Sobre bolhas imobiliárias

Por Edivaldo Carvalho

Nassif sou gerente de imobiliária em São Paulo, fico estarrecido com o artigo deste professor, eu achei que estava lendo algum artigo econômico escrito pela Mirian leitão. Ele não comprou imóvel ultimamente e se esta esperando o preço abaixar esquece não vai acontecer por pelo menos um bom tempo. Com os governos conservadores do passado a habitação nunca foi prioridade quando o eixo político mudou com a eleição do Lula e depois com a Dilma moradia digna e de qualidade começou a ter uma atenção muito grande pois era compromisso de partido e esta orientação veio com o programa Minha Casa Minha Vida que possibilita as famílias sonharem com a casa própria como nunca antes na historia deste. As linhas de creditos do governo federal via Caixa Econômica e Banco do Brasil utilizando recursos do FAT do FGTS são os grandes propulsores deste momento. O gargalo agora são os terrenos que ficaram muito caros e a margem de lucro das incorporadoras e construtoras que são altas mesmo a nívelmundial.

Dos lançamentos em que participei aqui na grande São Paulo sendo minha casa minha vida ou pelo SFH sistema financeiro da Habitação, a procura sempre foi muito grande e os negócios 70% a 80% fechados e assinados durante a fase de lançamento, a gente percebe que tem uma demanda muito grande. O que não vende ou demora a vender é quando o metro quadrado especulativamente fica mais alto do praticado na região. Quando acontece não há venda, e os descontos e promoções são a regra.Quem tem duvidas tente comprar aptos em prédios que estão quase prontos, pois se esta tudo vendido para investidores ou especuladores como diz o professor você deve conseguir fechar negocio. Quando o produto é bom e bem localizado você vai correr atrás do prejuízo se não comprou antes, na planta.

Alguém já disse aqui nos comentários o credito imobiliário no Brasil é 5% do PIB, nos EUA, Inglaterra, China, Japão são é mais de 70% do PIB. Isto nos diz que ainda temos um longo caminho a trilhar pois o povo vai precisar de moradia enquanto insistir em procriar.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador