. Ja desconfiava desta
    Ja desconfiava desta revistinha desde aquelas capas apresentando o Collor como cacador de marajas etc e tal. Ainda bem que com a internet a historia da informacao comeca a mudar. A VEJA vai virar CARAS para conseguir vender alguma coisa. Eh questao de tempo. Aguardem.

  25. Essa semana, em um desses
    Essa semana, em um desses jornais policiais da TV, apareceu um padrasto, aos prantos, clamando por notícias da enteada que havia desaparecido. Três dias depois, o sujeito confessou que havia matado a menina.

    Enfim, o que eu quis dizer com a menção ao fato acima é que o cinismo do Editorial de Cívita não me surpreende…

  26. Ô pessoal, vamos dar força
    Ô pessoal, vamos dar força para o Civita falar, eu quero mais é que ele fale , que ele fale muito e que as palavras dele seja propagada pelos grandes parceiros de latifúndios midiáticos .
    Eu vou continuar aqui na banca do Paulinho (Zona Oeste do RJ) detonando a óia .
    Já são mais de 70% de panfletos semanalmente devolvidos aos distribuidor .

    Saudações Nacionalista !

  27. Li todos os comentários.
    O
    Li todos os comentários.
    O CIVITA deve ( deve é a maneira de falar…) ter percebido que as pessoas já perceberam que a revista dele é um instrumentyo do CRIME !
    A VEJA tornou-se o veículo de todas as bandidagens deste País!
    Fico triste de ver que esta revista tenha descido tão profundamente ao ESGOTO DO JORNALISMO. FICOU IGUAL À VEJA.,..
    Lamentável…

  28. Nassif, o homem faz um
    Nassif, o homem faz um editorial de quilômetros, você faz um comentário de centímetros. Me lembrei daquele ditado, é nos pequenos frascos que se encontram os grandes perfumes.

  29. Altamente emético…
    Farei
    Altamente emético…
    Farei como o antigo personagem do Jaguar no Pasquim, o Gastão: blearghhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

  30. Há muitos anos cancelei a
    Há muitos anos cancelei a assinatura de tal revista. Há muito, pois, não a leio. Baseando-me no que o Nassif publicou, só posso chego às seguintes conclusões: 1) esse cara tem consciência de que os leitores da sua revista são todos otários. 2) leva-me a pensar que está na defensiva, talvez porque imagine que a qualquer momento possa ser atropelado por algum escândalo. Talvez 2009 seja o ano “D” para isso.

  31. Mantendo uma revista como a
    Mantendo uma revista como a Veja, há muito tempo que ele já perdeu a vergonha na cara.

    Pra mim ele chegou numa idade e com uma grana que ele deve ter pensado: “vou usar a Veja agora pra me divertir e soltar todos os fantasmas reacionários que estão denhro de mim”.

  32. Caro Nassif,

    E qual a
    Caro Nassif,

    E qual a novidade nas palavras do digníssimo publisher? Ou, pior, na revista comandada por ele?

    Então me diga: pra que perder tempo?

  33. Naquela fila imensa do
    Naquela fila imensa do supermercado,
    somente este guerreiro que vos fala ousou soletrar
    aquela infâmia abandonada na prateleira.
    Aquilo ficou jogado, ninguém sequer punha a mão.
    Se dependesse do que publicar, esse sujeito estaria faminto.

  34. Ele perdeu a vergonha ou você
    Ele perdeu a vergonha ou você só está se dando conta disso este ano?
    A Veja e o grupo Abril deveriam ser extintos deste país.

  35. Caro Nassif, é o popularesco
    Caro Nassif, é o popularesco alienado. “Todo mundo é ladrão e corrupto, e sou vítima de meliante, gandaia, bandalheira, larápio, picareta, maracutaia, batedor de carteira, gatuno, trambicagem, safadeza, bandido e malandro. Traduzindo: ninguém presta e eu salvarei o Brasil, quiça o mundo dessa raça brasileira…”. No fundo, esse “empresário das comunicações” deseja uma ditadura sangrenta. Ele necessita ser comandado, já que é incapaz de controlar a lingua. Civita, já que o Brasil é tão esculhambado, que tal se mudar para o polo norte e nos deixar em paz?
    obs.: o texto revela de onde vem a liguagem chula dos marionetes da “revista semanal”.

  36. “Dizem que os esquimós têm 32
    “Dizem que os esquimós têm 32 diferentes palavras para descrever a neve, elemento onipresente em sua vida. Não sei quantas temos, no Brasil, para falar de desonestidade, mas – para início de conversa – além de ladrão e corrupto, me ocorrem meliante, gandaia, bandalheira, larápio, picareta, maracutaia, batedor de carteira, gatuno, trambicagem, safadeza, bandido e malandro”.

    O Sr. Civita pratica ou é quase tudo isto.

  37. Poderia chama-lo de cego, mas
    Poderia chama-lo de cego, mas não é! Ele sabe muito bem o que se passa nos porões de VEJA!
    Ele sabe quem é quem na linha editorial de VEJA.
    Logo a palavra mais apropriada é cinismo e hipocrisia a forma com que o Sr.Civita trata seu próprio leitor.
    Não compro VEJA há muito tempo.
    Mas sempre alguém em oferece um link para baixar a revista de graça!

    Alguém aqui lê VEJA digitalizada?
    Não é uma digitalização grosseira, feita de forma amadora.
    Eu poderia até garantir que a matriz pronta para ser impressa. Com todos os anúncios e detalhes fieis que encontramos na edição impressa.
    Essa distribuição da revista VEJA “gratuita” é intencional?
    Por que somente VEJA? Nenhuma outra revista nos dá tal privilégio…
    Hoje percebo que é intencional sim! Cada dia mais VEJA perde leitor, mas continua com sua tiragem incólume? Como acreditar em qualquer coisa vindo do “PIG” se não há ética?

  38. E veja que não cita “
    E veja que não cita ” empresários “, quadro em que se encaixa. Parece que para ele corrupção parte apenas de agentes públicos.

    Pimenta no dos outros é refresco.

  39. Meu Caro Nassif.

    Os
    Meu Caro Nassif.

    Os vampiros não tem reflexos no espelho.

    Conde Dracula e seus acolitos,são uma alegoria das elites sanguessugas,precisam, para sobreviverem aos seus egos doentios , da incapacidade de enxergarem suas horrendas reais faces desumanas, contrarias a qulquer senso de humanidade.

  40. “Decididamente, Roberto
    “Decididamente, Roberto Civita perdeu a vergonha.”
    Será que já a teve algum dia?
    É impressionante o quanto esses ditadores disfarçados joga a corrupção nas costas dos políticos enquanto são eles, os que tem poder de coagir mediante palavrório, extorquir, denigrir, assassinar reputações e fica tudo por isso mesmo. O político vai pra eleição e o povo pode o rejeitar. E dono de mega panfletos assassinos de reputações… além da Justiça a quem também intimidam, quem os poderá corrigir?

  41. “É evidente que a
    “É evidente que a desonestidade não é um fenômeno nativo nem recente. Existe desde que os homens desenvolveram o conceito da honestidade e seu oposto e se encontra em todas as culturas e línguas desde o início da civilização – inclusive nas leis e religiões que há tantos milênios visam a reprimi-la e puni-la”

    Tá Parecendo futura argumentação para advogados de defesa :

    “Meritíssimo, desde que o homem criou o conceito de honestidade, a desonestdade, seu oposto, se encontra há milênios em todas as línguas e civilizações! Ora, se a roubalheira existe em todas as civilizações e há milênios, por que então essa implicância agora do MP e da PF com meus clientes? Tem dó! ”

    Ps.
    Prezado Anarquista, um título conquista quem o merece. Assim como o São Paulo Futebol Clube (que não é meu time) fez por merecer o ttulo do último brasileirão, a imprensa brazuca fez por merecer o título de PIG. Tentar tomar algo de quem fez por merece-lo é injusto, pombas!

  42. O Nassif está requentando
    O Nassif está requentando matéria, rsrsrsrs. Essa “preciosidade” foi publicada no blog do Chapeu na 4a feira como “furo”. Tem neguinho que acha que ele está percebendo o fim dessa Veja e preparando uma “virada”. Alguém acredita?

  43. Andam subestimando demais a
    Andam subestimando demais a nossa inteligência.
    Sinceramente, não entendi qual a intenção dele escrevendo isso.
    Como foi dito, deve ter perdido a vergonha…

  44. Quando li o parágrafo:
    “Dizem
    Quando li o parágrafo:
    “Dizem que os esquimós têm 32 diferentes palavras para descrever a neve, elemento onipresente em sua vida. Não sei quantas temos, no Brasil, para falar de desonestidade, mas – para início de conversa – além de ladrão e corrupto, me ocorrem meliante, gandaia, bandalheira, larápio, picareta, maracutaia, batedor de carteira, gatuno, trambicagem, safadeza, bandido e malandro.”
    Pensei comigo; pronto o Civita vai abrir o jogo e mandar bala nos redatores da Veja…
    Ledo engano.
    O homem termina o texto assim:
    “Somente quando virmos cada vez mais corruptos atrás das grades é que poderemos finalmente festejar o fim da impunidade que tantos males tem trazido ao país.”
    Tá de sacanagem. Tá de gozação. Tá querendo botar no “..” do brasileiro.
    Com qual moral o Civita produziu esse texto?

  45. É a parte midiática do golpe.
    É a parte midiática do golpe. O Globo logo publica algo afim. A onda moralista, de direita, puritana e broxa que quer levar o vampire Serra ao Planalto, mostra as armas. Queime quem for preciso queimar. Dois governos trabalhistas em terras tupiniquins, nem fu… O governo do PT teve acertos mas se locupletou na ética, na boa moral, o editorial é a cara da hiporcrisia golpista. O salvador vem de Piratininga pra diminuir o Estado e ceifar a corrupção. Destinar o pré sal a elite empreendedora de Piratininga, ao mercado, ao Deus maercator. Vai ser isso até 2010. O Norte esta dado. Terra em Transe, Serra é o Porfírio Diaz, representante das oligarquias e da moral colonizada. E cada vez mais se desloca a direita com a desenvoltura de um Lacerda. Mas só ele não cnsegue a hercúlea tarefa de se eleger, precisa da mídia, das multis, desse elenco de tecnocratas e gestores que globalizam Eldorado. Do Deus Mercado. Eldorado é mercado e riquezas, com ou sem a gente brasileira.

    Sô Agneli, presidente da Vale e empregado dos fundos de pensão, em uma canetada gestora e sem mãe, manda 1500 peões da pequena Itabira, aquela do retrato na parede, pra rua. A pequena Itabira cai em depressão. O comércio da cidade evapora, demissão em massa, mas sô Agneli volta a baila tentando enredar o Lulinha em patranhas patronais. A serpente se movimenta…

    E nao chia que o bom jogador, joga o jogo…

    Mas que esse carcamano é cara dura, isso é, aposto que a cara nem ficou vermelha. Falar em ética e roubalheira e ignorar DD é hilário

    sds

  46. É bom que o R. Civita tenha
    É bom que o R. Civita tenha assim se manifestado, e torço para que abra a boca e coloque para fora o que pensa.
    Quem sabe com isso os assinantes da decadente revista semanal percebam o tipo de pessoa que comanda a Abril e dá o norte às publicações.

  47. Discordo da palavra “perder”.
    Discordo da palavra “perder”. Acho que ele nunca teve vergonha.

    Sua certeza de impunidade é tanta que até deixa um escrito que certamente será usado contra ele em algum momento no futuro.

  48. Parece que tudo está mesmo
    Parece que tudo está mesmo descambando, se R Civita comecou a passar recibo deste jeito.

    A imagem de arranjar a própria corda serve pra ele e provavelmente vai servir pra muito ogre de plantão.

  49. Não so perdeu a vergonha, mas
    Não so perdeu a vergonha, mas acredita piamente que seus fanáticos leitores (só podem ser fanaticos pra ler aquilo) são ediotas.. bem feito.

  50. Se Civita não fala de Dantas
    Se Civita não fala de Dantas você também não fala que foi Lula quem moveu mundos e nesse meio estava o Protogenes, para que saisse um negócio que tem como um dos maiores beneficiados o Dantas

  51. “As ações entre amigos no
    “As ações entre amigos no âmbito legislativo, o corporativismo, o nosso tortuoso sistema jurídico …….., desviando recursos públicos e se locupletando impunemente.”
    Por que sera que Civita só menciona ações no âmbito legislativo? Porque se falasse da iniciativa privada, teria que falar de Daniel Dantas e de sí mesmo, já que até hoje o grupo Abril não pagou o dinheiro público que tomaram e não devolveram.

  52. “Decididamente, Roberto
    “Decididamente, Roberto Civita perdeu a vergonha na cara”.

    Ora viva!! Até que enfim, Nassif!

    Você achava mesmo que um pau-mandado como esse tal de Eurípede era o principal responsável por aquilo que se tornou a Veja?!!

  53. Nassif,
    êpa, êpa, tem gato
    Nassif,
    êpa, êpa, tem gato nessa tuba, veja o lead do editorial e me diga se não estou com razão: “Um bom sinônimo de desonesto é indigno.
    E servidor do povo indigno não pode e não deve escapar incólume”. O certo não seria “E servidor indigno do povo não pode e não deve escapar incólume”? Do jeito que foi colocado dá a impressão de que o povo é indigno… e que a frase está muito mal construída, isso está.

  54. A mensagem é coerente com a
    A mensagem é coerente com a situação. Veja está sendo flagrada num momento em que se mostra evidentemente imoral, ao participar do esquema Dantas e ao inventar fatos inexistentes (dólares de Cuba, contas do presidente no exterior, panfleto petista no Colégio Porto Seguro etc etc). Faz sentido se dirigir aos assinantes o discurso “somos paladinos da moralidade pública”. Esperavam o que? Que o dono afirmasse: “É, estamos mesmo inventando fatos para prejudicar o Lula, desculpem, vamos em frente”?? Não há saída para a situação em que a Veja se meteu além de assumir esse discurso. São paladinos, e se exageraram é porque alguém abusou dessa filantropia deles.

  55. O que vc estão estranhando? O
    O que vc estão estranhando? O jornalista (?) Civita fala em punição para “corruptos” e “autoridades”, mas absolutamente nada diz sobre os corruptores, o outro lado da moeda, os “empresários”, as empreiteiras, os Dantas, as Siemens e Alsthom da vida, que anunciam à larga nos pasquins da Abril, enchendo de grana suas burras cívico-ético-patrióticas, e a quem ele, despreendidamente, defende com unhas, dentes, caneladas e outras torpezas mais. É, como o Gilmar Menddes, outro dos nossos “varões de Plutarco”…

  56. Tive a mesma impressão de que
    Tive a mesma impressão de que ele está PASSANDO RECIBO . . . . . mas direciona a questão para o universo politico muito diretamente, desvia totalmente da coisa real que estamos vivendo, o fenomeno da Empresa que lava dinheiro, e usa o poder financeiro para ensaboar os politicos e para comprar a midia que lhes dá a oportunidade ( como esta palavra aparece ), enfim, que lhes dá a oportunidade de proações, como de ações a posteriori, promovendo manipulações de mercado e fornecendo explicações e álibis . . . . . Impressionante como este Civita deixa de entrar neste universo tao mais rico e atual e parte para a minimização até subjetiva e generica reduzindo tudo ao potencial de corruptibilidade dos politicoss . . . . . . Ou seja, está dizendo aos seus leitores que nao esta acontecendo nada de novo, que toda esta estoria é a antiga estoria de que todo politico é desonesto, exatamente a unica coisa que os desinformados de Veja imaginam ou estao preparados para repercutir . . . .

  57. que cara de pau, o
    que cara de pau, o civita…mas isto não impede que a gente sinta uma compaixão infinita por ele : deve estar sofrendo experiências pessoais de vidas passadas…kkkkkkkkkkkk…típico de quem já morreu e não sabe !
    donde se conclui que o trabalho para detonar – ou seria destronar? – o dantas foi realmente uma catástrofe para toda esta gente…fhc, pig, veja, gilmar
    só de ver esta gente se rebaixando tanto em busca do dinheiro já me dou por satisfeito…única coisa que devemos prender quando próximos dessa gente é a respiração !!!

  58. CAINDO NA REAL . . . . .

    O
    CAINDO NA REAL . . . . .

    O Sérgio Leandro se surpreende com poucos videos do Protogenes no Youtube . . . . . Tambem deve se supreender pelo fato do SISTEMA nao ter permitido Protogenes falar ao vivo ( significa nao saber de antemão o que ele iria falar), em rede de TV . . . . . ora ora, santa ingenuidade, como diria o pobre Robin . . . . O Dantas financia mais de 7 dezenas de Deputados Federais, quase 2 dezenas de Senadores da Republica, usa a principal midia impressa do país como se fosse seu bloco de notas, obtem 2 HCs no Supremo em 48 hors . . . . Po cara, imagina as ramificações disto tudo em termos de orgãos, de pessoas, de má vontade etc . . . . Tres formiguinhas, um promotor, um juiz e um delegado foram caçar o grande elefante que é o SISTEMA DANTAS, pularam em cima e agarraram o elefante . . . . e agora o elefante anda por onde quer, faz o que quer, com 3 formiguinhas nas costas . . . . . Portanto nao estranhe pouca materia no Youtube, ou qualquer outro tubo . . . . . com raríssimas exceções, como neste blog aqui . . . . . .

  59. Qual a crucial diferença
    Qual a crucial diferença entre ter posto o Protogenes ao vivo no Roda Morta e agora reapresentar domingo as 4 da tarde ?!!!!!! . . . . É muito simples, agora ja se sabe o que ele vai falar, e antes nao se sabia o que ele poderia falar pois seria ao vivo, elementar meu caro . . . . . .

  60. Esse cara-de-pau (…)
    Esse cara-de-pau (…) escreve essas mentiras porque aquele panfleto que ele publica tem a maior tiragem do país… Mas ele sabe que nós não mais acreditamos neles, nesses pseudo-jornalistas… Tenho a impressão de que Protógenes Queiroz e o Juiz Sactris conseguiram balançar a despreocupação debochada dessa elite incompetente, desonesta (há muitos empresários honestos e trabalhadores, mas não estão camuflados na política como os donos de jornais, revistas e tvs…)
    Há mudanças significativas, tanto é que eles estão incomodados, mandam vasculhar a casa do delegado para saquear as provas…

    Se esse Roberto Civita tivesse vergonha e fosse o que ele diz nesse texto, ele publicaria o áudio do suposto grampo entre o advogado que está ministro, empr´sário e lobista político e aquele senador

  61. Não diria que o Roberto é um
    Não diria que o Roberto é um censurável. Prefiro crer que se trata de mais um brasileiro bronco, que procura desviar os fatos, acusando governos ou seus membros. Este artifício deve ter como origem a falta de decência, certamente não leu Rousseau. Caso fosse, um intelectual, não diria “É evidente que a desonestidade não é um fenômeno nativo nem recente. Existe desde que os homens desenvolveram o conceito da honestidade (…)”. Saberia que a mau caráter brotou com a escrita e as ciências, como delineou Rosseau: “Se a cultura das ciências é prejudicial às qualidades guerreiras, ainda o é mais às qualidades morais”. “Vejo, por toda parte, imensos estabelecimentos onde se educa a juventude por preços exorbitantes, para lhe ensinar todas as coisas, exceto os seus deveres. Vossos filhos ignoram a sua própria língua, mas falarão outras que não se usam em parte alguma; saberão fazer versos que mal poderão compreender; sem saber separar o erro da verdade. Possuirão a arte de torná-los irreconhecíveis aos outros por meio de argumentos especiosos; mas, as palavras magnanimidade, equidade, temperança, humanidade, coragem, eles não saberão o que são; o doce nome de pátria jamais lhes impressionará os ouvidos; e, se ouvirem falar de Deus, será menos por apreendê-lo do que por temê-lo”. “Não se pergunta mais se um homem tem probidade, mas se ele tem talentos; se um livro é útil, mas se é bem escrito”. Se a nossa imprensa é dirigida por pessoas dignas, mas se ela tem indignos talentosos.

  62. Na frase:

    ” Sei que é
    Na frase:

    ” Sei que é virtualmente impossível esperar que todos os nossos prefeitos, vereadores, deputados, senadores, governadores e outros dirigentes políticos sejam íntegros e dedicados apenas à boa gestão da coisa pública e ao bem comum. ”

    Ele esqueceu de incluir os juízes.

  63. Ele diz que em todos os
    Ele diz que em todos os países os políticos roubam mas que só aqui eles não são punidos.
    O entretanto é que ele fica preso na classe política. Porque não ampliar para a vida privada?
    Porque não reclamar que os empresários também estão praticando atos ilícitos e que estes mesmos empresários normalmente elegem os políticos?
    se os políticos forem presos poderiam ir 5 empresários com ele.
    Agora tem aquela questão de saber onde tudo isso começa. Se tem corrupto, tem corruptor, seja ele uma pessoa ou seja um fator cultural.

  64. É Richard Jakubasko, Civita
    É Richard Jakubasko, Civita de fato acaba de dizer que o povo brasileiro é indigno e os serviços públicos precisam ser sabotados por serem realizados por brasileiros!

    Sempre soube que a imprensa golpista era anti-nacionalista, mas pelo jeito não lhe incomodariam um genocidio de brasileiros. Hugo Chavez tem razão quando diz que nossos jornais são braços do imperialismo ianque.

  65. O comentário do Civita
    O comentário do Civita deveria ser sobre a necessidade e objetividade do Fundo Soberano. O governo não poderia esperar de braços cruzados a possibilidade de sermos atingidos por um asteroide financeiro, como acontece com os ricos países do Norte. O dr. Cívita sabe que nunca antes antes nesse país se combateu tanto a corrupção como se faz agora. Para nós brasileiros sua opinião pareçe um tanto atrsada, mas já é um começo.

  66. Algumas pessoas são assim
    Algumas pessoas são assim mesmo ao chegarem no final de cada ano. Simulam mea culpa, projetam todos os seus males e erros em pessoas imaginárias, buscam com isso aliviar um pouco os seus receios mais íntimos.
    Depois, acreditando no dever cumprido, pensando terem se livrado de todas as suas mazelas perante a sociedade, se recolhem para planejar como fazer as mesmas coisas no próximo ano.
    É o pensar que todos os outros são desonestos, eu sou apenas vítima das circunstâncias.
    Como disse um colega saudoso do Pasquim: BLEEEAAARRRRGH.

  67. Uma das maiores vergonhas
    Uma das maiores vergonhas deste ano foi o comportamento da imprensa, nunca se viu um verdadeiro festival de mentiras plantadas, subserviência e parcialidade com nossa elite cruel e separacionista. O unico sinal de luz foi a blogosfera que conseguiu mostrar todoos os angulos de todos os assuntos cabendo aos internautas decidir por onde entender as coisas.
    temo muito pelo futuro da internet como meio de informação direta sem rodeios ou manobras….

  68. A VELHA LADAINHA
    A VELHA LADAINHA ……INTERESSANTE como ele cai de pau JUSTAMENTE encima dos cargos eletivos democraticamente, cargos de pessoas “removíveis” …e nada fala dos corruptos no poder judiciário e na iniciativa privada, este, eternamente pela nossa história e instituições, preservados para toda a eternidade

  69. Esse ano foi difícil pra Veja
    Esse ano foi difícil pra Veja e pro Grupo Abril, pessoal. Relevem. O desespero bate na porta e a razão sai pela janela. Só não vê lógica no caso quem não quer. O Civita tem que defender seu time mesmo que para isso use da incoerência, do absurdo e da mentira. 2009 promete surpresas.

  70. O problema dessa gente é que
    O problema dessa gente é que eles enxergam todo o mal do mundo nos cargos eletivos.
    Por pior que seja,e tem muitos que se esforçam para isso,todos,ainda que suplentes,foram eleitos e refletem exatamente a vontade popular,gostemos ou não dela.
    Artigos como o deste sujeito são uma defesa clara do autoritarismo e da ditadura.

  71. Em seu artigo o Sr. Civita
    Em seu artigo o Sr. Civita concentra fogo em cima do legislativo, induzindo ao raciocínio, de alguns incautos, que somente no legislativo existem corruptos. É uma defesa indireta de Daniel Dantas, Nahas e Pita. Dúvidas?

  72. Precisamos instituir no
    Precisamos instituir no Brasil o troféu “Óleo de Peroba”. O homem é dos bons e é um forte candidato, mas será uma parada dura. Existem outros concorrentes à altura.

  73. “Decididamente o Dr.Roberto
    “Decididamente o Dr.Roberto Civitta perdeu a noção das coisas”
    Nassif, concordo totalmente com você,na sua frase de encerramento do comentário,e acrescentaria uma frase,ouvida num antigo humorístico da Tv,de cujo autor permitam-me omitir o nome,mas que vem muito ao caso da análise do diretor da Abril,quando nomeia(ou quase faz isto)nas acusações de crimes contra a sociedade civil,apenas os governantes:” E OS OUTROS ? “

  74. Qdo vejo esse roberto
    Qdo vejo esse roberto civita eu lembro dessa música do Chico Buarque
    Agora já não é normal
    O que dá de malandro regular, profissional
    Malandro com aparato de malandro oficial
    Malandro candidato a malandro federal
    Malandro com retrato na coluna social
    Malandro com contrato, com gravata e capital
    Que nunca se dá mal

  75. O seu comentário sobre a
    O seu comentário sobre a perda de vergonha do Civita demonstra, à meu juízo, um avanço em relação ao caráter de Civita, pois até então, voçê sempre dizia, que a “ficha” do mesmo estava caindo em relação a postura dos editores de “Veja”, o que para mim sempre pareceu incompreensivel, que o caráter de sua principal publicação não fosse o próprio caráter de seu “dono”.
    Como se fosse possível que o admirável caráter do seu Blog não refletisse o caráter do blogueiro.

    Decididamente, vergonha é algo que Robert jamais perdeu, pois não poderia…

  76. Nassif e malungos.

    Se o que
    Nassif e malungos.

    Se o que estye indivíduo estiver sendo sincero no úlltimo parágrafo, sefor mesmo seu desejo que aonteça tal fato, a principal publicação de sua editora terá que sair à cata de profissionais.

    Vai ficar um deserto a redação de veja.

    Querlugar maisfácil para se achar larápios, gandaias, picaretas, gatunos,malandros,bandidos…

  77. o sr civita sabe o que vem
    o sr civita sabe o que vem por ai .na coluna do ancelmo gois publicado hoje no globo tem á sequinte informação.(os dois hds que á policia federal apreendeu na casa do banqueiro daniel dantas devem conter coisas do arco-da-velha… os dispositivos foram enviados veja só pra CIA (agora da pra entender á disposição de transferir á responsabilidade pros outros

  78. Existe várias maneira de
    Existe várias maneira de dizer, que uma pessoa não tem vergonha e de um cinismo fora do comum, mas com respeito ao site, este Roberto Civita
    é: Um pilantra.

  79. Já li tantos comentários
    Já li tantos comentários (aqui e em outros blogs) sobre distribuição gratuita de edições da veja, que me pergunto: quem paga para a revista ser distribuída de graça? O DD?
    Neste caso o dono da veja está apenas prestando contas ao chefe.

  80. Espero que aqueles que lerem
    Espero que aqueles que lerem esta reportagem, pensem 2 vezes antes de aceitarem como imparciais ou desprovidas de qualquer intençao, as reportagens publicadas pelas empresas do respectivo senhor.

  81. Nassif,
    Nenhuma novidade
    Nassif,
    Nenhuma novidade do editorial do Civita. Elle reitera em seu comentário aquilo que vem acontecendo há mais de 500 anos, em nossa terra, com a corda arrebentando sempre do lado do mais fraco, no caso, os agentes públicos. No calhamaço das leis penais selecionadas pelo Civita, só deve existir o crime da corrupção passiva. Os corruptores ativos, o elo mais poderoso da relação, tudo indica haverem nascido em Marte, onde até hoje mantêm domicílio, não sendo, portanto passíveis de serem alcançados pelas nossas Leis. O mesmo receituário utilizado à larga, durante a tramitação do julgamento do impeachment do Collor. Só apareceram agentes corrompidos. Nenhum corruptor ativo foi enquadrado. Todos saíram-se bem. O editorial, enfim, preconiza que a carruagem deve seguir por esse caminho, porque, neste Brasilzão velho de guerra, ainda tem gente que preconiza que os magnatas são seres inimputáveis.

  82. Prezados comentaritas, caro
    Prezados comentaritas, caro Nassif:

    Se me permitem, tenho uma outra interpretação “editorial”. O público médio fiel dessa revista é conhecido do “publisher”. Para tal platéia o que a revista publica é fato.
    Creio que a mensagem tenha sido: vejam só, mesmo com todos os escândalos que NÓS publicamos, ELES continuam aí ocupando cargos públicos com a maior desfaçatez. E ninguém faz nada para mudar isso, exceto NÓS.
    Requentando o moralismo rastaqüera que já nos rendeu Lacerda, Jânio, a CGI dos militares, Collor etc., o “publisher” promete continuar no caminho das denúncias contra a “corrupção”, mesmo que as autoridades fiquem “inertes”.

    É o parecer, salvo melhor juízo.

  83. O Civita defendendo o fim da
    O Civita defendendo o fim da impunidade (por que ele não se entrega de uma vez?) e o Jânio de Freitas chamando o Protógenes de maluco (normal é ele, né?).

    Jogaram ácido na caixa d’água.

    Só pode ser.

  84. Entrei no blog do esgoto e
    Entrei no blog do esgoto e vejam abaixo o comentário que encontrei. O anônimo até que deu uma dica legal. Vamos todos votar lá no kibeloco.:

    “Antes de qualquer coisa, desejo que você e toda a família Azevedo tenham um ótimo final de ano, acima de tudo, com muita saúde e felicidades. Obrigado por tudo que nos transmitiu durante esse ano. Realmente, foi fantástico.Agora atenção pessoal do blog. Lá no site Kibeloco está a eleição para os “ Piores do Ano de 2008 “. E na seção de “ Pior livro do ano “ estão indicados : O Código da inteligência ( Augusto Cury ), Crepúsculo ( Stephenie Meyer ), Transformando Suor em Ouro ( Bernardinho ), O Vencedor Está Só ( Paulo Coelho ) e O País dos Petralhas do nosso Reinaldo. Então vamos lá no site Kibeloco e vamos votar nos outros quatro livros, senão O País do Petralhas fatalmente ganhará como pior livro do ano. Não vamos pagar esse mico.Vamos colaborar pessoal. Um feliz Natal a todos e um ano cheio de realizações. Abraços.”

  85. Há duas décadas atrás havia
    Há duas décadas atrás havia uma revista que sobrava nas recepções de consultórios, escritórios, cabeleirairas e barbearias. Fazia parte de um império que tinha rede de TV e rádios também: Manchete. Tantos outros grupos de mídia nasceram, cresceram e morreram, no Brasil e no mundo. Não percam energia e tempo, desgastando-se contra a Veja e o “império” Abril. Divorciado que está da realidade e da atualidade, decerto está definhando também. Se não se transformar a tempo, a entropia o engolirá, pois faz parte do processo natural.

  86. Só fala de homens públicos. E
    Só fala de homens públicos. E os corruptos da vida privada? Mais: não há corrupto sem corruptor. Ele não menciona os corruptores. E os órgãos de imprensa que, ao invés de denunciar, protegem corruptores?

  87. Hoje, por coincidência,
    Hoje, por coincidência, estava dando uma lida nos comentários da coluna do Reinaldo Azevedo que eu, sinceramente, nunca tinha lido, e pude ter a exata dimensão do tamanho do desespêro das nossas elites com a popularidade do Presidente Lula. A coluna versava sobre a reunião anual que o Presidente mantém com o povo em situação de rua e membros das cooperativas de catadores. É alarmante o nível de sectarismo e fundamentalismo “neocon” desse pessoal. O preconceito atinge níveis que beiram o surreal!
    Temo que a burrice de alguns desses deseperados leve algum imbecil, que abundam nessas hostes, a tentar uma insanidade…. seria, de fato, uma tremenda insanidade. Pois daria a senha para o seu fim.
    O Sr. Civita deveria pensar melhor no rumos do seu “jornalismo”. Além da vergonha, ele deixou o bom senso hà muito tempo no meio do caminho.

  88. Incrível a lábia e o deboche
    Incrível a lábia e o deboche deste senhor ROBERTO CIVITA, há muitos anos deixei de ler a VEJA, por inúmeos motivos que agora não tem importância. Esta revista, juntamente com outros órgãos de comunicação (rede Globo, etc..) são um câncer neste país de analfabetos. QUASE TODO O JORNALISMO TERIA QUE SER REVISTO, MUDADO, ACRESCENTADO…mas democática que sou, isso tbm faz parte…infelizmente…de qualquer forma, e é um desejo pessoal, gostaria de ver varridos da face da terra estes órgãos cancerosos, que DESINFORMA, DISTORCEM…Até teria mais prá falar, mas a indignação faria eu me perder do tópico em questão!!!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador