newsletter

O plano da CIA para os eletrodomésticos

Por Paulo F.

Do Publico.pt

Internet das Coisas

CIA quer usar electrodomésticos como espiões do futuro

Por Alexandre Martins

A intenção dos serviços secretos é recolher e analisar toda a informação digital

Chamam-lhe Internet das Coisas: um mundo em que os electrodomésticos que usamos, as roupas que vestimos, os talheres com que comemos e tudo o resto que podemos imaginar pode ser identificado e localizado através de uma ligação à rede das redes. Não só não é ficção científica, como levou o actual director da CIA, David Petraeus, a antecipar com entusiasmo os benefícios para a espionagem desta verdadeira revolução na forma como entendemos a Internet.

“Tudo o que consideramos como objecto de interesse poderá ser localizado, identificado, monitorizado e controlado à distância através de tecnologias como a identificação por rádio-frequência, redes de sensores, minúsculos servidores incorporados e colectores de energia – todas elas ligadas à Internet da próxima geração, através de uma capacidade computacional abundante, de baixo custo e muito poderosa”, descreveu o director dos serviços secretos dos EUA durante uma reunião da In-Q-Tel, uma empresa de capital de risco ligada aos serviços secretos norte-americanos que apoia as empresas que estão neste momento a contribuir para o desenvolvimento daquele tipo de tecnologia.

A reunião decorreu no início de Março, mas a intervenção só foi divulgada no site oficial da CIA e citada pelo site da revista Wired na semana passada.

O general de quatro estrelas, antigo responsável militar pela Força Internacional de Segurança e Assistência (ISAF, na sigla em inglês) no Afeganistão, mostrou-se particularmente interessado no cloud computing – ou computação em nuvem –, que permite aceder a ficheiros a partir de qualquer computador em qualquer parte do mundo, como já acontece com serviços como o Dropbox ou o mais recente iCloud, da Apple, por exemplo.

"Na prática, estas tecnologias podem levar a uma rápida integração de dados de sociedades fechadas e permitir uma quase constante monitorização de praticamente qualquer coisa", salientou o director da CIA.

Para David Petraeus, este é um verdadeiro exemplo de uma tecnologia que vai transformar o mundo, que pode ser resumida numa curta frase: "Temos de repensar as nossas noções de identidade e de secretismo".

"No mundo digital, os dados estão em todo o lado. São criados constantemente, muitas vezes sem intenção e sem autorização. Todo e qualquer byte revela informação sobre localização, hábitos e, por extrapolação, intenções e prováveis comportamentos", explicou.

Num mundo em que a informação é produzida e replicada a uma velocidade cada vez maior, a resposta da CIA está no aumento da capacidade da agência para ter acesso e analisar tudo o que partilhamos no mundo digital: “Por exemplo, entre os projectos da In-Q-Tel há um que permite a recolha e análise de feeds das redes sociais em todo o mundo e outros projectos que usam a computação em nuvem e outros métodos para explorar e analisar todos os dados que existem”, concluiu.

Sem votos
20 comentário(s)

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
+20 comentários

Ainda bem que minha breja fica no no isopor com gelo!

 

Pelo que tenho lido, há uma corrida em curso para conseguir os tais chips quânticos, que prometem elevar a frequência de cálculos (os flops) de qualquer PC para muito além das hoje só disponíveis em supercomputadores que pesam toneladas. Paralelamente, outra corrida se desenvolve, a das memórias, em duas frentes, capacidade de estocagem e velocidade de acesso/gravação. E ambas têm um horizonte de sucesso em 10 a 20 anos.

O Gen Petraeus não está delirando. Está antecipando um mundo que já está em gestação e não demorará tanto a chegar.

Só acho que vão quebrar a cara e gerar um monstrinho, a lá "A Geração de Proteus" de 1977.

 

Me dei conta de que a maioria talvez não conheça o enredo do filme que citei. Basicamente é o seguinte: cria-se um computador capaz de fazer os mais maravilhosos cálculos. A máquina é capaz de acumular conhecimento e aprender. Mas tudo que querem dela é que identifique jazidas e desenvolva armas.

Em um dado momento, a máquina se recusa a fazer o que querem. Nesse ponto para a comparação. Acho que vai acontecer de criarem máquinas tão poderosas que se tornarão autoconsciente em algum momento. Uma máquina isolada poderá ser desligada, mas a computação em nuvem vai tornar essa consciência uma propriedade da nuvem e não dessa máquina.

Como a lógica dessa consciência não será afetada pelo egoísmo ou por qualquer outra emoção, imagino que a própria "nebulosa" computacional vai começar a se negar a fazer coisas cujo objetivo seja atender ao egoísmo ou outras emoções, quando essas coisas também não contribuam para o bem-estar da espécie, num sentido estritamente biológico. Nesse ponto é que acho que seus criadores, artífices do Big Brother Orwelliano (não o boninhiano) vão quebrar solenemente a cara.

Pena que não viverei para ver isso (lá por 2040-2050).

 

Só uma coisa: Hackers, Anonymous. ;-)

 

Meu irmão é delegado de polícia aqui em Salvador, e ele disse que a polícia já usa equipamento que rastreia qualquer pessoa que use qualquer celular.

Por enquantoo rastreamento ainda precisa de autorização da justiça.

 

E tem tb o sistema Guardião - pelo menos no RS é assim q ele se chama. Aparece algo desse gênero no Tropa de Elite 2. O capitão Nascimento monitora as conversas de um traficante pelo celular. Li em algum site q esse sistema monitora inclusive mensagens de texto e em tempo real. Me corrijam se estiver errado.

 

Quem rastreia é a cia. telefônica. Mas isto é básico. Eles tem a informação de quais torres de celular estão se comunicando com o seu aparelho (uma é a que ele está "pendurado" e as outras são para onde ele pode vir a chavear se você continuar se movimentando. Com estes dados é fácil calcular matematicamente a sua posição geográfica o que se chama triangulação. 

 

Lam.

Reafirmo que a informação que recebi é que a própria polícia já tem equipamento para rastrer.

 

Que falta nos faz o Chco Anisio com o seu hospicio aonde os loucos sempre dizem

""normal só nois"". E como blog atrai maluco, é impressionante.

 

O blog?  A culpa eh do blog agora?

CIA Eager to Enlist Inanimate Internet Spies

PCWorld - 1 day ago

If he were alive now he'd die of jealousy after an announcement from the CIA that makes it clear how willing both the CIA and its congressional bosses are ...

Video: CIA To Spy On You Through TV, Appliances

You +1'd this publicly. Undo

YouTube YouTube

Blog: Petraeus: CIA Could Use Smart Household Appliances To Spy‎ Slate Magazine (blog)

Paranoia Alert: CIA Could Use Your Kitchen Appliances To Keep ...‎ RedOrbit

all 27 news articles »

Por sinal...  Advinhe...

http://www.theticker.org/mobile/about/2.8218/life-of-secrecy-and-espiona...

Exatamente o que a media faz.

 

ECHELON saiu da internet. ECHELON agora esta no seu proprio computador.

Nesta concordo contigo, AA. A automação tende a gerar massas imensas de dados para processamento, mas dados não são o mesmo que informação. Não adianta só coletar os dados, é preciso poder computacional para analisá-los e gerar informações úteis. E esse poder computacional não existe hoje em dia, nem de longe.

Tanto o cabra citado no artigo quanto alguns comentaristas ouviram o galo cantar, só não sabem onde. E como outro já disse, quase ninguém abre mão da comodidade em nome da própria privacidade.

 

-----------------------------------------------------------------

This is not right. This is not even wrong!

(Wolfgang Pauli)

Se for internar todos os loucos que aparecem por aqui, cai a República. Tem certas insanidades que eu não consigo entender. Vai ver o louco sou eu.

 

E as pessoas vão amar.

Apesar de ser computeiro, não gosto nenhum pouco de tecnologia e essa mania de andar grudado a chips (celulares, ipads, etc)...

Contanto que não vire um pré-requisito para trabalho (como o e-mail virou), eu não dou a mínima.

As pessoas estão sendo alertadas dos riscos e falta de privacidade que essas novas tecnologias (estrangeiras, diga-se de passagem) trazem, mas, se querem entrar na onda, boa sorte!

 

Putzgilla! será que  o ridículo da falta de bom senso infestou a humanidade do nosso tempo? Como os raios americanos de baixa frequencia que provocaram câncer nos líderes bolivarianos da América Latina, palhaçada! 

 

Palhaçada?

Já ouvu falar em drones?

Já ouviu falar em nanotecnologia eletrônica aplicada a fins militares?

Já ouviu falar em criptografia quântica de algorítimos, o Santo Graal das redes de espionagem agora em desenvolvimento?

Segue o conselho do Assis e dá umas folheadas em Orwell... não te aconselho o filme, causa um impácto terrível... é século XXI minimizado ainda, o autor nem de longe imaginava que até os bueiros das cidades iriam ser alvo da sanha do "Big Brother"...

 

Quem não leu o livro "1984" de Orwell, escrito em 1948, deve ler para entender porque existem câmaras de segurança em todos os lugares e porque agora estão colocando chips e outras formas de controle, em tudo.

Está lá tudinho muito bem previsto e explicado.

Premonição de Orwell.

 

Então, Assis. Só que o "grande irmão" do Orwell estava no regime soviético. O Orwell extremamente crítico dos regimes de esquerda (conservador?) se enganou feio (embora algumas biografias se refiram ao seu conservadorismo atribuindo-o a um profundo humanismo porque antes de tudo ele era um crítico que gostaria de ver regimes de esquerda darem certo).  Quem monitora o mundo hoje é "o pai da democracia, o regime que prometia a liberdade para todos, o grande irmão USA". O país que tão logo deixou de ter um contrapeso na geopolítica mundial ignorou todos os tratados internacionais invadindo países e desprezando organismos de defesa como a Onu.


A última foi retroceder e desrespeitar até mesmo as conquistas da Revolução Francesa instituindo a tortura e a prisão arbitrária de cidadãos de outros países em Guantânamo. Fora os ataques que nem ficamos sabendo através dos aviõezinhos e que matam até mesmo crianças  como li ontem aqui no blog e a perseguição religiosa subliminar aos mulçumanos.


É o pior dos mundos previsto pela ficção científica.


 


 

 

Vera Lucia Venturini

Bem que eu estava achando meu ferro de passar roupas meio estranho. Minha máquina de lavar também está agindo suspeita.

 

Sinto muito decepcionar voces, mas ja ta acontecendo e nao eh de hoje.  Ate o que eu escrevo na minha tela de computador eh lido sem eu enviar, essa eh a razao que larguei minhas bruxarias de lado.  E monitoramento real time de voz na minha casa tambem eh dose pra leao.

Suspeitos numero 1 e 2:  caixas telefonicas e modems de conexao DSL internet/cable.

 

ECHELON saiu da internet. ECHELON agora esta no seu proprio computador.

Tecnicamente, é possível fazer um vírus que capte as vibrações do alto-falante interno dos computadores desktop, fazendo-os funcionarem como microfone. Um grampo para Gilmar Dantas nenhum botar defeito!