Raio X dos Ritmos: Carimbó

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O Carimbó é típico da ilha de Marajó, do Nordeste em geral e Amazônia. A música vem acompanhada de dança de roda marcada pelo reco-reco, banjo, chocalhos, pandeiro e do carimbó, que é um atabaque de mais ou menos um metro de comprimento escavado em tronco. Na dança, uma bailarina se coloca no meio da roda e, com movimentos rápidos e trejeitos, busca encobrir o parceiro mais próximo com sua ampla saia. Não conseguindo, cede o lugar a outra.

A dança se tornou patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2014 e o registro foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN.

Na forma tradicional, o chamado “pau e corda”, os tocadores se sentam sobre o tambor e tocam com as duas mãos. A variação moderna adicionou guitarra e instrumento de sopro.

https://www.youtube.com/watch?v=Rdles3Kck_k]
 
https://www.youtube.com/watch?v=FcUVsJlUrT0&list=PLvHVewzhn39hjvO52mAD7eabjkqn7PzDj]
 
https://www.youtube.com/watch?v=mddgGge7tN0]
 
[video:https://www.youtube.com/watch?v=qd4mVbXS8uY
 
[video:https://www.youtube.com/watch?v=j42lVxKM9_c
 
[video:https://www.youtube.com/watch?v=svUhydae2kI
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dona Onete, a rainha do carimbó

    Uma amiga paraense, onde morei entre 2004/2007, mandou mensagem para não perder o show de dona Onete, no Sesc Pompeia, 12.04.2015. Conheci Pinduca em Óbidos (PA), referência, mas dona Onete é demais. Não houve um (a) único (a) paraense em São Paulo que não tenha ido, as meninas de saias rodadas coloridas. E começa o show, e vira um grande baile de carimbó. O que não vi no Pará, vi em São Paulo. 

  2. Do Pará!…

    O carimbó é do Pará, provavelmente da Ilha do Marajó e/ou Região do Salgado paraense, e, se propagou mais fortemente, pela Amazônia e Nordeste graças ao genial mestre Pinduca!…

  3. DESCONHECIMENTO PURO

    Os responsáveis pela abertura das Olimpíadas no Brasil, que foi quase perfeita,  cometeram um grande equívoco por puro desconhecimento ou maldade muito grande com o nosso CARIMBÓ, respeitando, claro, o movimento tecno, mas foi triste não ser mostrado ao mundo uma das tradições regionais mais genuínas do Brasil. Uma Pena!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador