Os problemas do Instituto Butantan

Por Rogerio.Bertani

Nassif, como jamais conseguirei escrever na pag. 3 da FSP, peço a gentileza de publicar meus comentarios sobre o artigo abaixo.

A falta de comunicação entre a Fundação Butantan e o Instituto Butantan como um todo, é enorme, como reconhece a autora do artigo. Alguns pesquisadores do Instituto Butantan estão tentando organizar uma reunião para debater as questões de gestão da instituição, sem sucesso, há mais de um ano. Se existe algum debate, está ocorrendo nos bastidores. Por isso, estranho a publicação do artigo abaixo por um jornal de grande circulação.

Após o escândalo do desvio de 35 milhões há um ano atras, e do incêndio das coleções do Butantan em maio, pouco foi feito. O presidente da Fundação foi afastado, mas foi criada uma nova função para ele. A vice-presidente da Fundação à época, é a que escreve o artigo abaixo, atual diretora do Centro de Biotecnologia. E ela mesmo reconhece que há problemas de gestão.

Se há um problema de comunicação, e, portanto, de gestão, porque não houve nenhuma mudança nos cargos de direção até o momento ? A única funcionária demitida após o incêndio foi a bibliotecaria, que era comissionada. Deu uma entrevista para o estadão falando sobre os problemas do predio da biblioteca. Dizem que foi demitida por causa de uma reestruturação que ocorreu na Divisão Cultural do instituto, porém, por que foi a única a ser exonerada ?

Até mesmo o site do Instituto (www.butantan.gov.br) , que custou R$ 81.400,00, está fora do ar há meses, prejudicando a comunição interna e o contato com a sociedade. As incrições para a Reunião Científica Anual do Instituto foram feitas em um site improvisado. Onde está o “novo sistema de gestão” que foi implantado ?

Finalmente, é de entristecer a maneira como trata uma perda tão grande para a ciência brasileira, que era a centenária coleção de serpentes e aracnídeos do Instituto Butantan: “… o acidente decorre mais de tradição brasileira de não se preocupar com a preservação do seu patrimônio nacional”. Mais uma infeliz frase a se juntar às outras ditas após esse terrível evento.

Grato

Dr. Rogério Bertani

Pesquisador Científico

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1309201008.htm 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador