newsletter

Pular para o conteúdo principal

O que dizem os pilotos de avião

30 segredos que os pilotos não contamProfissionais dizem o que não costumam falar dentro de aviõespor Redação Galileu

Você, que tem arrepios quando o avião decola ou faz chacota com quem tem medo de voar, deveria ler com atenção os segredos que os pilotos de aeronaves não costumam contar para ninguém. E assim, descobrir quando realmente é hora de se preocupar e quando é exagero. Arevista Reader’s Digest perguntou a pilotos de diversas empresas aéreas nos Estados Unidos quais as coisas que eles não diriam a seus passageiros.

Em tempos de caos aéreo, os profissionais dão dicas úteis para pessoas de qualquer lugar do mundo que estão pensando em pegar um voo. Por exemplo, não adianta nada pedir informações sobre o aeroporto a um piloto, eles viajam tanto que quase nunca conhecem os lugares onde estão.

Confira alguns conselhos úteis abaixo: 

1. “Nós também sentimos falta dos amendoins” – Piloto da US Airways

2. “Estou constantemente preocupado em carregar menos combustível do que acho confortável. Empresas Aéreas estão sempre olhando para os limites, e você queima combustível quando carrega combustível. Algumas vezes, se você carrega só o suficiente e enfrenta tempestades ou atrasos, de repente está sem combustível e precisará ir a um aeroporto alternativo” – Comandante de uma grande empresa

3. “Às vezes a companhia não nos dá pausas para almoço ou até tempo para comer. Nós temos que atrasar voos para conseguir comer alguma coisa.” – Primeiro Oficial de transportadora regional

4. “Nós contamos aos passageiros o que eles precisam saber. Nós não contamos coisas que irão assustá-los demais. Você nunca vai me escutar dizer: ‘Senhoras e senhores, acabamos de ter uma falha no motor’, mesmo se isso for verdade” – Jim Tilmon, piloto aposentado da American Airlines

5. “A verdade é que nós estamos cansados. Nossas regras de trabalho nos obrigam a estar em serviço por 16 horas sem intervalo. São muitas horas a mais que um motorista de caminhão, que podem descansar na próxima parada, nós não podemos parar na próxima nuvem” – Comandante de uma grande empresa.

6. “Algumas regras da FAA [Administração Federal de Aviação, EUA] não fazem sentido para nós também. Como o fato de estarmos a 30 mil pés, a 400 milhas por hora em um avião que pode pegar turbulência a qualquer minuto, comissários de bordo podem andar e servir café quente. Mas quando estamos no chão, em um pedaço de asfalto a cinco milhas por hora, eles devem ficar de cinto como se estivessem numa corrida de carro.” – Jack Stephan, comandante da US Airways

7. “Em alguns aeroportos com pistas muito curtas, nos não teremos um pouso suave, mesmo se formos muito bem.” – Joe D’Eon, piloto de uma grande empresa

8. “Eu posso estar de uniforme, mas isso não significa que sou a melhor pessoa para pedir informações em aeroportos. Nós andamos por tantos que geralmente não temos ideia.” – Piloto de transportadora regional

9. “Você pode entrar no site de uma companhia aérea e comprar uma passagem, passar por sua bancada e entrar em uma aeronave que tem o mesmo nome pintado, mas metade do tamanho, você está é numa linha regional. Ela não têm os mesmos padrões de segurança das maiores: seus pilotos não têm tanto treinamento e experiência, e o cliente não sabe disso” – Capitão de uma empresa grande

10. “A maioria das vezes, o pouso é um bom indicador da habilidade do piloto. Então, se você quiser dizer algo legal para um piloto quando descer do avião, diga: ‘Boa aterrissagem’. Nós gostamos disso.” – Joe D’Eon

11. “As empresas aéreas ajustam seu tempo de viagem para se saírem bem no quesito chegadas pontuais. Então elas dizem que um vôo dura duas horas quando ele realmente dura uma hora e 45 minutos” – Comandante da AirTran 
Quando se preocupar

12. “Uma coisa é quando o piloto coloca o sinal para os passageiros apertarem os cintos. Mas, quando ele diz para que os comissários de bordo se sentarem, é melhor escutar. Significa que há uma turbulência forte.” – John Greaves, advogado de acidentes aéreos e comandante aposentado

13. “Pouso na água não existe. O nome correto é colisão com o oceano” - piloto

14. “Um avião voa para uma corrente ascendente, a qual não conseguimos ver no radar à noite, é como um solavanco de 500 milhas por hora. Joga tudo para o alto e para baixo com violência. Isso não é o mesmo que turbulência, que chacoalha tudo por algum tempo” – John Nance, analista de segurança na aviação e comandante aposentado.

15. “Viajar como um bebê no colo é seguro? Não, é extremamente perigoso. Se há algum impacto ou desaceleração, há uma boa chance de você não conseguir segurar seu filho e ele se torna um projétil. Mas a lógica do governo é que se mandarmos você comprar um assento para seu bebê, você irá de carro, e você tem mais chances de se machucar viajando de automóvel do que de avião” - Patrick Smith

16. “Pilotos ficam bobos em ver que tanta gente tem medo de turbulência. É impossível que ela cause uma queda. Nós evitamos turbulência porque ela é incômoda” - Patrick Smith

17. “Fui atingido por raios duas vezes. Muitos pilotos são. As aeronaves são construídas para suportar isso. Você ouve um barulho alto, vê uma luz forte e é isso. Não vai cair.” - Piloto de transportadora regional

18. “Muitos não dirigiriam por uma estrada a 100 Km/h sem usar cinto de segurança. Mas quando estamos no ar a 800 km/h e desligamos o sinal do cinto, metade tira. Mas se atingirmos uma bolsa de ar, a cabeça dos passageiros vai para o teto” – comandante de empresa grande

19. “Não lugar seguro para sentar-se. Em um acidente, as pessoas do fundo estarão mortas e, depois, é a vez das pessoas da frente.” John Nance

20. “O lugar mais tranqüilo para sentar é perto da asa. Onde mais balança é no fundo. O avião é como uma gangorra, se você vai no meio, não balança muito.” – Patrick Smith 

 21. “Se você é tem medo de voar, marque um vôo de manhã. O calor do solo mais tarde causa correntes de ar, e é mais comum tempestades com trovões à tarde.” Jerry Johnson, piloto.

22. “Nós não fazemos você guardar seu laptop porque temos medo de interferência eletrônica. É por que não queremos transformar ele num projétil. Eu não sei de você, mas eu não quero ser atingido por um MacBook a 300 km/h” – Patrick Smith 

 

23. “As pessoas não entendem por que não podem usar seus celulares. O que pode acontecer se 12 pessoas decidirem ligar para alguém antes de pousarmos é que eu posso ter uma falsa leitura dos instrumentos dizendo o avião está numa altura maior do que está de verdade.” – Jim Tilmon

24. “Não queremos acabar com sua diversão quando desligamos seu fone. Nós só queremos que você nos escute, caso exista uma emergência” – Patrick Smith

25. “Está frio no avião? Avise seu comissário de bordo. Estamos em batalha constante com eles sobre a temperatura. Eles se movimentam o tempo inteiro, por isso estão sempre ligando

26. “Muitas pessoas ficam doentes após viajar não por causa do ar que respiram, mas pelo que tocam. Assuma que a bandeja e o botão para reclinar o assento não foram limpos, mas limpamos o banheiro.” - Patrick Smith

27. “O caminho do ar no avião é de frente para o fundo. Se você está preocupado em respirar o ar mais fresco possível ou não passar tanto calor, sente na frente. Aviões são mais quentes no fundo.” - piloto

28. “Pilotos dormem? Sim. Às vezes é só um cochilo de 10 minutos, mas acontece” – John Creaves

29. “Lembre-se disso antes de reclamar sobre o preço de uma passagem: as tarifas hoje custam o mesmo do que custavam em 1980.” – Patrick Smith

30. Uma coisa que um piloto nunca dirá: “Estamos com visibilidade zero”. Eles dirão: “Tem neblina na área”. 

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI197693-17770-5,00-SEGREDOS+QUE+OS+PILOTOS+NAO+CONTAM.html

Média: 4.4 (7 votos)
25 comentário(s)

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
+25 comentários

Olá

Queria Saber em quantos anos um piloto se forma?

começando pelos 18 

 

Pessoal to no curso de PC e lendo isso confesso q dei uma bela desanimada...

 

     Li este artigo na revista Seleções. Há uma pequena correção a ser feita, mas muito importante. No ítem 26 fala-se em botões de reclinar o assento e bandejas sujas enquanto o banheiro é limpo; será? No artigo da Seleções diz-se claramente que o avião todo é muito limpo e higienizado, entretanto, não é feita a limpeza do banheiro e das suas torneiras e maçanetas das portas após a utilização por cada usuário. Daí conclui que essas partes estão quase sempre contaminadas. Portanto, ao saires de um banheiro de avião, apesar de seres um indivíduo higiênico, é muito provável que estejas com as  mãos cheias das mesmas qualidades de bactérias e outros micróbios que o último usuário ignorante do mesmo espaço. Ao se alimentar no avião com essas mãos... Essa seria a causa de tantos mal-estares como vômitos e diarréias adquiridas nos aviões.

     Mudando de pato pra ganso, conversando com um familiar, comandante de uma grande companhia brasileira, indaguei sobre qual seria a mais provável causa de um acidente aéreo no Brasil no futuro; seriam os controladores, as aeronaves, os aeroportos? E ele me respondeu: o pessoal. Os pilotos trabalham até a exaustão. Tem viagens programadas de dois dias que viram uma semana, por exemplo, que tem que cumprir com a mesma malinha de roupas programada para dois dias, tendo que avisar suas famílias em cima da hora e tudo isso ganhando salários inacreditavelmente deprimidos, muito diferentes daqueles que nós poderíamos imaginar que faça parte da vida supostamente glamourosa de um piloto de avião comercial.

     Bom, será que é possível embarcar com um tubinho de álcool gel? E um piloto inflável?

 

 

é isso ai, ele só disse a verdade.  Pernoite hoje por conta da empresa é alojamento e as localidades sempre as piores. Capitais, somente em Macapá e Boa Vista, não que sejam ruins, mas a pensão da "maroquinha" é brabo........

 

Facilmente observavel em qualquer aeroporto de Nova York, isso ainda nao tem explicacao pra mim:

Voces ja viram o crew de um aviao saindo do aeroporto?  Eh sempre assim:  as mulheres na frente, caminhando juntas, os homens atraz, caminhando juntos.  As mulheres pegam seus taxis primeiro, sempre.  Depois os homens.  Parece que eh algum protocolo de saida de aeroporto e eles o seguem fielmente.

Mas eu nunca ouvi falar dessa "regra".  So a observei.  Alguem sabe porque eh assim?

 

ECHELON saiu da internet. ECHELON agora esta no seu proprio computador.

é a "gentileza" aeronautica, "sempre de olho "comprido".  rrssrsrsrsr  Vc não assistiu o "Pegue-me se for capaz"? com o Leonardo DI Caprio fazendo o papel de comandante da PANAM.

 

So mais uma questão,esta revista,se alguem poder me responder,não seria uma que vive em meu email prometendo brides,sorteios de carros para quem assinar,se não me engano usam mais o nome seleções ?

 

a revista é essa mesma. Um dia vc será premiado, ou já foi e não retirou o seu premio.................acabei de receber um agora mesmo.............haja saco.

 

Isto me lembrou o Xico Xavier,em depoimento disse que ao viajar de avião e este passou por uma turbulencia ele gritou,dizia que ia morrer e que o seu guia espiritual Emanuel dizia para ele se comportar,e ele disse que estava com medo de morrer,e ao que retrucou seu guia dizendo que um dia todos vamos,mas que ele tivesse ao menos dignidade para isto.Vi este depoimento do Chico e achei com a platéia e ele muito engraçado,mas eu que tenho medo de voar não sei se teria esta "dignidade",em todo caso,e olha que sou ateu,mas como todo ser humano tenho minhas crenças,algumas acho que atávicas,então bater na madeira 3 vezez não é cientifico mas eu não estou nada preocupado com este lado agora.

 

Pouso de Boeing em Congonhas é fascinante !! Pouso em Curitiba passando "raspando" no pico Marumbi (ou outro) é excepcional  !! Gosto muito de voar ...

Um dia acredito que teremos "aviões" individuais com controle de força peso (gravidade) com empuxo usando turbinas menores à alcool por exemplo. Aviões de 10 ou menos passageiros. "Aeroportos" menores e etc.

 

O mais emocionante aterrisar a noite no aeroporto de Joinville... que medo! hehehe

 

 

19. “Não ha lugar seguro para sentar-se. Em um acidente, as pessoas do fundo estarão mortas e, depois, é a vez das pessoas da frente.” John Nance

caro Marco Santo, eu so viajo no fundo, na fileira que tem so duas poltronas. a chance de vc compartilhar um passageiro divergente do seu santo e uma so, e vice versa.

Mas as possibilidades boas superam o desconforto: a proximidade de toiletes e servicos, o espaco para alongar junto a saida de emergencia e as boas prosas do corredor com tripulantes e passageiros.

"...as pessoas do fundo estarão mortas ".. A Biblia diz: " os ultimos serao os primeiros"

PS: ja contei aqui, a do pesquisador suico que escreveu que " metade dos brasileiros estudam", por ter pesquisado em portarias de cinemas. Se o mesmo utilizar o metodo visual, em voos turbulentos, chegara a numeros proximos de 100 por cento para a religiosidade manifesta.rs. abs.

 

A bem de verdade qualquer lugar é ótimo quando se tem ao seu lado uma "ilustre" passageira. Agora, nos famosos B727 as primeiras poltronas e até o meio da cabine era um silencio total. (baixissimo indice de ruído). Viaje tranquilo, pois o piloto tem sempre o desejo de chegar vivo no destino.

 

Que BOBAJADA! É a cara da Reader´s Digest...

 

Prezado Nassif

E para aqueles que  tem algumas "reservas" ao subir em um avião : E O Wisky à bordo  ? (Conhaque, Vodca, Caipirona,Vinho , qualquer coisa que  os torne (pesadamente) sonolentos serve!) .

 

;) Huuuumm, eu NÃO DEVIA ter lido isso HOJE ....

 

 

Eu não deveria ter lido isso nunca...     :-s  rs

 

Lembrando Belchior

 
 

Só faltou a velha máxima do comandante Roca: "Velocidade e altura conserva a dentadura".

 

Alias, na aviação tinha um excelente comandante, apelidado de "Zorro". Seu apelido traduzia isso na sabedoria da categoria:  Misterioso, Imbativel e "Mascarado"..........um pouco de diversão para descontrair essa sexta-feira ensolarada na paulicéia desvairada, por enquanto sem "chuva".

 

digo "bastante interessante....."

 

Basta interessante. Mas a vida do piloto de avião, é realmente diferente no seu dia a dia. Tem sempre aquele publico que imagina que é o piloto é aquele:

1) Namora com todas as comissarias,

2) Passa a vida viajando e conhecendo os melhores lugares do mundo

3) Vivem em hoteis 5 estrelas

4) e ainda ganham os melhores salarios do mundo.

Então, de glamour em glamour chegamos aonde hoje o piloto é comparado pelas empresas aereas e seus gestores, como um "motorista de onibus" de luxo, até mesmo nos seus salarios. Aviação hoje é para quem realmente gosta e se dedica a ela, que não é o caso dos aviadores do nosso Brasil, que nela trabalham por falta de opção mesmo.

" O homem voa...." assim dizia o Alberto Santos-Dumont, para nós o lugar de "ferro" é no chão. (uma boa justificativa, quando fazemos um pouso "duro" e as mascaras de oxigenio caem automaticamente, isso é também faz cair a "mascara" do piloto.....

 

 

Marco,

Sobre o item 1, quando as mulheres começaram a assumir o assento de comandante o presidente da United disse algo assim: "Agora já é possível a um comissário de bordo engravidar um piloto".

 

Um sonho: na calçada de espera do transporte publico em LAX (Los Angeles) encontrei um COMANDANTE, uma tremenda loura também aguardando a condução. Logo em seguida seu marido chegou de "chinelão", crianças e cachorro no carro, desembarcou, deu um bonito beijo de boas vindas, colocou a mala do COMANDANTE  no porta malas e saiu em disparada. Meu deu uma "frustação terrivel". Agora espero casar com um "COMANDANTE". É bem verdade essa frase do Presidente da UNITED. O tal comandante mencionado era dessa empresa.  rsrsrsrsr