newsletter

Pular para o conteúdo principal

O sanfoneiro Ivone Ferreira Dias

Por Jns

 VONINHO

VALEU ITUIUTABA!!!!!!!

 
O sanfoneiro, cantor e compositor Ivone Ferreira Dias nasceu em Jataí, no dia 4 de agosto de 1939.

Tornou-se um dos mais importantes instrumentistas na história da música sertaneja, ficando conhecido como o "Rei da Sanfona".

Foi o 1º sanfoneiro a ganhar um "Disco de Ouro" no Brasil em 1981 com álbum “Sanfona Lascada”.

Em 42 anos de carreira, em grupos ou em trabalhos individuais ou como solista, Voninho gravou 62 álbuns.
Ele trabalhou, inclusive, com Chitãozinho e Xororó há alguns anos.


É a sua grande popularidade que dá o suporte para a gravação do DVD ao vivo do Trio Alto Astral que foi iniciada, no ano de 2007, em Ituiutaba-MG (um reduto importantíssimo da música sertaneja) e completado em Goiânia.

Mais de 50 mil pessoas prestigiaram o show em Ituiutaba, demonstrando o imenso carinho do público da região.

As participações especiais de Teodoro, Gino e Geno, Chico Rey e Paraná e Matogrosso & Mathias, no entanto, foram gravadas durante o show em Goiânia; demonstrando, por outro lado, o respeito adquirido por Voninho no decorrer da sua prolífica carreira artística.

Uma parte importante desse DVD, sem dúvida, é a homenagem ao Voninho nos extras. Vários artistas gravaram seus depoimentos, contando muitas histórias sobre ele e ressaltando, enfaticamente, a sua importância para o segmento sertanejo.

O depoimento em que o Marcelo fala sobre o Voninho é o mais emocionante. Um belo relato do amor e de admiração de um filho pelo seu pai. Filho esse que herdou toda a musicalidade do pai e já está sendo reconhecido, tanto como arranjador, produtor e instrumentista.

O DVD é, no fim das contas, humilde e singelo - como a banda sempre foi.
 
Enfim, vale como um registro histórico da brilhante participação do grande Voninho que faleceu na cidade de Goiânia, no dia 23 de abril de 2008, aos 68 anos de idade, vítima de dengue hemorrágica.

Extraído do site do Trio Alto Astral

Vídeos

Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Sem votos

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.