Revista GGN

Assine

Os tickets da Finep

A Finep é uma das principais financiadoras da inovação e da pesquisa tecnológica no Brasil. Precisa de quadros bem remunerados e bem motivados. Mas o que sua diretoria está montando com os vales-refeições poderá comprometer inclusive a credibilidade do órgão.

Em 2003 o valor somado dos vales alimentação e refeição eram de R$ 594,00 por mês por empregado, com uma participação simbólica dos empregados. Era um valor muito acima daquele pago no mercado. Esse valor poderia permanecer no mínimo cinco anos sem correção para conseguir se igualar ao que o mercado paga.

Este mês, no entanto, foi aprovado um reajuste para R$ 620,00 no valor dos vales. É uma irresponsabilidade que coloca em risco a própria imagem da instituição.

Os funcionários da Finep são privilegiados. Têm todas as vantagens da CLT (FGTS) e todas as vantagens do funcionalismo (estabilidade). Não têm as desvantagens da CLT (poder ser demitido sem justa causa) e nem as desvantagens do funcionalismo (carreira e achatamento salarial). Além de terem fundo de pensão.

Havia distorções salariais que foram enfrentadas de 2003 para cá, através de um processo de reenquadramento em faixas salariais. Não havia a necessidade de um reajuste esperto como este.

Sem votos

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.