Revista GGN

Assine

O risco e a oportunidade da crise

Por Centelha

Comentário ao post "As manifestações de rua e uso oportunista da Copa"

Toda crise tem valor de sintoma e comporta duas faces: oportunidade e risco.

É inútil deplorar a crise. Cabe entendê-la e tentar administrá-la.

Pano de fundo: um estrangeiro oriundo de qualquer país europeu, que desembarque no Brasil pela primeira vez, ao se deparar com o cenário de disparidade social existente - mansões de um lado, mares de favelas de outro lado - perguntará a si mesmo, apavorado: "quando começa a insurreição popular? Aqui tem alguma religião, como na Índia, difundindo desapego ao mundo material e a ideia de que miséria é karma?"

Fecha parênteses.

Desde que o PT ganhou o governo federal, a grande mídia difunde uma versão da realidade exclusiva e seletivamente focada nas mazelas da vida política, nos descalabros, na corrupção...

Ah, a corrupção! Como a direita adora a corrupção! É pau pra toda obra: a) beneficia os que estão dentro dos esquemas - isto é, sobretudo, os mais ricos; b)serve de álibi diversionista para desqualificar antecipadamente qualquer proposta de redistribuição de renda e riqueza,  que exigiria, NECESSARIAMENTE, a taxação dos ricos (tudo menos isso!!!): "pagar imposto? pra quê, alimentar políticos corruptos?" c) fulanizada e denunciada de maneira seletiva pela grande mídia, a corrupção ajuda a desmoralizar os políticos do lado adversário - o que pode resultar numa desmoralização da política lato sensu, abrindo caminho, quem sabe?, para o velho e bom despotismo "esclarecido"... A direita suspira de saudades do regime militar!

A corrupção é a menina dos olhos da direita. Prova: a mesma mídia que martela dia e noite o mantra de que político é corrupto sabota toda medida capaz de efetivamente coibir a corrupção. Ninguém verá jamais um editorial dessa mídia apoiar um projeto de reforma política ou o fim do sigilo fiscal. (Na Noruega não existe sigilo fiscal... e, coincidência!, a corrupção é baixíssima!)

Então, a mídia conseguiu inculcar sua versão da realidade: a) político = ladrão; b) o Brasil vai de mal a pior.

Aí, o MPL acendeu o pavio. Talvez não soubesse quanta gasolina estaria incendiando.

Se os conflitos sociais não podem ser solucionados de maneira pacífica - isto é, pela via institucional - já que isso exigiria a interveniência dos políticos, e políticos são todos corruptos, por definição, então sobra o quê? Sobra a guerra civil. 

"Sem partido! Sem partido!" Será que ninguém se dá conta das implicações dessas palavras de ordem?

Sem partidos, sobra apenas a ditadura. Levanta a mão aí quem tá a fim de ditadura!

Esse é o risco. E a oportunidade?

O PT, intimidado com os discursos antipolítica e antichavismo da grande mídia, escolheu a via da "gestão". Pensava que assim iria aplacar a direita e satisfazer os anseios dos mais carentes, esvaziando os conflitos de classe, atraindo os mais ricos para algum tipo de pacto social desenvolvimentista/distributivista.

Mas isso não funcionou. A direita continuou seu trabalho cotidiano, martelando dia e noite que o Brasil vai de mal a pior e que todo político é corrupto. O MPL acendeu o pavio, e agora, a bomba explodiu.

Está na hora dos políticos - sim, os políticos! - assumirem suas responsabilidades.

Os políticos de esquerda podem e devem entrar nesse debate, enquanto não for tarde demais.

Temos a oportunidade de aprofundar o processo de democratização da vida política e distribuição de renda e riqueza. A hora é já! 

------------------

Por Antonio Carlos Silva - RJ

A Presidente Dilma tem uma enorme oportunidade para fazer deste limão uma deliciosa limonada . Todos sabem que a média da população brasileira é conservadora e odeia violência, está nítido que essas manifestações descambaram para uma balbúrdia generalizada, onde não há uma agenda de propostas claras e factíveis para a implementações pelos três níveis de governo .

Então, é fundamental que a Presidenta Dilma utilize entre em rede de rádios e TV e esclareça que o Brasil vive uma democracia plena, que o seu governo continuará a zelar pelo estado de direito democrático, que o povo brasileiro tem e continuará tendo o livre direito de se expressar e protestar, que o governo dela tem a responsabilidade em garantir o direito dos que protestam, como também zelará pelo direito de todas as minorias, mas o governo dela tem a obrigação primordial em devender o direito de toda a população, direito de milhões de, trabalhadores das cidades e do campo, direito de estudantes e chefes de família e empreendedores do campo e das cidades que querem ter segurança e tranquilidade para trabalharem, e desenvolverem as suas rotinas diária em paz .

E que diante deste quadro de balburdia generalizada , insufladas por pessoas com interesses difusos, e que utilizazm a internet para provocar a desordem e o conflito social, o governo federal tomará as seguintes medidas :

1º) Abrir um canal direto com lideranças deste movimento para que sejam discutidas e implementadas de forma responsável todas as reinvindicações factíveis destes manifestantes .

2º) Ela pessoalmente assumiria o compromisso de receber lideranças destes manifestantes e encaminar todas as propostas para todos os poderes da república (senado, câmara dos deputados, poder judiciário, governos estaduais e municipais)

3º) Ela determina a policia federal e outras forças de segurança a indentificação e punição na forma da lei de todas as pessoas que utilizem a internet para insuflaremm o ódio e a balbúrdia entre os brasileiros, desvirtuando-se assim ações deste ou de qualquer outro movimento reinvindicatório  .

4º) Que o governo federal ampliará canais de informações com a juventude e a população em geral utilizando as ferramentas da internet (face etc..) .

5º) Que a partir deste momento, todas as forças de segurança ampliarão as ações para evitar danos ao patrimônio público e particular, garantir a segurança dos que participam deste movimente e principalmente dos que não querem participar destas manifestações .

Sem votos

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.