Stédile, o intelectual

Acabei não comentando ontem. Mas a entrevista do João Paulo Stédile, teórico do MST, dada ao “Valor” mostra um intelectual de peso, com visão histórica, conhecimento e argumentos.

O questionamento às suas idéias exige conhecimento e argumentação de alto nível.

PS – pessoal, quem concorda com Olavo de Carvalho? Quem acha que ele tem bom nível de argumentação? O mesmo se aplica ao Stédile. São duas coisas distintas: concordar com a pessoa e admitir que tem bom nível de argumentação.

Enviado por: Daniel Juliano Soare
A entrevista é acessível no sítio do MST (www.mst.org.br

Luis Nassif

74 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Antonio, sugiro a leitura da
    Antonio, sugiro a leitura da entrevista. Não se trata de defesa das idéias, mas de reconhecimento de sua capacidade intelectual.

  2. Luis, leia a entrevista do
    Luis, leia a entrevista do Stédile, independente de aprovar ou não as suas idéias. É evidente que o MST comete um conjunto de agressões, até contra a pesquisa, que precisam ser condenadas. O que estou dizendo é que o Stédile tem nível intelectual.

  3. Nassif,
    É incrível como
    Nassif,
    É incrível como muitas pessoas são preconceituosas, né? Não leram a entrevista do cara e já te criticam por “apoiar o coordenador de um movimento criminoso”.
    Não sabem separar as coisas. Guardadas as devidas proporções, ficam parecendo com o Leôncio, que não leu e não gostou do PAC.

  4. Nassif, não li a entrevista e
    Nassif, não li a entrevista e nem vou ter oportunidade de ler, no entanto, dos intelectualóides preconceituosos de direita sempre sempre se ouvirá a afirmação de que não há vida inteligente do outro lado, isto é, o lado dos movimentos populares. Mesmo não concordando com alguns métodos do MST, reconheco que uma Reforma Agrária de verdade já passou da hora de ser feita neste país. Stédile e o MST sempre serão pela midia como desordeiros e violentos. O caso Aracruz/Via Campesina foi emblemático por ter merecido da grande mídia uma cobertura tendenciosa, mostrando somente o lado da Aracruz. Sobre o dano ambiental de uma plantação de eucaliptos houve silêncio. É hora da mídia cumprir seu real papel e ser realmente imparcial.

  5. Nassif, e como orador, então?
    Nassif, e como orador, então? O homem não é fácil, não. Não sei se ainda sai a revista do MST. Cheguei ler algumas vezes… e, tirando um certo utopismo da ideologia – e bem pouco é utópico alí; sonhar também é preciso -, o conteúdo é altamente embasado… e pensar em toda aquela poluição visual de uma certa revista, e essa gente se achando…

  6. Sim, inteligente ele é, assim
    Sim, inteligente ele é, assim como a nossa “elite” conservadora. A questão é o que faz com a capacidade que tem. Nisso mostra pouco inteligência. Nos meios. abraço.

  7. Caro Nassif:
    Não li e não
    Caro Nassif:
    Não li e não lerei tal entrevista. Pode até ser que esse baderneiro do Stédile, tenho nível culturar. Escadinha também tem, Marcola, idem. Um dos líderes do tráfico aqui em Floripa é mais articulado que muito “Doutor!, enfim. Admira-me, um cara desse tipo, que não respeita o Estado Brasileiro de Direito e promove, sucessivas invasões, colocando a vida de muitos inocentes em perigo, ter espaço e ser tratado com respeito.
    A parte a discussão da Reforma Agrária, que é inóqua no Brasil, estão usando o dinheiro arrecadado, para formar milícias, com treinamento militar.
    Negócio, é fazer como aqui: chegou perto? FOGO! Democracia se faz com idéias, palavras e não com baderna.
    Por essas que ninguém respeita as Leis nesse País.
    FORA MST E SEUS ACÉCLAS!

  8. Por favor Nassif, sugira um
    Por favor Nassif, sugira um link ou forma de obter esta entrevista com o Sr. J. P. Stedile!

    Entrei no ValorOnline mas esta’ complicado de conseguir por la’…

    Agradeco sua atencao,
    Joao H.

  9. Nassif, embora a mídia tente
    Nassif, embora a mídia tente a todo custo satanizá-lo (vide capa de algumas revistas), eu sempre enxerguei no Sr. Stédile um homem dotado de uma capacidade intelectual capaz de causar inveja em muitos “doutores”. Fico feliz em saber que vc também reconhece estes atributos no líder do MST.

  10. A Marilena Chaui (a filósofa
    A Marilena Chaui (a filósofa do “qdo o Lula fala, os céus se iluminam”)também é muito culta. Mas dentro da gailola do pensamento marxista.Surfa velozmente, mas só naquela praia. Se sair dali, afoga.
    Tem pessoas c/ capacidade de citar páginas e páginas da lista telefônica.

  11. Geralmente toda pessoa que
    Geralmente toda pessoa que caminha pelos trilhos do comunismo é culta, no entanto uma pessoa que queira impor o comunismo guela abaixo da população brasileira utilizando-se de um “bando” de descamizados que são manipulados por esse tal intelectual não é merecedora de crédito!

  12. O Stedile é um genio, pois
    O Stedile é um genio, pois fazer o que ele faz é muito dificil. Pois criou e dirigi uma organização criminosa, receber recursos dos governos e ainda conseguir que seus comandados estejam imunes a condenações e prisões, ESSE CARA É UM GENIO, devia dar aulas para o MARCOLA..

  13. Ora, Nassif. O que o Stédile
    Ora, Nassif. O que o Stédile tem de sobra é malandragem e *pseudo* intelectualidade para manter a retórica que sustenta o MST.

    Por exemplo: porque o MST não existe oficialmente? Como ele justifica que o movimento não tenha se constituído formalmente, a não ser para escapar dos “inconvenientes” da justiça, incluindo aí a prestação de contas da ajuda que recebe do mundo todo? Porque é que ninguém tem acesso à contabilidade do MST?

    O que ele faz é simplesmente proferir aquela velha lenga-lenga marxista que já se provou errada há mais de 50 anos, mas por algum motivo parte da elite brasileira ainda se encanta com a “capacidade de argumentação” do sujeito.

    Haja paciência.

  14. Que o Stédile tem nivel
    Que o Stédile tem nivel intelectual, é óbvio. O problema para mim é a noção de reforma agrária. Hoje 80% da população vive nas cidades. Subsiste a problemática da questão agrária, o que é diferente da luta pela reforma agrária. Detesto a violência mas achei pertinente a ação do MST contra as instalações da Aracruz. É uma maneira de denunciar o banditismo do agronegócio contra a natureza da qual fazemos parte. Acho que esses tipos de ações são educativas. Cabe lembrar que a grande imprensa cala sobre a devastação que sofre o meio ambiente no Brasil. Fala-se muito do crescimento do PIB da China, mas pouco, no meu entender, dos estragos do eco-sistema.

  15. Prezado Nassif….

    Parece
    Prezado Nassif….

    Parece que não adiantou o seu PS na nota. Assim como existe péssimos escritores, existe péssimos leitores.

    Espanta esse enxame de abelhas com viseiras que não enxergam nada além de suas pré-convicções e pré-conceitos.

    “Corra camarada, o velho mundo está atrás de nós” – Pichação do Maio de 1968 francês

  16. O Stédile, assim como a
    O Stédile, assim como a Marilena, são o tipo de intelectuais que, mesmo calados ou ausentes, incomodam muita gente…

  17. Concordo com o Olavo, em
    Concordo com o Olavo, em determinados pontos. Mas considero também o considero um amante das alternativas extremistas e insensatas. Tem críticas até interessantes, mas exagera nas mesmas, demonizando os que tem posicionamento contrario ao que ele defende e, como já falei, expõe soluções sem solidez e coerência, abraçando a causa do autoritarismo e dos argumentos dogmáticos.

    É só analisar a proporção do valor que tal pessoa da ao Foro de São Paulo e a forma como ele demoniza a integração e os partidos de esquerda. Se ele morasse na Europa, natural seria que estivesse demonizando a integração atual que faz os paises desse continente, com vistas em fortalecer a UE.

  18. Mais ainda: porque o Stédile
    Mais ainda: porque o Stédile não destila a sua “intelectualidade” nas escolas do MST, que ensinam as crianças que “burguês é ladrão” e que “o capitalismo mata”?

  19. Nassif,
    você já deve
    Nassif,
    você já deve conhecer, mas é bom citar o site: http://www.midiasemmascara.com.br
    Os articulistas se propoem a serem isentos mas escrevem cara pérola. O Olavo de Carvalho é figura frequente ali, mas também aparecem Janer Cristaldo, Ipojuca etc. Acho que vale a pena dar uma olhada.

  20. Pelo que estamos vendo há uma
    Pelo que estamos vendo há uma confusão entre ser intelectual e ter boas intenções. Normalmente o intelectual não põe a mão na massa, só isso, mas é o que cria e conspira.
    A revolução francesa estava cheia de intelectuais, e foi guilhotina para todo lado. A revolução bolchevique, bom, alguns milhões de russos pagaram o pato. Mas quem acredita que o Stédile seria uma pessoa feliz, se vivesse dentro do mundo ideal com a divisão de riquezas, justo, com terra para todos e tudo aquilo que ele prega, somente faltando a fraternidade entre os homens, está enganado. Se o mundo fosse assim, ele acharia outra coisa para incomodar. Nunca vai estar contente. É o resultado de muitos anos de falta de políticas agrícolas e de falta de lideranças. Aparece isto aí. Em um país resolvido, colocavam ele num manicômio.

  21. Nem mesmo a velhinha de
    Nem mesmo a velhinha de Taubaté, quando viva, acreditava que o objetivo do MST era a reforma agrária. Esse é o estelinato dos stalinistas…

  22. intelectual é aquele que
    intelectual é aquele que exerce piamente o que escreve, tanto mais quando esse modo é a única ferramenta para disseminar sua ideologia, não tem que se preocupar com os afazeres.

  23. Nassif, acho que, se o cara é
    Nassif, acho que, se o cara é bom argumentador, torna-se ainda mais perigoso no meio em que ele resolveu viver e ganhar a vida. Com uma boa “lábia” é bem mais fácil convencer o “gado” a invadir a propriedade alheia e todo mundo achando que tem razão, porque estará bem fundamentado pelo discurso do “intelectual”.
    Ele que coloque seu “dom” a serviço do crescimento e não da destruição.

  24. Caríssimo Nassif,
    Esse tal
    Caríssimo Nassif,
    Esse tal Olavo não tem nada de intelectual, não passa de um sujeito que em pleno século XXI tem a mentalidade de um inquisidor geral da idade média; em meu juizo deveria ser imediatamente internado para tratamento psicótico. Provavelmente tem pensamentos oníricos em que é o dono do mundo, sendo a figura mais ilustre e ilustrada de uma elite muito superior a malta ignara e aos demônios que ousam defendê-la.
    O criador que se cuide!

  25. Nassif, em outra
    Nassif, em outra oportunidade, falando de Jackson de Figueiredo, coloquei esse endereço para apontar por quem e como era visto sua persona – http://www.oindividuo.com/ – no qual lembro de ter notado por lá participação de Olavo de Carvalho – http://oindividuo.com/alvaro/alvaro0.htmhttp://www.oindividuo.com/pedro/pedro23.htm – parece que reformularam o a página, Olavo não mais se encontra. Veja como é o andamento da coisa alí.

  26. …como se todo mundo do MST
    …como se todo mundo do MST assaltasse nas esquinas… sei de alguns outros que furtam em encruzilhadas, nos cemitérios.

  27. Justo, o sujeito que você
    Justo, o sujeito que você citou erra pela forma e pelo conteúdo, transitando entre a má educação e a insanidade bizarra.

    Quanto ao Olavo… como se chama quem colabora com um regime anti-democrático ? Resposta: se apoiar o Chávez (eleito) pode chamado de stalinista ou “petista” ou “aloprado” – a gosto do verdugo, porém se o apoio vai para um ditador da direita (no Brasil, por exemplo) parece não causar muta comoção nos comentaristas.

  28. Oi Nassif. Nunca tinha ouvido
    Oi Nassif. Nunca tinha ouvido falar do Olavo de Carvalho até hoje. Dei uma olhadinha no site dele e achei hilário. Explico: A mente humana é uma coisa fantástica! O cara é uma prova de que não existe Inteligência, mas inteligências e elas não vêm todas juntas… A capacidade dele de memorizar dados (como o pessoal evangélico de citar de cor passagens da Bíblia) e de costurá-los em argumentações bem construídas não esconde a falta de contato com a realidade e, inclusive, por significativas vezes, dá a impressão de que ele se maravilha tanto com sua própria capacidade, que se permite deslizes de coerência, na melhor das hipóteses pensando: “eles nem vão notar”. Para mim a síntese é o texto dele atacando o evolucionismo como se fosse uma doutrina igual ou abaixo do criacionismo. O trecho “…Pode-se discutir a sua significação histórica, mas não negar a materialidade dos dados…” para mim diz muito mesmo. Ele se adora por poder citar várias e várias informações, aparentemente de cabeça. Esquece-se de que talvez a idéia dele de ciência (provavelmente para ele ciência é aquela coisa que progride sempre num crescendo na direção das verdades inquestionáveis e nunca incorrendo em maus usos) é que esteja mal formulada. Ou talvez não esqueça não. Tal como os seus amados “cabeças-de-planilha”, não importa o que está por trás dos dados, contanto que um bom bocado deles sirva de alguma forma para dar sustentação ao que eu quero defender. O cara é um show! Deve ser ótimo discutir com ele.

  29. O modelo agrícola proposto
    O modelo agrícola proposto por Stédile faz muito sentido ambiental. Economicamente, faria subir sensivelmente o preço dos produtos, pois não haveria escala de produção.

  30. Nassif,
    Que o Stédile é
    Nassif,
    Que o Stédile é inteligente, não há dúvida. Só não acredito que o MST seja realmente um movimento pela reforma agrária. Por todas as ações recentes, mostra-se mais um movimento que busca se fortalecer junto às ONGs internacionais, que contribuem com muito dinheiro para o movimento. Para isso, ações midiáticas, com repercussões internacionais são muito mais produtivas que encontrar soluções para a reforma agrária.

  31. Certa vez chamou de cambada
    Certa vez chamou de cambada de ignorantes os que se vangloriam pelas exportações de baixo valor agregado. Não deixa de ser verdade.

  32. Caro Nassif, você pediu, a
    Caro Nassif, você pediu, a gente dá a nossa opinião.

    Já adianto que não concordo com nada do que o Olavo de Carvalho escreve. Hoje mesmo ele publica um artigo no Diário do Comércio em que escreve: “A Folha de S. Paulo é um gordo panfleto pró-comunista”. Olha, há tempos que não leio a Folha diariamente. Há tempos também que penso que ela acumula mais problemas do que consegue resolvê-los. Não teve equilíbrio (nem digo imparcialidade, que nessa não creio) na cobertura das eleições e tem sido assim há muito tempo. Agora, chamá-la de “panfleto pró‑comunista” é realmente um disparate. O Olavo de Carvalho e seus seguidores acreditam piamente que está em curso um processo avançado de comunistização do Brasil e da América Latina. Nos tempos da eleição presidencial de 2002 ele escreveu artigos em seu site e cartas direcionadas ao governo norte-americano nos quais reclamava uma intervenção urgente daquele país no sentido de não permitir o crescimento da esquerda por estas bandas. Tinha um cheiro de golpe indisfarçável.
    Olavo também é um elitista. Também no artigo de hoje ele escreve (sobre as fontes de informação no Brasil há duas décadas): “os jornais eram apenas artigo de consumo, material secundário de valor relativo ou duvidoso. Rádio só servia para a previsão do tempo. Televisão era para empregadinhas domésticas”. O ranço pejorativo no “empregadinhas” é difícil de engolir.
    Sobre a argumentação dele, isso constitui um capítulo à parte. Isso porque se ele escreve bem, e encadeia argumentos com alguma lógica (embora as premissas que lhe orientam lhe retirem a razão antecipadamente) ele não tolera discordância e está longe de ser elegante com quem resolve polemizar com ele. Um exemplo. No final do ano passado o Zero Hora recusou um artigo que ele havia escrito (tinha uma coluna semanal). Não questiono que ele se irritasse porque, afinal de contas, era uma coluna de opinião. Mas o jornal achou que ela carregava nas tintas muito perto da eleição (o clima naquela época era bem leve, você deve se lembrar). Que faz o Olavo? Manda a seguinte resposta ao editor: “Ilustre senhor, Já mandei seu jornal à %!@$&@#ontem. Sua cartinha é desnecessária, assim como o seu dinheiro. Quanto aos seus “valores éticos”, o senhor tem toda a razão: não os compreendo. Quanto mais os conheço, menos os compreendo. Eles são um verdadeiro mysterium iniquitatis”.
    Não foi nem a primeira nem a mais virulenta resposta construída com este tipo de palavrão. Regularmente ele ofende alguém (uma vez escreveu sobre um jornalista de Brasília, Sebastião alguma coisa, que ele, Olavo, não sabia se quando o Sebastião falava era a boca falando ou o ânus flatulando – que me desculpe a má linguagem, mas não é minha, é do Olavo) . E eu sempre me pergunto: porque alguém que tem um bom texto precisa fazer isto? A resposta que me dei: para chamar a atenção para si. Quanto mais ele irrita os leitores “esquerdistas” mais ele é lembrado. O sítio que ele mantém, o tal Mídia Sem Máscara, costuma ofender regularmente os leitores que se atrevem a escrever para lá discordando do que eles escrevem. Pelo estilo, algumas respostas da “editoria” parecem ser da lavra do próprio Olavo. Se me permite, vou fazer uma analogia: no Folhateen é publicada a coluna Escuta Aqui, do jornalista Álvaro Pereira Júnior. Ele escreve sobre rock e tem uma estratégia muito simples, mas que dá certo com as dezenas de milhares de adolescentes que lêem a coluna semanalmente: ele os irrita. Escreve opiniões bem radicais sobre a qualidade da música de diferentes bandas; não se mantém nos limites do rock, como afirmou que fazia numa coluna de anos atrás quando foi pressionado a dar uma opinião sobre algum outro assunto. Desanca MPB, rock de todos os tipos e, principalmente, Caetano Veloso (no que eu e ele concordamos). O caso é que sua estratégia funciona que é uma beleza. Para sua coluna, ou sobre ela, vai a maioria das cartas e emails de leitores dirigida ao Folhateen. A fúria adolescente manifesta-se em toda a sua plenitude e vituperam impropérios aos vários “desrespeitos” cometidos pelo colunista da “Escuta Aqui”. Álvaro, claro, adora. Quanto mais seus leitores e leitoras esperneiam, mais ele escreve o que ele sabe que eles vão odiar. E eu não sei quem aprendeu com quem, mas o Olavo de Carvalho faz igualzinho.
    Não vou me alongar mais com isso. Poderia até escrever mais porque leio diariamente o site deles – o MSM – e sempre me divirto. Nunca polemizei por lá, porque é exatamente isso que eles querem.
    Infelizmente, ter uma boa argumentação nem sempre é o suficiente.
    P.S.: o Olavo tem um grupo de seguidores – guardadas as devidas proporções (e ressalvado que não o acho um criminoso explorador financeiro da boa-fé dos outros) eles são como fiéis da Renascer e o Olavo é o apóstolo Estevam deles.

  33. Todo tentativa de
    Todo tentativa de desqualificar a maior liderança de um dos mais expressivos movimentos populares do planeta será inócua. Enquando o mundo reconhece e admira a luta do MST, aqui no Brasil muitos procuram diminuir e obscurecer os objetivos da organização. A capacidade do camarada Stédile é tamanha que amarga todos os “ais” do território, inclusive camadas mais indigestas da mídia, que vivem a conspirar contra a implacável e sangrenta luta dos camponeses pela terra.

  34. Eu concordo com o Olavo de
    Eu concordo com o Olavo de Carvalho quando ele argumenta que a dialética num debate se degenera em recurso eristico.

    Discordo dele quando usa os mesmos estratagemas que ele critíca.

  35. Só posso considerar o Sr.
    Só posso considerar o Sr. Olavo de carvalho como humorista. E dos piores. As vãs tentativas dele de fazer humor são quase risíveis.

  36. Nassif, na sua crônica Café
    Nassif, na sua crônica Café Society, havia perguntado se em meio aqueles grupos o tal livro trazia alguma referência sobre a influência de alas radicais da Igreja, indiretamente quis dizer sobre a Opus Dei, já que no texto tras o nome do tiu de Alckmin, se não me engano juiz de direito, que digamos, supostamente, introduziu-influiu com que seu sobrinho fosse numerário, bem como teria influenciado para anular, perante a Igreja, o primeiro casamento de dona Lu, para poder se casar com Alckmin. Foi quando vc me disse que na época tinha a congregação de Sto Inácio e Jackson de Figueiredo, mas que o livro não fazia referência de nada. Fui pesquisar sobre Jackson e, entre as coisas, fui parar numa página, a meu ver muito “estranha”, de alunos da PUC-Rio, mas com textos antigos, onde em um deles, sobre Jackson, um tal de Pedro Sette Câmara, dizia que extrema direita era apenas invenção da esquerda, e defendiam Jackson. Sondando um pouco mais a dita página, vendo os textos …lincando, vi que um dos colaboradores era um Sr., esse tal de Olavo de Carvalho que eu não conhecia nada, mas que os textos também me assustaram. Quando agora, vc postou o nome dele e eu lembrei lá da tal pág.; voltei e não consegui encontrar naquela mesma que vi antes, o nome pareceu ter sido retirado e, na atualização, abrindo a página de “O INDIVÍDUO” o último texto postado faz uma defesa, em forma de MEA-CULPA, da Opus Dei. Achei bastante coincidência, pensei talvez que alguém pudesse estar “segundo seus passos”, acho que não, mas que o pessoalzinho é da pesada, isso eu não tenho dúvida, são aluninhos e se defendem como sendo “ensaios”, mas e o Sr. Olavo lá?

    http://www.oindividuo.com/pedro/pedro23.htm
    http://oindividuo.com/alvaro/alvaro0.htm
    http://oindividuo.com/

    ps. tenho uma série de endereços, principalmente da revista época, que trazem entrevistas com os numerários amigos e parentes de Alckimin que se declaram da Opus Dei, nada de mais, certo?

  37. Em política, Stédile e Olavo
    Em política, Stédile e Olavo defendem as idéias rococós deles com uma lógica de argumentação consistente (dentro das presmissas dadas por eles).

    Acredito que é isso que você disse. Aplicaria aos dois aquela máxima do velho Raymond Aron (a quem a maioria também deve considerar um anticristo): “Os intelectuais não estão interessados em entender o mundo, mas em denunciá-lo”.

    Do Olavo Carvalho, já li uns dois ótimos textos num campo que eu, por falta de conhecimento técnico, não sei se chamo de teoria do conhecimento ou epistemologia. Um deles ainda me lembro de ter sido publicado na revista Bravo. Claro, bem argumentado, elegante, enriquecedor e sem pernosticismo. Recomendo a quem, como leigo, se interessar pelo assunto.

    Já o Stédile, no dia em que souber que ele entrou no seu grupo de choro e me for enviado um convite, me arrisco a pegar o avião pra ir aí em São Paulo assistir. Não vou estar nem aí pras idéias políticas dele.

  38. Gostaria de entender melhor o
    Gostaria de entender melhor o que é ser criminoso no BRasil. Ainda, quem define, quem chama, quem julga, quem divulga….Tudo muito nebuloso..e hipócrita.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador