Sem limites

Do Último Segundo

ONU afirma que escola estava demarcada; Israel diz ter respondido a ataque

GAZA – Um funcionário da ONU em Gaza disse que a escola onde dezenas de palestinos foram mortos por um bombardeio israelense, nesta terça-feira, estava claramente demarcada com uma bandeira da organização internacional e que sua localização havia sido comunicada às autoridades de Israel.

Da BBC

O vídeo da reportagem: clique aqui.

Luis Nassif

188 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nenhum intuito de ironia.
    Nenhum intuito de ironia.

    Eu quero aprender mesmo.

    Sempre escrevi UOL como masculino.

    E agora leio:

    ”DA” UOL.

    Por que não me corrigiram?

    Não essa correção imbecil .( que sempre escrevo errado)

    Mas trocar o sexo DA UOL é grave.

    Afinal de contas,UOL é do sexo feminino mesmo?

    Dependendo de quem seja do sexo feminino é “uau”

  2. Artigo do escritor José
    Artigo do escritor José Saramago sobre a visita de Nikholas Sarkozy à área de conflito em questão.

    Sarkozy, o irresponsável

    Janeiro 6, 2009 by José Saramago

    Nunca apreciei este cavalheiro e creio que a partir de hoje passarei a apreciá-lo ainda menos, se tal é possível. E não deveria ser assim, se, como a internet acaba de me informar, o dito sr. Sarkozy anda em missão de paz pelas torturadas terras da Palestina, esforço louvável que, à primeira vista, só deveria merecer elogios e votos do melhor sucesso. Da minha parte tê-los-ia todos se não tivesse utilizado, uma vez mais, a velha estratégia dos dois pesos e das duas medidas. Num arranco de hipocrisia política simplesmente notável, Sarkozy acusa Hamas de haver cometido acções irresponsáveis e imperdoáveis lançando foguetes sobre o território de Israel. Não serei eu quem absolva Hamas de tais acções, aliás, segundo leio a cada passo, castigadas pela quase total ineficácia da bélica operação que pouco mais tem conseguido que danificar algumas casas e derrubar alguns muros. Nunca as palavras doam na língua ao sr. Sarkozy, há que denunciar a Hamas. Com uma condição, porém. Que as suas justamente repreensivas palavras tivessem sido igualmente aplicadas aos horrendos crimes de guerra que vêm sido cometidos pelo exército e pela aviação israelita, em proporções inimagináveis, contra a população civil da faixa de Gaza. Sobre esta vergonha o sr Sarkozy parece não ter encontrado no seu Larousse as expressões adequadas. Pobre França.

    http://caderno.josesaramago.org/

  3. PELO QUE VOCÊ TENTA PASSAR, E
    PELO QUE VOCÊ TENTA PASSAR, E EU NÃO CONSIGO NOTAR, É A PARCIALIDADE DAS TVs DO MUNDO, QUE SO FOCAM AVIÕES E TANQUES ISRAELENSES DESPEJANDO BOMBAS SOBRE UMA POPULAÇÃO, QUE TENTAM CONTER A AVALANCHE DE PROJETEIS, COM PEDRAS ATIRADAS DE MÃO. PÔ! MOSTREM TAMBEM O PODERIO MILITAR PALESTINO, SENÃO NÃO VALE! NÃO É MESMO ISRAEL?

  4. Israel é a superpotência da
    Israel é a superpotência da semente anti-semita.

    Que mostrar que é forte, mas fortalece o inimigo.

    Quer mostrar que “defende os judeus”, mas coloca os judeus do mundo todo em risco.

    Esses crimes de guerra de Israel custarão caro para gerações.

    É o fanatismo em seu estado mais bruto e desumano.

  5. Nassif,

    na história tudo se
    Nassif,

    na história tudo se repete.
    Parece-me que este governo em questão aprendeu muito com Hitler.

    Abração

  6. Israel é sem dúvida um Estado
    Israel é sem dúvida um Estado Terrorista e o “silêncio” da comunidade internacional nos faz desacreditar na humanidade dessas pessoas (políticos/dirigentes). O genocídio que estão cometendo em Gaza, e com o Povo Palestino, deveria ser considerado como Crime Contra a Humanidade. Espero que a História os julgue, e que o Povo Judeu se posicione a respeito. Um abraço. Drauzio Milagres.

  7. Vocês não acreditam, mas o
    Vocês não acreditam, mas o Janio de Freitas é (…) e agora quem está bronqueado com ele é o Sérgio Malbergier da mesma Folha de São Paulo. Vejam trecho da matéria em que Sérgio cita a coluna do Janio de hoje:

    “Um chegou a escrever com impunidade que a metade dos israelenses que não apoia a ação de seu Exército em Gaza (na verdade o apoio à ação na pesquisa citada é maior do que 50%) “é a parte da humanidade no Estado de Israel”.

    O ‘humanista’ colocou na coluna dos não-humanos mais da metade dos israelenses, então vamos chamá-lo só de meio-nazista, já que para a ideologia hitlerista nenhum judeu era humano.

    O mesmo híbrido (“humanista” e meio-nazista) escreve ainda que o Estado de Israel foi “instituído por não-judeus” e é fruto do “humanitarismo que proporcionou a criação” do Estado judeu.”

    texto completo em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/sergiomalbergier/ult10011u486786.shtml

  8. Luiz Nassif, que tal
    Luiz Nassif, que tal tentarmos ver o conflito de uma ótica neutra? Não pergunto diretamente a você, mas a todos. É necessário retroceder um pouco e lembrarmos como foi formado o estado de Israel. Até onde sei colonos que mal sabiam da 2ª Guerra foram expulsos a bala, quando não mortos, por um grupo TERRORISTA ISRAELENSE que foi o embrião de seu atual exército. Grupo que sabotava o império britânico e aterrorizava os colonos palestinos, em nome da “TERRA PROMETIDA”. O que vemos hoje e ninguém quer ver são dois guetos, Gaza e Cisjordânia. Gerações já foram criadas em condições de prisão e humilhação constante. E pior, sabendo que do outro lado estão suas terras e propriedades, devidamente surrupiadas e reconhecidas pela comunidade internacional.
    É fácil acusar o HAmas de terrorista em uma situação dessas e alegar os disparos dos foguetes como motivo. O que esperavam? Submissão total? Estariam mortos ou totalmente exilados, e os Palestinos sabem disso. Não concordo com a maneira que os fatos são colocados pela imprensa. Mídia nenhuma comenta o êxodo palestino. Fosse o contrário, e as manchetes já falariam em um novo holocausto Judeu.
    Assim, sugiro que a história seja contada do início.
    Em tempo: se Deus é Pai, com certeza é o mais justo de todos, e, assim não escolhe filhos – trata a todos da mesma maneira. Terra prometida só para um povo?

  9. Gustavo Amigo

    e usar civis
    Gustavo Amigo

    e usar civis como escudo humano e aceitavel?

    ================================================

    outro ponto, e qual é a tal fonte medica?

  10. Gostaria de convidar o
    Gostaria de convidar o povo carioca para essa manifestação de apoiou ao povo palestino que neste momento sofre um extermínio por parte do estado terrorista de Israel.

    Aos Sindicatos filiados, federações/confederações
    e às demais entidades dos movimentos sociais
    ATO PÚBLICO de solidariedade ao povo palestino
    na CINELÂNDIA (concentração a partir das 15h).
    Dia 8 jan 2009, 5ª-feira, às 17 horas

    Rio de Janeiro, 06/01/2009

    Aos
    Sindicatos filiados, federações/confederações
    e às demais entidades dos movimentos sociais

    ATO PÚBLICO de solidariedade ao povo palestino

    na CINELÂNDIA (concentração a partir das 15h).

    Dia 8 jan 2009, 5ª-feira, às 17 horas.

    Companheiros(as),

    A CUT-RJ apela aos militantes e dirigentes de sindicatos filiados para que participem do ato público em repúdio aos ataques do exército de Israel ao povo palestino. A central está reforçando a convocação do ato organizado pelo Comitê de Solidariedade à Luta do Povo Palestino.

    Sob o pretexto de que sua ação tem caráter “defensivo”, Israel destrói escolas, hospitais, residências, matando um sem-número de civis inocentes, num caso tipico terrorismo de Estado. Se tudo isso não bastasse, o exército sionista sequer permite a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, onde se estabeleceu o caos. A falta de eletricidade, comida e água potável está levando as pessoas ao desespero.

    Ocupando o territórios palestinos desde 1967, a despeito de seguidas resoluções da ONU exigindo sua retirada, Israel sempre agiu respaldado pelos EUA, que ignoram a tragédia do povo palestino em nome de um apoio incondicional às barbaridades cometidas por Israel na região.

    Não é de hoje que a CUT vem se somando às entidades da sociedade, governos, ONGs, partidos políticos e organizações do mundo inteiro que defendem a causa do um Estado palestino livre e soberano.

    Sem mais, nos encontramos lá, companheiros(as)!

    Darby de Lemos Igayara – Vice Presidente CUT-RJ
    Neuza Luzia Pinto – Presidente CUT-RJ

    Escrito por Imprensa CUT – 05-Jan-2009

    (21) 2196.6700 – CUT RIO DE JANEIRO-RJ

  11. Estou morando em Israel e
    Estou morando em Israel e gostaria de tecer alguns comentários verdadeiros sobre o recente conflito.
    Tenho lido O Globo diariamente e fico estupefato com as noticias que chegam até voces e principalmente com os comentarios deixados pelos leitores.
    Gostariam que voces somassem a estas opiniões o que vou lhes relatar. E como consequencia, que voces tenham uma opinião mais imparcial.
    Em primeiro lugar estou bem. A vida é normal. Universidade, trabalho e diversão.
    Israel desocupou a faixa de gaza em 2000 (importante ressaltar que esta ocupação não foi a causa de tantos anos de conflito, foram consequencia direta deles). Israel saiu desta região e deu autonomia para o governo palestino. Desde o 2o dia em que Israel não estava lá, misseis eram lançados TODOS OS DIAS em direção a Israel. Este ano cairam em territorio israelense 6.000 misseis kassam nas cidades que fazem fronteira com a faixa de gaza. 6.000 MISSEIS.
    Há algum tempo Israel ja vinha tentando o diálogo com o governo eleito Hamas, para que parassem os ataques.
    O Hamas, diga-se de passagem, não possui o menor interesse de diálogo, e sequestra a causa palestina (Causa esta, justa. Todo povo, merece um lugar para desenvolver sua cultura, lingua, tradiçao. Assim como o povo judeu possui Israel, o povo palestino MERECE o pedaço de terra deles). O HAMAS está mais interessado na destruição de Israel do que na criação do estado palestino.
    É muito difícil apertar a mão de quem não estende o braço.
    Ha alguns meses, vivíamos uma falsa calmaria com uns dois ou tres misseis caindo TODOS os dias. Estávamos com um cessar fogo declarado.
    Ha alguns dias o prazo deste cessar fogo acabou. Ao invés de prolongar o cessar fogo, o HAMAS mandou 50 MISSEIS em um dia para dentro do território israelense. Matou um civil. Destruiu algumas dezenas de casa.
    O que o governo israelense poderia fazer? Era hora de um basta e por isso estamos vendo as cenas lamentáveis de destruição em Gaza. Os terroristas se escondem em meio a população civil. Ontem Israel destruiu uma plataforma de lançamento de misseis que ficava em UMA ESCOLA PRIMÁRIA.
    Não acredito que esta ação por parte do exército de Israel vai resolver o conflito. Mas era hora de destruir as instalaçoes terroristas. Imaginem voces se o Uruguai mandasse um missel para dentro do Brasil. Ou o México nos Eua. O que estes países iriam fazer?
    Leio nos jornais que a reação de Israel foi desproporcional. Parto do principio então, que as pessoas entendem e respeitam que Israel tinha que ter uma reação! Se foi desproporcional ou não é outra discussão. Mas reação tem que existir.
    Leio assustado os comentarios dos leitores. Ser contra Israel estar estabelecido na região é uma opinião. Ser contra a reação israelense em Gaza é uma opinião.
    Pedir a morte dos judeus e a volta de Hitler não é uma opinião. É uma declaração deplorável, mas que nestes dias começam a pipocar nos jornais. FIQUEM ATENTOS. ISTO É ANTI-SEMITISMO.
    Li acusaçoes de que os judeus são culpados dos problemas do mundo: da fome, miséria, somos “donos” do banco mundial, somos “donos” de Hollywood, “roubamos” a terra dos palestinos….
    Cada vez que Gaza explode na imprensa internacional — e só explode quando, finalmente, há uma reação israelense —, por trás da notícia, subsistem centenas de ataques prévios palestinos, cuja bondade jornalística não mobiliza nenhum interesse. Isso significa que toda reação israelense é justificada? De forma alguma, e vou aos fatos.
    Creio que Ehud Olmert, em sua necessidade de demonstrar que é um líder forte — depois da acumulação dos erros da guerra do Líbano —, tomou decisões que, se bem têm uma lógica militar, não têm uma lógica democrática. Não se pode justificar, de nenhuma maneira, o isolamento total de uma população civil. Inclusive, ainda sabendo da implicação dessa população na fustigação permanente contra Israel.
    Entretanto, tal defesa, não significa que se esqueça a crítica situação em que vive Israel, em guerra declarada ou latente desde há décadas, rodeado de milhões de inimigos que querem fazê-lo desaparecer, demonizado por quase todos, vigiado até o delírio pela imprensa internacional, e é o país único de todo o mundo que não pode perder a guerra nem um só dia.
    Não tenho dúvida alguma que, apesar de sua notável inteligência militar e de seu armamento, Israel é o país mais frágil da região. À diferença de seus inimigos, que podem permitir-se a ditaduras temíveis, apoio logístico a todo tipo de grupos terroristas e até ameaças de destruição, Israel mantém uma sólida democracia, aporta avanços científicos à humanidade e, além disso, é obrigado a dedicar o volume mais substancial de seu PIB à urgente necessidade de defesa. É o único país do mundo que vive numa situação de tormenta extrema desde que existe e, no entanto, é o único que tem que pedir perdão para sobreviver.
    O que ocorre, pois, em Gaza, é o enésimo capítulo do capítulo de sempre, cujo percurso previsível não implica, infelizmente, que não se repita. O Hamas mantém a violência cotidiana, mantém a ameaça global, e mantém o adestramento no ódio antiisraelense. É claro, mantém também o elogio público ao martírio. Toda esta bomba-relógio, que explode periodicamente, como explodiu a bomba do Hezbolá, e acabou na guerra do Líbano, não merece nem a reprovação da Liga Árabe, que só se reúne para demonizar Israel, nem a crítica da ONU, nem o repúdio internacional.
    Pelo contrário, todos os movimentos de defesa israelenses são demonizados na hora, e aí temos a corte dos intelectuais pró, erguendo sua indignação ao sol. Parece-me bem a crítica democrática a Israel. Mas, para ser crível, seria bom escutar alguma solidariedade com as vítimas israelenses, alguma denúncia ao terrorismo islâmico palestino, algo de indignação pelo uso corrupto das ajudas internacionais, e algo de preocupação pelo papel bélico dos países da região.

    E, entretanto, há o silêncio. O que leva a uma conclusão inevitável: que, com respeito a Israel, a fronteira entre a crítica democrática e a criminalização maniqueísta, é tão tênue que se viola na maioria dos comentários. Sobre Israel não se faz análise política. Perpetuam-se as velhas artes da difamação e da propaganda.
    Parece-me lógico e exigível que o mundo exclame quando morrem inocentes em Gaza.
    Mas já não me parece tão lógico que não se intente saber o que aconteceu, o teor da convulsão e complexidade que apresenta o conflito. Não existem terroristas que manipulam todo o tipo de explosivos? Não existe o uso de uma violência generalizada que não tem problemas em utilizar adolescentes para perpetrar matanças? Não caem diariamente dezenas de mísseis nas proximidades de Ashkelon (Israel)?
    De maneira que antes de transformar o exército israelense numa espécie de esquadrão assassino, sem escrúpulos nem moral, seria necessário tentar conhecer os fatos. Mas não é o caso. De fato, nunca é o caso quando se trata de Israel. Com um automatismo que não se gera em nenhum ou fato lamentável, a imprensa dá por fato que é normal Israel ir fazendo matanças indiscriminadas de civis palestinos.
    As manchetes eram explícitas: “outra matança de civis nas mãos do exército”, “o exército volta a matar civis”, “como é habitual, Israel…” E assim, o habitual é dar uma imagem distorcida, perversa e criminosa do exército democrático de um estado democrático, sem nenhuma vontade de conduzir-se pelos códigos deontológicos da profissão.

    É provável que a imprensa acredite que esteja a favor das vítimas, e sacrifique o bem superior da solidariedade ao bem público da informação. Certo? Então, por que não fala nunca dos palestinos, vítimas da loucura fundamentalista? Por que não fala das mães que são proibidas de chorar a morte de seus filhos suicidas? Por que não consideram vítimas os palestinos que apóiam o Islã totalitário?
    E, num contexto mais geral, por que não falam das muçulmanas que lutam por sua liberdade, das que querem escolher os seus maridos, as que querem emancipar-se profissionalmente, as que querem ser tratadas como seres humanos dignos? Por que, esta imprensa que acredita que está ao lado das vítimas, não se interessa pelos massacres islâmicos no Sudão, com seus milhares de assassinatos? Por que não nos explica a aterradora asfixia que sofrem os cidadãos do Iêmen? Por que não consideram vítimas os pobres iraquianos massacrados pelos terroristas fundamentalistas? De fato, por que falam de insurgência e não de terrorismo?…
    Não. Não é correto. Porque a motivação não é a solidariedade, mas um estágio ideológico superior — ainda que moralmente inferior —: o que realmente interessa é poder usar as vítimas para estruturar, com convicção, o antiocidentalismo que é latente. Relativismo moral camuflado sob a crosta do esquerdismo.

    Por enquanto é isso.

    Obrigado pela atenção.

    Seu IP é de Sâo Paulo.

  12. SHIMON PERES (Chefe de estado
    SHIMON PERES (Chefe de estado Israelense) ao ser questionado sobre a DESPROPORÇÃO e morte de tantas crianças palestinas, vítimas inocentes desta carnificina, responde mais ou menos o seguinte:

    ” ..é que nós sabemos cuidar de nossas crianças…”

    Ave Maria, Ala, Elias …cinismo aqui é pouco não ?!

  13. Israel esta fazendo ataques
    Israel esta fazendo ataques muito pesados, o uso de bombas cluster, que se dividem em varias menores, e de fósforo branco é condenada por convenção internacional, é crime de guerra.

    Um historiador judeu afirmou que a ocupação do estado de Israel se fez com vários massacres de palestinos.

    Estão aproveitando o fim do governo bush para fazer os ataques, deve ter havido um acordo para poupar Obama politicamente, no dia 20 veremos um cessar-fogo e uma delegação americana para tratar de paz.

  14. A volta de judeus para a
    A volta de judeus para a região de Israel começou ainda na época do Império Otomano e não por conta de 2a Guerra Mundial. O Império Otomano autorizou a volta de judeus na tentativa de trazer pessoas que pudessem lhe trazer alguma vantagem comercial, visto que os judeus, por conta dos exôdos, eram grandes comerciantes. A 2a Guerra só fez o número de judeus aumentar drasticamente. E nessa época quem controlava a região eram a Inglaterra e a França.

    Quando o número de judeus cresceu tanto que já se equiparava ao de árabes, estes pediram a Inglaterra que proibisse a entrada de mais judeus na região. O que foi atendido. Isso levou a criação de grupos paramilitares judeus que lutavam contra a dominação inglesa.

    Ao fim da 1a Guerra foi o Império Otomano que caiu. Ao fimda 2a Guerra, a Inglaterra precisou se reestruturar saiu da região. Nessa época se forma a ONU e têm os EUA e a URSS como potências dominantes. É nesse momento que se forma o estado de Israel.

    O plano de partilha das terras pela ONU previa a criação de 2 estados: um judeu (Israel) e outro árabe (Palestina). Mas somente Israel tomou a inciativa de se proclamar um estado (antes da partilha ser finalizada pela ONU). Os árabes por outro lado não concordaram com um estado judeu e se revoltaram contra Israel.

    É esse momento de tensão que cria as fugas em massas (de judeus para Israel e de árabes para fora de Israel). Fugas essas que os árabes concordavam pois achavam que Israel não iria se sustentar por muito tempo.

    E é essa situação que se reflete até hoje. Milhões de pessoas foram expulsa de suas terras pelo exército de Israel e judeus por árabes. Pouco se fala da expulsão de judeus pois esses tinham para onde ir: Israel. Mas é um fato. Já os árabes palestinos nunca tiveram para onde ir pois não houve a ação da ONU e nem dos vizinhos árabes para criação do estado da Palestina. Os vizinhos árabes sempre trataram (e tratam) os palestinos como um problema. A Jordânia não os quis. O Egito não os quis (e não os quer). E no Líbano são tratados como uma população problemática até hoje.

    São sessenta anos de guerra que essa população palestina vive. E pouca ajuda tiveram.

    Nessa crise humanitária que vivem, grupos como o Hamas e Hezbolah são as únicas que fornecem ajuda com alimentação, educação, saúde, etc. Não é a toa que estes grupos possuem o prestígio que têm. Onde está a ONU? Onde estão os vizinhos árabes? Onde está os EUA que dizem querer criar um estado palestino? E mesmo Israel que tem uma dívida enorme com esse povo?

    Cadê as ações construtivas que ajudem a minimizar os sofrimentos? E desta forma criar condições para um diálogo? Os 2 lados só pensam em destruir. Enquanto uns fazem política e guerra a maior parte da população sofre.

  15. Alguém precisa parar Israel.
    Alguém precisa parar Israel. Ao desrespeitar até as Nações Unidas, os israelenses provam que estão agindo exatamente como os terroristas que dizem combater. A diferença é que estes são bárbaros; já Israel é um Estado que precisa se submeter às regras da comunidade internacional. A aguardar reações mundo afora contra essa mais nova atrocidade.

  16. O “de Israel” só mostra que
    O “de Israel” só mostra que se pode contar grandes mentiras falando muitas verdades.

    O que é bem personificado pelo comentário de uma única linha feito pelo Nassif.

  17. Mario Blaya, não há
    Mario Blaya, não há justificativa para atacar escolas, ponto final. Na dúvida, não se ataca uma escola. Não inverta as coisas, não estou defendendo o Hamas, estou levantando um valor universal.

    Israel está abrindo um precedente terrível, não dá para imaginar um mundo melhor depois dessa guerra.

  18. Parece que Israel aprendeu
    Parece que Israel aprendeu algo com a guerra com o Hezbolah no Líbano.

    Bombardearam para minar as resistências em pontos conhecidos.

    Cortaram a maior parte das comunicações.

    Cortaram as linhas de abastecimento.

    Estão cercando áreas.

    Provavelmente agora fazem ataques na expectativa do adversário se mostrar.

    O Hamas ainda não mostrou para o que está preparado. Ou ainda não nos deixam saber disso.

    Israel não sai como vencedor moral desse conflito, mas acredito que não desocupem a região tão cedo.

    Essa é uma guerra que está somente no início. Mesmo porque se o Hamas se preparou para uma guerra parece a estar perdendo. Mas como costuma agir como um grupo paramilitar é possível que a reação só aconteça em algum tempo.

  19. Me perdoe Nassif mas o
    Me perdoe Nassif mas o enorme texto colocado por “de Israel” é um absurdo, não é possivel que alguem imagine que se possa justificar o que esta acontecendo atualmente, não existe conflito, existe massacre da população civil, até Israel admite ter morto 130 militantes do Hamas, mas as vitimas são mais que 500!!! esse é o revide pela morte de UM israelense e ferimentos em mais 3 ou 4, ontem por fogo “amigo” morreram mais do que isso!

    Me desculpe “de Israel” mas a sua justificativa envergonha as vitimas do holocausto por se colocar no mesmo nivel das justificativas usadas pelos nazistas para justificar as agressões contra outros povos, estão todos os elementos ali… se houver reencarnação acho que membros da SS renasceram lideres militares judeus!

  20. A pressa demonstrada por
    A pressa demonstrada por Israel nesta carnificina demonstra, antes de tudo, um novo ângulo na política internacional com a eleição de Barak Obama.
    A invasão covarde do território palestino , a poucos dias da posse do novo presidente dos EUA, pode significar pelo menos incerteza em relação ao apoio incondicional sempre dispensado por este país

  21. O Sindicato da CUT-RJ comete
    O Sindicato da CUT-RJ comete um erro ao chamar o ato contra a guerra usando a palavra “o exército sionista”. Num momento como este atitudes que pareçam anti-semita não contribui com nada. Pelo contrário, só incentiva um movimento anti-semita que insiste em não ir embora.

    Atacar escolas e civis numa guerra é um crime contra humanidade, independente de religião, raça, etnia…

  22. um dos dirigentes israelense
    um dos dirigentes israelense ja disse que é pra sobrar pó!!!qdo houver ajuda, e a ONU sair de dentro dos Usa, e os que fazem parte honrar o país que vivem, quem sabe podemos acreditar no amanhã sem guerras.. e a negociação seja o principal meio de ajustar tudo.Embora a história mostre o contrário, que o homem ja nasce bélico!!!!

  23. Quando o LULA disse que a ONU
    Quando o LULA disse que a ONU esta ultrapassada, já não representa mais nada, os de sempre o criticaram, taí a prova nem mesmo suas dependencias são respeitadas.

    Até parece que ISRAEL tem uma cota prá matar com suas bombas…rsrsrsrs

    Só ai começa aparecer chefes de governos, EUA, ONU e impõe um cessar fogo.

    Cruzes, tempos dificeis esses nossos.

  24. A carnificina promovida
    A carnificina promovida impunemente pelo estado de Israel em Gaza é o banho frio na esperança de um mundo melhor (ou ao menos mais justo e menos belicoso) com a eleição do Obama e o fim da era Bush. É impossível não sentir tristeza diante de tantas vidas ceifadas. 2009 não poderia ter começado mais triste.

  25. 06/01/2009 – 15:48 Enviado
    06/01/2009 – 15:48 Enviado por: de Israel

    Não precisava nem o Nassif te desmascarar. Só sendo muito inocente para não perceber.
    Precisava defender o indefensável, mentindo?
    “Trocentas” linhas que não justificaram a carnificina, o infanticidio, a massacre…Como poderão continuar a falar em nome de Deus no futuro? Quem acreditará que não passa de hipocrisia?
    O Estado de Israel não tem perdão da Humanidade pelas barbaridades que estão cometendo, assim como todos os que patrocinam essa e outras guerras estúpidas

  26. Gustavo Amigo

    atacar um
    Gustavo Amigo

    atacar um escola cheia de crianças não tem justificativa alguma, como não tem justificativa alguma usar uma escola cheia de crianças para se proteger. porque essa parte de seu isento comentario não apareceu, somente o ataque?

    até agora a informação veio de uma fonte medica, que fonte medica é essa?

    essa escola estava dando aulas ou coisa parecida? duvido muito, pois mesmo com o boicote a imprensa, ele devem ter percebido que havia uma guerra acontecendo em volta da escola, e normalmente escolas não abrem nesses momentos.

    representante da ONU questionou a afirmação de Israel de que os ataques são dirigidos somente contra milicianos do Hamas, e afirmou que este não foi o primeiro ataque a uma instalação da ONU durante a ofensiva de Israel em Gaza. Mancusi lembra que no terceiro dia da ofensiva em Gaza, um centro de formação da ONU também foi alvo de um bombardeio, que deixou oito mortos, entre eles menores de idade.

  27. Tenho evitado fazer
    Tenho evitado fazer comentários sobre este assunto triste e lamentável onde não existe mocinho ou bandido, mas não resisto em fazer uma pergunta. A mesma pergunta que sempre faço quando leio ou ouço nos noticiários aquelas críticas manjadas que acontecem quando a polícia ataca os covís estrategicamente colocados dos traficantes e latrocidas em meio à população das favelas.

    -Quem é mais covarde, abominável, desumano e desprezível?

    Será aquele que bombardeia escolas e outros aglomerados urbanos ou será aquele que faz seu covil nestes locais, usando os inocentes como escudos humanos e como álibi futuro para demonizar seus oponentes?

  28. O Estado Racista Israelense
    O Estado Racista Israelense usa os judeus como escudo humano ao identificar as críticas a sua brutalidade como antissemitismo.

  29. É inacreditável que ainda
    É inacreditável que ainda tenha quem afirme, com toda convicção e como argumento para justificar o genocídio em curso na Palestina, que o Hamas está “usando civis como escudos”.

    Afirmam mas não mostram um indício sequer, não revelam uma fonte de informação sequer, não apontam sequer um link confiável que comprove suas afirmações.

    Nenhuma fonte de informações, nacional ou internacional, menciona o fato.

    Refiro-me às que li/vi/ouvi até agora. A menos que toda a mídia mundial esteja cobrindo os fatos de forma parcial, pró-palestinos.

    O que sei/vejo/leio é que o bombardeio das forças israelenses é indiscriminado (se bem que nunca ouvi falar de bombardeios capazes de discriminar civis de soldados ou residências e escolas de quartéis. Bombas e mísseis uma vez lançados caem na cabeça de quem cair) e permanente.

    O que vejo são escolas e residências em ruínas. Crianças, velhos, homens e mulheres, sem a mais remota possibilidade de defesa, mortos.

    O que vejo, é uma chacina. Um genocídio. Um ato de barbárie. Tudo.

    Menos uma guerra.

  30. Nassif!

    a represente da ONU
    Nassif!

    a represente da ONU que esta em Zurique e não em Gaza!!!!!!

    eu não lí nenhuma outra fonte sobre o ataque a escola, sobre qual as condições que isso ocorreu ou mesmo se a escola estava operando normalmente ou não!

    eu nego a informação dada, eu apenas quero mais detalhes que apenas a tal “fonte medica” ou somente ela basta para você?

  31. Lamparina a resposta é
    Lamparina a resposta é simples, quem mata é pior… a policia do Rio esta usando a mesma argumentação para justificar as vitimas inocentes quando existe enfrentamento(?) com bandidos.

    Não existe justificativa para atrocidades!

  32. Nassif,

    na minha mensagem
    Nassif,

    na minha mensagem das 16:49 faltou um NÃO no ultimo paragrafo, onde digo que NÃO nego a informação dada!

  33. e esta AUTORIZAÇÃO de ISRAEL
    e esta AUTORIZAÇÃO de ISRAEL para matar conta desde ha muito com os mesmos personagens, VERSÕES e desculpas …e milhares, milhares de vítimas inocentes

    só pra lembrar de uma

    Sabra e SHATILA

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2007/09/14/ult34u189465.jhtm

    FATO

    A coisa lá nunca foi boa

    Nunca se cumpriram as determinações da ONU (que já forçava uma situação)

    o Estado Palestino nunca saiu do papel …no máximo é um retalho de campos de refugiados isolados

    A coisa ficou pior qdo o HAMAS ganhou a ELEIÇÃO em GAZA

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeio_da_Faixa_de_Gaza_de_2008

    Concordo com os que dizem que ISRAEL quer fazer o serviço sujo agora pra POUPAR OBAMA de um vexame

    …pra não exibir ao mundo a MENTIRA que é a democracia Americana

    …pra não MOSTRAR ao mundo as limitações e fraquezas do tal presidente eleito

    Já imaginaram? O primeiro representante de um povo perseguido, de nome árabe, religião muçulmana ..e não podendo fazer nada?

    O PERIGO é que com estes desgastes e conflitos hajam mais do que bons motivos praqueles que até duvidam do tão propalado povo escolhido, perseguido e sofrido

    …será mesmo possível ?

  34. Caríssimo Nassif,
    Acabei de
    Caríssimo Nassif,
    Acabei de ler, de uma vez só, a coluna do Caio Blinder e estas notícias de Gaza. Estou perplexo!!!
    O que está acontecendo em Gaza, não nos supreende pela quantidade de vítmas, mas pela crueldade, pela desumanidade para com aqueles seres humanos. Ver aqueles homens, mulheres, idosos e principalmente, as crianças apavoradas, sofrendo, consegue me tirar o pouco de esperança que tenho na humanidade.
    Ver então o Caio, que sempre adimirei, falar em Direito de Israel de se Defender do terrorismo é revoltante.
    Não o que vocês acham, mas os Crimes de Guerras são evidentes.
    Lamentável, Senhor Caio e Cia

    Luís Henrique.

  35. Convenhamos que não deve ser
    Convenhamos que não deve ser fácil para a população israelense viver sob constantes ataques dos rojões do Hamás…
    Deles se defendem em abrigos especialmente construídos em cada residência…
    Enquanto seu governo bloqueia todas as atividades comerciais, assistenciais, humanitárias na Faixa de Gaza.
    Onde os palestinos podem se abrigar disso?
    Nos ataques aéreos possuem outro refúgio que não mesquitas , escolas e hospitais, na esperança de que não sejam atacados?
    A diferença tanto de poderio de ataque quanto de defesa, de todas as condições de vida, é incomensurável.
    O objetivo do governo israelense não é acabar com o Hamás, porque isso é impossível… o objetivo é manter o terror, provocar o abandono da região.
    Para isso qualquer alvo é alvo…
    A população da Faixa de Gaza é de 50% de crianças (os povos ameaçados de extinção costumam manter altos níveis de natalidade, é instintivo).
    E ainda tem gente inescrupulosa que afirma que as crianças são usadas como escudos humanos…
    A inversão dos fatos é escandalosa.
    Quisesse acabar com o Hamás , Israel não deveria incrementar as condições que o fazem ter o apoio que tem entre os palestinos… Tem condições de fazer exatamente o inverso, em todas as esferas de atuação.
    Mas aí não teria o álibi para expulsá-los do pouco que lhes resta em toda a região.
    Pouco importa que para isso os israelenses tenham que viver como ratos… tal qual viveram por séculos em países que não eram o seu… de que adiantou? De que adiantará?
    Sempre serão vizinhos de árabes que os veem como intrusos, seja com maior ou menor território.
    Se não souberem fazer a paz, permanecerão sendo usados por interesses que não são os seus…
    Ao perder a solidariedade humana com mulheres, crianças, idosos, enfim, todos os palestinos que não têm culpa dos atos do Hamás, perdem igualmente a solidariedade com relação às suas vítimas…
    Mas isso é percebido por grande parte dos israelitas, apenas não são eles que detém o poder.

    Qualquer semelheança com as nossas próprias Faixas de Gaza não é mera coincidência…

  36. PATÉTICO, deplorável,
    PATÉTICO, deplorável, inominável

    …não consigo achar adjetivos pra mostrar minha INDIGNAÇÃO com alguns IGNORANTES que se aproveitam e comparam a invasão de uma cidade, de um Estado desarmado, por outro exército BEM TREINADO que se vale até de armas PROIBIDAS, numa guerra assimétrica, GENOCIDA, de fundo histórico étnico e religioso …simplesmente INDECOROSO …não consigo entender a boa fé na pseudo comparação com as incursões de mal trapilhos policiais feitas contra traficantes nos morros do BRASIL

    Que que é isso gente ?!

    Claro que são situações tristes, porém de causas, fomentos e tratamentos COMPLETAMENTE diferentes

  37. Algo histórico pode estar
    Algo histórico pode estar acontecendo, quando os nazistas se sentiram fortes o suficiente afrontaram o mundo, agora parece que a aliança EUA-Israel se sente acima de qualquer julgamento e resolveram “solucionar” tudo de uma vez, a historia se repete?

    As consequencias virão com o tempo, ja apareceu porta-voz do terror dizendo que crianças são alvos válidos.

  38. Sr. Mario Blaya,
    Por favor
    Sr. Mario Blaya,
    Por favor leia esta matéria e não fale como os novos Goebbels que transformaram Israel no Nazisionikistão.

    4/5/2004 09:00:52
    Ativistas pedem que Israel não use escudos humanos

    Por Redação com agências de notícias – Jerusalém

    Ativistas de defesa dos direitos humanos pediram para o mais alto tribunal de Israel proibir os militares do paÍs de usar civis palestinos como escudos humanos em operações militares, disse um advogado nesta terça-feira.

    A Suprema Corte de Israel proibiu a prática em 2002, depois que soldados forçaram o vizinho de um suspeito a bater na sua porta e dar um ultimato para ele se render. O militante atirou e matou o homem.

    O advogado do grupo árabe-israelense Adalah disse que a proibição não é forte o suficiente porque deixa brechas para comandantes pressionarem palestinos civis caso determinem que a ação pode coloca-los em risco.

    – Estamos pedindo algo mais amplo – afirmou Marwan Dalal, advogado do Adalah, que apresentou o pedido na semana passada.

    – Espero que a corte seja receptiva. Infelizmente os militares continuam usando civis como escudos humanos.

    Israel argumenta que não coloca civis em perigo deliberadamente e acusa militantes palestinos de usarem não-combatentes como cobertura como procedimento rotineiro.

    Ativistas reclamaram no mês passado que forças israelenses usaram um palestino de 13 anos como escudo humano durante protestos no vilarejo de Biddo, na Cisjordânia.

    A imagem do jovem preso ao capô de um jipe foi captada por uma câmera. Um porta-voz da polícia israelense disse que o caso foi levado ao Ministério da Justiça para investigação.

  39. Falando depois que disparos
    Falando depois que disparos de um tanque israelense mataram pelo menos 40 palestinos em uma escola da ONU onde civis estavam se abrigando, Obama disse a jornalistas que “a perda de vidas civis em Gaza e Israel é uma fonte de grande preocupação para mim”.
    Nossa estou atônita aqui!!!!! depois de 13 dias ou mais de matança, qdo ja morreram milhares, ele se diz preocupado!!!!! Tem cartaz na indonésia que esta escrito assim-Bush teu hobby é a guerra!!!!Obama o teu tb??? fala a verdade vai?????

  40. A INVESTIDA DE ISRAEL CONTRA
    A INVESTIDA DE ISRAEL CONTRA GAZA, “CLÁSSICA” GUERRA DE CONQUISTA: MARCOS. Hermann Bellinhausen, La Jornada, 05/01/2009.

    San Cristóbal de las Casas, Chiapas, 04 de janeiro. Para os zapatistas, em Gaza há “um exército profissional assassinando uma população indefesa”, disse hoje o Subcomandante Marcos ao dedicar uma intervenção não-programada à nova guerra em curso.

    O penúltimo dia do Festival Mundial da Digna Raiva foi marcado pela indignação diante do ataque contra a Palestina e a repressão em Oaxaca, que horas antes havia se repetido com a prisão de 20 pessoas que participavam de um protesto pacífico contra a invasão em Gaza diante do consulado dos Estados Unidos.

    Nas primeiras horas deste domingo, centenas de participantes do festival, que se realiza nas proximidades de San Cristóbal, para além dos subúrbios indígenas de La Hormiga, foram até o centro para protestar contra a invasão e pedir a libertação dos presos da APPO. Pelo menos, esta última demanda foi conseguida ontem à noite. A inusitada marcha com tochas, que saiu da Universidade da Terra, fez com que os hotéis fechassem as portas e alguns moradores lembrassem da primeira madrugada de 1994 [dia do levante do EZLN].

    Na parte da tarde, Marcos diria: “Não muito longe daqui, num lugar chamado Gaza, um exercito fortemente armado e treinado, o do governo de Israel, continua seu avanço de morte e destruição”. Uma guerra “clássica” de conquista. “Primeiro um pesado bombardeio para destruir os pontos nevrálgicos e abrandar as fortificações da resistência”. Lembrou que na sexta-feira, “no mesmo dia em que nossa palavra se referiu à violência”, Condoleeza Rice declarava que o que acontece em Gaza era “culpa dos palestinos, por sua natureza violenta”.

    Afirmou que continua “o férreo controle sobre o que se ouve e se vê” no mundo, “externo ao teatro de operações”, e há “fogo intenso de artilharia sobre a infantaria inimiga para proteger o avanço das tropas. Depois o cerco e o sítio à guarnição, e o assalto que conquiste a posição aniquilando o inimigo”.

    De acordo com as fotos das agências, acrescentou, “os ‘pontos nevrálgicos’ destruídos pela aviação israelense são casas de moradia, barracos e prédios civis”. Então, “pensamos que ou os artilheiros são ruins de pontaria ou tais pontos não existem. Não temos a honra de conhecer a Palestina, mas supomos que nessas casas, barracos e prédios mora ou morava gente, homens, mulheres, crianças e anciãos, e não soldados”.

    Talvez, opinou, “para o governo de Israel esses homens, mulheres, crianças e anciãos são soldados inimigos, e os barracos, casas e prédios onde moram são quartéis que devem ser destruídos. Com certeza, os disparos de artilharia que nesta madrugada caiam sobre Gaza eram para proteger desses homens, mulheres, crianças e anciãos o avanço da infantaria de Israel e o destacamento inimigo que querem debilitar nada mais é a não ser a população palestina que vive aí e que o assalto procurará aniquilar”.

    Com voz quebrada expressou: “Nossos gritos podem deter alguma bomba? Nossa palavra salva a vida de alguma criança palestina? Achamos que sim. Talvez não detenhamos uma bomba, nem nossa palavra se transforme em escudo blindado”, mas, possivelmente, consiga unir-se a outras e “se torne murmúrio, em seguida voz forte e depois grito que se escute em Gaza. Todos e todas nós, zapatistas do EZLN, sabemos quanto é importante ouvir palavras de alento em meio à destruição e à morte”.

    Quanto ao resto, segundo a análise de Marcos, “o governo de Israel declarará que infligiu um severo golpe ao terrorismo, ocultará do seu povo a magnitude do massacre e os produtores de armamentos terão tido um breve fôlego econômico”.

    O povo palestino vai resistir, sobreviver e continuar lutando, confiou o porta-voz zapatista. “Talvez, um menino ou uma menina de Gaza sobrevivam e cresçam, e com eles cresçam a coragem, a indignação, a raiva; talvez se tornem soldados ou milicianos, talvez enfrentem Israel, e, então, lá em cima escreverão sobre a natureza violenta dos palestinos, farão declarações condenando esta violência e se voltará a discutir sobre se é sionismo ou anti-semitismo. Ninguém perguntará quem semeou o que colhe”.

  41. É essa a política para deter
    É essa a política para deter os “terroristas” aplicada por NAZIsrael.

    Universidades(com publicações acadêmicas reconhecidas), Escolas, Hospitais…

    O preço a pagar é assustador e já se manifesta na internet e em ações pelo mundo:

    O aumento do ódio ao estado de Israel além das fronteiras do mundo Islâmico e o aumento (oara muitos justificável) do anti-seimitismo em uma perigosa associação da política de limpeza Étnica aplicada pelo governo Israelense e os judeus.

    Assim como os palestinenses são massacrados como “terroristas” não seria surpresa que muitos associassem essa política de extermínio a todos os Judeus.

    Infelizmente é o que acontece.

  42. Estou em uma cidade onde
    Estou em uma cidade onde bombas gigantescas e mortíferas caem às toneladas.

    Para complicar ainda mais, tais bombas ainda possuem componente incendiário além de explosivos, ou seja, é para arrasar o que estiver no perímetro dos alvos,sejam bens materiais, humano ou não humano, vegetal ou mineral. Parecem querer que tudo volte ao pó imediatamente.

    Estou perdido e não sei onde me abrigar, não sei o que é alvo e o que não é.

    – Há! Uma escola! Não acredito que eles irão bombardear uma escola!

    Bum!

  43. “Eu sou um soldado terrestre
    “Eu sou um soldado terrestre dentro da minha unidade. Ao entrar em Gaza, o intuito de Israel não é destruir o máximo possível. Pelo contrário, é destruir o mínimo possível. É tentar combater o problema com a maior precisão possível. A intenção não é matar, é prender quem está cometendo um crime contra a humanidade. É o grupo Hamas, não são os civis”, diz.

    “É profundamente triste termos que chegar a esse extremo de atentar de alguma forma contra a vida humana, seja ela de quem for, mesmo que seja de um terrorista que, se nós não o matarmos, ele vai nos matar.”
    ( origem BBC – palavras de um jovem soldado judeu brasileiro )

    Sinceramente, o que estes velhos militares estão ensinando aos jovens soldados?

    Pelo que estamos vendo acontecer, parece que eles estão ensinando que o que importa é matar, matar, matar, como nos games de última geração, e para tanto os jovens soldados são equipados também com armas mortíferas de última geração e, no caso de haver mortes de civis inocentes, o jovem soldado não deve ter sentimento de culpa ou se considerar um imbecil, mas sim ter orgulho de ser Israel, um soldado bem treinado, de elite, criado para fazer explodir ou metralhar qualquer coisa que se movimente pela frente, mesmo que seja uma criança, um velho, um cachorro, um pássaro, uma barata, pois qualquer coisa pode ser um terrorista e terroristas o soldado tem que matar, mesmo que a intenção não seja matar, apenas combater…é isto o que este jovem soldado tentou dizer ao mundo, para justificar as ações de Israel, ou seja, dele mesmo ?

  44. o que está acontecendo não é
    o que está acontecendo não é normal.

    de fato, todos os limites foram ultrapassados.

    péssimo.

    quando todos os limites são ultrapassados, qual o próximo passo?

    .

  45. Há um argumento muito comum
    Há um argumento muito comum que vem sendo utilizado pelos que defendem as ações de Israel, quando estas atingem civis inocentes.

    “Os terroristas estão usando escudos humanos!”

    OK! Os terroristas são maus e usam escudos humanos. Matem os terroristas! Mas os escudos humanos são maus também? Merecem morrer porque estão sendo usados como escudos humanos? Pessoas usadas como escudos humanos representam alguma forma de ameaça bélica, militar?

    Imagine, que raciocínio é este que pode tentar justificar a morte de civis por eles estarem sendo usados como escudos humanos?

    Se você está com seu lança mísseis no ombro e avista um terrorista ao longe, cercado de crianças, irá disparar contra ele? Irá disparar e dizer “ninguém mandou aquelas crianças serem escudos humanos, a culpa é do terrorista”?

    Seria no mínimo fantasioso acreditar que TODOS os civis mortos, em TODOS os alvos atacados, estavam sendo usados como escudos humanos… Até porque as notícias “oficiais” que partem de Gaza são transmitidas pelo exército israelense – que JAMAIS reconheceu ou reconhecerá um erro.

  46. Nassif,

    Que tal moderar
    Nassif,

    Que tal moderar comentários com palavras que podem ser consideradas ódio ao povo judeu como:
    * NAZIsreal (Comparação cruel)
    * Exercito Sinoista (Leva ao anti-semitismo)
    * Estado Terrorista (Não é o caso)
    * Genocidio (Israel não é um estado genocida)

    Não é defender o ataque criminoso de Israel contra a população civil palestina, é manter o debate num nível fora do ódio.

    []’s
    Gustavo

    Tenho vetado qualquer tentativa de generalização contra os judeus. Contra o Estado de Israel não tem como.

  47. Não sei se de forma irônica,
    Não sei se de forma irônica, alguém aqui pede que se mostre o poder militar dos palestinos. Segundo a Folha, em Gaza: 10 mil homens (Hamas) contra 500 mil das Forças Armadas de Israel; zero tanques contra 3.501 de Israel; zero unidades de combate aéreo contra 393 de Israel; orçamento de US$ 50 milhões contra US$ 9,5 bilhões de Israel. Foi notícia no sábado. Sérgio Malbergier deve ter lido.

  48. Concordo com o Romanelli.
    Tem
    Concordo com o Romanelli.
    Tem mais, agora a Globo resolveu ( também não tinha muita opção) mostrar as cenas da carnificina. Antes tarde do que nunca!!.
    Vejo essa desumanidade com muita clareza, sem muitas palavras… Nada justifica o massacre de inocentes.

  49. Depois de muito evitar ser
    Depois de muito evitar ser atingido nessa batalha (?), não houve jeito, Lamparina meteu o facho na minha testa, fêz-se luz e finalmente compreendi que o tal de Hamas aterrisou em Gaza, provávelmente vindo de Marte.

    Quem é mais covarde, abominável, desumano e desprezível, no atacado não sei responder, mas no varejo, Lamparina, se não for inocente, é espertamente superficial em seu penso questionamento.

  50. MARIA DIRCE

    VC ESCREVEU:
    MARIA DIRCE

    VC ESCREVEU:

    “Pretérito Mais Que Perfeito,,,,,,,seria conjugado o verbo dançara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ip de sampa heeheheheheheheheh”

  51. Esses loucos estão preparando
    Esses loucos estão preparando as condições para a próxima guerra que será contra o Irã. Aconselho a todos guardarem bastante mantimentos e agua porque ela repercutira sobre toda a humanidade.

  52. MARIA DIRCE

    VC ESCREVEU:
    MARIA DIRCE

    VC ESCREVEU:

    “Pretérito Mais Que Perfeito,,,,,,,seria conjugado o verbo dançara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ip de sampa heeheheheheheheheh”

    Quem dançou foi VOCÊ: não fui eu quem escreveu o comentário de Israel.
    Retorne e releia os enviados.
    Tenha mais respeito com os colegas em debate.

  53. Seja aquele texto das 15:48
    Seja aquele texto das 15:48 Enviado por: de Israel, seja o produzido por Sérgio Malbergier, seja o de Caio Blinder são visões e defesas inaceitáveis, pois defendem a matança desenfreada de um povo, a tal ponto que a única maneira de situar Israel é como Estado genocida.
    O texto de Sérgio Malbergier causou-me profunda indignação: utiliza o espaço de um importante jornal brasileiro para pregar o extermínio do povo palestino.
    Por último, ele não tem a menor isenção e sequer legitimidade para questionar a política externa brasileira.

  54. Estou assistindo as matérias
    Estou assistindo as matérias sobre o conflito na TV Al Jazeera.

    Acabaram de mostrar alguns vídeos onde atiradores de elite do Hamas matam vários soldados israelenses.

    A porta-voz do exército de Israel Avital Leibovich, sempre que aparecia na TV dando entrevista dizendo sorrindo: “We´re not targeting civilians.”

    Minutos atrás ele deu nova entrevista após o ataque à escola da ONU. Ela não estava sorrindo e estava muito tensa. Acho que já conseguiram dimensionar o tamanho do buraco que se meteram.

  55. Segundo Noam Chomsky , em O
    Segundo Noam Chomsky , em O Imperio Americano, – “Em 1948 o Estado Maior Americano ficou impressionado com a destreza militar de Israel,… e sugeriu-se que Israel seria o meio para os Estados Unidos obterem uma vantagem estratégica no Oriente Médio”.
    Foi dado a Israel o direito de extender seu território e fazer uma limpeza racial na região, como contrapartida para esta estratégia. As forças armadas israelenses foram fortemente desenvolvidas, com apoio americano e de outros paises europeus, inclusive com artefatos atomicos (em grande quantidade e qualidade), alem de aviões, tanques e outros armamentos, para cumprirem a sua tarefa.
    Assim na ONU nenhuma monção de advertencia ou desagravo a Israel, bem como qualquer ação no sentido humanitário foi aprovada, já que os USA possuem o direito de veto e não o permitem.
    Esta matança não vai parar e deve ser debitada não só a Israel mas tambem aos Estados Unidos que os desenvolveram para isto!

  56. LN,

    Minha avó era judia
    LN,

    Minha avó era judia (casada
    com católico brasileiro), se estivesse entre nós não apoiaria o que o governo de Israel etá fazendo com os palestinos.
    É preciso lembrar que nem todos os judeus apoiam o governo de Israel.

  57. Do site do ig vem notícias
    Do site do ig vem notícias novas para aqueles que acham que as informações ainda não foram confirmadas:

    Israel afirmou nesta terça-feira que suas tropas responderam a morteiros lançados da escola. “Os primeiros elementos de que dispomos dizem que houve disparos hostis contra uma de nossas unidades a partir do prédio da ONU. Nossa unidade respondeu”, declarou à AFP o porta-voz do governo israelense, Mark Regev.

    O porta-voz destacou que, no passado, os grupos armados palestinos usaram edifícios da Agência da ONU para os Refugiados da Palestina (UNRWA) em Gaza para lançar ataques ou armazenar armas. “Não sabemos se esse foi o caso, verificaremos”, insistiu.

    John Ging, diretor de operações da UNRWA, agência humanitária da ONU que presta ajuda aos palestinos, disse que 30 pessoas morreram e outras 55 ficaram feridas (sendo 5 em estado crítico) no ataque da artilharia israelense contra a escola da ONU, no campo de refugiados de Jabalya. Fontes médicas no local disseram haver mais de 40 mortos.

    Ging afirmou a jornalistas na sede da ONU, falando por videoconferência da Faixa de Gaza, que três disparos de artilharia pesada atingiram o terreno da escola, onde 350 pessoas se refugiavam dos combates dos últimos dias.

    Ele disse que a UNRWA fornece regularmente ao Exército de Israel as coordenadas geográficas exatas das suas instalações, e que a escola fica em uma área construída. “É claro que seria inteiramente inevitável que, se disparos de artilharia caíssem naquela área, haveria um altíssimo número de mortos,” disse ele.

    Os militares israelenses disseram estar investigando o incidente na escola Al Fakhora, ocorrido no quarto dia da ofensiva terrestre iniciada depois de uma semana de bombardeios por ar e mar contra a Faixa de Gaza.

    Israel diz que a ofensiva tem o objetivo de impedir o grupo islâmico Hamas, que governa a Faixa de Gaza, de lançar foguetes contra o seu território. Os militantes islâmicos dizem que os foguetes são uma reação às freqüentes agressões israelenses e ao bloqueio econômico ao território, onde vivem 1,5 milhão de palestinos.

    Questionado sobre a possível presença de militantes do Hamas no entorno da escola no momento do ataque, Ging disse que aquele é um local de confrontos, “de modo que há intensa atividade militar e militante naquela área”.

    Ele afirmou que os funcionários da ONU realizaram uma triagem dos refugiados para evitar que os militantes se aproveitassem da situação. “Até agora não tivemos violações das nossas instalações por parte de militantes”, disse ele.

    Ging informou ainda que três palestinos foram mortos em outro incidente, num bombardeio aéreo israelense contra outra escola da ONU em uma área onde naquele momento não havia confrontos.

    Na manhã de terça-feira, um edifício ao lado de um centro de saúde da ONU foi atingido por disparos israelenses, deixando 10 feridos, inclusive sete funcionários e três pacientes, segundo Ging.

    Outro míssil caiu perto de uma terceira escola da ONU na terça-feira, mas não explodiu, acrescentou Ging, que pediu uma investigação independente sobre os ataques contra instalações da ONU e arredores.

  58. Uma leitura interessante e
    Uma leitura interessante e essencial:
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002006000300003
    Fala sobre o lobby de Israel, é a tradução do artigo original que deu origem a um livro bem mais detalhado.
    Tem o mérito de criticar Israel e a política externa americana na região sem precisar apelar para o apoio a tiranias árabes ou a grupos terroristas, como parece ser a tônica para muita gente (inclusive, para comentaristas deste blog).

  59. Eu, até agora, não vi nem li
    Eu, até agora, não vi nem li nenhum palestino falando que o Hamás está usando a população como escudo humano. É Israel quem diz isso. Ora, quando Israel fala é verdade, quando o Hamás fala eles estão tentando nos manipular. E o pior, ninguém pode criticar essa guerra covarde que é logo chamado de anti-semita (apesar dos palestinos também serem semitas), anti-sionista ou anti-judeu, ou anti-sei-lá-o-que. Eu sou anti-covardia e crueldade, por isso estou contra essa guerra que não tem relação nenhuma com o Hamás, mas com a eleição. O pessoal de Israel e os pró-guerra deveriam saber disso, até o Haaretz já publicou matérias falando sobre isso.

  60. Do UOL

    Ataque foi resposta
    Do UOL

    Ataque foi resposta a disparos feitos da escola da ONU, diz Israel
    http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/01/06/ult1859u552.jhtm


    John Ging, diretor de operações da UNRWA, agência humanitária da ONU que presta ajuda aos palestinos, disse que 30 pessoas morreram e outras 55 ficaram feridas (sendo 5 em estado crítico) no ataque da artilharia israelense contra a escola da ONU, no campo de refugiados de Jabalya.

    Ele disse que a UNRWA fornece regularmente ao Exército de Israel as coordenadas geográficas exatas das suas instalações, e que a escola fica em uma área construída. “É claro que seria inteiramente inevitável que, se disparos de artilharia caíssem naquela área, haveria um altíssimo número de mortos,” disse ele.’

    Mancusi [A porta-voz da ONU para os refugiados palestinos] lembra que, entre os mortos, há trabalhadores de seu organismo, estudantes de escolas administradas pela ONU e centenas de refugiados.’

  61. Acho que daqui alguns anos
    Acho que daqui alguns anos poderemos ter noção do que foi realmente essa ofensiva de Israel. Neste momento, no calor dos acontecimentos e com uma dependência enorme da mídia para conhecer os fatos, não acho prudente tomar partido de ninguém.

    Devemos sim torcer e pressionar pela paz e pela segurança dos civis dos dois lados. Mas entre as lideranças dos dois povos não devemos tomar ninguém como vilão ou mocinho ainda.

    No caso dessa ofensiva contra uma escola da ONU, de primeira achamos um absurdo, mas depois, Israel vem e diz que reagiu a fogo inimigo vindo da escola. Não podemos saber o que é verdade realmente, mas não duvido que o Hamas use a população civil como escudo para inibir os ataques de Israel e para colocar a opinião mundial contra por causa da morte dos civis.

    Se coloquem no lugar de um soldado. Você entra em um território inimigo e recebe um ataque. Você pergunta antes pra ver se tem civis no meio ou tenta savar sua pele atirando da direção de onde partiu o ataque?

    Pensem, é muito fácil falar de dentro de uma sala segura e longe da guerra.

  62. Pretérito Mais Que
    Pretérito Mais Que Perfeito,,,,,,,seria conjugado o verbo dançara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ip de sampa heeheheheheheheheh

  63. Onze dias depois, Barak Obama
    Onze dias depois, Barak Obama aparece e se diz “preocupado” com as mortes em Gaza. Onde estava esse senhor? Na lua?

  64. Guerras. Nós, seres humanos,
    Guerras. Nós, seres humanos, não aprendemos nunca. De qualquer lado que (até supostamente) estejamos, a guerra nos dá porrada. Mas os que decidem fazer guerra, em geral ficam na deles, protegidos em seus abrigos, de onde dificilmente são retirados. Já li que o conflito de agora é armação dos falcões para ver qual é a do Obama. Já li que há uma eleição se aproximando em Israel, e que os dirigentes precisam de votos – e acham que esta seria uma boa maneira de angariá-los. Mas, há o Hamas, tacando foguetes a qualquer hora em direção a casas israelenses. E dizem que foram eles que declararam o cessar-fogo. A insensatez que permeia o iniciar de qualquer conflito está bem retratada em “O ovo da serpente” de Ingmar Bergman. Há várias cenas deste filme no youtube, como a de http://www.youtube.com/watch?v=jskd3z_b2HM.

    Tem um livro chamado “Memórias de um prisioneiro de guerra” que é um relatório (o autor, Max Rothe, era guarda-livros, na Alemanha de 1945 e foi feito prisioneiro dos russos) impressionante. Quando se falam em “alemães” todos são jogados no mesmo lugar de malignos – assim como nesta guerra de hoje se faz com “os judeus” , esquecendo-nos de que inúmeras famílias (de ambos os lados do conflito) devem estar nos porões das casas tremendo de pavor ante o possível ataque do “inimigo”. Isto inclui famílias judias e famílias palestinas e libanesas, e outras. E ai do soldado (de qualquer dos lados) que – por razões de consciência, ou não – se recusar a ir para a guerra. Estará lascado pro resto da vida.

    As guerras – todas as guerras – têm de acabar. Mas acho que não vão acabar.

    Um trecho do relato do Max Rothe, quando estava na Polônia, sendo levado com os companheiros como prisioneiros para campos de concentração russos:

    ” Fomos ora para uma direção, ora para outra – ninguém nos queria. À noitinha chegamos a Argenau, onde outrora tinha ficado uma unidade da Luftwaffe. A escola da cidade fora adaptada para o alojamento dos soldados. Neste lugar andamos do princípio ao fim e sempre nos mandavam seguir em frente. Não havia lugar para nós.
    O que se nos deparou nessa caminhada foi medonho. Tudo fizeram com os soldados alemães mortos e principalmente com os refugiados. Na guarita diante da escola postaram um soldado alemão morto, vestido de fraque, e colocaram-lhe um violino debaixo do queixo e nos braços rígidos. O cadáver ficou de pé por causa do intenso frio.
    Finalmente depois de termos andado praticamente descalços pela neve, já que os sapatos se desfaziam, estando totalmente gelados, levaram-nos a uma estrebaria de onde pouco antes tinham sido retirados os cavalos.”

    (Vou colocar este livro na internet, em breve).

  65. Leandro Amorim,

    Não
    Leandro Amorim,

    Não encontrei até agora menção a “escudo humano” na mídia. Nem o exercito israelense falou disso neste episódio. Pelo que tudo indica, o exercito israelense bombardeou uma escola com armamento pesado, bomba mesmo. Não foi um simples disparo. Eles tinham outras opções como recuar por exemplo. O ponto era conhecido do exercito Israelense previamente como disse o representante da ONU. Não é defender o Hamas, é defender a vida humana contra atrocidades.

  66. A tentativa de controlar
    A tentativa de controlar TODOS os meios de comunicação, inclusive ai

    inconrtolável Interne chegou ao blog.

    Sorry, Gustavo Amigo, não vai dar para segurar.

  67. Sexta a noite até sábado a
    Sexta a noite até sábado a noite (entre os dias 08/09 de janeiro de 2009), haverá um cessar-fogo por parte de Israel.
    Previsão, não, não sou vidente. É que o Shabbat começa na sexta-feira a noite e vai até sábado a noite e eles não podem fazer nada nesse dia. *risos

  68. Foi Israel que violou o
    Foi Israel que violou o cessar fogo. Até a CNN já dá esta notícia: http://www.youtube.com/watch?v=uDBiycEz12s

    Um texto publicado no Electronic Intifada descreve em detalhes a tática de Israel em atribuir aos adversários o ataque que motiva suas ações.

    http://electronicintifada.net/v2/article10123.shtml

    Destacam-se no texto dois gráficos (produzidos pela própria inteligência israelense) onde se vê que durante meses não houve disparos de Qassam.

    Até que o cessar fogo foi violado por Israel, conforme está relatado nesta notícia: http://www.timesonline.co.uk/tol/news/world/middle_east/article5089940.ece (ponto de vista israelense prevalece na notícia)

    A partir desta violação é que foram retomados os lançamentos de foguetes contra Israel – que, até onde consegui apurar, vitimaram 18 pessoas desde 2001. (a Wikipedia cita 15 nesta página: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Qassam_rocket_attacks)

  69. Ops…desculpe leia-se entre
    Ops…desculpe leia-se entre 09 e 10 de janeiro de 2009. Por isso a pressa de Israel em tentar acabar com o Hamas antes de sexta-feira.

  70. Nassif,

    É impressão minha
    Nassif,

    É impressão minha ou as vezes a discussão sobre o conflito vira uma guerra entre PT e PSDB?

    Estou “legal” desses partidos.

    Sinceramente.

    Obs. Desculpe-me a gíria.

  71. Essa guerra atingiu em cheio
    Essa guerra atingiu em cheio toda humanidade. É muita covardia e brutalidade. Fomos todos divididos entre os contra e os a favor. Instalou-se definitivamente a radicalização entre os homens. Confesso que não consigo ouvir, aceitar, discutir com alguém favorável a essa barbarie. Os argumentos são todos deploráveis.

  72. Longo artigo, em ingles, com
    Longo artigo, em ingles, com uma primorosa “deconstruction” da cobertura da BBC nas questoes que involvam Israel, revelando uma postura editorial inteiramente ao gosto das agencias de relacoes publicas do governo israelense.

    The BBC: Eyeless in Gaza
    Muhammad Idrees Ahmad ~ The Electronic Intifada

    On 29 February last year the BBC’s website reported deputy defense minister Matan Vilnai threatening a “holocaust” on Gaza. Headlined “Israel warns of Gaza ‘holocaust'” the story would undergo nine revisions in the next twelve hours. Before the day was over the headline would read “Gaza militants ‘risking disaster.'” (The story has since been revised again with an exculpatory note added soft-pedaling Vilnai’s comments). An Israeli official threatening “holocaust” may be unpalatable to those who routinely invoke its specter to deflect criticism from the state’s criminal behavior. With the “holocaust” reference redacted, the new headline shifted culpability neatly into the hands of “Gaza militants” instead.

    Aqui:
    http://atheonews.blogspot.com/2009/01/bbc-eyeless-in-gaza.html

  73. Hay gobierno? Soy
    Hay gobierno? Soy contra

    minha familia conheceu o trabalho do sr. goebbles e não vai ser um nick como o seu que irá me ensinar sobre ele!

    qual a fonte dessa sua informação, das redações…. e vago, onde posso ler essa informação originalmente.

  74. Pároco de Gaza afirma que a
    Pároco de Gaza afirma que a guerra é contra os civis

    Bombardeios maciços, um grande número de vítimas, é a discrição que o Pe. Manuel Musallam, o único sacerdote católico da Faixa de Gaza, faz numa entrevista concedida à agência missionária de notícias Misna.

    Os soldados israelitas já não distinguem e civis e combatente. Alguém tem de deter esta guerra, apela o pároco da paróquia da Sagrada Família, em Gaza.

    Os bombardeamentos por céu, terra e mar são contínuos, afirma o sacerdote, acrescentando que alguns tiros atingiram alvos a menos de 20 metros da igreja.

    “Os israelitas atiram indiscriminadamente. Usam armas novas e mais insidiosas”, afirma o Pe. Musallam que explica ter conversado com o director do maior hospital de Gaza e que este lhe teria falado de corpos com feridas estranhas, nunca antes vistas em Gaza.

    Redacção/Rádio Vaticano

  75. Até agora eu não havia
    Até agora eu não havia enviado nenhum post sobre o assunto, e depois deste pretendo não enviar outro.
    O tema é doloroso demais, ultrapassa qualquer limite do tolerável.
    O que ocorre em Gaza me faz descrer do gênero humano.
    Nunca fui, nem sou anti-semita ou anti-sionista.
    Mas sinto obrigação moral de dizer com todas as letras:
    sou anti-Estado de Israel.
    Durante a II Guerra Mundial Winston Churchil disse uma frase que, melhor do que qualquer outra, melhor do que qualquer ensaio filosófico, refletia a posição humanista em relação ao conflito Aliados versus Eixo:
    “Se Hitler invadisse o inferno, eu apoiaria o demônio”.
    Pois agora eu, na minha modesta opinião de um habitante do Terceiro Mundo, digo com todas as letras, assumindo inteira responsabilidade por minha frase, algo que jamais imaginei que sentisse necessidade de dizer:
    Se o Estado de Israel invadisse o inferno, eu apoiaria o demônio.

  76. Ong israelense diz que o
    Ong israelense diz que o Exército de Israel está alvejando ambulâncias e equipes médicas propositalmente.

    LE MONDE
    Les combats continuent à Gaza et la diplomatie cale
    (…)
    “Il s’agit d’une tragédie horrible ici, qui empire à chaque instant. Les gens affluent constamment avec plus de blessures. C’est incroyable, a réagi John Ging, le chef des opérations de l’Unrwa à Gaza. Tout le monde est terrorisé et traumatisé car il n’y a plus de refuge pour fuir les violences”. Des propos extrêmes repris par d’autres organisations humanitaires présentes à Gaza. Le Comité international de la Croix-Rouge (CICR) parle d'”une crise totale et de grande ampleur”.

    L’ONG israélienne Physicians for Human Rights (PHR) a accusé l’armée israélienne de prendre délibéremment pour cible les équipes médicales venant en aide à des blessés.”Nous ne pouvons pas faire sortir les ambulances parce qu’on nous tire dessus avec des hélicoptères Apache”, explique l’ONG.

  77. Foram os europeus quem
    Foram os europeus quem perseguiram e praticaram o tal holocausto judio, mas hoje Israel e Europa são amiguinhos.
    E os palestinos clamam aos céus com razão : porque somos nós que temos que pagar pelo que eles fizeram ?

  78. E o Obama ? Caladinho.
    E o
    E o Obama ? Caladinho.
    E o sr. Lula, que falou em “carnificina” ?
    Bem, como até para ele bravata tem limites, requereu uma imensa praia só para si e os seus, e foi brincar com os tubarões, estes mais fáceis de enfrentar , é claro.

  79. Nassif, perguntar não ofende
    Nassif, perguntar não ofende né?
    Quando voce manda posts de notebook, de Salvador ou de Cabul seu IP muda?
    O que voce quiz insinuar com seu comentário?

    Muda sim.

  80. nassif:
    quem é o sarkozy?um
    nassif:
    quem é o sarkozy?um reacionário típico.portanto,defensor do grande poder econômico.
    e o obama,que acaba de mostrar preocupação,é um fascinado com o
    novo posto.está sempre em clubes de luxo e campos de golfe.já o vi ,
    em entrevista,dizer de matar o bin laden, da mesma forma que diria ter
    comido um biscoito.já pensou o inverso?o bin laden é um muçulmano louco,
    fanático,e o obama um doutor de harvard.sobre ele,fiz alguns comentários em blogs,antes das eleições,neste tom.não basta ser negro.ele não é um
    mandela.a cabeça dele é da disneylândia.obama e sarkozy,os civilizados.
    romério
    ps.obrigado,lu dias.

  81. De um lado centenas ,
    De um lado centenas , milhares de foguetes lançados provocando uma ou duas mortes e alguns poucos feridos. De outro em apenas 10 , 11 dias de ataque mais de 600 mortes e 2.500 feridos. Acho que quando fizerem uma análise fria do começo dessa guerra vai ser difícil achar uma justificativa de que esse era o único meio de resolver esse conflito. Vai ser difícil concondar que não havia mais espaço para o diálogo ou alguma outra maneira de evitar essa guerra , ou melhor , massacre.Foi-se o tempo em que a guerra era o último artifício para resolver o problema entre os povos.

  82. E um anjo tocou a trombeta, e
    E um anjo tocou a trombeta, e um cavaleiro surgiu e ele colocou uma nação contra outra,e este cavaleiro chamado QUERRA.

  83. Aqui do Alto Xingu, os índios
    Aqui do Alto Xingu, os índios lembram que, em novembro de 1947 a Assembléia Geral da ONU recomendou a divisão tripartite da Palestina em um estado árabe (para os palestinos), um estado judeu e uma pequena zona administrada internacionalmente que incluiria Jerusalém (então sob controle imperial britânico).

    Israel só foi aceito na ONU sob a condição de que permitisse aos refugiados palestinos o direito de retorno, eis que haviam fugido da violência que irrompeu na Palestina a partir da criação do Estado de Israel.

    Embora tivesse declarado que acataria a recomendação da ONU — condição para seu ingresso na organização — Israel descumpriu não só essa promessa, como centenas de outras emanadas desse organismo internacional. Daí originou-se o conflito.

    Em maio de 1948, quando o estado sionista foi formalmente fundado, cerca de 300.000 palestinos já haviam sido EXPULSOS de seus lares e fugido da luta, e os sionistas controlavam uma região MUITO ALÉM da área do Estado judeu original proposto pela ONU.

    Ora, foi ENTÃO que Israel se viu atacado por seus vizinos — em maio de 1948; foi então DEPOIS que os sionistas haviam assumido o controle dessa parte muito mais ampla da região, e centenas de milhares de civis haviam fugido, e não ANTES. Essas informações constam do livro “Para Entender o Podert”, do judeu de Noam Chomsky (Ed. Bertrand Brasil).

    O próprio Ben Gurion, em suas memórias “The Fateful Triangle”, afirma que Israel não deveria aceitar nenhuma fronteira, independente de se houvesse paz ou não, porque os limites do que ele chamava “aspirações sionistas” são muito mais amplos: incluem o Sul da Síria, a Transjordânia, grandes áreas que ele traçou.

    E disse: “Neste primeiro momento, vamos aliviar, mas de qualquer forma, em última análise, vamos pegá-los todos”: de fato, com relação ao Líbano, Ben-Gurion estava propondo que Israel tomasse o Sul do Líbano, sob alguem pretexto, já em meados dos anos 1950.

    A resolução da Onu sobre a divisão da Palestina em 1947 rigorosamente falando, não pedia dois Estados, pedia, realistamente, a criação de uma confederação econômica, porque as regiões simplesmente são muito estreitamente integradas, as fronteiras são muito difíceis de determinar e era óbvio que não iria funcionar a criação de dois Estados.

  84. Olha o Chávez marcando
    Olha o Chávez marcando presença.

    “El presidente Hugo Chávez ordenó la expulsión del embajador de Israel en Caracas en protesta por la ofensiva del ejército israelí en la Franja de Gaza y en solidaridad con el pueblo palestino, informó un comunicado de la Cancillería.

    “Venezuela ha decidido expulsar al embajador de Israel” Shlomo Cohen “y a parte del personal de la embajada de Israel reafirmando su vocación de paz y su exigencia de respeto al Derecho Internacional”, indicó el texto.

    El Gobierno acusó a Israel de cometer “flagrantes violaciones del Derecho Internacional” y de “utilización planificada del terrorismo de Estado” contra el pueblo palestino.

    “En esta hora trágica e indignante, el Pueblo de Venezuela manifiesta su solidaridad irrestricta con el heroico Pueblo palestino”, agregó el comunicado. ”

    Terra / AFP

  85. E a idiotice da guerra
    E a idiotice da guerra continua entre os humanos. As vítimas são desde os recém nascidos até os mais velhos dos habiantes. Será que em ambos os lados não tem quem saiba pelo menos falar? Não conseguem se comunicar sem essa desgraça toda dos equipamentos bélicos? Afinal, quantas amebas ainda existem dirigindo essa guerra? Destruição é justamente o antônimo da construção! SEJAMOS INTELIGENTES, FAÇAMOS A PAZ. Espalhe isto!

  86. Carlos J Ribeiro
    vou repetir
    Carlos J Ribeiro
    vou repetir meu comentário d Ontem sobre Obama:

    “Tdo depende d quais as pretensões d Obama…
    Apenas ser Presidente ou Agente d mudança?
    Todos sabemos q, Se for o segundo caso e não quiser terminar nem morto nem frustrado, vai ter d jogar muito mas muuuuito Xadrez político”

  87. Nassif, por favor
    Nassif, por favor esclareça-me: Vendo o JN fico sabendo que Israel está “impedindo” a entrada de jornalistas à zona de conflito. Por outro lado mostra n imagens dos resultados dos bombardeios. São de jornalistas que la já estavam? Interessante notar também que não aparece em nenhum momento militantes do Hamas. E aproveitando mais uma questão: se o Hamas, realmente utiliza instalaç~oes civis como “abrigo” a quem esta mesma população pode recorrer para tirar os militantes de onde moram ou estudam?

  88. E disse o Senhor a Caim: Onde
    E disse o Senhor a Caim: Onde esta Abel teu irmão? E ele disse: Não sei. Sou eu guardador do meu irmão?

    Genêsis 4:9

    Esta é a pergunta que não se cala: Sou o guardador do meu irmão?

  89. Para os desavisados (que
    Para os desavisados (que neste blogue devem ser bem poucos):

    “Israel mobiliza “voluntários” para atuar em sites de todo o mundo

    Preocupado com a repercussão na Internet, Israel mobiliza “voluntários” para atuar em sites de todo o mundo. Sob o comando da “ong” HelpUsWin, dirigida por especialistas em mídia social, o trabalho está baseado no Centro Interdisciiplinar de Herzlya.
    “As pessoas acham que a Internet é democratica mas isso não é verdade”, diz Alex Gekker, 24, estudante de Novas Midias de Diplomacia. O trabalho é feito em rede munidial. Quando é detetado um site com maioria contrária a Israel, a rede dirige a ele os “comentaristas”.”

    Quem achar isto uma mentira não conhece o poder de manipulação do Estado Israeli.

  90. Sei que já postaram nestes
    Sei que já postaram nestes dias o texto de Gandhi, de 1938, analisando esta complexa situação já na época. Googueei para checar a origem e dei neste site. Gostaria de chamar atenção à primeira foto:

    – uma mulher, provavelmente palestina, andando na rota e sendo chutada por um garoto e seu lenço sendo puxado por uma moça, provavelmente israelenses.

    http://www.alfredo-braga.pro.br/discussoes/gandhiepalestina.html

  91. Nassif,

    somos muito
    Nassif,

    somos muito estranhos. Deploramos a guerra. Muitos de nós acham que o Hamas é a causa da atual. Mas nos emocionamos com o personagem William Wallace, vivido por Mel Gibson, em Coração Valente. Lembrando do filme, concluo que a posição média sobre todos esses casos depende, no frigir dos ovos, de como a história é contada.

  92. De Israel?

    Você mora no
    De Israel?

    Você mora no bairro do socorro aqui em sampa? A represa do Guarapiranga como é que está?

    Você, assim como o estado de ISSrael, envergonha a tradição judaica.

  93. Tenho algumas dúvidas:

    1)
    Tenho algumas dúvidas:

    1) Tendo uma das melhores equipes de Marketing de Estado que o mundo já viu, pq os israelenses não divulgaram essa chuva de mísseis palestinos que se arrasta durante anos ?

    2) Pq bombardear usando os F-16 se estamos absolutamente cansados de saber que a máquina de guerra terrestre Israelense é infinitamente superior aos militantes do Hamas ?

    3) Qual o tolo que ainda acredita em Guerra Cirúrgica ?

    4) Pior que tudo isto, onde estava Obama quando as luzes se apagaram?

  94. nassif:
    parece que o sistema
    nassif:
    parece que o sistema de comunicação pró-israel já começa a funcionar.
    são sempre pessoas com muito auto-controle,sangue frio,capazes de
    te vender um coelho como se fosse uma bicicleta.não vou chamá-los de abutres,em respeito a esses.são venais.
    romério

  95. Para o “Gustavo Amigo”
    Nao
    Para o “Gustavo Amigo”
    Nao identifique anti-sionismo com anti-semitismo! Ser anti-semita é ter preconceitos contra o povo judeu. Ser anti-sionista é ser contra o sionismo e a política do Estado de Israel. As duas coisas nao sao equivalentes, e há inclusive muitos judeus que sao anti-sionistas.
    Na verdade, o sionismo é, atualmente, o maior fator de risco de volta do anti-semitismo, que, aqui no Brasil, era praticamente inexistente, e tem ressurgido devido exatamente a esse equívoco em que você cai, de confundir uma coisa com a outra.

  96. Tribunal de Nuremberg

    Esse
    Tribunal de Nuremberg

    Esse tribunal foi criado por um acordo assinado pelos representantes dos E.U.A., Grã-Bretanha, França e ex-U.R.S.S., em Londres, em agosto de 1945. Juízes e promotores públicos de todos os quatro países tomaram parte no primeiro julgamento, que teve como réus 22 funcionários da Alemanha nazista. Dentre esses líderes estavam Hermann Goering, Rudolf Hess, Joachim von Ribbentrop, Robert Ley, Wilhelm Keitel, Ernst Kaltenbrunner, Alfred Rosemberg, Hans Frank, Hjalmar Schacht, Gustav Krupp, Karl Donitz, Erich Raeder, Baldur Von Schirach, Fritz Saukel, Alfred Jodl, Martin Borman, Franz Von Papen, Arthur Seyss-Inquart, Albert Speer, Canstantin Von Neurath e Hans Fritzche. Em 1.° de outubro de 1946, o tribunal condenou 19 réus e inocentou Schacht, Papen e Fritzche. Sete réus, Hess, Funk e Raeder foram sentenciados à prisão perpétua. Schirach e Speer condenados à 20 anos de prisão, Neurath à 15 anos de prisão e Donitz à 10 anos de prisão . Bormann, Goering, von Ribbentrop e os outros foram condenados à morte. Martin Bormann foi julgado in absentia (na ausência) e não foi encontrado. Os outros condenados foram enforcados em Nuremberg, em 16 de outubro, a excessão de Goering que suicidou-se em 15 de outubro, na prisão.

    Será que também vão criar um tribunal para julgar os neo-nazistas judeus já que os crimes são os mesmos?

  97. O poder hegemônico na sua
    O poder hegemônico na sua luta para destruir a tudo e todos que não se submetem a ele, lança mão de um discurso que, não apenas é irracional, como nos coloca, em nossa imobilidade e ausência de critica, como cúmplices de seu discurso de poder e ações.
    Observando as definições que recebe o terrorismo, Chomsky ( 2004, p. 190 ), descobrimos que conceitos não devem ser questionados nem em relação a sua definição nem na sua aplicação.

    “[…] Um manual do Exército americano define terrorismo como “o uso calculado de violência ou a ameaça de violência para alcançar metas de natureza política, religiosa ou ideológica …por meio da intimidação, coação ou instilação do medo”
    A definição do governo britânico é similar: “ […]Terrorismo é o emprego, ou a ameaça de emprego, de ação violenta, danosa ou perturbadora, com a intenção de influenciar o governo ou intimidar o povo e tem como finalidade o avanço de uma causa política, religiosa ou ideológica.[…]”

    CHOMSKY, Noam. O Império americano: hegemonia ou sobrevivência. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2004

    Gosto de ler os comentarios apoioando os assassinatos de criancas por Israel. Eles se justificam com explicacoes pela metade ( ” esquecem ” o campo de concentracao que Israel transformou Gaza, ” esquecem ” da fome, ” esquecem ” da desnutricao e ” esquecem ” das doencas e falta de remedios a que as criancas de Gaza sao submetidas a anos oelo bloqueio israelense. ” Esquecem ” a historia do terrorismo de grupos e individuos israantes antes e apos 1948. Nem foi comentar as mentiras ou uso de fontes ridicularizadas inclusive pelos proprios israelenses.

    Esquecer e dissimular eh mais facil, confortavel e covarde do que assumir que eles proprios nao veem nada de errado em matar criancas

  98. Bom, já que a história do IP
    Bom, já que a história do IP continua rolando, existe algo a se falar: o leitor ‘de Israel’ não fala em sua mensagem, em nenhum trecho, que escreve em Israel…apenas afirma que mora lá. Ele poderia muito bem estar passando o fim de ano com a família, em SP, como acontece com muitas famílias que têm parentes em Israel. O fato de escrever aqui de SP ou de lá não invalida o que escreveu. E, ao contrário de muitos comentaristas que o criticaram, não demonstra ser um radical; suas posições são claramente pró-Israel, mas existem muitos comentaristas contrários a Israel que “avançam o sinal”, enquanto o comentário do leitor ‘de Israel’ parece contribuir mais para a discussão, apresentando outras perspectivas.

  99. Mesmo o “de Israel” sendo de
    Mesmo o “de Israel” sendo de São Paulo, portanto um grandíssimo mentiroso, os argumentos que ele utilizou fazem parte de um lote muito comum entre os que estão defendendo a atual carnificina.
    Afirma que a proporcionalidade da reação sionista é outra discussão.
    Então, muito bem, vamos aguardar o término do terror para discuti-la.
    Pois, segundo ele, Israel tinha que tomar reação. Então, muito bem também, depois discutiremos o tipo de reação, vamos deixar que ela transcorra calmamente.
    Para ele, tudo são opiniões e desinformações. Só faltou mencionar aquela famosa frase do João Guimarães Rosa: “Pãos ou pães é questão de opiniães.”
    Israel está sob fustigação permanente da população Palestina. Pobre Israel! E, continua ele, apesar de sua notável inteligência militar e de seu armamento, Israel é o país mais frágil da região. Mais uma vez, pensei que leria algum complemento tipo esse: “E o mais inocente!”
    Sobre a fustigação, ele se referiu aos mísseis caseiros do Hamas.
    Lembro da primeira guerra do Iraque, quando os EUA forneceram para a defesa de Israel os famosos mísseis Patriotas, que abatiam os exocets de Sadhan, aqueles que conduziam ogivas que espalhavam conteúdo químico e obrigavam a população atacada a vestir máscaras.
    O mesmo armamento químico, que sequer existia, mas que foi incansavelmente procurado pela missão da ONU, e que, estranhamente, serviu para justificar a segunda guerra do Iraque, desta vez, a de Bush filho. É muito interessante o fato de Israel possuir notável inteligência militar e armamento que, até o presente, não consegue interceptar os mísseis caseiros do Hamas.
    Nada sei sobre tecnologia bélica, não obstante, penso que causa surpresa que a impressionante tecnologia mostrada pelos mísseis norte-americanos contra o Iraque não consiga, em escala reduzida – tipo aviãozinho de controle remoto, ou outra tralha qualquer – interceptar uma porcaria de um foguete caseiro. Isso está carecendo de explicação. Sobretudo porque a tecnologia de interceptação de foguetes já existia na primeira guerra do Iraque. Salvo engano, acho até que o Brasil conhece essa tecnologia.
    Sou contrário a qualquer tipo de crítica contra a cultura de países não-ocidentais. Muitos argumentos usados por “de Israel/SP” serviram para justificar a invasão do Iraque e outras atrocidades. Por exemplo, o modo como Hussein exercia o poder não justifica nenhum tipo de crítica. Pode-se até discordar, mas daí a usar as formas de condução política e cultural de um povo milenar para propiciar um massacre aterrador vai uma enorme diferença. Quando Hussein foi tomado no colo e beijado pelos EUA para guerrear contra o Irã, ele não era um déspota, um assassino sanguinário, um exterminador de etnias nem de facções religiosas. Ele era, conforme a mídia, o fiel amigo, o querido parceiro, o novo Clark Gable, que até poderia ser escalado para uma refilmagem de “E o vento levou…”
    E sempre dizem que os EUA e Israel têm de implantar a Democracia Participativa naqueles países do Oriente Médio, mas o “buraco é mais embaixo”, está localizado no sub-solo, ou no solo, como no caso das terras dos Palestinos. Fatiadas, esquadrinhadas, picadas e pulverizadas, juntamente com os corpos. E os corpos das crianças? Ora, principalmente elas, que não sairão das nossas mentes por um bom tempo.

  100. Luis “N A S S I F”.
    Bom!
    Luis “N A S S I F”.
    Bom! Agora ja entendi seu odio a Israel.

    Ué, racismo contra um nome libanês? Você precisou pensar muito para chegar a uma conclusão tão simplória dessas? Qualquer dia te dou uma relação imensa de amigos judeus.

  101. Enviado por: de
    Enviado por: de Israel

    “Estou morando em Israel e gostaria de tecer alguns comentários verdadeiros sobre o recente conflito.
    Tenho lido O Globo diariamente e fico estupefato com as noticias que chegam até voces e principalmente com os comentarios deixados pelos leitores.
    Gostariam que voces somassem a estas opiniões o que vou lhes relatar. E como consequencia, que voces tenham uma opinião mais imparcial.
    Em primeiro lugar estou bem. A vida é normal. Universidade, trabalho e diversão.”

    ao que me consta estamos em ferias escolares no Brasil

  102. dá preguiça ler esse monte de
    dá preguiça ler esse monte de lugares comuns e clichês escritos sobre a ação israelense em gaza. fora o elevado grau de racismo expresso em muitas mensagens de pessoas que acham que são ¨libertárias¨ ou ¨de esquerda¨.
    para mim, quem acha que o Hamas representa o povo palestino dá razão a Israel.

  103. Enviado por: Lamparina:

    “A
    Enviado por: Lamparina:

    “A mesma pergunta que sempre faço quando leio ou ouço nos noticiários aquelas críticas manjadas que acontecem quando a polícia ataca os covís estrategicamente colocados dos traficantes e latrocidas em meio à população das favelas.
    -Quem é mais covarde, abominável, desumano e desprezível?
    Será aquele que bombardeia escolas e outros aglomerados urbanos ou será aquele que faz seu covil nestes locais, usando os inocentes como escudos humanos e como álibi futuro para demonizar seus oponentes?”

    O “argumento” do Lamparina, que deve ter tomado muito laxante para “produzi-lo”, exala o mesmo odor da defesa que os sionistas de plantão aqui emitem para justificarem os massacres de palestinos: de que terrorista estão usando “escudos humanos”.

    Vou me dar o trabalho de responder a pergunta do Lamparina, tapei bem o nariz para isto, com a situação que ele descreve como exemplo, para desmascarar o conteúdo do “argumento” que os sionistas empregam.

    Vamos supor que nos locais que os bandido, terroristas ou seja lá o qualificativo que for aplicado, se encontre sua família, ou você próprio junto com o Lamparina; quem sabe o lugar seja uma escola em Israel, uma sinagoga, um ônibus de turista americanos, um refúgio freqüentado por pessoas que você tenha identidade ou afeição.

    Alguém justificaria nesses casos que a polícia ou o exército bombardeasse o local para destruir os malfeitores sem se importar que os reféns expludam juntos? Aceitaria que um ente querido seja massacrado como um “escudo Humano” não respeitado?

    Ganha uma Lamparina de Ouro para venerar quem responder afirmativamente estas perguntas.

    O que os sionistas estão justificando é o seguinte: nós não respeitamos escudos humanos quando eles são palestinos, árabes, libaneses, ou qualquer grupo que desprezamos.

    É um modo indireto de dizer que os escudos não são humanos, merecem morrer junto ao inimigo torpe; se eles são humanos, não são os “eleitos”. É um “argumento” racista, em suma, desumano.

  104. O EXTERMÍNIO É A CONDIÇÃO
    O EXTERMÍNIO É A CONDIÇÃO NECESSÁRIA DO SIONISMO?

    Já não é tempo que esta pergunta vá encontrando uma resposta? Ou não?

    (desculpa gritar)

    Aqui a discussão na Argentina, onde a comunidade judaica é muito forte e onde essa mesma comunidade foi vítima de dois bárbaros atentados com a destruição da embaixada israelense e da Amia (entidade beneficente judaica).

    http://labarbarie.com.ar/

  105. Em matéria de escudos humanos
    Em matéria de escudos humanos acho justo ouvirmos o que o Estado de Israel tem a nos dizer.

    05/06/2007 – 21p2

    “Israel investiga uso de “escudos humanos” palestinos por tropas
    da Folha Online

    Em meio aos atos que marcaram nesta terça-feira o aniversário de 40 anos da Guerra dos Seis Dias, o jornal israelense “Haaretz” afirmou hoje que as forças de Defesa de Israel lançaram uma investigação criminal sobre o uso de palestinos como “escudos humanos” pelas tropas israelenses nos territórios ocupados.

    Na Guerra dos Seis Dias, entre 5 e 10 de junho de 1967, Israel conquistou Jerusalém Oriental, o deserto do Sinai, as colinas de Golã, a faixa de Gaza e a Cisjordânia.

    Segundo a reportagem do “Haaretz” divulgada hoje, as tropas israelenses usaram palestinos como escudos durante operações na cidade de Nablus, na Cisjordânia.

    A investigação, segundo o jornal, incluirá os interrogatórios de altos oficiais das Forças Armadas israelenses, e poderá repercutir na designação de cargos oficiais…”

  106. Enviado por: Ricardo Martini
    Enviado por: Ricardo Martini
    “Bom, já que a história do IP continua rolando, existe algo a se falar: o leitor ‘de Israel’ não fala em sua mensagem, em nenhum trecho, que escreve em Israel…apenas afirma que mora lá. Ele poderia muito bem estar passando o fim de ano com a família, em SP”.

    Eu posso até aceitar que seja verossímil sua versão. Talvez ele tenha vindo ao Brasil para em família comemorar … o Natal.
    A preocupação inicial do “de Israel” foi esclarecer: “Em primeiro lugar estou bem. A vida é normal”.
    Quem o conhece bem ele aqui no Brasil não o conhece por “de Israel”, sabe que ele está bem pois o vê por aqui; talvez ele queira tranqüilizar quem esteja em Israel, afinal, morre-se mais facilmente de violência e Sampa do que de buscapé do Hamas na Palestina. Mas, também quem o conhece lá não o identificam como “de Israel”, logo, ele se dirige aos leitores, que podem imaginar que ele esteja em zona de perigo. Esse esclarecimento inicial entrega o mentiroso. Ele recorre a uma mentira para defender outra: Israel foi um erro, uma mentira histórica.
    Sua criação ressuscitou no século vinte as lutas religiosas da Idade Média; faria muito mais bem aos judeus se não existisse, pois em sua maioria eles estão engajados nas lutas democráticas, pelas causas sociais, nas nações onde se integram como cidadãos. Os judeus vivem bem onde impera democracia e a igualdade social. Israel produziu 60 anos de guerras, intolerância, repúdio aos seus atos e demonstra vontade de que esta situação perdure por por séculos.

  107. O que foi falado sobre
    O que foi falado sobre Obama:
    “(…) Para Zawahiri, o futuro presidente Obama era um “negro das casas” (house slaves), isto é, igual aos escravos que faziam os serviços domésticos e sempre prontos a fazer a vontade dos patrões. A propósito, Malcolm X, dizia nos anos 60, com relação à escravidão:

    – Existiam dois tipos de escravos: os negros de casa e os negros dos campos. Os primeiros viviam com os patrões, bem vestidos comiam os seus restos e seriam mortos por eles.

    Os “negros do campo” eram os desfrutados no trabalho nas lavouras, os mal alimentados e os açoitados.

    Zawahiri colocou Obama no mesmo patamar de Condoleezza Rice e Colin Powel, considerados a serviço dos lobistas e do sionismo internacional. Para rematar, ele afirmou que Obama, nascido de pai muçulmano, juntou-se aos inimigos do Islã. (…)”

    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3360257-EI6580,00-Ataques+seriam+resposta+a+Obama+diz+CIA.html

    Pelo comportamento do Obama sobre esse massacre de Israel na Faixa de Gaza…

  108. transcrevo o email que enviei
    transcrevo o email que enviei hoje ao sr. Malbegier, e que serve para alguns que participam deste blog de hoje:

    Sseus comentários na folha de hoje, 06.01.2009

    Nada a declarar, a não ser minha indignação com suas analogias estúpidas, grosseiras, querendo fazer crer que o sionismo é um manancial de anjos e querubins.
    Imagine se fossem invertidos os números desta tragédia patrocinada por um estado terrorista como o de Israel.

    Em tempo: sou descendente de judeus, forçados a abjurar sua fé para fugir à fogueira da “santa inquisição”, mas nem por isso posso conceber que em nome de uma “defesa” territorial, sejam cometidas as atrocidades

    praticadas pelos seus queridos coirmãos.

    Não creio em inferno, mas gostaria muito que existisse para que nele ardessem pela eternidade, Hitlers, Goebles, Meirs, Sharons, santos reis da Espanha, Borgias e Torquemadas e todos os demônios com os quais o humanidade tem convivido nesses séculos de trevas

  109. Sr. Blaya
    Pode digitar no
    Sr. Blaya
    Pode digitar no Google “escudo humano” + “suprema corte” israel e aparece uma porção de citações, da Agencia Reuters, Le Monde Diplomatique, Agencia UOL. Digitando “human shield” + Israel Army aparece na BBC – http://news.bbc.co.uk/2/hi/middle_east/3650791.stm – um artigo sobre o tema e a famosa foto de um menino de 13 anos amarrado no parabrisas de um jeep como escudo humano. Basta ou vai querer mais? já dei muita colher de sopa. Agora é a sua vez de provar que os nazionistas não usam civis como escudos humanos. Passar bem.

  110. Acabei de encontrar estas
    Acabei de encontrar estas informações abaixo que me surpreenderam:

    Who Started Terrorism in the Arab-Israeli Conflict?

    Bombs in Cafes: first used by Zionists in Palestine on March 17th, 1937 in Jaffa.

    Bombs on Buses: first used by Zionists in Palestine Aug. 20th-Sep. 26, 1937.

    Bombs in Market Places: first used by Zionists on July 6th, 1938 in Haifa.

    Bombing of Hotels: first used by Zionists on July 22nd, 1946 in Jerusalem.

    Bombing of Foreign Embassies: first used by Zionists on October 1st, 1946 in Rome (against the British).

    Mining of Ambulances: First used by Zionists on October 31st, 1946 in Petah Tikvah.

    Letter Bombs: first used by Zionists in June 1947 against British targets in UK.

    (for documentation, consult The Arab Women’s Information Committee and The Institute for Palestine Studies, Who Are the Terrorists? Aspects of Zionist and Israeli Terrorism, (Beirut: Institute for Palestine Studies, 1972).

    http://angryarab.blogspot.com/

  111. Neves, o que impede um judeu
    Neves, o que impede um judeu de vir ao Brasil, no final do ano, época em que é mais fácil encontrar a família toda nos feriados? Acho que o ano novo pode ser comemorado por ele, que é brasileiro, a menos que ele seja um judeu ortodoxo seguindo exclusivamente o calendário hebraico. Novamente, insisto: nada na mensagem dele diz que está efetivamente em Israel. Quanto à sua mensagem, não acho que Israel sozinho “produziu 60 anos de guerras, intolerância(…)”. Os árabes são também tão culpados quanto, no mínimo. E se tivessem oportunidade, tratariam os palestinos de maneira igual ou pior – basta ver o que a Jordânia já fez com os palestinos na década de 1970.

  112. É impressionanante o que tem
    É impressionanante o que tem acontecido no Oriente Médio, especialmente nestes ataques israelenses (que até o momento deixou mais de 600 mortos, crianças entre elas), que faz nos faz acreditar que retrocedemos na história! Os guetos judeus da Alemanha parece que foram transplantado para Gaza, e que as vítimas do abuso de poder de antes se transformaram nos algozes de hoje. Ainda, em um mundo que evolui com a queda de barreiras físicas ou psicológicas, Israel segue na contra-mão da história levantando muros que confinam e oprimem o povo palestino. É inacreditável!
    Pior ainda, é a delicadeza com que EUA e EU tem respondido às barbariedades desproporcionais cometidas por Israel. A única coisa que essa “comunidade internacional” é capaz de fazer é lamentar as tragédias. É surreal! Afinal, cadê o Capitão América, o campeão da justiça, nessas horas?
    Incrível também que, até agora, o único que teve alguma atitude decente em relação aos ataques foi o controverso Hugo Chavez da Venezuela, que expulsou o embaixador de Israel. Não há dúvidas que Chavez seja um oportunista e populista, mas também não há como negar sua coragem em um mundo que até os bem intecionados se apequenam diante dos abusos israelenses contra os palestinos.

  113. Nassif,
    está explicada a
    Nassif,
    está explicada a visita do Israel de Sâo Paulo e outros visitantes novatos ao seu blog.
    Vieram pariticpar da guerra de informação a convite do blog “notícias da rua judaica” (www.owurman.com/blog/):

    “…SE DESEJAREM PARTICIPAR DA GUERRA DE INFORMAÇÃO, ENCONTRARÃO NOS SITES E BLOGS ABAIXO UM FARTO DEBATE RADICAL ANTI-ISRAELENSE.

    http://www.paulohenriqueamorim.com.br/
    http://terramagazine.terra.com.br/index.html
    http://www.blogdomino.com.br/
    http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/
    http://www.viomundo.com.br/
    http://www.cartacapital.com.br/app/index.jsp
    http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/

  114. Sr Blaya
    Visando a sua
    Sr Blaya
    Visando a sua satisfação, acabei de achar um video mostrando como soldados nazionistas usam um rapaz como escudo humano. http://news.bbc.co.uk/2/hi/middle_east/3650791.stm
    De novo a BBC, que nunca foi a favor dos palestinos…
    Sou descendente de judeus, com muita honra, se os nazis houvessem tomado o mundo eu já estaria morto há muito tempo.
    Por isso é que eu tenho o direito de dizer, como quase 50% da população judia de Israel que o GOVERNO DE ISRAEL É FASCISTA, TERRORISTA, GENOCIDA E ASSASSINO. Tenho esse direito, tanto como descendente do povo de Eistein e Anna Arendt, como também como parte da raça humana que não consegue assistir passivamente ao massacre de inocentes.
    Da mesma forma que eu daria minha vida para poder matar um canalha como Himmler, Goebbels, Eichman e Menachem Beguin. Passar bem.

  115. Eles, os sionistas, podem
    Eles, os sionistas, podem tudo. O Tio Sam garante. A escalada de cinismo que foi acirrada violentamente por “Bushinho”, suas torres pra lá de suspeitas e invasão em busca de óleo e da popularidade perdida tornou comum o princípio de que, “se quero, posso; se posso, faço!” Enquanto Obama não assume, eles, os sionistas aproveitam para “limpar” as searas de filisteus. Depois o Tio Sam manda condolências aos que sobraram, et coetera.

  116. Eu particularmente acho que
    Eu particularmente acho que Israel nasce de um estelionato, aliás, Israel é o grande estelionato, tanto na sua origem recente em 1947, quanto no caso Abraão . . . . Dá pra acreditar que um Deus chegou e disse que tal filho nao seria o caminho da sua descendencia e que o outro seria a continuidade de Deus ?!!!!! . . . . . É a maior total falta de criatividade querer construir um Deus deste . . . . . acho uma ofensa a Deus lhe creditar tal procedimento . . . . . .

  117. Israel mantem a população de
    Israel mantem a população de Gaza em guetos limitando-lhes alimentos e socorro. Usa força produtiva palestina. Para invadir o territorio usou a tecnica de anteceder com aviação para entrar em linha profunda com tanques protegendo infantaria, a Polonia e a Europa Central conhecem bem esta tática . . . . Eu sempre achei o primeiro ministro de Israel , Ehud Olmert, muito parecido com alguem que eu nao conseguia lembrar, entao fiz um exercicio de no PhotoShop colar um bigodinho nele . . . . . Incrível o que se revelou . . . . . . .

  118. Em alguns comentários, neste
    Em alguns comentários, neste blog e em outros espaços, surge a comparação entre Israel e a Alemanha Nazista, e dos povos árabes com os judeus do gueto de Varsóvia. Que eu saiba durante o nazismo não houve notícia de nenhum judeu explodindo-se junto às populações de Munique ou Berlim. Também não soube de nenhuma bomba jogada por algum judeu em qualquer parte do território alemão, antes da guerra – durante a guerra houveram muitas, os judeus lutaram pelo lado vencedor – ou depois dela. Também não soube que os judeus do gueto de Varsóvia contavam com um orçamento anual de 76 milhões de dólares – cifra informada pela CNN – que é o obtido pelo Hamas. Não entendo de onde surgem estas comparações. Tampouco entendo a posição que ataca o Estado de Israel, mesmo sem compará-lo aos nazistas, afirmando ser uma potência expansionista e belicista. A devolução de tudo que o Egito exigiu em troca da paz e a devolução de tudo que a Jordãnia exigiu em troca da paz foi feita por quem? Para efeito de debate, entretanto, aceitando-se a tese que haveria diferença entre anti-sionismo e anti-semitismo, e portanto lutar pelo fim do Estado de Israel não é ser anti-semita, qual a solução que os “anti-sionistas mas não anti-semitas” sugerem para o povo judeu após este desejado fim do Estado de Israel? Espalhar os judeus pelas nações, confiná-los em alguma área a ser escolhida, ou o quê?
    Para terminar, um lembrete talvez importante: não sei com certeza se quem está condenando a política do Estado de Israel esteja querendo condenar a política do governo de Israel. Esta é uma questão de fundo, De qualquer forma, neste caso de agora, não sei qual reação qualquer país, seja de judeus, de árabes, de anglo-saxões protestantes, ou índios ou seja lá quem for, poderia tomar que fosse diferente da que Israel está tomando, se estivesse nas mesmas condições.

  119. Li a coluna do Cony de hoje
    Li a coluna do Cony de hoje (06/01) na FSP. Nunca vi tanta frieza e tanta indiferença para com o sofrimento da população de Gaza. Ele não entende porque todo mundo diz que os ataques de Israel são desproporcionais, já que em todas as guerras (segundo ele) sempre existe um lado mais forte, senão, acabaria tudo em empate!!!! Pasmém!!! De duas, uma: ou ele não deve estar vendo os jornais na TV (nem lendo os impressos), ou ele deve estar com o juízo fora do lugar. Qualquer ser humano que compara os ataques de Israel com os ataques do Hamás tem o bom juízo de avaliar que a desproporcionalidade é estarrecedora.

  120. JOSÉ FELISBERTO,

    Você não
    JOSÉ FELISBERTO,

    Você não tem visto os estragos que faz o tal poderio militar palestino?! A globo faz questão de mostrar a toda hora. É de fazer rir!

  121. LAMPARINA . . . . . .
    LAMPARINA . . . . . . .LAMPARINA . . . . . .LAMPARINA . . . . . .

    “-Quem é mais covarde, abominável, desumano e desprezível?

    Será aquele que bombardeia escolas e outros aglomerados urbanos ou será aquele que faz seu covil nestes locais, usando os inocentes como escudos humanos e como álibi futuro para demonizar seus oponentes?”

    RESPOSTA SIMPLES: aquele que bombardeia escolas e outros aglomerados urbanos

  122. ISRAEL É A BESTA, ISTO É
    ISRAEL É A BESTA, ISTO É IMPERDOÁVEL, DESCULPA MAS NAO VEJO DIFERENÇA ALGUMA DO NAZISMO, INCLUSIVE O SINISMO QUE ACOMPANHA A TUDO . . . .

  123. O de sempre. Quando os
    O de sempre. Quando os primeiros morteiros foram jogados contra Israel ninguém comentou nada. Depois dessa, a degraça só aumenta. Agora até a CUT que nunca convocou uma passeata contra as Farcs transparece condoída com essa chaga dos palestinos. Ingrid estevve aqui no Brasil e a CUT nem concovou uma recepção para ela. Assim, enquanto cada qual lambe as suas hiprocresías e até lucra, o sangue de inocentes escorre.

  124. Olá,
    Vamos parar de
    Olá,
    Vamos parar de hipocrisias: quando vocês terão coragem de dizer com todas as letras que Israel deve ser varrido do mapa?
    Só um pouquinho de lógica: o Hamas, que liquidou todos os membros do Fatah que conseguiu achar (fato que mereceu no máximo um par de linhas neste ocidente), prega a eliminação total de Israel. Se tanta gente toma este mesmo Hamas como os “coitadinhos” neste conflito milenar e idiota, que seus defensores tenham pelo menos a coragem de dar o passo de pregar a eliminação de Israel, oras! Pelo menos o Almadinejahd (grafia?) é mais honesto sobre este assunto. O resto é só o anti-americanismo/capitalismo barato de sempre.
    [ ]´s

  125. FOLHA – O ataque a uma escola
    FOLHA – O ataque a uma escola da ONU pode aumentar a pressão para que Israel interrompa a ofensiva?
    EITAN GILBOA – Pode aumentar a pressão, mas ela não vai funcionar, porque desta vez, diferentemente do que ocorreu no Líbano, Israel está determinado a alcançar seus objetivos. Todos sabem que esse lugar em particular era usado como uma base militar e como um depósito de munição. Aviões israelenses não pilotados detectaram membros do Hamas usando a escola para disparar foguetes, com mulheres e crianças dentro para se proteger. Israel precisa explicar direito que essa não era só uma escola, que em Gaza uma mesquita não é uma mesquita e que a Universidade Islâmica deixou de ser só uma universidade, para virarem bases militares.

  126. È não existe dúvida de que o
    È não existe dúvida de que o Casa,faz você soltar o verbo;
    Verdades realmente são doloridas,Sr.Kupffer principalmente por que fatos não é possível contraDITÁ-los,e imagens de inocentes ensaguentadas,por mais que se seja, dono da mídia, não dá para omitir.
    Sabe até pensei que estava lendo, parte das justificativas expostas nos textos, postados lá no síte,do homem do chapéu.
    Agora querer comparar armas fabricadas com a melhor tecnologia,comprada dos senhores da guerra,aos morteiros fabricados em fundo de quintal,inclusíve com falta de peças,pois não consegue, se quer ter direção,É querer extrapolar o racioninio de qualquer ser minimamente informado.
    Realmente é muito díficil explicar INFINITA desproporcionalidade,afinal lançar lançar FOGUETES com mira de raios layser em cima de crianças,praticando o mesmo exterminio de que já foram vitimas,só demonstra que nazista apenas não concluio o serviço.

  127. ” Giyus.org offers surfers a
    ” Giyus.org offers surfers a program that makes it easy for them to support Israeli on the Internet. The software tool called Megaphone offers users a desktop warning when articles or reviews about Israel are published on the Internet. Users can chose to view the article and post an Israel-supportive response.

    The Foreign Ministry, which works in cooperation with the not-for-profit organization, says that some 50,000 surfers have already downloaded the software. The Foreign Ministry has also recently asked Israeli surfers and bloggers to send it material for distribution. ”

    http://www.haaretz.com

  128. nassif:
    a tática da turma
    nassif:
    a tática da turma pró-matança é dizer que,se somos contra os assassinatos,somos anti-judeus.também vou fazer uma lista de
    meus amigos judeus,a começar pelo carlos scliar,morto em 2001.
    o que condeno é a política israel / eua de ocupações.falou bem a
    analu.
    romério
    ps.políticas de estado é o meu assunto.

  129. Pretérito Mais Que Perfeito
    Pretérito Mais Que Perfeito
    Meu comentário é contra a guerra,Leia direito.Agora, queria saber como vc consegue estar em Israel e SãoPaulo ao mesmo tempo??????hein? ce ta onde? qual bairro? de sampa? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu sempre respeito os debatedores, vc que não respeita querendo passar 171 em nós, dançou né?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ah esque ci o verbo mais que perfeito conjuga assim-Pretérito Mais-que-Perfeito do Indicativo
    dançara
    dançaras
    dançara
    dançáramos
    dançáreis
    dançaram

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  130. Crianças espancadas e
    Crianças espancadas e brutalizadas quando se tornam adultos tendem a ser também abusadores, numa espécie de “vampirismo” que perpassa gerações. Pelo que podemos perceber, isso ocorre também com nações inteiras, como se vê no oriente médio. Sobre o pretexto de defender, ao mesmo tempo em que reproduz os horrores a que foi submetido, Israel está semeando ainda mais violência contra si mesmo.

  131. A Terra pode ser Santa,
    mas
    A Terra pode ser Santa,
    mas os que lá nascem e vivem (Palestinos e Israelenses)
    com exceções de boa parte é claro,
    crescem ouvindo estorinhas/historinhas que nutre
    esse ódio que eles teem um povo pelo outro.
    É uma pena.

    Fulgêncio Sousa Júnior.

  132. Blaya,
    Desistiu do escudo
    Blaya,
    Desistiu do escudo humano? Agora veio com goebbelices do Eytan Gilboa. Ele está lá em Gaza para confirmar o que disse?
    Ele foi assessor do ministério da defesa de Israel.
    Ele é contra o Conselho de Direitos Humanos da ONU, contra a ONU.
    Ele é um fascista, tem direito de ser. E até o de mentir descaradamente.

  133. Quem quiser entender o
    Quem quiser entender o conflito Palestina-Israel, deve ler
    o artigo de Avishlaim, transcrito hoje no blog Viomundo de
    Azenha.
    É imperdivel.

  134. Israel pode ser eficiente
    Israel pode ser eficiente militarmente, mas é péssimo em politica. “Voluntários” estão aqui e em outros endereços da internet defendendo a barbárie. Seria melhor, ou menos ruim, para a sua imagem apenas o genocídio. Tentar justifica-lo é uma ação idiota. Apenas alguém moralmente muito horroroso poderia aprovar o bombardeio de uma população miserável, armada apenas de buscapes. No campo de batalha quem é mais rico, possui armas mais sofisticadas, leva vantagem. Na disputa intelectual, a cada argumento inconsistente pro guerra, surgem instantaneamente 100 contrários. Convoco os judeus que não apoiam essas deploráveis atrocidades gritarem alto contra essa situação. Não deixem que ações de um grupo de ideologia estranha fale por um povo que já ofereceu a humanidade grandes artistas, pensadores, escritores, cientistas. Se esse grito não for suficientemente forte, temo que reacendera novamente no mundo a lamentavel praga do anti semitismo.

  135. Nassif,

    Uma simples dúvida:
    Nassif,

    Uma simples dúvida: Ao comentário 06/01/2009 – 15:48 Enviado por: de Israel, em lugar do mérito, seu foco foi a origem do IP do remetente. Isso é o relevante?

  136. Sobre as guerras : quero
    Sobre as guerras : quero questionar as religiões, de que serviram aos seres humanos as religiões nesse par de milênios para acabar com as sangrentas guerras que exterminam indefesas crianças e fazem do sangue humano a matéria prima das poderosas industrias da guerra?

  137. Sr. Jade

    Não tem como
    Sr. Jade

    Não tem como escrever de Israel com um IP de São Paulo. Se usar um IP dinâmico ele será atribuído pelo provedor da região. Se usar um IP fixo este será concedido de acordo com a região. Vai dizer que fez uma conexão discada através de um telefonema internacional para um provedor de São Paulo???

    Talvez até diga isso mesmo, afinal deve pensar que somos idiotas. Só assim para justificar o bobardeio de escolas dizendo que tem plataformas de lançamento de míssis lá. Se um criminoso se esconder em uma creche a polícia deve explodir a creche???

    Israel tem a mais sofisticada tecnologia militar do mundo, não precisa explodir escolas nem matar crianças para defender-se de mísseis caseiros de baixíssima tecnologia.

    E mesmo que precisasse, retaliações contra populações civis são crimes de guerra que, entre outras coisas levaram alguns nazistas à forca em Nurenberg. Não existe mais diferença entre as ações dos nazistas contra os Judeus e as ações do Estado de Israel contra os Palestinos. Até as desculpas alegadas para seus crimes são as mesmas.

    Não se pode confundir as ações criminosas do Estado de Israel e o Povo Judeu, assim como não se pode confundir as ações criminosas de grupos radicais e o Povo Palestino.

    Os nazistas eram criminosos, mas a Alemanha mudou. Os racistas defensores do Apartheid eram criminosos, mas a África do Sul mudou. Os atuais dirigentes do Estado de Israel são criminosos… quando Israel mudará???

  138. Nassif,
    Sou militante de
    Nassif,
    Sou militante de esquerda desde o movimento estudantil de 68/70. Fui preso e apanhei. Lutei contra a ditadura. Naquela época e ainda hoje, meus idolos eram e são: Marx(judeu), Engels, Rosa de Luxemburgo (judia), Trotsky (judeu), Che guevara, Fidel e tantos outros ícones.
    É muito triste ver que a esquerda hoje tem como ídolos; Nasralah-Hisbolá, Haynieh-Hamas, Ahmadinejad-Irã, BinLaden e Zawahiri- Al Qaida e todos os fundamentalistas islâmicos (nada contra o islamismo) e suas ditaduras. Já ia me esquecendo do democrata Bolivariano.
    É triste, muito triste mesmo.
    Em tempo: em relação a tal “proporcionalidade” da resposta, sugiro lerem o que André Gluksmann escreveu hoje na folha.

  139. De novo para o Sr. Blaya, que
    De novo para o Sr. Blaya, que acredita no “analista que estava no tanque que matou 40 refugiados inocentes, a maior parte mulheres e crianças”.
    Em quem devemos acreditar, num “analista” assessor do ministerio da defesa de Nazionikistan ou numa declaração formal da ONU?

    07/01/2009 – 07h06
    Gaza: ONU desmente presença de combatentes em escola

    JERUSALÉM, 7 Jan 2009 (AFP) – A ONU desmentiu nesta quarta-feira a presença de combatentes palestinos em uma escola administrada por uma de suas agências na Faixa de Gaza, onde mais de 40 pessoas morreram na terça-feira em um ataque israelense.

    Israel afirmou que sua artilharia abriu fogo contra a escola porque, segundo o Estado hebreu, combatentes palestinos haviam se posicionado no local para disparar morteiros contra suas tropas, que executam uma ofensiva sem precedentes contra o movimento radical islamita Hamas.

    “Depois de uma investigação preliminar, temos 99,9% de certeza que não existiam ativistas nem atividades militares na escola”, declarou à AFP Chris Gunness, porta-voz da Agência das Nações Unidas para a Ajuda aos Refugiados Palestinos (UNRWA).

    “Pedimos uma investigação independente. Se as leis da guerra foram violadas, os culpados terão que comparecer à justiça”, acrescentou.

  140. MARIA DIRCE

    Vc escreveu:
    MARIA DIRCE

    Vc escreveu:
    Pretérito Mais Que Perfeito
    Meu comentário é contra a guerra,Leia direito.Agora, queria saber como vc consegue estar em Israel e SãoPaulo ao mesmo tempo??????hein? ce ta onde? qual bairro? de sampa? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu sempre respeito os debatedores, vc que não respeita querendo passar 171 em nós, dançou né?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ah esque ci o verbo mais que perfeito conjuga assim-Pretérito Mais-que-Perfeito do Indicativo
    dançara
    dançaras
    dançara
    dançáramos
    dançáreis
    dançaram

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    —————-

    Além de agressiva vc é desatenta (ou será lunática?): eu nunca escrevi aquele comentário, portanto como poderia EU dizer que estou em Israel?????????

    A assinatura do comentário em questão, que vc lunaticamente julga ser meu, é assinado por “de Israel”. O blogueiro poderá analisar os IPs.

    Portanto um pouco mais de respeito para com os debatedores sérios não lhe faria mal nenhum.

    Vc dançou novamente. E num pretérito nada perfeito.

  141. O Hamas, nos últimos três
    O Hamas, nos últimos três anos, lançou uns três mil foguetes a esmo contra o território de Israel. O número de vítimas fatais é relativamente baixo, principalmente pelo fato das cidades israelenses próximas de Gaza terem uma rede de abrigos anti-aéreos e sistemas de alerta contra ataques.

    Aí cabem duas perguntas aos que se dizem indignados com a “reação desproporcional” de Israel:

    Se Israel lançasse três mil foguetes a esmo contra a Faixa de Gaza, QUE NÃO DISPÕE DE ABRIGOS ANTI-AÉREOS PARA PROTEGER SUA POPULAÇÃO, a reação seria proporcional?

    Caso contrário, qual seria a “reação proporcional” que vocês sugeririam?

  142. tem uma foto no UOL bem
    tem uma foto no UOL bem ilustrativa de um foguete sendo disparado de dentro da cidade em Gaza, coisa bem humana e corajosa. O Hamas e muito mediatico!

  143. Sr. Jade:
    O senhor critica a
    Sr. Jade:
    O senhor critica a esquerda, porque segundo sua opinião os idolos são outros. Afirma que admirava Marx, mas hoje idolatra Sharon. Seu direito, apesar de duvidar que seja mesmo uma pessoa de esquerda. Ja quanto a Trotsky, que o senhor destaca ser judeu, lhe faço uma pergunta. Estaria ele hoje, se vivo estivesse, apoiando essa brutal invasão da Palestina?

  144. Mario Blaya,

    Você seleciona
    Mario Blaya,

    Você seleciona o que te interessa, como a maioria das pessoas que apóiam esse estado genocida e racista, que até constrói um muro da apartheid pior do que o muro de Berlim.

    Excelente a sugestão do debatedor Nei Simas: veja no link http://news.bbc.co.uk/2/hi/middle_east/3650791.stm os covardes soldados (terroristas-de-uniforme) israelenses usando como escudo humano um garoto palestino amarrado num jipe! E isso tem sido prática corriqueira dos terroristas-de-uniforme, como bem descrito por outros debatedores.

    Estão muito bons os debates aqui e no PHA. Passarei pelos demais bons debates. Já na BBC Brasil o debate está um lixo, infestado de racistas que apóiam a barbárie do governo nazista de israel, o governo que tem como meta uma nova solução final, com apoio do outro governo fascista dos EUA, o do Sr. jorge “mentiroso” bush jr.

    Mario Blaya,

    Você seleciona o que te interessa, como a maioria das pessoas que apóiam esse estado genocida e racista, que até constrói um muro da apartheid pior do que o muro de Berlim.

    Excelente a sugestão do debatedor Nei Simas: veja no link http://news.bbc.co.uk/2/hi/middle_east/3650791.stm os covardes soldados (terroristas-de-uniforme) israelenses usando como escudo humano um garoto palestino amarrado num jipe! E isso tem sido prática corriqueira dos terroristas-de-uniforme, como bem descrito por outros debatedores.

    Estão muito bons os debates aqui e no PHA. Passarei pelos demais bons debates. Já na BBC Brasil o debate está um lixo, infestado de racistas que apóiam a barbárie do governo nazista de israel, o governo que tem como meta uma nova solução final, com apoio do outro governo fascista dos EUA, o do Sr. jorge “mentiroso” bush jr.

    Caem por terra os falsos argumentos de que o pessoal da Hamás, que luta contra a opressão e confisco = roubo de suas terras e o cerco que mata seus filhos, são covardes e os “soldados” de israel são santinhos…

    Quanto ao Carlos Heitor Cony, acho que ele se deslumbrou com a dinheirama toda que recebeu de indenização de forma injusta. Muitos que mereciam alguma reparação decente receberam uma mixaria e Cony recebeu uma farra!

  145. Sr. Antonio Rodrigues
    Eu
    Sr. Antonio Rodrigues
    Eu continuo Marxista, abomino Sharon. Sou radicalmente a favor de um estado Palestino. assim como radicalmente contra os estados Islamicos, fascistas, machistas, intolerantes, onde um comunista é enjaulado.
    NÃO existem partidos de esquerda em Gaza, Líbano do Hisbolá, Síria, Irã , Sudão, etc. etc.
    Agora, em Israel tem deputados comunistas, árabes, direitistas, fascistas, Gays, lesbicas e etc.
    Quanto ao Trotsky, se estivesse vivo estaria em armas contra os estados governados por Aiatolás que dia sim dia não preconizam o genocídio do povo de Israel que querem RISCAR DO MAPA, assim como o Hamas E Hisbolá que voce tanto venera!! Quem fala em genocídio no oriente médio?

  146. Sr. Chato
    Para uma reação
    Sr. Chato
    Para uma reação proporcional Israel deveria criar um batalhão de Homens Bomba e entrar em Gaza e explodir bares restaurantes, creches, mercados, danceterias,matando muitos , mas muitos civis.

  147. Desde quando criticar o
    Desde quando criticar o assassinato de crianças, a truculência de Israel e seu descumprimento à Convenção de Genebra significa admirar o Hamaz, a Al Qaida, o Bin Laden?

    Tenham dó.

    Desde quando o mundo é só preto ou branco?

  148. Jade (morf?)
    Acho que vc não
    Jade (morf?)
    Acho que vc não entendeu q a grande maioria dos comentaristas aqui (salvo raras excessões) é apenas contra o fundamentalismo, seja ele de qualquer cor.
    E sionismo é fundamentalismo. Não foi por acaso que Einstein, Arendt, Menuhim e outros se declararam contra o sionismo ativista de Begin em 1948. Os sionistas podem não declarar tão sinceramente quanto aiatolás, mas pregam o genocídio e limpeza étnica, disfarçados em doutrina de defesa.
    Essa falácia, mil vezes repetida à Goebbels, de que anti-sionismo é igual à anti-semitismo ou anti-judaísmo é que deve ser combatida. E Israel se tornou um Estado racista, expansionista e segregacionista baseado nesta política.
    []s

  149. gente!!!???
    então, escola da
    gente!!!???
    então, escola da onu NÃO pode bombardear e civis palestinos PODE?
    quando da desocupação de Gaza, as pedras não alcançavam mais
    os tanques. permitiram a eleição do hamas e deixaram que obtivessem
    foguetes impotentes, para justificar medidas que seriam tomadas de acordo com necessidades estratégicas do momento e do futuro.

  150. Mauro Chazanas,

    Você, como
    Mauro Chazanas,

    Você, como toda a mídia PIG que só quer mostrar a versão do lado que tem dinheiro, nunca ouviu falar do Levante do Gueto de Varsóvia? Nunca ouviu falar das resistências francesas, norueguesas, polonesas?

    Vá distorcer os fatos lá na China. israel é o mais covarde exemplo de terrorista-de-uniforme, seguido bem de perto pelo grande estado-terrorista, os EUA, que mataram ou ajudaram a matar milhões de vietnamitas, filipinos, afegão, cubanos, iraquianos, angolanos. Depois eles, com apoios dos terroristas-de-uniforme israelenses irão matar civis iranianos… Depois, arrumarão alguma desculpa mentirosa para invadir nossa Amazônia.

    É preciso que todo brasileiro faça alguma coisa, como escrever correios eletrônicos para nossos deputados e para o Min. Amorim, pedindo que o Brasil chame para consultas nosso embaixador em israel e, principalmente, reconheça a independência da Palestina com fronteiras provisórias pré 1967 e Jerusalém internacional, em ação conjunta com outros países sulamericanos.

    Quanto ao sr. M. Blaya, ele deve fazer parte da rede de manipulação de israel na internet, pois por mais que sejam evidentes e sejam claras as informações da covardia dos terroristas-de-uniforme israelenses, insiste em não enxergar as atrocidades.

  151. Caros debatedores,

    No
    Caros debatedores,

    No Programa Arquivo N dna GloboNews ontem foi mostrado o programa Israel x Palestina, em que dois professores de da USP mostarm os

    No Arquivo N você vai saber mais sobre o conflito entre israelenses e palestinos no Oriente Médio. Uma viagem que vai das raízes até os dias de hoje.

    O vídeo desde programa só estará disponível no site a partir do dia 12/01/09.

  152. O que não se faz para ganhar
    O que não se faz para ganhar uma eleição.Vale tudo como matar mulheres e crianças, e eu que pensei que não havia politicos de moral pior que os nossos.

  153. Os culpados por este impasse
    Os culpados por este impasse são as super potencias da epoca da partilha da palestina,e que fizeram de forma a dar essa confusão de proposito.Para acabar com esse problema é só os paises ricos investirem um pedaçinho do que é gasto com armas na área palestina que deve ser pouco maior que a baixada santista em São Paulo e resolver o problema da reconstruão de residencias e escolas,e que as multis aproveitassem a mão de obra de la.Com boas escolas, casas e emprego não haveria interesse em confusão, pois quem tem o que perder não quer saber de revolução.Na verdade quem perderia seriam os senhores das armas.O lucro com o fim dessa area de conflito seria muito maior que o investimento.

  154. Mas quanta gente sofre
    Mas quanta gente sofre manipulação (por que quer)!

    A propaganda mentirosa de israel (com minúscula mesmo) faz mesmo uma boa lavagem cerebral. Aprenderam com goebbels (com minúsculas mesmo)?

    O Hamas não quer a destruição de israel. Por que alguns fanáticos falam isso não quer dizer que todos querem. Isso é mentira da propaganda sionista.

    Existem fanáticos radicais em israel que querem a destruição da palestina: vide o que matou Itzsak Rabin.

    Existiu e existem terroristas no governo da israel: vide menahem Begin (com minúsculas mesmo).

    Existiu e existem genocidas no governo da israel: vide ariel sharon (com minúsculas mesmo) que foi levado à corte internacional de Haia assim como slobodan milosevic (com minúsculas mesmo).

    Milhares de palestinos foram expulsos de suas casas nas décadas de 1940 e 50 pelos terroristas sionistas do Irgun, Stern, Haganá e outros. Ações racistas absurdas que espalharam o terror entre os palestinos: 300 mil foram expulsos.

    israel rouba as terras dos palestinos. mata suas crianças e quando alguém tenta se defender ou quando alguém critica essas ações genocidas e de limpeza étnica, é logo taxado de anti-semita por essa gigantesca máquina de propaganda sionista.

    É inimaginável, lamentável e abominável ver que o povo judeu, depois de todas as barbáries sofridas sob o jugo nazista na Alemanha, faça as mesmas ações contra o povo palestino.

    O que era feito pelos nazistas? Discriminação e racismo, confisco (roubo) de bens, confisco de propriedades e terras, expulsão, destruição da cultura, queima de livros, o horror inominável dos campos de concentração com as mortes por fome e nas câmaras de gás, tudo isso com a indiferença ou mesmo apoio dos alemães que moravam ao lado dos campos de concentração (muitos dos quais depois vieram com a desculpa esfarrapada de que não sabiam de nado do que ocorria dentro desses campos).
    O que israel faz hoje com os palestinos? As mesmas coisas que os nazistas: Discriminação e racismo, confisco (roubo) de bens, confisco (roubo) das terras palestinas, destruição da cultura e livros (jogando bombas nas universidades e escolas), o horror inominável do campo de concentração em que israel transformou a faixa de Gaza com as mortes por fome e sede (só faltam as câmaras de gás), tudo isso com a indiferença e apoio de muitos da mídia a serviço do dinheiro, com apoio dos EUA e seus fundamentalistas idiotas racistas e cretinos.

    Vocês sionistas querem que nós sejamos iguais aos alemães e fiquemos indiferentes ao massacre das crianças e inocentes palestinos que morrem sob as chuvas de bombas despejadas pelos F-16 e Merkavas? O que não são os soldados israelenses que não terroristas-de-uniforme?

    Não repetiremos a quietude frente à barbárie nazista promovida por israel como os alemães, os Chamberlains e muitos outros fizeram entre 1939 e 1945.

    O que israel faz é repetir as ações abomináveis dos nazistas. Está repetindo os nazistas.

    É preciso coragem, de todos do mundo para tentar parar a limpeza étnica e genocídio que vêm sendo perpetrado pelos nazistas de israel. O mundo não pode ficar inerte.

    Chega dessa chantagem de sempre chamar de anti-semita qualquer pessoa que tente criticar as atrocidades de israel!

    O que se vê é que israel que a solução final antes que Barak Obama assuma a presidência dos EUA.

    Que sujos esses governantes de israel!

  155. Nassif,
    Peço retirar o
    Nassif,
    Peço retirar o comentário “Caros debatedores” anterior, que saiu truncado, e publicar este abaixo.

    Grato,

    Alexandre

    Caros debatedores,

    No Programa Arquivo N da Globonews ontem (07/jan), título Israel x Palestina, dois professores da USP mostram a história da questão palestina desde o início. Esse programa será reprisado sábado às 16p0min. Assistam e GRAVEM! O programa foi muito interessante por ter mostrado como os grupos terroristas sionistas IRGUN, STERN e HAGANÁ atacavam as aldeias palestinas para expulsá-los das terras que o cruel Ben Gurion queria para seu país (eu o achava antes uma boa pessoa, pois era antes manipulado pela mídia).

    Foi assim que começou a agonia dos palestinos, expulsos de suas terras por terroristas israelenses. Aliás, menahen Begin, que foi primeiro ministro de israel, pertenceu ao Irgun e chefiou um ataque a um prédio da representação inglesa em que morreram mais de 90 pessoas!

    Há alguns anos a GNT ou Globonews apresentaram uma série de 4 programas da BBC em que o repórter Sean (não lembro o sobrenome) visitou o Afeganistão, Irã, Iraque e Gaza, onde entrevistou o fundador e chefe espiritual do Hamas, xeique Ahmed Yassin, um velho tetraplégico. Nesse vídeo o chefe da Hamás mostra que não quer o fim de israel como a propaganda sionista diz. Perguntado de negociaria com israel, ele diz que enquanto israel continuar a matar as crianças palestinas, a destruir as casas dos palestinos e continuar a construir colônias nas terras palestinas, eles tinham o direito de se defender. Se israel parasse com agressões, se retirasse da Cisjordânia e Gaza (eliminando todas as colônias), talvez pudessem conversar. Ou seja, o fundador do Hamas dava alguma chance para negociar e reconhecia israel, ainda que não admitisse diretamente.

    Pois bem, o xeique Yassin, um idoso tetraplégico que vivia na cadeira de rodas e falava com auxílio daquele aparelho que se encosta na garganta, foi posteriormente covardemente assassinado por israel, sendo que todas as TVs, incluindo a Globo, noticiaram que o “terrorista” chefe do Hamas havia sido morto. E os que defendem israel (em todos os blogs) sempre lançam mão da mentira de que o Hamas quer a destruição de israel. É assim que é manipulada a opinião pública!

    É assim que age a propaganda de israel, distorcendo o que dizia o líder da Hamas que dava chance à PAZ, chamando-o de terrorista, e dando apoio ao assassinato covarde de um velho numa cadeira-de-rodas.

    israel, como sempre, ataca quando existe alguma chance séria de paz, pois quer manter o conflito para justificar os confiscos (roubos) de terras e a expansão com criação de novas colônias. Está fazendo essa “solução final” antes que Barak Obama assuma a presidência do EUA!

    Também passou um programa de uma ONG internacional que filma as agressões dos soldados israelenses contra palestinos de se defendem das criações de colônias judias na Cisjordânia. Num desses programas os soldados (terroristas-de-uniforme) israelenses saem arrastando pelas ruas um jovem palestino que havia reconstruído sua casa, que havia sido destruída antes por um “buldozer” (tanque-trator) israelense. Isso tudo numa área palestina que israel havia confiscado (roubado) para fazer uma colônia judia. Na cena, o palestino é arrastado pelo chão pelos soldados (terroristas-de-uniforme) israelenses e uma colona judia começa a dar gargalhadas do rapaz sendo humilhado e da mãe dele, que tenta protegê-lo. Cena absurdamente desumana e racista!

    Será que alguém saberia o nome dessa ONG e como conseguir esse filme?

    Por favor: escrevam às TVs para reprisarem esses programas. Assim vocês poderão ver as cenas e se indignar com a manipulação da mídia PIg pró israel.

    PS: depois dessa carnificina de Israel, só escreverei israel em minúsculas e o nome de seus líderes racistas, como escrevo slobodan milosevick e hitler, goebbels, göring e aquela nazistada toda. São todos pessoas (pessoas?) bestas mínúsculas!

  156. Jade,

    israel está promovendo
    Jade,

    israel está promovendo a destruição das crianças e de todos os palestinos. ESSE é o fato! Quem está agindo destruindo outro povo é israel!

    Você diz que está na ata da Hamas? Mostre! O que importa é que o xeique Yassin havia dado abertura para as conversações. Por isso o genocida sharon tratou logo de assassiná-lo covardemente! É assim que agem os genocidas que tem governado israel: sempre que há alguma chance de se caminhar para a paz, eles matam as pessoas que têm liderança para tocar o processo.

    Foi assim sharon pisando na Mesquita para provocar os palestinos. Foi assim ele cercando Arafat em Ramalah deixando-o sem o tratamento médico que precisava (e há suspeita de talvez o terem envenenado). Foi assim assassinando covardemente o xeique Yassin e os vários outro outros líderes palestinos.

    Vale aqui lembrar que israel incentivou o Hamas para enfraquecer Arafat quando Arafat era mais duro nas negociações, como informou ontem a professora da USP de história palestina, Arlene Clemesha, no Programa Arquivo N apresentado na Globonews anteontem (será reprisado sábado às 16p0min e domingo e segunda. Vale a pena assistir)… É uma tática tb. usada pelos mentores de israel, os EUA, dando armas para os talibãs combaterem os russos. “Cria cuervos…”!

    Sempre que há chance de PAZ os genocidas de israel a boicotam. Pois o objetivo dos sionistas é, e sempre foi, promover a limpeza étnica da palestina. Desde o tempo dos terroristas Irgun, Stern e Haganá.

  157. Atenção pessoal,

    Um
    Atenção pessoal,

    Um esclarecimento: o fato de eu ter elogiado o programa Arquivo N não significa que o programa tenha sido isento. Pelo contrário: O Sr. Willian Waak (me parece ser judeu ou descendente, pois sempre defende só o lado de israel) apresentou um trecho em que mostra um vídeo de ataque de homem bomba em israel. Não vi mostrarem nenhum ataque recente dos terroristas-de-uniforme de israel contra as crianças inocentes palestinos, com a mesma nitidez e a cores (perdi um pedacinho do programa). É sempre assim na mídia pig: Quando o ataque é contra israelenses, mostram todo o horror e dor. Quando o ataque é contra inocentes palestinos, quando muito dizem, sem imagens, “que morreram X palestinos! É vergonhosa a manipulação, pois entre esses X palestinos quase sempre tem mulheres e crianças, pois israel ataca as casas sem dó nem piedade!

    Arquivo N teve a virtude de mostrar aos ataques aos palestinos dos grupos terroristas israelenses Irgun, Stern a Haganá, ataques esses que causaram a diáspora dos palestinos. E teve a virtude de permitir a professora da USP Arlene Clemesha mostrar a história pelo lado palestino. Uma das poucas vezes em que vi a mídia mostrar o outro lado!

    Por que a mídia mundial reprisa dezenas e dezenas de vezes o chinês enfrentando o tanque da ditadura chinesa, mas esconde as imagens do “buldozer” (trator-tanque) israelense matando a jovem americana que se postou entre ele e a casa dos palestinos que ia ser destruída? Esse foi outro dos atos mais covarde que já vi na minha ida e é escondido pela mídia. Será que alguém poderia postar essas imagens?

    Por que a mídia mundial se esquece da imagem daquele garoto palestino sendo morto nos braços do pai pelas “forças de defesa” (sic) de israel?

    Por que a mídia mundial chama os defensores da ocupação da palestina de terrorista e enaltece os atos das resistências francesas, norueguesas, italianas, polonesas na Segunda Grande Guerra, que eram chamadas de terroristas pelos nazistas?

    Dois pesos, duas medidas! É por isso que os EUA e israel são tão repudiados em todo o mundo. Dá raiva ver como a mídia esconde as falcatruas dos dois. Graças à internet estamos conseguindo furar o bloqueio dessa manipulação sórdida!

    O grande problema da mídia é esse: manipula fingindo não manipular, pois quando mostra alguma verdade, só mostra em horário ou em canais de pouca penetração. ou se é jornal, bem pequenininho lá no meio do caderno, para ser visto por poucos!

  158. Um esclarecimento: o fato de
    Um esclarecimento: o fato de eu ter elogiado o programa Arquivo N não significa que o programa tenha sido isento. Pelo contrário: O Sr. Willian Waak (me parece ser judeu ou descendente, pois sempre defende só o lado de israel) apresentou um trecho em que mostra um vídeo de ataque de homem bomba em israel. Não vi mostrarem nenhum ataque recente dos terroristas-de-uniforme de israel contra as crianças inocentes palestinas, com a mesma nitidez e a cores (perdi um pedacinho do programa). É sempre assim na mídia pig: Quando o ataque é contra israelenses, mostram todo o horror e dor. Quando o ataque é contra inocentes palestinos, quando muito dizem, sem imagens, “que morreram X palestinos! É vergonhosa a manipulação, pois entre esses X palestinos quase sempre tem mulheres e crianças, pois israel ataca as casas sem dó nem piedade!

    Arquivo N teve a virtude de mostrar aos ataques aos palestinos dos grupos terroristas israelenses Irgun, Stern a Haganá, ataques esses que causaram a diáspora dos palestinos. E teve a virtude de permitir a professora da USP Arlene Clemesha mostrar a história pelo lado palestino. Uma das poucas vezes em que vi a mídia mostrar o outro lado!

    Por que a mídia mundial reprisa dezenas e dezenas de vezes o chinês enfrentando o tanque da ditadura chinesa, mas esconde as imagens do “buldozer” (trator-tanque) israelense matando a jovem americana que se postou entre ele e a casa dos palestinos que ia ser destruída? Esse foi outro dos atos mais covardes que já vi na minha vida e que é escondido pela mídia. Será que alguém poderia postar essas imagens? Da mesma forma a mídia esconde que israel usa palestinos como escudo humanos, como já mostrados pelos debatedores aqui deste blog!

    Por que a mídia mundial se esquece da imagem daquele garoto palestino sendo morto nos braços do pai pelas “forças de defesa” (sic) de israel? Isso ocorreu nas terras dos palestinos, não em israel.

    Por que a mídia mundial chama os defensores da ocupação da palestina de terrorista e enaltece os atos das resistências francesas, norueguesas, italianas, polonesas na Segunda Grande Guerra, que eram chamadas de terroristas pelos nazistas?

    Dois pesos, duas medidas! É por isso que os EUA e israel são tão repudiados em todo o mundo. Dá raiva ver como a mídia esconde as falcatruas dos dois. Graças à internet estamos conseguindo furar o bloqueio dessa manipulação sórdida!

    O grande problema da mídia é esse: manipula fingindo não manipular, pois quando mostra alguma verdade, só mostra em horário ou em canais de pouca penetração. ou se é jornal, bem pequenininho lá no meio do caderno, para ser visto por poucos!

  159. O artigo “Tempo dos
    O artigo “Tempo dos Virtuosos”, de Gideon Levy, no Haaretz (Tel Aviv, 9 de janeiro) é muito bom. Felizmente ainda existem pessoas sensatas em Israel (em maiúsculas). Infelizmente, são a minoria.

    A atual ação de israel ((em minúsculas) escancarou o objetivo, sempre bem disfarçado, do sionismo, que sempre foi o de fazer limpeza étnica. E escancarou a forma de ação da mídia, que sempre esconde fatos desabonadores a israel e sempre exaltou desabonos em relação aos palestinos, generalizando . A mídia faz isso por interesse pelo dinheiro.

    Quando criança a ação da mídia me manipulava. Quando houve a guerra dos 6 dias eu tinha 9 anos e achei bacana: um país pequeno e “bonzinho” conseguiu vencer um monte de grandões e “maus”.

    À medida que fui buscando informação (minha mãe era professora de história), fui percebendo o quanto a mídia nos manipulava, fui vendo o outro lado da história e vendo a verdade. Uma viagem que fiz à Europa em 1990 me abriu os olhos de vez: Ficou extremamente claro como a mídia e a elite manipulam os brasileiros. (PS: estou dentro dos 3% da elite). Fui assinante da veja 3 anos e cancelei nessa época, ao enxergar o quanto são enviesadas e distorcidas suas matérias pseudojornalísticas.

    Exemplos não faltam como a defesa do criminoso corruptor Daniel Dantas.

    A ação atual de israel é clara: provocou o Hamas a lançar mais foguetes para criar o álibi para atacar “para se defender” (sic). A verdade é que quer criar o fato consumado antes que Barak Obama assuma, pelo fato de Obama ainda ser uma incógnita, mas que pelo histórico deve atuar de forma bem diversa da defesa incondicional de bush. jr, derivada de estreiteza de visão mesclada a fundamentalismo religioso evangélico.

    israel sempre ataca a qualquer líder ou movimento palestino que dê alguma abertura à Paz, pois o objetivo sionista sempre foi fazer a limpeza étnica da região e garantir a posse das melhores terras e da água do Rio Jordão.
    Como eu disse, quando criança admirava Israel. David Bem Gurion me parecia uma pessoa boa. Aquele velhinho de cabeça branca, sempre em imagens agradáveis parecia bem legal. O mesmo quanto a Golda Meir, que me lembrava alguns aspectos de minha bisavó. À medida que me informei mais fui vendo a realidade muito deferente da mostrada pela mídia. Hoje por exemplo, o Globonews Painel com William Waak foi manipulação pura: Fazer um painel com duas pessoas do lado de Israel e uma (embaixador Azambuja) quase neutra? Isso é um painel, sr. Waak?

    Depois de começar a ler o livro “Imagem e Realidade do Conflito Israel-Palestina”, de Norman Finkelstein (historiador de origem judaica) caiu por terra, de vez, a imagem de Gurion e Golda. Finkelstein mostra que Gurion e Golda Meir sempre buscou a limpeza étnica na região.

    Vale a pena ler!

  160. Acho engraçado algumas das
    Acho engraçado algumas das colocações aqui dos pró-genocídio, ao criticarem que o Hamas faz contrabando de armas e de que a culpa das forças de israel (terroristas-de-uniforme)matarem inocentes é dos palestinos. Só o fato de usarem a palavra “contrabando” já é para desclassificar os palestinos.

    Qual diferença entre as armas de israel e do Hamas? Só porque as armas de israel chegam de avião ou navio, aos bilhões de dólares, são armas boazinhas? As poucas armas que os palestinos conseguem para se defender são más? Existe arma boazinha e arma má?

    Tenham dó!

    Os nazisionistas realmente não têm argumentos!

  161. Conclamo aos “escreventes”
    Conclamo aos “escreventes” que aqui postam opiniões, que o façam com conhecimento de história, ao invés de colocarem disparates condenando uma ou outra parte. Se lhes faltarem meios para pesquisar, então ofereço-lhes uma ajuda: Eis…

    Canaã, a terra prometida! Que rolo Deus arrumou para os hebreus
    A Palestina é historicamente dos judeus. Tomada pelos hebreus comandados por Moisés às várias tribos (não árabes) de povos extintos, hoje sem descendência, foi por longo período a terra bíblica de Canaã. Em 50aC foi dominada pelos romanos e em 70dC sublevou-se contra esse domínio e Jerusalém, sua capital, foi tomada por Tito. Em 135 dC, nova revolta sufocada por Adriano, que junto com a Síria teve o mesmo destino: província anexada de Roma. Só com a queda do Império Romano, a Turquia invadiu e anexou a Palestina, tornando-a sua província e expulsando os povos judeus, descendentes históricos dos hebreus. Sob a Turquia começou a introdução da língua árabe, com a imigração de povos vizinhos tolerados pela Turquia na área. Em 1918 a Inglaterra tomou dos turcos a Palestina, ficando essa sob o mandato britânico até por volta de 1947, quando a Inglaterra renunciou a esse mandato. Acontece que quando sob domínio da Turquia ali se formou um povo de língua árabe, com descendência nascida no local, os hoje denominados palestinos. Ainda em 1947, após a renúncia da Inglaterra ao mandato sobre a Palestina, a ONU editou uma resolução criando o Estado de Israel naquelas terras por herança histórica, como forma de compensar o holocausto daquele povo pelos nazistas. Assim a Palestina foi desmembrada para os dois povos: os natos e os israelenses da diáspora. Convém lembrar que os palestinos nunca se constituíram em Estado. Era apenas um povo nascido no local, sem uma constituição formada em Estado. Portanto não reconhecidos. Em 1948 os judeus proclamaram ali o seu Estado. Logo, os vizinhos árabes (Síria, Egito, Jordânia, Líbano) se revoltaram, por não aceitarem ali, de volta os judeus, e pegaram em armas tentando a invasão e dissolução do Estado de Israel que malogrou em 1949. Após isso, o desmembramento da Palestina foi consolidado definitivamente. Mas os vizinhos árabes continuaram não aceitando Israel, e após sucessivas tentativas de invasão foram derrotados, com Israel ocupando a parte jordaniana da Palestina e a faixa de Gaza. Em 1979, Israel assinou o tratado de paz com o Egito, concedendo autonomia relativa para essas áreas, desocupando-as. Essa é a história. A palestina foi o berço do judaísmo, a continuação do povo hebreu que segundo a bíblia, ocupou depois de muitas agruras a terra de Canaã. Dalí foram expulsos pelos turcos, passando a vagar sem pátria pelos quatro cantos do mundo, até o holocausto. Também, sob o manto turco, ali se desenvolveu um povo formado pelos descendentes dos imigrantes dos vizinhos árabes. Povo de língua árabe e descendência árabe, os atuais palestinos. A conclusão é que ambos os povos têm razão de estarem ali agora. Portanto, deveriam tentar dividir a Palestina em duas nações: uma árabe, dos descendentes palestinos e outra judia, dos descendentes dos históricos hebreus. E viverem em paz. Israel aceita, porém os fundamentalistas islâmicos do Hamas não querem. Pregam a destruição pura e simples de Israel. como se isso fosse agora possível. Por fim, esclareço que a paz entre judeus e palestinos está nas mãos do próprio povo das duas nações e não nas mãos dos líderes islâmicos fanáticos do Hamas, nem tampouco dos líderes fanáticos ortodoxos judaicos, cujos seguidores roubaram as terras dos nascidos na Palestina, ocupando-as e negando-se a abandoná-las, preferindo a guerra. Como chegar à paz? Basta que o povo palestino não dê mais apoio ao Hamas, não saia às ruas vociferando quando morre um desses líderes e nunca mais vote nesse tipo de liderança insensata, perniciosa, terrorista, covarde e bélica. Que sacrifica inocentes por uma causa suja. E basta que o povo israelense dê um basta nos religiosos ortodoxos, usurpadores, imorais e belicosos, nunca votando em um religioso desses para o mando da nação e nem os apoiando. Outrossim, façam pressão para que abandonem as terras que roubaram dos palestinos natos.Esse é meu comentário, baseado na história e na razão. Portanto neutro!

  162. Desproporcional é o repúdio
    Desproporcional é o repúdio aos ataques israelenses em contrapartida aos inúmeros ataques do Hamas. Querem condenar a morte de civis? O façam com ressalvas deixando bem claro que o Hamas é um grupo terrorista que não distingue crianças, mulheres, velhos e militares.

    Esses grupos islâmicos radicais aprovam qualquer morte de israelenses partindo do pressuposto de que como o serviço militar em Israel é obrigatório todos são militares.

    A esquerda brasileira tem se deliciado com essa guerra pra voltar a entoar seu mantra anti-ianque. Ainda mais em tempos de crise financeira.

    Falar em limites numa guerra? Existe isso?

  163. Sim, existem limites em uma
    Sim, existem limites em uma guerra. A convenção internacional de Genebra, por exemplo, estabeleceu limites entre o totalmente inaceitável e intolerável em uma disputa bélica_ embora a própria guerra em si já seja inaceitável. Há, sim, também, uma desproporção entre os ataques hebraicos à Palestina, que já vitimaram mais de mil civis. É absolutamente risível tentar atribuir a culpa dessas mortes ao grupo Hamas. Israel sabe que a região é civil. Quem invadiu a região e disparou armas e canhões foram os judeus. Que carreguem as mortes na consciência. Nunca se viu o Estado Judeu empenhado na paz com a mesma euforia com que se lança à guerra. E curioso. Dizem que o povo palestino aprecia as mortes de judeus? Mas Israel, a exemplo dos EUA, sempre deflagra um conflito próximo às eleições, o que significa dizer que atacar os povos árabes gera crédito junto à população. Ainda me lembro de um Jornal Nacional, há uns três anos atrás, em que hebreus faziam manifestações pedindo o recrudescimento contra os palestinos. Questionada sobre o fato de o local a ser atacado também geraria mortes de crianças, uma professora universitária israelense (!!!!), de cartaz beligerante na mão, afirmou, aos berros: ” crianças? Mas eles vão crescer, e ficar como os pais. Então, que morram logo!” Pasme-se, uma professora universitária! E é com estes exemplos que Israel quer cognomizar seus antagonistas como ” extremistas” e ” terroristas”, atribuindo-se o monopólio da racionalidade e espírito de paz? Até a tradicional alienação dos brasileiros tem limite. Não se trata de ser a favor de um povo porque se é de direita ou de esquerda. Trata-se de enxergar interesses econômicos e a disparidade de forças que faz com que uma nação subjugue totalmente outra com a complacência da comunidade internacional. Mas justiça não é um vocábulo muito cultivado pela sociedade hedonista e mercantilizada de hoje.

  164. Caro direitóide Bruno,

    Como
    Caro direitóide Bruno,

    Como você aceita as distorções e propaganda sionista, não?

    Isso não é uma Guerra e mesmo em guerras se esperam atitudes mínimas de serem humanos, do contrário todos seremos bichos!

    israel vem tomando as terras dos palestinos ano a ano. É uma ocupação ilegal, suja, nojenta, RACISTA e NAZISTA! Sem dó de crianças!

    Os palestinos atacam com foguetes por que querem que israel deixem as suas terras, pois a ONU já tem várias resoluções pedindo a retirada de israel para as fronteiras definidas por ela (ONU) e esses genocidas de israel não obedecem.

    E os EUA são os maiores apoiadores desses genocidas, inclusive ganhando bilhões de dólares com a venda de armas e usando essas batalhas para testes dessas arma.

    Tudo isso é crueldade por dinheiro e para o roubo das terras dos palestinos e limpeza étnica. Métodos nazistas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador