Os tickets da Finep

A Finep é uma das principais financiadoras da inovação e da pesquisa tecnológica no Brasil. Precisa de quadros bem remunerados e bem motivados. Mas o que sua diretoria está montando com os vales-refeições poderá comprometer inclusive a credibilidade do órgão.

Em 2003 o valor somado dos vales alimentação e refeição eram de R$ 594,00 por mês por empregado, com uma participação simbólica dos empregados. Era um valor muito acima daquele pago no mercado. Esse valor poderia permanecer no mínimo cinco anos sem correção para conseguir se igualar ao que o mercado paga.

Este mês, no entanto, foi aprovado um reajuste para R$ 620,00 no valor dos vales. É uma irresponsabilidade que coloca em risco a própria imagem da instituição.

Os funcionários da Finep são privilegiados. Têm todas as vantagens da CLT (FGTS) e todas as vantagens do funcionalismo (estabilidade). Não têm as desvantagens da CLT (poder ser demitido sem justa causa) e nem as desvantagens do funcionalismo (carreira e achatamento salarial). Além de terem fundo de pensão.

Havia distorções salariais que foram enfrentadas de 2003 para cá, através de um processo de reenquadramento em faixas salariais. Não havia a necessidade de um reajuste esperto como este.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador